Tópico dos "Emigras".

Acima de tudo sinto falta da família mais "chegada", depois da gastronomia, do clima temperado, dos meus sítios, de beber um café numa esplanada da foz, junto ao mar a ouvir a rebentação e as gaivotas, ver a imensidão do Atlântico...

A verdade é que me adaptei à Polónia com o que tem de bom e de mau, há que seguir o mainstream, entrar na onda e evitar comparações com Portugal... do tipo - Ah e tal... mas em Portugal é assim, fazia assim e na Polónia é assado e faço assim, em Inglaterra e nos EUA fazem assim mas em Portugal não etc... [;)]

Comer fora, em Portugal, é mesmo barato[:blush:][:blush:]. Aqui é mais caro (não tanto como aí, nem de perto), e não é fácil conseguir comer bem...

Porque não levas o cão?:confused:

Francesinhas consegues fazer (a receita do Nephilim (não é mesmo, mesmo dele[:D])não é má, se a adaptares ao teu gosto[;)]

Porco preto talvez consigas em lojas gourmet:confused:, e leitão consegues, só tens que procurar receitas na net, e através de tentativa/erro chegas lá perto num instante[;)]

Eu, ao contrário de ti, só estive "sozinho" 2 meses e meio. Está contente com Dublin?

Aqui come-se muito bem, o problema é que sempre que quero comer bem tenho de largar de 50€ppessoa para cima.

Aqui não aceitam cães em apartamentos e não quero alugar uma vivenda, depois como estou sempre a viajar era um problema para deixar o cão, além de que os meus pais afeiçoaram-se ao animal de tal maneira que agora é mais deles do que meu... nada feito, resta-me quando volto a casa a festa que me faz.

Francesinhas já fizemos cá várias vezes, mas não é a mesma coisa. Vai ser o mesmo com o leitão ou com outra coisa qualquer, há coisas que só são boas em determinados sítios [;)]

Sim, estou muito satisfeito com Dublin e tenho beneficiado com esta recessão por isso não me posso queixar, mas daqui a um ano e meio devo saltar par outro sítio, este tempo não mata mas mói!

.....há coisas que só são boas em determinados sítios .......

É verdade!

Da última vez que fui ao Algarve visitar a minha mãe, parei no Alentejo para comer carne á alentejana[kiss][kiss][kiss] Em casa nunca é igual[s)]

........ mas daqui a um ano e meio devo saltar par outro sítio......
Eu queria ver se em menos tempo que isso...mas não está fácil...mesmo.....

E já falas BEM (excluindo o sotaque) o idioma?

Dizem que o polaco é uma das línguas mais difíceis de aprender, confirmo-o! [:D]

Falo com muitos pontapés na gramática (eles têm sete tipos de declinação gramatical, ou seja modos de terminar as frases) e escrevo frases pequenas e pouco complicadas.

Só para aprender os meses do ano demoram-se anos!!! [:)]

Comecando em Janeiro:

Styczeń, Luty, Marzec, Kwiecień, Maj, Czerwiec, Lipiec, Sierpień, Wrzesień, Październik, Listopad e Grudzień...

Sinto falta:
- do meu cão
- de não ter carro próprio aqui no RU

Já agora digo quais os meus principais problemas:
- dificuldade em apreender as regras/leis (muitas vezes tenho problemas, alguns legais, que preciso de resolver mas como não conheço como o sistema funciona ando às aranhas)
- burocracia, papelada, contas para pagar, etc...todas as semanas ando à volta com esta tralha toda para ver senão falha nada[8b]

Sinto falta:
- do meu cão
- de não ter carro próprio aqui no RU

Já agora digo quais os meus principais problemas:
- dificuldade em apreender as regras/leis (muitas vezes tenho problemas, alguns legais, que preciso de resolver mas como não conheço como o sistema funciona ando às aranhas)
- burocracia, papelada, contas para pagar, etc...todas as semanas ando à volta com esta tralha toda para ver senão falha nada[8b]

A semana passada estive com um português que agora mora em Poznan mas que viveu - e ainda vai viver - em Boston no Reino Unido. Disse-me que desde a crise financeira que as coisas por esses lados atrofiaram um pouco. Afinal vale a pena viver nas terras de sua majestade ou não?

Pergunto-o pois estou a considerar ir para esses lados um dia destes... [;)]

A semana passada estive com um português que agora mora em Poznan mas que viveu - e ainda vai viver - em Boston no Reino Unido. Disse-me que desde a crise financeira que as coisas por esses lados atrofiaram um pouco. Afinal vale a pena viver nas terras de sua majestade ou não?

Pergunto-o pois estou a considerar ir para esses lados um dia destes... [;)]

Depende como está o mercado de trabalho para o qual vamos entrar.

Como dentista no SNS inglês não tenho razões de queixa e continua a existir grande procura de dentistas por estes lados, mesmo com pouca experiência como foi o meu caso.

