Tópico dos Pneus

Greetings!

A homolgação serve para alguma coisa.
Agora se os leigos não percebem os processos cientificos e dizem que não vale de nada, isso é lá com eles.
Mas não esperes milagres.
Talvez poupes 20€ por ano.

Eu não ligo muito a esse rating porque já li que muitos não gostam desses pneus, porque em chuva sentem que escorregam mais.
Prefiro que agarre mais em chuva que poupar uns trocos por ano.

Cumprimentos

HowStuffWorks "What are fuel-efficient tires?"

Energy: Tyre labelling - European Commission

O que acham das etiquetas dos pneus? acerca do consumo de combustível? São de fiar? quem controla isso?

Última edição:
Pois os que estão montados são 87 V... Vou manter o V. Mais 20€ por pneu. :sh)

Qual é a velocidade máxima que o teu carro atinge?, se não chega aos 210 kms/h podes optar por índice H. Se ultrapassa os 210... mas não chega aos 240 kms/h, optar por V. A não ser que queiras manter o que vinha no carro e tenhas igualmente preferência em ter um pneus que aguente velocidades superiores, pois supostamente sãomais macios e permitem melhor aderência.

Penso que o indice de velocidade quanto maior, mais resistente a deformaçoes será o pneu, para não rebentar a altas velocidades!

Nada tem a ver com o tipo de borracha do piso !

Pelo que sei, pelo que foi conversado entre colegas e amigos, alguns com conhecimento sobre o assunto, quanto mais alto o índice de velocidade, mais resistente é o pneu relativamente ao aquecimento, mas estruturalmente também é mais resistente. Suponho que percebi o que me foi explicado. Quanto à "borracha" ou composto, não é todo igual. O aumento de velocidade, obriga a que o composto tenha um comportamento diferente, tanto a nível de aderência, como também capacidade para aguentar o aquecimento e não se "desfragmentar" por sobreaquecimento.

Qual é a velocidade máxima que o teu carro atinge?, se não chega aos 210 kms/h podes optar por índice H. Se ultrapassa os 210... mas não chega aos 240 kms/h, optar por V. A não ser que queiras manter o que vinha no carro e tenhas igualmente preferência em ter um pneus que aguente velocidades superiores, pois supostamente sãomais macios e permitem melhor aderência.

Acho que a homologação do carro é precisamente 200 ou 210km/h

Os que lá estão são os originais de fábrica. Logo devem ser os mais indicados.

E a descer o carro passa bem dos 200, se bem que deve ter passado disso 2 ou 3 vezes no máximo.

Mas com segurança não se brinca. E H estava a fazer-me confusão e se os que lá estão são V, vou optar por V. [s)]
Li foi que os GoodYear são óptimos, mas que se gastam com facilidade. Os que lá estão são uns Bridgestone RE050A que com 60.000km anda têm piso, vou trocar pq têm 4 anos e estão a ficar ressequidos.

Pelo que sei, pelo que foi conversado entre colegas e amigos, alguns com conhecimento sobre o assunto, quanto mais alto o índice de velocidade, mais resistente é o pneu relativamente ao aquecimento, mas estruturalmente também é mais resistente. Suponho que percebi o que me foi explicado. Quanto à "borracha" ou composto, não é todo igual. O aumento de velocidade, obriga a que o composto tenha um comportamento diferente, tanto a nível de aderência, como também capacidade para aguentar o aquecimento e não se "desfragmentar" por sobreaquecimento.

Sim tem logica.

Acho que a homologação do carro é precisamente 200 ou 210km/h

Os que lá estão são os originais de fábrica. Logo devem ser os mais indicados.

E a descer o carro passa bem dos 200, se bem que deve ter passado disso 2 ou 3 vezes no máximo.

Mas com segurança não se brinca. E H estava a fazer-me confusão e se os que lá estão são V, vou optar por V. [s)]
Li foi que os GoodYear são óptimos, mas que se gastam com facilidade. Os que lá estão são uns Bridgestone RE050A que com 60.000km anda têm piso, vou trocar pq têm 4 anos e estão a ficar ressequidos.

