Tópico dos Papás!! E Mamãs

Preciso de umas luzes quanto à licença parental...

Vou ser pai em finais de Abril.
Do que li tenho direito a 28 dias seguidos (acho que já está publicado em DRE).

Ora, posso tirar estes 28 dias logo a partir do dia do nascimento?
E depois destes 28 dias há mais uns 7 dias que se pode tirar, pode ser tudo seguido?

Eu e a minha mulher vamos tirar os 120+30 dias, licença partilhada, salvo erro.

Alguém que possa dar um exemplo concreto de como isto funciona ou que indique um link para isso?

Obrigado.

Preciso de umas luzes quanto à licença parental...

Vou ser pai em finais de Abril.
Do que li tenho direito a 28 dias seguidos (acho que já está publicado em DRE).

Ora, posso tirar estes 28 dias logo a partir do dia do nascimento?
E depois destes 28 dias há mais uns 7 dias que se pode tirar, pode ser tudo seguido?

Eu e a minha mulher vamos tirar os 120+30 dias, licença partilhada, salvo erro.

Alguém que possa dar um exemplo concreto de como isto funciona ou que indique um link para isso?

Obrigado.

Ainda não sei se os 28 dias já estão a ser a referência.
Mas essa alteração foi a mairo estupidez dos últimos tempos... Medida mesmo para "inglês ver".

O que eu usei e o que ainda está nos sites oficiais do governo são os 20 dias úteis.
Tens OBRIGATORIAMENTE de meter logo 5 dias úteis após o nascimento. Sendo que o dia do nascimento se for dia útil, conta.

Depois os restantes 15 dias tens de usar nas primeiras 6 semanas de vida do bébé.

Tens ainda 5 dias úteis para usar durante a licença da mãe. Estes dias são facultativos.

Depois a licença completa.
Os 120+30 dias são com pagamento a 100% (sobre o valor de referência).
Mas a licença mais comum e utilizada são os 150+30 que são pagos a 83%.

Isto porque no final da licença o bébé irá ter 6 meses de idade e muitas creches só aceitam após os 6meses.

E porque mesmo pago a 83% como é sobre o bruto, recebes +/- a mesma coisa (até um pouco mais). Na opção a 100% irás receber mais do que ganhas a trabalhar....

Mas eu não poria de parte a possibilidade ficares tu de licença, após os 42 (já não em recordo exactamente mas acho que é este número de dias) dias mínimo obrigatórios da mãe. Ficas tu em casa a tomar conta do rebento e a mãe vai à vida dela [:cool:]

Tudo a correr bem e boa sorte.

Last edited:
No meu local de trabalho, o pai costuma ficar o primeiro mês em casa e depois fica o que chamam o “sexto mês”. É mesmo assim? O pai pode ficar no total 2 meses em casa? É que não foi um nem dois que ficaram assim.

Se fizeres as contas aos dias que estão disponíveis para o pai (sejam os obrigatórios e os facultativos, indicado mais acima 20+5), sendo úteis, sim, dará mais ou menos um mês ao início e outro no final do período (120 + 30 ou 150+30).

Esses últimos 30 dias podem ser tirados pelo pai ou pela mãe ou pelos dois, do que li.
Ou seja, ou a mãe/pai tiram 30 dias ou tiram 15 dias cada um, desde que não seja ao mesmo tempo.

Esses últimos 30 dias podem ser tirados pelo pai ou pela mãe ou pelos dois, do que li.
Ou seja, ou a mãe/pai tiram 30 dias ou tiram 15 dias cada um, desde que não seja ao mesmo tempo.

Sim há várias opções. Mas o que sai do "normal" por norma dá confusão.
Eu sei porque eu tive de fazer uma opção menos convencional (mas muito pouco) e foi logo uma confusão. [:D]

Podes supostamente fazer isto:
image.png

Ou isto:

image.png

Mas tem de ficar tudo definido logo no nascimento. A meio não podes mudar.
Eu tentei fazer uma opção assim mista, mas perguntei se havia possibilidade da mãe interromper mais cedo do que o previsto e passar a ser eu, e não deixaram.

