Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

Ora hoje, numa viagem ao Porto, fiz mais um teste com os modos Hybrid e e-Save

As características do sistema hibrido Plug-in deste carro penso que sejam distintas da maioria, uma vez que o carro trabalha com o sistema hibrido para ter sempre 4x4 ativo e então o carro nunca fica sem bateria, quando chega a valores abaixo de 10% o motor térmico vai alimentando continuamente as baterias.
Isto leva-me à seguinte conclusão:

No meu carro, não compensa o modo e-Save pelos seguintes motivos:

- Peso do bruto do carro não é meigo, 2400kg. Logo não há milagres para conseguir consumos baixos a funcionar 100% a combustão

- Como explicado anteriormente no modo Hybrid, mesmo com as baterias baixas as médias de gasolina nunca vão fugir aos dos 4.5l aos 100km porque a bateria nunca ficará a 0% pelo que mesmo com baterias baixas o modo de funcionamento do carro passa a ser semelhante a um Mildhybrid

Peso bruto ? Isso é o peso máximo que pode ter, no máximo de carregado. O peso declarado com condutor e fluidos é 1.860 kg.

Faz 4,5 lts de média ? Não há nenhum engano ? Em que tipo de percurso e velocidades ?

Não estou confortável , estou a tentar perceber se compensa ou não 😆

Em geral é anunciado pelas marcas comsumos de 15 KWh ao 100 km, mas eu considero as contas a consumos de 20 KWh ao 100 km, a uma condução real, sem andar a pisar ovos e com o AC ligado.
Já a contar com o desconto para o cartão continente, o preço fica 0,25€/KWh x 20 = 5€ que gastas em 100 km.

Os 4,5L/100 não serão com a bateria carregada? Eu tenho um primo do Compass (Tonale) e, acabando a bateria, em auto-estrada, os consumos atiram-se para os 8L/100. É verdade que o Tonale é mais pesado cerca de 200 kg, ultrapassa em algumas dezenas de quilogramas as duas toneladas, mas não me parece seja suficiente para aumentar significativamente as médias relativamente ao Jeep.
No Alfa, o botão e-save tem duas funcionalidades a escolher pelo condutor: uma que mantém o nível de bateria e outra para as carregar. Esta última nunca utilizei, mas diz-se que aumenta significativamente os consumos de gasolina.

Peso bruto ? Isso é o peso máximo que pode ter, no máximo de carregado. O peso declarado com condutor e fluidos é 1.860 kg.

Correto, 1860kg

Devia estar a pensar no Toaureg 🤣

Faz 4,5 lts de média ? Não há nenhum engano ? Em que tipo de percurso e velocidades ?

Sim, 4.5l aliás a média geral do meu carro neste momento é essa. Está no meu DB essa informação e as fotos, etc...

Os 4,5L/100 não serão com a bateria carregada? Eu tenho um primo do Compass (Tonale) e, acabando a bateria, em auto-estrada, os consumos atiram-se para os 8L/100. É verdade que o Tonale é mais pesado cerca de 200 kg, ultrapassa em algumas dezenas de quilogramas as duas toneladas, mas não me parece seja suficiente para aumentar significativamente as médias relativamente ao Jeep.
No Alfa, o botão e-save tem duas funcionalidades a escolher pelo condutor: uma que mantém o nível de bateria e outra para as carregar. Esta última nunca utilizei, mas diz-se que aumenta significativamente os consumos de gasolina.

Os 4.5l é com a gestão em modo hybrid, o meu (não sei como funcionam os restantes Pulgin Hybrid), nunca fica sem bateria porque tem que garantir que o carro tem sempre 4x4 a funcionar uma vez que foi feito para nunca perder tração quando está em offroad

Tal como expliquei no post anterior.

Como está também no meu DB, os 40 kms que fiz em e-save até casa ficou com média de 9.7l

Daí eu dizer que no caso do meu carro que, nunca fica sem bateria, não compensa andar no e-save

PS: Sim, o meu em e-Save tem 3 opções:

Poupar a bateria

Regenerar a bateria até 40%

Regenerar a bateria até 80%

O meu está selecionado nesta 3ª opção e daí também os consumos de 9.7l nesta viagem de 40km. Em 40km ele passou de 19% de autonomia para 47%

Última edição:
Ora hoje, numa viagem ao Porto, fiz mais um teste com os modos Hybrid e e-Save

As características do sistema hibrido Plug-in deste carro penso que sejam distintas da maioria, uma vez que o carro trabalha com o sistema hibrido para ter sempre 4x4 ativo e então o carro nunca fica sem bateria, quando chega a valores abaixo de 10% o motor térmico vai alimentando continuamente as baterias.
Isto leva-me à seguinte conclusão:

No meu carro, não compensa o modo e-Save pelos seguintes motivos:

