Tópico dos "Emigras".

Suponho que estejas a falar de mim.

Posso perguntar porquê tanta curiosidade sobre o Arizona? No meio de 50 estados, porquê esse fascínio com um estado onde Judas perdeu as botas?

Tem tudo uma explicação. [:cool:]

images

Nao sei onde é que eles vao buscar esse tempo. Hoje esteve sol praticamente o dia inteiro, chove bastante menos do que no Norte de Portugal, por exemplo. O clima de Dublin nao é muito diferente do clima de Londres.
Tu deves estar a brincar só pode. Acabaste de dizer que na Irlanda chove menos do que em Portugal?

Apanhei períodos em que chovia non stop por mais de 90 dias seguidos. Mais de 3 meses sem de ver a luz do sol.

Tu deves estar a brincar só pode. Acabaste de dizer que na Irlanda chove menos do que em Portugal?

Apanhei períodos em que chovia non stop por mais de 90 dias seguidos. Mais de 3 meses sem de ver a luz do sol.

Também estranhei mas não teimei porque nunca vivi na Irlanda, apesar de andar sempre de olho na meteorologia irlandesa por motivos aeronáuticos e parece-se muito com os Açores nesse aspecto, períodos curtos de chuva mas muitos dias do ano são molhados.

Mesmo relativamente a Portugal, quando se menciona o norte há que distinguir: não chove em mais lado nenhum como no Alto Minho mas já o Porto de há uns anos para cá tem menos chuva do que Lisboa.

O UK acaba por ser a concórdia, a mulher é polaca e estamos divididos entre PT e PL.

O UK fica de certo modo "a meio" e viajar para Portugal fica mais perto e mais barato. Como desde que nos conhecemos falamos em inglês - falo todos os dias na realidade - acaba por ser natural a escolha de um país onde se fala a língua inglesa.

Para famílias com filhos, porque não tentar apostar em algo mais periférico, mas com melhor qualidade de vida? Não sei bem como está o mercado de IT, mas pelo Yorkshire és capaz de conseguir conciliar bom emprego com um bom sítio para criar os filhos... A Irlanda também me parece bem.

Tópico dos "Emigras".

Também estranhei mas não teimei porque nunca vivi na Irlanda, apesar de andar sempre de olho na meteorologia irlandesa por motivos aeronáuticos e parece-se muito com os Açores nesse aspecto, períodos curtos de chuva mas muitos dias do ano são molhados.

Mesmo relativamente a Portugal, quando se menciona o norte há que distinguir: não chove em mais lado nenhum como no Alto Minho mas já o Porto de há uns anos para cá tem menos chuva do que Lisboa.

Eu também não vou teimar com ninguém, mas o que sei é que tenho levado com bem menos chuva aqui em Inglaterra do que a minha família no Minho... E mesmo em Lisboa tem chovido a bom chover este Outono/Inverno, pelo que sei.
Pode estar a ser uma temporada atípica, mas já tinha lido antes de vir que aqui não chovia assim tanto (quantidade e intensidade), está é sempre este clima farrusco que não ata nem desata.
Já se sabe que em Portugal o Sol brilha mais tempo e com maior intensidade. Aqui pode estar céu limpo que não se sente o mínimo "conforto solar"...

Dasse! A chover 90 dias seguidos em Dublin? Nunca vi...

O pior mes em termos de chuva dos últimos tempos foi Novembro passado (154mm), mas sobrevive-se. Por exemplo, no Porto, em Novembro passado a precipitacao foi de 233mm.
Monthly Data - Climate - Met Éireann - The Irish Meteorological Service Online
Lordelo do Ouro Weather | Personal Weather Station: IPORTOPO4 by Wunderground.com | Weather Underground

Eu se pudesse até mentia, mas os números nao enganam.

Em termos de quantidade? Esquece. [:D]

777mm em Lisboa:
Weather | Personal Weather Station: IPORTUGA25 by Wunderground.com | Weather Underground

1421mm no Porto:
Lordelo do Ouro Weather | Personal Weather Station: IPORTOPO4 by Wunderground.com | Weather Underground

Bem hajam os meteorologistas amadores.

E sim, a meteorologia da Irlanda é como a dos Acores só que mais frio. É bastante normal chover e fazer sol.

Dasse! A chover 90 dias seguidos em Dublin? Nunca vi...

O pior mes em termos de chuva dos últimos tempos foi Novembro passado (154mm), mas sobrevive-se. Por exemplo, no Porto, em Novembro passado a precipitacao foi de 233mm.
Monthly Data - Climate - Met Éireann - The Irish Meteorological Service Online

Eu se pudesse até mentia, mas os números nao enganam.

E para piorar foi mesmo no verão, de Julho a Setembro. Deprimente mesmo. Não se pode dizer que em Dublin chove muito quando se olha apenas à quantidade de água que cai, mas chove muito em dias do ano "molhados". Chuva às "pancadas" é normal, tanto chove como faz sol e volta a chover logo de seguida, mas a média deve andar à volta de 300 dias "molhados" por ano.