Antes de alguém mudar convém investigar se há procura de trabalho na sua área específica e que condições existem (por exemplo: contracto)
Neste momento penso que muitos imigrantes deixaram de ter tanto interesse no RU por duas razões: crise = falta de trabalho (principalmente em tarefas não específicas) e quebra da libra face ao euro.

48761220.jpg

Algum motivo para teres mudado a residência no BI?

Sinto saudades, principalmente:

- Da qualidade e diversidade na alimentação. Não sou o típico tuga que fica doente por não poder comer cozido ou bacalhau, mas adoro peixe, variedade, experimentar qualquer coisa que seja minimamente sofisticada. A cozinha angolana tem algumas (poucas) características que eu e a minha mulher não iremos abandonar quando regressarmos a Portugal (óleo de palma, feijão preto), mas de resto é pouco variada e imaginativa (funge de mandioca, funge de milho, peixe grelhado, carne seca). E não consigo engolir ir ao único hipermercado e terem deixado esgotar o atum de todas as marcas!

- Do relativo respeito que há pelas filas. Metade da população de Luanda é incapaz de esperar a sua vez, seja no trânsito ou para pagar na caixa. É cansativo um gajo estar constantemente a ser passado à frente.

- De nunca ter demorar menos de meia-hora na fila para a gasolina (um país produtor de petróleo com uma única refinaria, gasolina literalmente mais barata do que a água engarrafada, e metade do parque automóvel com jipes V6 a gastar 20 litros aos 100, é estúpido).

- Tenho alturas em que quase me divirto a desviar de caixas de visita sem tampa, ou de buracos que ocupam quase a totalidade da faixa de rodagem, mas noutras sonho e anseio pela rede viária de Lisboa (incrível, não?). E, talvez seja picuinhas, mas quando tenho de estacionar uma banheira à porta de casa, tenho saudades de carros pequenos.

- Para quem está na Europa parece incrível que alguém diga isto de Portugal, mas sinto uma falta enorme de ver coisas fluirem! Tudo em Angola emperra: as importações, a administração pública, os serviços.

(estou em Angola desde 2004)
Aqui em Luanda?

Last edited:
Excelente tópico.

Desculpem estarem a criar off-topic, mas já tive esta ideia há algum tempo.
E se a malta emigra (que agora está na altura deles virem ai mostrarem-se [:p][:p][:p] brincadeira) abrisse um tópico do estilo "Experiências emigrantes" e lá relatassem o dia-a-dia dos sítios onde tão?? Acho que era uma boa iniciativa e sobretudo dava imenso jeito a quem está a pensar abalar daqui... [;)]

Abraços.

Sinto saudades, principalmente:

- Da qualidade e diversidade na alimentação. Não sou o típico tuga que fica doente por não poder comer cozido ou bacalhau, mas adoro peixe, variedade, experimentar qualquer coisa que seja minimamente sofisticada. A cozinha angolana tem algumas (poucas) características que eu e a minha mulher não iremos abandonar quando regressarmos a Portugal (óleo de palma, feijão preto), mas de resto é pouco variada e imaginativa (funge de mandioca, funge de milho, peixe grelhado, carne seca). E não consigo engolir ir ao único hipermercado e terem deixado esgotar o atum de todas as marcas!

- Do relativo respeito que há pelas filas. Metade da população de Luanda é incapaz de esperar a sua vez, seja no trânsito ou para pagar na caixa. É cansativo um gajo estar constantemente a ser passado à frente.

- De nunca ter demorar menos de meia-hora na fila para a gasolina (um país produtor de petróleo com uma única refinaria, gasolina literalmente mais barata do que a água engarrafada, e metade do parque automóvel com jipes V6 a gastar 20 litros aos 100, é estúpido).

- Tenho alturas em que quase me divirto a desviar de caixas de visita sem tampa, ou de buracos que ocupam quase a totalidade da faixa de rodagem, mas noutras sonho e anseio pela rede viária de Lisboa (incrível, não?). E, talvez seja picuinhas, mas quando tenho de estacionar uma banheira à porta de casa, tenho saudades de carros pequenos.

- Para quem está na Europa parece incrível que alguém diga isto de Portugal, mas sinto uma falta enorme de ver coisas fluirem! Tudo em Angola emperra: as importações, a administração pública, os serviços.

Aqui em Luanda?

Actualmente em Viana.Já morei em Maianga/Alvalade,Benfica (Lar do Patriota)e Cacuaco.

Actualmente em Viana.Já morei em Maianga/Alvalade,Benfica (Lar do Patriota)e Cacuaco.
Diz-me que não trabalhas no centro...

Eu moro na Mutamba e trabalho perto do Cassenda/Aeroporto, logo ando no sentido contrário ao do maior fluxo, e isto tem alturas em que um gajo se sente a envelhecer.

Algum motivo para teres mudado a residência no BI?

Fui renovar o BI, e dei a minha morada actual...

Mas agora tenho um problema[8b]: na carta de condução não a aceitaram, quando a renovei[8b] Disseram que tinha que ter uma morada Portuguesa, apesar de viver no estrangeiro...Agora tenho moradas diferentes, o que, em Portugal, pode trazer problemas com a BT:sh)

Back