Tópico dos Papás!! E Mamãs

Só dei o primeiro banho após cerca de 7 dias de acordo com a médica e nunca dei banho todos os dias, não faz sentido nem é natural para a pele de uma criança. Tem 4 anos e nunca teve problemas de pele.

Só dei o primeiro banho após cerca de 7 dias de acordo com a médica e nunca dei banho todos os dias, não faz sentido nem é natural para a pele de uma criança. Tem 4 anos e nunca teve problemas de pele.

Se eu soubesse também só tinha dado 7 dias após.
Nas maternidades dão sempre banho aos bebés e a moda agora é ser 2 dias após o parto.

As crianças são todas diferentes... os meus desde 1 ano, ou até menos, que tomam banho diariamente. Também não sei o que são problemas de pele.

É certo que em tempos de confinamento e de férias, o banho diário não é bem diário... Mas em tempos de escola e ainda mais com COVID, é certo e certinho :)

Aqui usámos as compressas até aos 3 ou 4 meses, a partir daí começámos a usar toalhitas na rua pela questão prática. Como não vimos qualquer efeito negativo, passámos a usar também em casa. Inicialmente eram as Dodot Pure Aqua, que aparecem frequentemente em promoção, e mais recentemente surgiram umas semelhantes do Continente, as Pure H2O. É certo que não serão tão puras quanto as WaterWipes, há ali 1% de qualquer coisa que não se sabe bem o quê, mas pelo menos não tem perfumes nem o autêntico catálogo de químicos que têm a maioria das outras.
A minha filha sempre foi de fazer muitos cócós (felizmente!), ainda agora com praticamente 2 anos faz duas ou três vezes por dia e nunca a vi com uma assadura... talvez algumas vezes tenha ficado um pouco mais vermelha. Acho que o nosso "segredo" sempre foi trocar com muita frequência a fralda.
Quanto aos banhos, tomou sempre dia sim, dia não até por volta dos 4/5 meses. Desde aí que toma todos os dias porque a dada altura notámos que com a transpiração ficava com um cheiro desagradável, principalmente na cabeça e nos pés.
Ela tolera muito pouco tudo o que seja àguas lavantes, cremes, shampôs... Usamos mesmo só o essencial e tem corrido bem.

Complicar honestamente é o que tu dizes... [:D]
Toalhitas é um pacote, com abertura fácil e consegues usar com uma mão.

Compressas o pacote é mais chato e água numa garrafa? Como é que fazes isso com facilidade com o puto com coco até meio das costas?
E as 10x10 são pequenas.

Não digo que não é simples, barato e uma boa solução.
Mas dizer que usar toalhitas é que é complicar é que me parece puxado.

Ainda nao percebi essas das compressas 10x10.

Não sei se sabes, mas as compressas estão dobradas em 4. Ou seja, abertas ficam 20x20 e maiores (o dobro) que as toalhitas que tenho aqui em casa.

Quando usas as water wipes nao poes creme para o rabinho? É que se pões, estás a meter quimicos na mesma.

Eu uso o linimento e como é oleoso, as vezes nem passo creme...

É certo que em tempos de confinamento e de férias, o banho diário não é bem diário... Mas em tempos de escola e ainda mais com COVID, é certo e certinho :)
Mas alguma vez o pediatra recomendou todos os dias em crianças com menos de 1 ano?
É que isso tem um enorme impacto na pele do bebe/criança é um ERRO brutal que pode dar a imensos problemas de pele.... é ignorância pura com consequências graves no futuro.

Dei banho na Maternidade ao 2º dia.

Depois era mais ou menos de 3 em 3 dias. Dependia também do calor e da transpiração.

Agora com a escola (e com 2 anos) toma todos os dias.

Não sei se sabes, mas as compressas estão dobradas em 4. Ou seja, abertas ficam 20x20 e maiores (o dobro) que as toalhitas que tenho aqui em casa.

Quando usas as water wipes nao poes creme para o rabinho? É que se pões, estás a meter quimicos na mesma.

As compressas abertas ficam com 20x20 sim, mas são super finas. Para além que falava-se de comodidade, e não é fácil estar a abrir as compressas uma a uma... Eu também já usei compressas e sei bem que não são tão simples de usar.

E não depois de limpar não uso nenhum creme, usei meia dúzia de vezes em mais de 2 anos.

Não me lembro de alguma vez ter posto creme ao mudar a fralda da minha filha. A minha mulher chegou a pôr uma ou outra vez, mas resultou sempre em vermelhidão, fosse que marca fosse, excepto o Bepanthene, que foi o que acabou por ser a opção numa ou outra situação em que estava mais vermelhita.

Mas alguma vez o pediatra recomendou todos os dias em crianças com menos de 1 ano?
É que isso tem um enorme impacto na pele do bebe/criança é um ERRO brutal que pode dar a imensos problemas de pele.... é ignorância pura com consequências graves no futuro.

Tenho a certeza que o pediatra nos disse por volta dos 6 meses "Agora já podem dar banho todos os dias se acharam necessário". Aí já dávamos há quase um mês, conforme expliquei atrás.

As compressas abertas ficam com 20x20 sim, mas são super finas. Para além que falava-se de comodidade, e não é fácil estar a abrir as compressas uma a uma... Eu também já usei compressas e sei bem que não são tão simples de usar.

E não depois de limpar não uso nenhum creme, usei meia dúzia de vezes em mais de 2 anos.

