Ainda falta muito para ser pai. Se tudo correr bem vai ser em Junho de 2013 (gravidez actual é de 7 semanas). No entanto já andei a pesquisar tudo o que preciso e cheguei à conclusão que na Amazon UK os artigos para bebé são entre 50% a 80% mais baratos que em Portugal. Ainda por cima os portes são grátis e não se pagam taxas alfandegárias.
Exemplo1 (60£): (enquanto que em Portugal só esse valor é o preço do esterelizador!)
1 Esterilizador electrico
1 Esterilizador de micro-ondas tamanho de viagem
1 Mala térmica
5 biberons (2 125ml e 3 260ml)
2 tetinas
1 embalagem para guardar o leite no frigorifico
1 embalagem para guardar o leite em pó
1 escova de limpeza
2 chupetas
(tudo marca Phillips)
Exemplo2 (10£): kit completo de higiene ->
Tommee Tippee Closer to Nature Healthcare Kit: Amazon.co.uk: Baby
Ao todo fiz as contas, coloquei tudo o indispensável (carrinho de mão, alcofa, 2 cadeiras para o automóvel, 1 cadeira alta para comer à mesa, marsupial, recipiente para fraldas sujas, kit de biberons e esterilizador, bomba mamária electrica, kit de higiene, banheira, cremes para estrias e cremes para mamilos da mamã). Tudo 1100€, portes incluidos. Escusa-se de se perder imenso tempo a ir de loja em loja, porque vem tudo parar a casa e vem do mesmo sitio. Há coisas que não compensam (tipo roupa), mas muita coisa compensa comprar na Amazon.
Antes que tudo, parabens!!!!
Já vi que queres ser um gajo prevenido, mas acho que tambem não precisas cair no exagero de comprar tudo nas primeiras semanas de gestação do bebé. Por "norma" costuma-se esperar as primeiras 12 semanas para se ter a certeza que está tudo bem com o feto porque mesmo assim, ainda ficam a faltar mais de 5 meses para se fazerem as compras, preparar o quarto do bebé, etc.... mas não se perde realmente por ir vendo de antemão os preços das coisas.
Da minha experiência, posso dizer-te que ao inicio comecei por ver listas que a malta fazia na net de coisas a comprar e aquilo era um verdadeiro exagero... é muito importante fazermos o filtro do que lemos na net, porque senão entramos em parafuso.
Comprei bastantes produtos na amazon, é certo, os biberões da Avent são muito fixes e comprei aquele primeiro kit com 2-3 de 125ml e o seguinte com 3 de 260ml.. posteriormente ofereceram-nos 2 de 330ml que só agora à pouco tempo começaram a ser utilizados.. tirando estes ultimos, penso que o pack de biberões e o esterelizador de microondas ficou tudo por 30euritos. O esterellizador de microondas tambem foi da Avent e custou prai 11euros.. é só colocar 200ml de agua da torneira la dentro, atulhar com a cangalhada a esterelizar e 4 mins no microondas para ficar tudo novamente pronto a utilizar.
Chupetas comprei sempre aos pares para cada etapa, comprei na Modalfa/Zippy porque a diferença é minima face a comprar na net. Não comprámos embalagens para guardar leites.. primeiro porque o proprio leite em pó vem numa embalagem! Segundo, como não sabes como vai ser com a amamentação, aconselhava a não comprar já a bomba de extracção de leite porque para alem de cara não fazes ideia se vais usar (há manuais, cerca de 60 euros e electricas, para cima de 100euros - preços em farmácia)
Escovinha, pente, corta unhas ou tesourinha (as unhas crescem a uma velocidade estonteante) são items que podes comprar tanto na net como por cá, a teu gosto em qualquer loja da especialidade
1100 euros é um valor que eu não paguei garantidamente por tudo o que comprei para casa... tive a sorte de ver um trio da Zippy que estava em promoção e comprei sem pensar duas vezes.. não chegou a 200euros... a cadeira alta é algo que só precisas a partir dos 7 meses ou quando o bebé ja conseguir estar minimamente na posição sentada... cadeira do ikea, 20 euros.. nem é preciso pensar muito... As cadeiras para o automovel é algo que precisas de comprar a partir dos 9 meses (média) porque até essa altura anda no ovo... quando fores ver de cadeiras, pensa bem qual a estratégia que queres adoptar porque existem cadeiras que vão desde os 9k até 36 (grupo 1-2-3) e há cadeiras de etapas unicas ou emparelhadas (grupo 1, grupo 2-3) é uma questão de ver o que dá mais j€ito.. pessoalmente adquiri 2 cadeiras que me dão até aos 36kg por isso se correr bem e a cadeira aguentar, já é algo que não me chateio (cada uma custou cerca de 230euros)
Recipientes de fraldas sujas é algo que parece util, mas não acho.. arranjei um daqueles baldes pequenos de lixo para ter ou numa cozinha ou escritorio e serve perfeitamente... tambem não é algo que se vá deixar muito tempo porque nos primeiros tempos a uma média de 8 fraldas diárias... não há balde ou cheiro que se aguente)
Comprei o kit da Uriage... foi caro é certo, mas tirando o creme para colocar depois das fraldas, tudo o resto ainda não terminou, tem uma duração que nem eu pensava que iria ter... creme para a fralda ou para os mamilos da mãe, pode ser o mesmo.. Bepanthene, não é muito caro e é bom.
Terás que comprar compressas esterelizadas e unidoses de soro fisiologico para a higiene do bebé.. Narinel tambem te fará falta (para aspirar o nariz)
Caso a tua mulher não tenha o mamilo "espetado" na altura que estiver a amamentar, tambem terás que comprar mamilos de silicone para ajudar a sucção do bebe
De momento não me lembro de mais nada.. sorry pelo testamento [

