Tópico dos incêndios florestais

É uma tristeza ver a paisagem assim:

a68f515c1832513527936f878caba337.jpg

Concordo que é uma tristeza, tirando a manipulação clara das imagens, faqui por um ano está tudo verde novamente e com sorte pronto para arder novamente se o fogo lá chegar.

O peso económico e político dessas medidas é gigantesco. Não é só cortar mato, é mandar em propriedade privada (definição macro da localização das areas exploradas, especies em cada área e das zonas de corta-fogos... ver as ZIF), é investir em security (ninguém vai investir na floresta se depois lhes roubam as pinhas, a cortiça, os eucaliptos, and so on), meter em certas cabeças tacanhas que as queimadas controladas são positivas, incluindo em zonas protegidas, etc.

Mais uma vez não é preciso inventar a roda. Se o Tugal é o país que percentualmente mais arde na Europa é estudar e copiar o modus operandi dos outros paises.

Mas parece que no Tugal só há capacidade para ir copiar lá fora as idiotices wokes ou equivalente.

Nesse "campeonato" só concorremos em igualdade de "ambiente" com Espanha e Grécia.... por isso não dêem tanta importância assim a esses "rankings"....

Estive a ver o "Negocios da semana" que foi sobre incêndios, e pelos vistos o que vai acontecendo é que as ordens são para proteger as casa e deixar arder, relatos de situações onde os bombeiros estão a aguardar ordens e os populares a controlarem incêndios em zonas tampão, tipo terrenos de vegetação rasteira.:sh)

Já não é de agora...há uns anos, o meu primo que é bombeiro em Monchique, desobedeceu a ordens de ficar parado a olhar e foi com outros salvar a casa da...tia, que ia arder se não fosse a intervenção deles. Aliás, nesse ano, um autotanque da Amadora foi para lá e voltou para trás com a mesma água que levou porque não tiveram ordens de intervir. Surreal, não é?

Já não é de agora...há uns anos, o meu primo que é bombeiro em Monchique, desobedeceu a ordens de ficar parado a olhar e foi com outros salvar a casa da...tia, que ia arder se não fosse a intervenção deles. Aliás, nesse ano, um autotanque da Amadora foi para lá e voltou para trás com a mesma água que levou porque não tiveram ordens de intervir. Surreal, não é?

Ano de 2003?

Então e este ano não houve uns bombeiros quaisquer que foram lá para os fogos sem água? Tenho uma vaga ideia que ouvi isso nas notícias

pelos vistos o que vai acontecendo é que as ordens são para proteger as casa e deixar arder

Nestes grandes incêndios em zonas montanhosas e com grande densidade de árvores e mato, é impossível combater diretamente os incêndios nesses locais.

Por isso as ordens parecem-me sensatas. Estúpido seria gastar recursos e colocar vidas em risco num combate impossível de vencer.

É preciso esperar e concentrar os meios na altura e local onde o combate pode ser favorável.

Last edited:
Nestes grandes incêndios em zonas montanhosas e com grande densidade de árvores e mato, é impossível combater diretamente os incêndios nesses locais.

Por isso as ordens parecem-me sensatas. Estúpido seria gastar recursos e colocar vidas em risco num combate impossível de vencer.

É preciso esperar e concentrar os meios na altura e local onde o combate pode ser favorável.

Achas que uns populares com mangueiras de jardim conseguem dominar alguns focos, e os bombeiros com outras ferramentas não o conseguem? É melhor deixar o incêndio "engrossar"?

Back