É capaz de cair tanta água aqui em Phoenix (quando vem as monções inunda tudo) por ano como em Dublin, a diferença é que aqui tenho 325 dias de sol por ano, em Dublin tinha 325 dias de nevoeiro e chuva...

Já agora podes partilhar algumas dessas estatísticas para a Holanda? Eu dou por mim a pensar muitas vezes que nem chove assim tanto na Holanda. Muitas vezes é chuva miudinha (com dias cinzentos, certo, mas pouca ou nenhuma precipitação) e raramente chove a sério. Mas eu tenho memória curta e já não confio em mim próprio - se calhar é por isso que continuo a viver aqui [:D]

E para piorar foi mesmo no verão, de Julho a Setembro. Deprimente mesmo. Não se pode dizer que em Dublin chove muito quando se olha apenas à quantidade de água que cai, mas chove muito em dias do ano "molhados". Chuva às "pancadas" é normal, tanto chove como faz sol e volta a chover logo de seguida, mas a média deve andar à volta de 300 dias "molhados" por ano.

É capaz de cair tanta água aqui em Phoenix (quando vem as monções inunda tudo) por ano como em Dublin, a diferença é que aqui tenho 325 dias de sol por ano, em Dublin tinha 325 dias de nevoeiro e chuva...

Aqui chove quase todos os dias, mas isso nao quer dizer que nao faca sol também. Eu trabalho perto de uma janela virada para poente e raro é o dia que eu nao tenho de andar a mexer nas persianas por causa do sol.

Já agora podes partilhar algumas dessas estatísticas para a Holanda? Eu dou por mim a pensar muitas vezes que nem chove assim tanto na Holanda. Muitas vezes é chuva miudinha (com dias cinzentos, certo, mas pouca ou nenhuma precipitação) e raramente chove a sério. Mas eu tenho memória curta e já não confio em mim próprio - se calhar é por isso que continuo a viver aqui [:D]

625mm para Schiphol no ano passado
Schiphol Weather | Personal Weather Station: INOORDHO84 by Wunderground.com | Weather Underground

tudo com neve e aqui em Dusseldorf nada [s)].

E entretanto, já decidi uma coisa, ou em Dezembro passo no exame de B1 Alemão, ou saio da Alemanha, depois de ter andado por paises que se fala Espanhol, inglês, Português, e até o Francês(em certa medida), viver num país em que não percebo grande parte do que dizem não dá, ou percebo e falo alemão a um nivel aceitável ou arrumo a viola e mudo para outro sitio porque a não ser que seja algo temporário convem falar a lingua local, até pela facilidade de trocar de emprego no próprio país.

Até lá, cancelei as férias fora da Alemanha (e achei uma promoção de 280 euros ida e volta a Nova Iorque :( ), estou a ter aulas de alemão no "melhor" instituto (é realmente bom, mas caro), mais complementos online e outros sites nos dias que não tenho aulas. É um pouco a mentalidade do ou vai ao racha. Até porque para continuar na Alemanha gostava de ir trabalhar para os grandes grupos, e nesses tipicamente apenas se fala alemão ou dão preferencia.

Last edited:
Em tempos disseram-me que em Dusseldorf só precisava do ingles. É como na Holanda, apesar de haver algumas pessoas em posiçoes chave que nao sabem ingles, os mais velhos sabem todos. Depois perguntas-te o porque de aprender uma lingua.

Em tempos disseram-me que em Dusseldorf só precisava do ingles. É como na Holanda, apesar de haver algumas pessoas em posiçoes chave que nao sabem ingles, os mais velhos sabem todos. Depois perguntas-te o porque de aprender uma lingua.

Sim, em Dusseldorf chega perfeitamente inglês, vives aqui completamente só com inglês, eu só uso o alemão(o pouco que sei) por cortesia e para praticar.

Tem muitos expats, no verdadeiro sentido da palavra, por periodos de X tempos bem definidos, que nem querem saber de aprender alemão. Mas para quem como eu quer ir ficando pela Alemanha é mesmo preciso sair desta bolha, e não é facil.

E espanhol, tambem "todos" falam espanhol, espanhol e inglês é suficiente para não se ter problemas no dia a dia a viver aqui. tirando casos pontuais.

Até portugueses, já somos um grupo porreiro de malta que veio para cá depois do curso. Dá para ter uma viver agradável sem falar alemão, mas a longo prazo é mau porque se queres ficar por cá estás preso e limitado em termos profissionais ao não falares alemão com fluência.

Last edited:
Aqui ao pé de Eindhoven também não há neve, e espero que continue sem haver nas próximas horas porque tenho de ir a Amesterdão de carro e não tenho pneus de inverno [:p]

Back