Tópico dos "Emigras".

Também me fartei de rapar frio em Portugal... em casa! Na rua nem estava mau, mas as casas são mesmo geladas. Comecei a reparar nas pessoas, e muitas andam de casaco e pullover em casa, chegam da rua e nem tiram roupa nenhuma. Passei as duas semanas a refilar com toda a gente que estava frio nas casas, e toda a gente diz o mesmo: aquecer a casa é muito caro.

Ontem cheguei à minha casinha e estava quente... com o aquecimento desligado! PQP, até a minha casa enterrada em neve sem aquecimento é mais quente que as casas portuguesas...

Mais um aqui. Todos os anos e este não foi excepção, prometo nunca mais ir a Lisboa no Natal, mas acabo por ir sempre.
Passo mais frio em casa do que na rua. E sinto mais frio em Lisboa, apesar das temperaturas estarem acima do que em Londres.

Mas os construtores olham para o mapa e pensam que Portugal é na Europa ou nas Caraibas?
Portugal tem 3 meses de frio, as casas deveriam estar equipadas para tal, PQP.

Mais um aqui. Todos os anos e este não foi excepção, prometo nunca mais ir a Lisboa no Natal, mas acabo por ir sempre.
Passo mais frio em casa do que na rua. E sinto mais frio em Lisboa, apesar das temperaturas estarem acima do que em Londres.

Mas os construtores olham para o mapa e pensam que Portugal é na Europa ou nas Caraibas?
Portugal tem 3 meses de frio, as casas deveriam estar equipadas para tal, PQP.

A questão é que os nossos 3 meses de frio não chegam para que as temperaturas desçam até valores negativos.
E a amplitude térmica também faz "estragos", porque ter 15º durante o dia e depois ver esses mesmos 15º desaparecerem custa bastante.

No interior do Alto Minho, em Trás-os-Montes ou nas Serras Beirãs podemos ver temperaturas baixinhas, sim, mas tradicionalmente as pessoas usavam lareiras e aqueciam-se graças ao próprio trabalho de rachar a lenha...
De qualquer maneira, eu notei frio tanto em casas antigas como em casas recentes.

Ser antiga ou recente não quer dizer nada, há prédios de 50 anos com isolamento soberbo e prédios de 5 anos todos cheios de problemas graves (já nem há solução).

Olhem que não sei se a construção nórdica se dava bem em PT com o calor, aqui em Trondheim este verão esteve alguns dias 32 graus ou mais e dentro de casa estava um forno, mesmo de janelas abertas era dificil, em Pt com 40 acho que morria tudo.

É verdade, em Portugal a qualidade de construção é horrível! Mas como se isso não bastasse, temos ainda os custos do aquecimento, incomportáveis para a maior parte das pessoas. Na Alemanha, por exemplo, e já descontando o facto de ganharem muito mais, têm ainda o aquecimento ligado o dia todo e a um custo reduzido, normalmente a gás natural. Aqui, se quisermos aquecer a casa com essa modalidade, 24 horas por dia, pagamos um balúrdio tal que até nos salta a tampa! De tal maneira que para a maior parte das pessoas, infelizmente, aquecer a casa é um luxo que não está ao seu alcance. Isto é para mim um sinal de que somos um país muito pobre.

Já agora, como será na Rússia e na Ucrânia? [:D]

É verdade, em Portugal a qualidade de construção é horrível! Mas como se isso não bastasse, temos ainda os custos do aquecimento, incomportáveis para a maior parte das pessoas. Na Alemanha, por exemplo, e já descontando o facto de ganharem muito mais, têm ainda o aquecimento ligado o dia todo e a um custo reduzido, normalmente a gás natural. Aqui, se quisermos aquecer a casa com essa modalidade, 24 horas por dia, pagamos um balúrdio tal que até nos salta a tampa! De tal maneira que para a maior parte das pessoas, infelizmente, aquecer a casa é um luxo que não está ao seu alcance. Isto é para mim um sinal de que somos um país muito pobre.

Já agora, como será na Rússia e na Ucrânia? [:D]

Gás natural a preço da chuva, tudo aquecido 24h por dia [;)]

Eu moro num sítio muito quente (Phoenix, Arizona, USA) e as casas estão feitas e pensadas para o calor, quando vem um bocadinho de frio como está nesta altura, é um frio que não se aguenta! É o problema inverso das casas do norte dos EUA, que no Inverno são quentes, mas no verão são insuportáveis. O mesmo se passa com as nossas casas vs as casas do norte da Europa. [;)]

Gás natural a preço da chuva, tudo aquecido 24h por dia [;)]

Eu moro num sítio muito quente (Phoenix, Arizona, USA) e as casas estão feitas e pensadas para o calor, quando vem um bocadinho de frio como está nesta altura, é um frio que não se aguenta! É o problema inverso das casas do norte dos EUA, que no Inverno são quentes, mas no verão são insuportáveis. O mesmo se passa com as nossas casas vs as casas do norte da Europa. [;)]

Mas nos países que referi, consta que os salários são uma miséria, bem piores do que cá.

