topico dos monterey/trooper

citação:Originalmente colocada por twinspark

Pelo que eu andei a investigar, fiquei na duvida de como é que os gajos realmente aumentaram a pressão do turbo, porque só se consegue de duas formas, ou pelo afinador do Waste-gate que os nossos turbos IHI não têm, ou colocando uma torneira no tubo de borracha que liga a valvula Haste-gate ao escape. Mas essa dita torneira não vem de origem, e eles não a adaptaram.

Assim sendo ainda estou intrigado sobre a coisa....

ha mais maneiras...o que devem ter feito foi dar uma "volta" no parafuso da bonba de gasoleo...sabias que ao dar mais gasoleo tb aumenta um kadito a presao do turbo!?;)

20061221193343_turbo fatia.jpg

Pessoal, preciso da vossa ajuda.

Hoje estava eu no mecânico a tentar remediar a folga na caixa de direcção, e uma pequena fuga que tinha tb no circuito da direcção assistida quando reparei que tinha os tubos da EGR e do ralenti a frio desligados.
Eu já me tinha apercebido que o carro de manha ao pegar parecia um tractor, mas nem me lembrei do ralenti a frio. E foi ao falar-lhe disso que reparamos para os tubos todos desligados.
Bom, preciso da vossa ajuda para quê? Porque das 3 válvulas que estão agarradas a caixa do filtro de ar não sei quais são a da EGR e qual a do ralenti.
Sei que todas têm 2 saídas para ligar tubos e que uma é amarela outra é castanha e outra é verde se não me falha a memória.
Resumindo, existem 2 tubos que vem das EGR, que ligam a um T com 4 saídas ao todo que por sua vez, recebe um tudo da admissão que suga ar e que liga por sua vez à válvula do ralenti de frio.

Acho que não me enganei.

Alguém me pode ajudar a ligar esta tralha toda? Embora a minha ideia seja deixar as EGR desligadas porque acho que dá mais rendimento ao carro. Assim sendo preciso de saber qual das 3 válvulas é a do ralenti de frio.

Obrigado a todos e boas festas.

1 - actuador
2 - mola e menbrana
3 - tubo passa a pressão da admição ao actuador
4 - admição
5 - valvula wastgate no sistema de escape

para aumentar a pressão do turbo colocas umas anilhas no suporte do actuador afastando-o ,comprimindo assim a mola
que tem no seu interior sendo depois preciso mais pressão na admição para mexer a menbrana e a mola que vão fazer abrir
a valvula wastgate no lado dos escape...para colocar as anilhas desencaixas a vareta da valvula wastgate desapertas os parafusos
do suporte do actuador colocas as anilhas e voltas a montar tudo...comvem medires a pressão com que fica

Hoje estava eu no mecânico a tentar remediar a folga na caixa de direcção, e uma pequena fuga que tinha tb no circuito da direcção assistida quando reparei que tinha os tubos da EGR e do ralenti a frio desligados.
Eu já me tinha apercebido que o carro de manha ao pegar parecia um tractor, mas nem me lembrei do ralenti a frio. E foi ao falar-lhe disso que reparamos para os tubos todos desligados.
Bom, preciso da vossa ajuda para quê? Porque das 3 válvulas que estão agarradas a caixa do filtro de ar não sei quais são a da EGR e qual a do ralenti.
Sei que todas têm 2 saídas para ligar tubos e que uma é amarela outra é castanha e outra é verde se não me falha a memória.
Resumindo, existem 2 tubos que vem das EGR, que ligam a um T com 4 saídas ao todo que por sua vez, recebe um tudo da admissão que suga ar e que liga por sua vez à válvula do ralenti de frio.

Acho que não me enganei.

Alguém me pode ajudar a ligar esta tralha toda? Embora a minha ideia seja deixar as EGR desligadas porque acho que dá mais rendimento ao carro. Assim sendo preciso de saber qual das 3 válvulas é a do ralenti de frio.

arranja umas fotos disso tudo para o pessoal tentar decifrar

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

Acho que não me enganei.

arranja umas fotos disso tudo para o pessoal tentar decifrar

Vou tirar fotos este fim de semana. Mas a coisa é simples, na caixa de filtro de ar temos 3 valvulas. Preciso de saber qual os tubos que se ligam lá. Uns são da EGR, outro da valvula do ralenti de frio.

citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

é bastante simples ...convem é medir a pressão com que fica a abrir

É pá, tive a falar com o meu mecanico que até é entendido nisso, e ele disse que a coisa não é assim tão simples.

É que as nossas bombas injectoras têm um sensor que recebe por um tubo de sucção informação do turbo, e se ao aumentarmos a pressão do turbo não aumentarmos o debito da bomba nessa referida valvula a coisa não fica a trabalhar lá muito bem, e até pode ficar a deitar um pouco de fumo pelo escape....

E como o meu turbo é novo....desisti da ideia.

pessoal nao se eskeçao que a conbustao é AR + GASOLEO/GASOLINA...e nao so ar e + ar!!!!
ou seja quando se "dá" + AR tem que se conpençar com GASOLEO/gasolina
PS os turbos de origem dos nossos TROOPER´s no limite so da 1.3 bar de presao maxima (de origem faz 0.5)...se quizerem outros orizontes...ha que colocar outros mekanismos.

citação:Originalmente colocada por filipe2

Precisava que me ajudassem com a cena dos tubos....

Man aparece aqui em SINTRA e "copias" p´lo meu;)
é mais facil

É pá....isso era impecavel, ainda podiamos beber um cafezinho....

Agora é uma altura complicada, mas diz aí uma data que eu alinho....

Eu decididamente ando com azar desde a compra do raio do jipe.

Então não é que hoje, vou para estacionar o carro não vejo um daqueles pilaretes que as camaras colocam nos passeios e com tanto sitio para bater na frente, foi logo acertar na barra de direcção da roda direita!!!!!

Não é azar??? Chiça....lá fiquei com o raio da direcção marada, e vamos lá ver de dá para endireitar o raio da barra e se não afectou o triangulo....

Bom... boas festas para voces

bem,mais um upgrade para o monterey(e não só).a esposa deixou-se levar pelo espirito do natal e ofereceu-me esta prendinha[^][^][^]

gpsso7.jpg

um GPS sony NV-U50.

citação:Originalmente colocada por constantino

bem,mais um upgrade para o monterey(e não só).a esposa deixou-se levar pelo espirito do natal e ofereceu-me esta prendinha[^][^][^]

gpsso7.jpg

um GPS sony NV-U50.

Oh teh...viva o luxo :D

Muito fixe !!!! [^][^]

Back