Para além que o site onde se mete a licença, (já nem funciona mal) mas é só para situações normais, casos de partilha dos 130 ou 150 dias eles dizem logo que é melhor enviar em papel. ​​

• Like
Reactions: DBB
No meu local de trabalho, o pai costuma ficar o primeiro mês em casa e depois fica o que chamam o “sexto mês”. É mesmo assim? O pai pode ficar no total 2 meses em casa? É que não foi um nem dois que ficaram assim.

De uma maneira simples é mais ou menos isso...
Mas é como expliquei. Se o Pai tem 20 dias úteis+5 vês que dá +/- 1 mês logo no nascimento. Depois no final pode tirar 30 dias (seguidos). Ou seja o tal sexto mês.
Mas a verdade e como expliquei acima podes misturar tudo.

• Like
Reactions: DBB
Provavelmente é algo que naturalmente passa ao lado mas se souberem de pediatras que leem alemão precisava de 1.

Não me apetece levar o miúdo de propósito à Alemanha, preciso de fazer uma consulta com o registo em alemão (como está cá temporariamente não quero misturar/transferir sistemas e continua tudo no alemão), só encontrei 1 no Porto que faz, no Algarve temos zero e em lisboa alguns contactos mas ainda não achei nenhuma, parece que vou ter de ir fazer um passeio do Porto.

Malta, chegou agora de andar a ver carrinhos e essas macacadas todas. Que marcas e modelos aconselham?
Sao tantas que não sei para onde me virar. Que aspectos são mais importantes?
Obrigado desde já.

Enviado do meu Pixel 7 através do Tapatalk

Sinceramente, o mais barato, mesmo as cadeiras para o carro, se a cadeira nem vai estar contantemente a tirar do carro, nem precisas de isofix. Óptimos preços pela Amazon.

dito isto, como já sei o que a casa gasta, principalmente quando é o primeiro filho, é ir à Chico e Zippies desta vida e comprar tudo lá, seguindo os conselhos da senhora que está a vender, para uma melhor experiência para a criança [;)].

o único conselho que dou, é para o carro, a cadeira compramos do tipo 0 ao 3, se voltasse atrás não sei se tinha comprado uma cadeira de tipo 0 e depois outra de tipo 1 a 3. Por 2 motivos, o primeiro (e mais importante) é que uma cadeira de tipo 0 está mais inclinada e a criança dorme menos torta, a segunda razão é que duvido que a cadeira 0-3 aguente até aos 10 anos..

Malta, chegou agora de andar a ver carrinhos e essas macacadas todas. Que marcas e modelos aconselham?
Sao tantas que não sei para onde me virar. Que aspectos são mais importantes?
Obrigado desde já.

Enviado do meu Pixel 7 através do Tapatalk
Visitar uma ou mais lojas físicas, aferir a qualidade e comodidade do material e perceber se o carrinho pretendido cabe na bagageira do carro. Depois escolher o melhor dentro do orçamento disponível.

Por aqui foi o carrinho foi da Quinny, um modelo com 4 rodas de borracha sem câmara de ar. Não me lembro o modelo porque já foi há quase 8 anos, comprado na Amazon.de.

O ovo foi da BeSafe, comprado em loja física e a cadeira auto 0+/1 foi uma Cybex Sirena Platinum, que já não me lembro se veio da Sopequeninos ou da Uberkids.

Tenho sempre em atenção o conforto dos miúdos, porque certos dias passam muitas horas nas cadeiras, agora só nas auto. Destas tenho 3 Cybex Solution S-fix e uma Joie Every Stage.

Já estou servido de material até deixarem de precisar. Tenho é que começar a vender pelo OLX e similares 😂

No meu caso, apanhei uma promoção de um carrinho da BébéConfort, carrinho que se deita para fazer de alcofa e ovo.
De 400 e tal € estava a 200 e pouco.

Back