- Peso do bruto do carro não é meigo, 2400kg. Logo não há milagres para conseguir consumos baixos a funcionar 100% a combustão

- Como explicado anteriormente no modo Hybrid, mesmo com as baterias baixas as médias de gasolina nunca vão fugir aos dos 4.5l aos 100km porque a bateria nunca ficará a 0% pelo que mesmo com baterias baixas o modo de funcionamento do carro passa a ser semelhante a um Mildhybrid

Hoje pela manhazinha lá tive que levar um familiar a Matosinhos:

- Modo Hybrid selecionado e de casa à entrada para a AE foram cerca de 9km, registo de saída:

- Na AE o ACC nos 122kmh (que corresponde a 120kmh no GPS) coloquei esta velocidade porque é a velocidade máxima que o motor elétrico atua a 100%

Chegada a Matosinhos:

Pormenor do GPS nativo TomTom na indicação da faixa de rodagem a seguir:

No regresso de Matosinhos até às portagens, entrada na A7, ainda em modo Hybrid. Pormenor, em modo ACC no gráfico central quando deteta viaturas aparece a traseira de um Compass, quando não deteta carros o gráfico da viatura desaparece.

Média antes de trocar para "e-Save"

Média final em modo "e-Save", e valores de regeneração da bateria que passou de 19% para 47%

Curiosidade, registos de temperatura do carro no modo e-Save:

Gastar gasolina para carregar a bateria não é nada vantajoso, o melhor é andar no modo híbrido e carregar em casa, já agora, os 0,156 cent já são com os impostos? Aqui em cada fica a volta dos 0.23 cent.

Cumps

Se de facto o Compass hibrido gasta 4,5 em AE a 120 parece-me bastante bom, para um carro de porte médio, pesado e pouco aerodinâmico.

Mas talvez esses 4,5 sejam em percursos de dezendas de km ? Numa viagem grande será curioso perceber quanto faz.

Pois, no meu tive um consumo de 3.6l/100 nos últimos 855kms (1 depósito), mas ando em modo elétrico sempre que posso, e carrego sempre que posso. Engraçado que o layout do painel de instrumentos não varia muito de carro para carro!

image.png

Boa iniciativa no topico.

Tenho um Golf GTE 7.5 de 2017 já vai com 177.000km, dos quais garantidamente 120.000 são em modo elétrico, e sem dúvida que foi a melhor coisinha que comprei.
Já foi acionada a garantia duas vezes, uma vez foi o carregador e deram-me um novo e ainda dura a 5 anos ou mais, a segunda intervenção foi mais chata, está a fazer 2 anos agora mesmo, foi o sistema hibrido que avariou (está num topico road book algures, não meu). Em garantia trocaram tudo, bateria e o sistema todo acessorio, fiquei com o sistema novinho com devidas autonomias do modelo, 60km elétrico que se fazem sem grande problema se não andar em autoestrada.
Viagem diaria fixa de 33km, há dias que faz mais um pouco mais, mas raramente chega aos 60km de uma vez. Aos fins de semana por vezes gasto de manhã, carrega ao almoço e tarde para gastar á noite de novo, já fiz varias vezes 100km elétrico num dia com esses carregamentos, sem preocupações de ter de meter a carregar ou não, se não der anda a gasolina.
A poupança real face ao que tinha nota-se bem, pois costuma fazer, com um deposito de 35l, 3500km, é fazer as contas. Já fez mais de 4000km algumas vezes.
Quanto ao carregar a 100% sempre o fiz e continua com as autonomias iniciais neste pack de baterias, ja na primeira notei que ela baixou bem, 10km em 6 anos.
Diria que este carro me vai durar muito tempo mais, pois o motor a gasolina ainda não fez 60.000km, e a este ritmo daqui a 8 anos só irá ter 120.000km e com o carro a bater nos 350.000km.
Entendo que o elo mais fraco seja o sistema elétrico pois é o que trabalha muito mais, e não há sistemas infalíveis.
Se hoje troca-se nao sei se iria para elétrico, pois com PHEV de hoje com 120km de autonomia...... deixa muito que pensar.

Quanto a malta com problemas, ja vi alguns com carros iguais ao meu que tiveram de vender um rim para corrigir coisas, mas a culpa, dos que conheço, foi sempre dos proprietários, compra uma boa máquina a bom preço e nunca mais metem o carro na marca, vão á mecânico que sempre lhes tratou do carro, quando chegaram a VW não tinham registro nenhum de manutenção em 3 4 ou 5 anos. Nenhuma marca assume uma despesa de 11.000€ dessa forma (o orçamento do que troquei era mais que isso)
As manutenções da VW nem acho caras (menos 200€), só quando se tem de fazer a caixa é que é mais cara um bom bocado. Para poupar 100€ em manutenções por ano fica-se enrascado com uma bela dívida, caso aconteça.

Última edição:
Voltar
Superior