Já agora, fica muito caro aquecer uma casa aí nos EUA?

O problema não é aquecer a casa no inverno, é arrefece-la no verão! Gasto cerca de 150 nos meses mais quentes e 60 nos meses onde não preciso nem de aquecer nem de arrefecer. É tudo electricidade, não há gás.

O problema não é aquecer a casa no inverno, é arrefece-la no verão! Gasto cerca de 150 nos meses mais quentes e 60 nos meses onde não preciso nem de aquecer nem de arrefecer. É tudo electricidade, não há gás.

Mas tinhas dito que nesta altura está um frio que não se aguenta. Não aqueces a casa?

Nesta altura estou em Portugal

Gasto uns 100 usd por mês no inverno. E um frio que não se aguenta é relativo. Porque estarão uns 6-10 oC no pico de frio, mas nada está preparado para aquelas temperaturas.

Sim, AC, claro que tanto aquece como arrefece, mas sente-se mais o frio do que o calor, porque as casas são pensadas para não guardarem calor nenhum.

Sim, AC, claro que tanto aquece como arrefece, mas sente-se mais o frio do que o calor, porque as casas são pensadas para não guardarem calor nenhum.

Só a título de curiosidade, as casas por aí continuam a ser maioritariamente feitas de "cartão", ou já se usa uma construção mais europeia, à base de betão e alvenaria?

Da minha parte, e nos sítios por onde tenho andado, frio não tem sido problema, bem pelo contrário. Mas fora da Europa (sem falar nos USA, que não conheço) a preocupação com a eficiência dos isolamentos é perto de 0. Em especial em África, só se vai vivendo à base de AC, sempre no frio. Basta desligar por uns 20 minutos e sente-se logo o bafo quente das paredes e a humidade.

Isto falando de casas, se formos para os pré-fabricados que calham de vez em quando, é mesmo para esquecer:sh)

Na última vez que estive em carolina do norte, os apartamentos estavam a ser revestidos com pvc... é o problema da energia ser barata. casas sem isolamento, carros grandes e ineficientes...

Só a título de curiosidade, as casas por aí continuam a ser maioritariamente feitas de "cartão", ou já se usa uma construção mais europeia, à base de betão e alvenaria?

Da minha parte, e nos sítios por onde tenho andado, frio não tem sido problema, bem pelo contrário. Mas fora da Europa (sem falar nos USA, que não conheço) a preocupação com a eficiência dos isolamentos é perto de 0. Em especial em África, só se vai vivendo à base de AC, sempre no frio. Basta desligar por uns 20 minutos e sente-se logo o bafo quente das paredes e a humidade.

Isto falando de casas, se formos para os pré-fabricados que calham de vez em quando, é mesmo para esquecer:sh)

Isso depende da zona dos States, aquilo é "grande"... apesar de existirem modelos de construção que dominam, existem variações e evoluções sempre em função do clima local.

Na zona onde vive o Rasec, sendo desértica, acredito que o modelo de construção tenha evoluído no sentido de uma maior inercia.

No entanto ele já nos responde!

Isso depende da zona dos States, aquilo é "grande"... apesar de existirem modelos de construção que dominam, existem variações e evoluções sempre em função do clima local.

Na zona onde vive o Rasec, sendo desértica, acredito que o modelo de construção tenha evoluído no sentido de uma maior inercia.

No entanto ele já nos responde!

É isso, depende da zona, é como perguntar como são as construções na Europa, Portugal é diferente da Dinamarca e diferente da Roménia. Na minha zona é tudo de madeira, o que sinceramente é muito mais barato, mais sustentável e no fundo mais inteligente do que usar cimento, dada a abundância da madeira.

Para vos dar uma ideia, ao pé do meu escritório começaram a construir um condomínio em Fevereiro, diziam que no Verão estava pronto mas atrasou para Outubro, em Dezembro, estava já 90% cheio. Estamos a falar de um condomínio de milhares de casas e com alguma qualidade (rendas médias de $1500 por um T2):

https://www.youtube.com/watch?v=qQTPIXIwmqo
http://www.apartmentguide.com/apartments/Arizona/Tempe/San-Capella/190128/

Na zona não há preocupações com o frio porque 6 meses do ano é muito quente, as casas estão pensadas para reduzir acumulação de calor e terem pontos de sombra, não terem exposição solar directa (em minha casa o sol bate na garagem na parte da tarde), ventoinhas integradas no teto, etc. Quando vem um bocadinho de frio, sente-se logo! Por outro lado, vou muito ao Michigan no norte dos EUA onde metade do ano faz um frio de rachar (já lá apanhei -25ºC) e dentro das casas é sempre quentinho e agradável.

Voltar
Superior