Tópico dos Papás!! E Mamãs

O obstáculo está todo na vossa cabeça. Posso dizer que os meus é um descanso, que dormem desde bem cedo no seu quarto e não é preciso andar a embalar e cantarolar para adormecer

Nem sabes a sorte que tens. A minha mais nova já tem nada mais, nada menos que 7 anos e ainda chama por nós de noite... [8b]

O obstáculo está todo na vossa cabeça. Posso dizer que os meus é um descanso, que dormem desde bem cedo no seu quarto e não é preciso andar a embalar e cantarolar para adormecer

Apesar disso, cada miudo é um miudo.
Há bebes que dormem bem, chora pouco, mamam bem. E há o oposto.

Eu sempre tive "sorte" por isso não critico ninguém.

Claro que há coisas que podemos controlar, mas há outras que não.

Nem sabes a sorte que tens. A minha mais nova já tem nada mais, nada menos que 7 anos e ainda chama por nós de noite... [8b]

A minha dorme desde os 4 meses sozinha.
As vezes chorava, etc etc. O normal. Ali desde 1 ano e tal dormia bem a noite toda. Mas por exemplo aos 4 anos (recentemente) passou uma fase em que todas as noites a meio da noite acordava a chorar e depois queria leite para adormecer...
É preciso dar com alguma atenção, eles são animais de hábitos.
Agora deixou a sesta na escola e estamos a tentar que durma mais cedo. Mas ai está tenho sorte, dorme a noite toda.
Mas por exemplo, nunca dormiu muito, nem em bebe. Nunca dormiu sestas de 3h como muitos fazem.
E mesmo falando com amigos da escola, alguns deitam-se as 20h e acordam as 8h. Mesmo com sestas de 3h. (isto com 4 anos). A minha nunca nada vida. Se dormir uma setsa (45m a 1h máximo) deita-se as 22h30 e as 7h30 está acordada.

As vezes chorava, etc etc. O normal. Ali desde 1 ano e tal dormia bem a noite toda. Mas por exemplo aos 4 anos (recentemente) passou uma fase em que todas as noites a meio da noite acordava a chorar e depois queria leite para adormecer...
Agora deixou a sesta na escola e estamos a tentar que durma mais cedo. Mas ai está tenho sorte, dorme a noite toda.
Mas por exemplo, nunca dormiu muito, nem em bebe. Nunca dormiu sestas de 3h como muitos fazem.
E mesmo falando com amigos da escola, alguns deitam-se as 20h e acordam as 8h. Mesmo com sestas de 3h. (isto com 4 anos). A minha nunca nada vida. Se dormir uma setsa (45m a 1h máximo) deita-se as 22h30 e as 7h30 está acordada.
O meu também foi dormir para o quarto dele à os 4 meses e meio mas agora está na fase que adormece na nossa cama temos de o transportar para a cama dele e depois no inicio da manhã acorda e lá quer ir para a nossa cama outra vez mas já não é para dormir é só para ver o tablet[:D]

A minha filha foi para o quarto dela com um ano e quatro meses, pouco depois de ter deixado de mamar, foi super fácil vai sempre um de nós ficar com ela até adormecer (por vezes adormeço primeiro que ela[:D]) de manha levanta-se bem, lá tem uma noite ou outra que acorda a chorar, é só chegar lá deita-la novamente a adormece bem, podíamos ter feito a transição mais cedo, mas acabamos por ir prolongado, fizemos a transição seis meses antes de chegar o mano para ela não sentir a diferença.

Por vezes tambem acorda e vai ter connosco a cama mas é raro, felizmente já tem +- a hora de ir dormir definida (+-9:30) e na maior parte dos dias não reclama muito.

A minha filha foi para o quarto dela com um ano e quatro meses, pouco depois de ter deixado de mamar, foi super fácil vai sempre um de nós ficar com ela até adormecer (por vezes adormeço primeiro que ela[:D]) de manha levanta-se bem, lá tem uma noite ou outra que acorda a chorar, é só chegar lá deita-la novamente a adormece bem, podíamos ter feito a transição mais cedo, mas acabamos por ir prolongado, fizemos a transição seis meses antes de chegar o mano para ela não sentir a diferença.