]
Hoje em dia consegues comprar produtos bons e baratos nas lojas Zipy ou continente. Por ex banheiras.
Marsupial não serva pa nada e é perigoso.
Fraldas sujas metes no lixo ( vais perceber pq rapidamente[

]). Uma boa dica é comprares sacos pequenos de congelação e guardar lá as fraldas sujas até que tenhas tempo para levar o lixo para o caixote da rua.
Bomba mamária só compras em função da mama da tua mulher e das circunstâncias do pós parto. Não faz sentido comprar antes.
Cremes para bébé URIAGE é top ( mas caro):
Vê aqui:
Uriage Bebé – Também com 20% Desconto!! | Skin.pt Blog
Créme Lavante -> tomar banho cabeça e corpo
Lait de Toilette-> hidratante para colocar após o banho
1[SUP]ère[/SUP] Eau -> limpeza ocasional qd o bebe se suja no pescoço ou mãos.
1[SUP]ère[/SUP] Crème -> hidratante do rabinho após muda de fralda ( equivalente mas melhor que o Halibut e similares)-> podes logo comprar vários.
Em relação às fraldas: Uggies têm a melhor relação preço qualidade. Dodot é caro e não há justificação para isso.
Alías a justificação deles é que o bébé pode andar 12 horas com a fralda[

][

] Qd começares a mudar de fraldas de 20 em 20 minutos vais te rir das publicidades da dodot.
Toalhetes: os menos agressivos para os bébé são os Dodot sensitive mas são caros. Usa os até o bébe ter 6 meses e depois passa para uma marca mais barata, por exemplo Huggies.
E é tudo se a memória não me falha.
Boa, ainda bem que falaste nas banheiras... a minha veio do Ikea.. 6 euros e estão mais do que rentabilizados!!
Marsupial, recebemos de prenda, mas foi coisa que utilizei prai 5x.. não acho que valha a pena, a não ser que gostes de dar longos passeios e assim em vez de ir na alcofa, vai encostado a ti ou à mãe
Fraldas nos primeiros tempos terão que ser Dodot porque o tamanho 1 só existe da marca deles... sao prai 10 euros e não chegam a 30 unidades... a cerca de 8 por dia... é fazer as contas!!! Fraldas é daquelas coisas que podes começar a comprar aos poucos porque é garantido que vais utilizar.. vais às compras e assim quem não quer a coisa, botas um pacote de fraldas para ires fazendo stock..
Quanto a marcas, não me vou pronunciar até porque não há marcas melhores que outras... existe muita variedade, mas o importante é ver como a pele do bebé reage com as diferentes marcas.. actualmente e desde que as dodot 2 terminaram, comecei a comprar da marca Pingo Doce em que o valor unitário das fraldas são 0,11€ (as Dodot por exemplo são 16 para cima.. parece pouco mas quando gastares 1000 fraldas.. até doi a diferença) e nunca a bebe esteve assada por causa delas, por isso para mim é uma marca em que confio... Cheguei a experimentar as Huggies e não gostei.. pareceram-me mais pequenas que as outras para a mesma idade e por diversas vezes tive fugas da barragem [

]. Toalhitas tambem é algo que vais gastar às carradas... inicialmente tambem utilizei Dodot, mas fui mudando e hoje em dias são os mais baratos que arranjo.
A Dodot tem um kit de bebe que costuma ficar em promoção nas feiras do bebe, que sao em janeiro.. o kit traz 1 pacote fraldas tamanho 1, 1 pacote fraldas tamanho 2, 1 pacote de 50toalhitas.. na altura em que a minha princesa nasceu eu tinha la em casa alguns 10kits desses que tinha comprado aos poucos... tudo te vai parecer muito, mas na realidade.. parece que se evapora!!!
Já agora falta-te a câmara de vigilância. Isso sim é um artigo obrigatório que não vale a pena comprar em Portugal...
Isto foi coisa que nunca precisei...primeiro porque desde que a nossa bebé nasceu, passei a ter um ouvido tísico para a frequência que ela emite [

] e acho que essa necessida de ter camera de vigilância ou o sistema de "walkie-talkies" depende tambem um pouco da disposição da casa. No meu caso apesar de ter uma cada com alguma area, foi coisa que nunca precisei precisamente porque passamos a estar muito mais alertas!!
Boa sorte com a nova aventura que agora começa.. se tiveres paciência para ler isto tudo, sempre ficam algumas sugestões.. qualquer coisa, manda vir [

]