Eu quando as tiro do pacote, ficam logo 20x10... nem preciso de desembrulhar... argumento inválido para mim...

Em relação aos banhos, vão a neonatologia dos hospitais e vejam se os bebés não tomam banho todos os dias lá
A minha filha infelizmente esteve lá uns dias e sempre tomou banho diário tanto lá como depois de vir para casa, dos 2 pediatras que teve e também a medica de família nunca disseram para não dar

Na neonatalogia os bebés prematuros dormem de lado...

Vai lá dizer a um pediatra que o teu filhi dorme de lado e nao de barriga para cima. Uiii...

Tanta teoria que anda para aí.

Relativamente ao tema do banho, apenas deixo isto aqui, cada um faz com os seus filhos o que acha melhor:
Why not every day?
While it may feel odd to bathe your baby so infrequently, babies simply don’t need to bathe as often as adults. They don’t sweat or get dirty in the same way as older people, and their skin is much more sensitive than that of adults. Frequent bathing can actually do more harm than good.

To avoid drying out baby’s skin and worsening conditions like eczema, bathe your little one to two times per week and wash them with a mild, fragrance- and dye-free soap. When you get them out of the bath, pat them dry before applying a dye- and fragrance-free baby moisturizer and promptly dressing them.

If your little one has a known skin condition, consult their pediatrician to make a plan for exactly what products and routines you can follow to help them stay comfortable.

https://www.healthline.com/health/baby/how-often-should-you-bathe-a-newborn#6-12-months

Não estou aqui para evangelizar ninguém[:D]

Última edição:
Na maternidade do hospital de Aveiro ensinam as mães a dar o banho, mas é uma coisa muito ao de leve, e salientam que não é para tirar ou limpar aquela cena que está agarrada à pele deles.

Em relação às toalhitas vs compressas, vamos usando maioritariamente as compressas com água e secas mas também usamos as toalhitas, até agora principalmente as da dodot 99% ou 99,9% aqua pure.

EDIT: só para referir que a maior parte das compressas que temos comprado são aquelas tecido não tecido não esterilizadas de pacote de papel de 200 un. no jumbo, da ADA. Outras vezes de outras marcas mais baratas.

Da minha experiência até agora, para não haver assaduras duradouras é não deixar o bebé muito tempo com a fralda molhada/suja e deixar bem seco o rabinho/partes íntimas depois de o limpar e antes de chapar lá novamente uma fralda (arejar bem, por assim dizer).

Não acho que seja apenas por se usar as toalhitas que podem surgir as situações de assaduras. E depois claro que a pele de cada bebé vai determinar se reage melhor ou pior a cada produto.

Estou comprador de um carrinho "2ª idade" ou "bengala" como já por aí ouvir chamar. Interessa-me essencialmente a praticalidade, o tamanho fechado e claro o conforto do miudo.

Não queria passar muitos 300€, e estava a pensar em algo como este:

O que recomendam?

Eu tenho este e posso dizer que é impecável.

É caro sim senhor. Mas até agora estou a gostar e penso que a criança também, pelo menos não mostra sinais contrários enquanto lá anda sentada.

Gosto da arrumação que tem (duas prateleiras, uma delas por baixo do assento, para pequenos objectos).
Gosto de se dobrar e ocupar um espaço relativamente comedido.
Gosto de ser relativamente leve no manuseamento e até se faz bem com apenas uma mão.
Indica poder transportar crianças até 22Kg.
Serve também para transportar os ovos da bebeconfort, através de adaptador.

Preferia um com rodas/pneus de ar e maiores (maior conforto, etc) mas isso tem relação directa com o tamanho e também peso.
Não gosto que o peso recaia mais no eixo traseiro que no dianteiro, preferia uma distribuição 50/50 [:D]

De resto, mais nada a apontar.

Última edição:
Acho que estão a exagerar nisso das toalhitas :)
Obviamente, se o Imhotep está a usar as mesmas toalhitas para limpar o rabo do bebé e para limpar o oléo do moto, alguma coisa está mal, ou no berçário, ou na oficina [:D]

Por aqui usa-se toalhitas desde o 1º dia e ele não tem qualquer problema de pele. Vai variando entre as Dodot Sensitive e Dodot Pure.
Também usámos da marca Continente Pure H2O e gostámos.

Não recomendo as da Wells, pelo menos aquelas que são oferecidas no kit maternidade são muito secas. Quase parece toalhita para limpar o pó.
E as dodot roxas também não ficámos fans.

A ultima vez comprei um caixote de toalhitas na Amazon ES, se bem que como já disseram, às vezes com as promoções e talões do supermercado, pode até compensar comprar em Portugal.
A mesma coisa para fraldas e fórmula de leite. Com promoções frequentes em supermercado, não compensa por aí além comprar lá fora. Só mesmo quando comparado PVP.

Não é oficina trabalho na construção, utilizo para quando lubrificamos as maquinas (massa consistente) ou alguma pequena reparação, não retira a 100%, mas é o suficiente para podermos tocar noutras superfícies sem medo de sujar, até quando se dá um toque na parede que fica suja, com as toalhitas dá para disfarçar, também são boas para limpar silicone, é uma coisa indispensável na minha mala de ferramentas, dia que tenho um pouco receio das utilizar no rabo da minha filha, optei para do continente a base de agua, quanto mais não seja por descargo de consciência.

Voltar
Superior