Por vezes tambem acorda e vai ter connosco a cama mas é raro, felizmente já tem +- a hora de ir dormir definida (+-9:30) e na maior parte dos dias não reclama muito.
O meu não pode ir dormir tão cedo senão às 5 da manhã está acordado alias ontem foi dormir as 22:15 e acordou às 5:00:sh)
Ideal ir sempre depois das 23 depois já dorme até perto das 07:00.
Ainda faz sesta de tarde[;)]

Eu estou com este problema agora. A minha faz 4 anos este mês e sentíamos que tinha a necessidade de fazer a sesta porque chegava ao fim do dia muito mais bem disposta apesar de custar mais um pouco a adormecer à noite. Foi uma preocupação nossa frisar isso no início do ano na escola e ficámos contentes por perceber que todos os pais eram da mesma opinião à excepção de uma criança que não dorme e é movida para uma sala de miúdos mais velhos durante o período da sesta.

Ficámos surpresos quando ela começou a ter uma dificuldade enorme em adormecer à noite. Estamos com ela no quarto às vezes até às 23h e às 7h está a pé mesmo tendo oportunidade de ficar na cama até às 8h.

Parece que sofreu uma transformação durante as férias, em que a sesta não era certa, fazia uns dias e outros não e foi-se adaptando. Se por um lado nos parece que podíamos começar a dispensar a sesta, por outro sabemos que se passa vários dias seguidos sem descansar à tarde começamos a ter problemas de comportamento ao fim do dia.

É um sistema de recompensas, se ela chama e tem carinhos... imagina o que vai acontecer na noite seguinte? [;)]

Já devias ter aprendido a não fazer julgamentos sumários sobre os filhos dos outros, a paternidade ainda não to ensinou? [;)]

Se a miúda acorda assustada e a chorar por causa de pesadelos não é pelo sistema de recompensa, não...

Já devias ter aprendido a não fazer julgamentos sumários sobre os filhos dos outros, a paternidade ainda não to ensinou? [;)]

Se a miúda acorda assustada e a chorar por causa de pesadelos não é pelo sistema de recompensa, não...

Não fiz nenhum "julgamento sumário", não disse que eras bom pai ou mau, não disse ao que eu faço ou deixo de fazer, etc.

Eu estou com este problema agora. A minha faz 4 anos este mês e sentíamos que tinha a necessidade de fazer a sesta porque chegava ao fim do dia muito mais bem disposta apesar de custar mais um pouco a adormecer à noite. Foi uma preocupação nossa frisar isso no início do ano na escola e ficámos contentes por perceber que todos os pais eram da mesma opinião à excepção de uma criança que não dorme e é movida para uma sala de miúdos mais velhos durante o período da sesta.

Ficámos surpresos quando ela começou a ter uma dificuldade enorme em adormecer à noite. Estamos com ela no quarto às vezes até às 23h e às 7h está a pé mesmo tendo oportunidade de ficar na cama até às 8h.

Parece que sofreu uma transformação durante as férias, em que a sesta não era certa, fazia uns dias e outros não e foi-se adaptando. Se por um lado nos parece que podíamos começar a dispensar a sesta, por outro sabemos que se passa vários dias seguidos sem descansar à tarde começamos a ter problemas de comportamento ao fim do dia.

A minha está no JI e na Sala dos 4 anos já não há sesta para ninguém. Só havia na sala dos 3 anos.

Chega cansadíssima a casa. Mas assim também dorme mais cedo. Agora faço questão de ir as 21h30 mais tardar. (até tem ido mais perto das 21h), até porque tem de acordar as 7h45...

A minha também passou este ano da creche para o JI. Embora a instituição seja a mesma, são espaços físicos diferentes. No primeiro ano de JI dão-lhes oportunidade de dormir a sesta e como nos parecia tão necessário, foi um dos pontos que nos fez optar por mantê-la aqui em detrimento de tentar matriculá-la numa pré-escola pública. Na sala dela, a grande maioria faz os 4 anos entre setembro e dezembro.

