É uma tristeza ver a paisagem assim:
![]()
Concordo que é uma tristeza, tirando a manipulação clara das imagens, faqui por um ano está tudo verde novamente e com sorte pronto para arder novamente se o fogo lá chegar.
É uma tristeza ver a paisagem assim:
![]()
Fotos tiradas em diferentes épocas do ano...
Que não alteram em nada o objectivo do artigo.
Até podiam ser as de 2017
O peso económico e político dessas medidas é gigantesco. Não é só cortar mato, é mandar em propriedade privada (definição macro da localização das areas exploradas, especies em cada área e das zonas de corta-fogos... ver as ZIF), é investir em security (ninguém vai investir na floresta se depois lhes roubam as pinhas, a cortiça, os eucaliptos, and so on), meter em certas cabeças tacanhas que as queimadas controladas são positivas, incluindo em zonas protegidas, etc.Wildfires are preventable. So why does the Iberian Peninsula keep burning?
https://www.politico.eu/article/wildfire-prevention-iberian-peninsula-spain-portugal-climate-change/?sfnsn=mo&fbclid=IwQ0xDSwMWdy5jbGNrAxZ3JGV4dG4DYWV tAjExAAEesb8riOqAVLPkNSNgqqurcojOJ8xu0BEur12iHLjD5 G2YDk9MrHE6Dv9DZ0k_aem_-W3DiZHh6CX0HxKrJeemSg
Então pela mesma medida podiam ter colocado uma foto daqui a 6 meses...
:sh)
Regresso ao futuro?
Mais uma vez não é preciso inventar a roda. Se o Tugal é o país que percentualmente mais arde na Europa é estudar e copiar o modus operandi dos outros paises.
Mas parece que no Tugal só há capacidade para ir copiar lá fora as idiotices wokes ou equivalente.
https://eco.sapo.pt/2025/08/25/fogo...ta-a-maior-area-ardida-de-sempre-em-portugal/64 mil hectares foram consumidos no incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 de agosto. É a maior área ardida de sempre em Portugal
Já não é de agora...há uns anos, o meu primo que é bombeiro em Monchique, desobedeceu a ordens de ficar parado a olhar e foi com outros salvar a casa da...tia, que ia arder se não fosse a intervenção deles. Aliás, nesse ano, um autotanque da Amadora foi para lá e voltou para trás com a mesma água que levou porque não tiveram ordens de intervir. Surreal, não é?
Já não é de agora...há uns anos, o meu primo que é bombeiro em Monchique, desobedeceu a ordens de ficar parado a olhar e foi com outros salvar a casa da...tia, que ia arder se não fosse a intervenção deles. Aliás, nesse ano, um autotanque da Amadora foi para lá e voltou para trás com a mesma água que levou porque não tiveram ordens de intervir. Surreal, não é?
Ano de 2003?
pelos vistos o que vai acontecendo é que as ordens são para proteger as casa e deixar arder
Estive lá em 2016/2017, em Alferce e Monchique, e o barril de pólvora estava lá armado.2018, outro ano horrível para aquela zona [s)]
Nestes grandes incêndios em zonas montanhosas e com grande densidade de árvores e mato, é impossível combater diretamente os incêndios nesses locais.
Por isso as ordens parecem-me sensatas. Estúpido seria gastar recursos e colocar vidas em risco num combate impossível de vencer.
É preciso esperar e concentrar os meios na altura e local onde o combate pode ser favorável.