Bom, nova aventura à vista. O meu filho foi para a creche com 8 meses, não por necessidade, mas porque queria que tivesse estímulos, contactos com outras crianças. Mas de semana a semana andava sempre doente. Foi um martírio e ao final de uns meses acabamos por o tirar da creche. Estava para ficar com uma sra habituada a tomar conta de crianças, só fica com 1 de cada vez. Mas a minha sogra não quis... ficou então em casa dos avós, de manhã com a minha sogra, da parte da tarde fica com a bisavó e sempre se deu bem (embora a sra. seja ríspida, mas gosta muito dele e dá-lhe muita atenção), aliás, penso que ela adora tê-lo lá para ter companhia, passam sempre familiares lá por casa, amigos, tem sempre gente com quem conviver.
O ano passado estava para o colocar aos 3 anos no JI, mas com a pandemia e toda a confusão que se gerou, preferi aguardar mais um ano.
Este ano, faz 4 agora no dia 13, já está matriculado, estou só a aguardar a primeira reunião para saber as condições, metodologias, etc. Estou relativamente tranquilo porque trabalhei na escola vários anos, inclusive com a educadora, logo, já tenho um feedback enorme do funcionamento da escola, bem como total à vontade com todo o corpo lectivo e auxiliar.
A maior batalha, para já, após meses a "fazer-lhe a cabeça" porque ele dizia sempre que não queria ir para a escola, agora já mudou a ideia, será adaptar os horários e rotinas de sono. Não conseguimos ainda que ele se deite sozinho, nem sequer que adormeça sem ninguém ao lado. Dado que também nunca fomos de nos deitar muito cedo, muitas vezes acaba por se deitar já depois da meia-noite. De manhã dorme até às 09h30/10h. Nos últimos dias já começamos a tentar deitar uma hora mais cedo, já o tenho levantado pelas 09h/09h30, mas noto que ele dormia mais se eu não o acordasse. Terá que ser uma adaptação aos poucos. Mas lá se vai fazendo.
De qualquer forma, não deixa sempre de dar aquele "friozinho na barriga", pensar como será a adaptação e novas vivências. Claro que não é diferente das outras crianças e há-de gostar e adaptar-se. Mas ele tem uma personalidade tão vincada que toda a gente fica algo admirada com comportamentos, atitudes, diálogos, convicções que ele já demonstra.
Fora isso, também estava a pensar na natação, se possível. E uma coisa para ele e para mim em simultâneo. Mas veremos isso daqui a uns tempos.