Ela quando não dorme à tarde também aterra às 21h30 e fica até às 8 e tal, mas se o fizer por muitos dias consecutivos, começamos a ter birras para o banho, para o jantar... Se calhar o ideal era tentar que lhe reduzissem o tempo de dormida à tarde, tenho que averiguar essa possibilidade junto da educadora.

Sim, escrevi 2 meses e meio e queria dizer 2 anos e meio.

Tem 2 anos e meio?
E ainda mama e dorme no vosso quarto??

Eu sempre digo que não há regras, e cada caso é um caso e não há certos e errados.

Mas acho (na minha opinião e pouca experiência) que tens de resolver ambas as situações.
A mama com essa idade é uma habituação difícil de tirar. E o dormir no quarto dos pais também.[:D]

A minha com 3 anos na altura já foi difícil de tirar a chucha, quanto mais a mama. [:D]

A tua mulher ainda tem paciência para dar mama? E o peso?

passem o máximo de tempo possível enquanto eles são pequenos

dão muito trabalho e chatices, mas são memórias que vão perdurar para sempre

passem o máximo de tempo possível enquanto eles são pequenos

dão muito trabalho e chatices, mas são memórias que vão perdurar para sempre

Eu neste momento só os quero aos dois na escola, para poder estar em casa sossegado a trabalhar sem interrupções :)

Um deles já está na segunda classe e já está na escola. A "mainova" estava inscrita no pré-escolar numa escola aqui em Aveiro, mas tivemos más "reviews" da educadora e como a escola foi intransigente em não aceitar pedidos de mudança de sala, tivemos que aguardar por uma vaga no público (para a qual estava inscrita, mas não conseguiu colocação).

Felizmente, houve uma desistência na escola onde ela se tinha inscrito e começa amanhã!! apr:)apr:)

Não há fórmulas e cada caso é um caso. Penei muito com o meu, fez 5 anos este mês e dormir ainda é o cabo dos trabalhos. Ainda assim, é um céu em relação ao que era desde que nasceu.
Levá-lo para a cama é um castigo. Conseguimos este ano começar a tê-lo na cama pelas 22h30. O ano passado ia para a cama a essa hora, mas até adormecer era um dia de juízo. Fora as vezes que ainda se deita pelas 22h30, adormece lá para as 23h/23h30 e acorda à 1 ou 2 da manhã para nos vir chatear para alguém ir dormir com ele. E é escusado. Se batermos o pé e ele for para a cama sozinho, não adormece. Entre ficarmos todos a noite toda acordados e alguém dormir com ele, preferimos a segunda. É chato? É. Daqui a uns anos passa? De certeza. Também não vale a pena apressar as coisas. Daqui a uns anos estamos com saudades dele pequeno (e ele já é bem grande para a idade), de lhe fazer companhia, das brincadeiras, dos mimos... depois nunca mais volta.
Portanto, chegamos a um ponto em que é aceitar o que não parece tão normal e aproveitar o que tem de bom. No mês de Agosto, passei os dias da semana quase todos com ele e eu ia trabalhar aos fins de semana. O mês passou a voar. Brincamos, jogamos, saímos, passeamos... fiz tudo o que consegui com ele. Estes tempos não voltam.

Daqui a uns anos estamos com saudades dele pequeno (e ele já é bem grande para a idade), de lhe fazer companhia, das brincadeiras, dos mimos... depois nunca mais volta.

ora, nem mais

não me lembro das chatices e do cansaço, mas sim deles pequeninos

agora que são grandes têm a vida deles, vão para fora, para o estrangeiro até

e um gajo sofre de saudades, sofre da ausência, sofre por preocupação que façam asneiras, se passam muito tempo sem ligar eu stresso logo, enfim...

e depois parece que a minha família está incompleta se um deles ou os dois estão longe, eu e a minha mulher sós

é uma fase, está-me a custar a passar/ultrapassar

Última edição:
Voltar
Superior