darkwings
Well-known member
Eu abri este tópico com um conjunto de dúvidas, já devidamente esclarecidas, o qual agradeço a todos os colegas de fórum que tiveram a disponibilidade para me elucidar. Hoje, estando, diria eu, mais perto de uma possível compra neste mundo dos PHEVs, surge-me outra questão.
Lembrar antes que falo do ponto de vista de um particular que quer um carro para muitos e bons anos, como referência, imaginem 15/20 anos, se bem que tudo muda num piscar de olhos, bem sei. Seja como for, considerem um carro sem perspectiva de venda.
A dúvida prende-se com o uso exclusivo da bateria no dia-a-dia, que invariavelmente representará 90/95% dos kms percorridos e com os efeitos que poderão aparecer no motor térmico. Se num HEV, o motor térmico está constantemente on/off, e portanto em funcionamento regular ainda que intermitente, num PHEV onde aproveitamos a autonomia em modo eléctrico, podemos passar semanas sem ouvir o motor ligar.
Pergunto eu, se esta situação influi negativamente no motor? Imaginemos que 25 mil kms por ano, só 2 mil kms é que o motor rodou, e mesmo desses, uma boa parte foi com o motor sem estar à temperatura de funcionamento.
Tirando da equação a questão económica, não seria mais vantajoso usá-lo com regularidade forçando o modo híbrido, não deixando o carro escolher o regime de utilização (confesso que não sei se é possível com todos os modelos, mas penso que não), nem andando constantemente em modo EV? P.e., pessoalmente todos os dias faço trajectos urbanos, com trânsito compacto ou pára-arranca, e neste exercício teórico, aplicaria o modo EV nestes trajectos, e nos intermédios, forçaria o modo híbrido. Estaria, desta forma, a preservar a bateria, diminuindo o número de ciclos usados no mesmo período de tempo, e a fazer os fluídos do motor térmico rodar no carro numa base diária.
Obviamente, agora considerando a questão económica, rodar a gasolina, ainda que em modo híbrido (não estou a falar de usar o modo de recarregar a bateria) é mais dispendioso que rodar a electricidade. Por outro lado, a dúvida prende-se com a longevidade e probabilidade de problemas tanto do motor térmico como da bateria.
Pois, boa pergunta... Quando comprei o meu, já estava perto dos 95 000kms, em menos de 3 anos, assumo que tenha andado uma grande parte disto com o motor térmico. Agora, tento sempre aproveitar o modo eletrico, mas se por um motivo qualquer ele ativa o motor térmico (ou por necessidade de aquecimento de habitáculo, ou por necessidade de potencia adicional, ou outro motivo qualquer), as vezes nem eu sei, ele durante uns minutos não permite passar novamente para o modo EV. Não sei se terá a ver com isso. Agora, como ainda assim por vezes fazemos viagens maiores, aí quer queira quer não vai em modo hibrido. Para já não tenho razões de queixa nem do motor térmico nem do eletrico. Em modo eletrico, bem gerido, já chegou a fazer mais de 60kms.