Não sei qual é o teu carro, mas vou dar exemplos reais. O meu carro não passa dos 170 no máximo 180 reais. De fábrica veio com pneus índice H, 185/60 R14. As versões mais simples, com o mesmo motor vinham com 165/70 R14 T. Há mais exemplos como o do meu, em carros actualmente à venda, como por exemplo o Opel Astra que seja com o motor 1.3 CDTI, que não passa dos 180kms/h ou com o outros mais potente, são vendidos com índice V.

Na medida 205/50R17 vi os Continental CSC5 a 119/cada tudo incluido na Xarepa... será este o melhor preço? :confused:

Serão os Goodyear melhores?

Última edição:
Bom dia pessoal.
Estou a consultar este tópico a alguns dias mas fica difícil tanto post a tanto tempo.
Melhor perguntar e ouvir opiniões.
Tenho de comprar 4 pneus 205/55 R16, medida com muito leque de escolha mas o dinheiro não chega para tudo.
Nas opções, por ordem de preço estão:

Continental Sport Contact 5 - 80€ cada.
Bridgestone RE002 - 73€ cada.
Pirelli P7 Cinturato - 67€ cada.

Preços já com tudo menos alinhamento.

Sei que os Continental são bons mas tenho ouvido que duram pouco ( mais agarre ) e não queria andar a trocar cada 20.000km. Também fico na dúvida se serão mesmo os SC5, pois no site este pneu só vem de 17" pra cima.
Os RE002 sinceramente conheço a marca, claro, mas não encontrei muito feedback deles.
Os P7 quase o mesmo... falam que tem boa durabilidade e conforto. Pouco mais.
Quero protecção da jante e sei que o P7 e o RE002 tem, não sei o SC5.
A minha condução e normal embora quando tenho pressa também sei apertar com ele. Em chuva a coisa muda pois além de ter respeito pelo clima, o carro é tracção atrás.
Que me dizem das 3 opções? Sei que existem muitas outras mas na zona onde estou é mais limitado e as casas de pneus não tem muita escolha.
Obrigado pelas respostas :)

Última edição:
Bom dia pessoal.
Estou a consultar este tópico a alguns dias mas fica difícil tanto post a tanto tempo.
Tenho de comprar 4 pneus 205/55 R16, medida com muito leque de escolha mas o dinheiro não chega para tudo.

Sei que os Continental são bons mas tenho ouvido que duram pouco ( mais agarre ) e não queria andar a trocar cada 20.000km. Também fico na dúvida se serão mesmo os SC5, pois no site este pneu só vem de 17" pra cima.
Os RE002 sinceramente conheço a marca, claro, mas não encontrei muito feedback deles.
A minha condução e normal embora quando tenho pressa também sei apertar com ele. Em chuva a coisa muda pois além de ter respeito pelo clima, o carro é tracção atrás.
Que me dizem das 3 opções? Sei que existem muitas outras mas na zona onde estou é mais limitado e as casas de pneus não tem muita escolha.

Eu sou mais virado para os michelin (marca que não tens aí).

Aproveito para perguntar se não os meteste na lista de opções por não gostares ou por serem mais caros.

Bom dia pessoal.

Eu usei os P7 Cinturato, embora em medida 225/45/17 durante muitos km's (várias mudas deles) e são uns pneus muito bons do ponto de vista global.. Boa durabilidade, o ruído de rolamento é bastante contido, têm boa estabilidade e agarram bem em molhado..

Usei também os Continental SporContact 5 e para o que eu pretendia não achei tão bons, porque não são tão equilibrados no balanço entre conforto, durabilidade e performance. São pneus com um carácter bastante mais desportivo, pelo que ganhas em estabilidade em curva, mas os pneus são mais rijos e duram menos..

Acho que tens ai na lista dois conceitos de pneus diferentes, e tanto os CSC5, como os P7 Cinturato são óptimas escolhas dependendo do que pretendes. Eu como faço muitos km's por ano, prefiro os P7 Cinturato.

Boas

No inicio do mes, coloquei 4 Dunlop Sport Blu Response para substituir os Continental Sport Contact 2.

Primeiras impressões, a carrinha (Megane 1.5 dci 105 cv) parece que ficou mais leve, ou seja dá ideia que estes pneus rolam muito melhor que os SC2.

O ruído de rolamento desceu e bem, estes Dunlop são bem mais silenciosos.

Em piso molhado, tenho apertado um pouco mais com ela apenas para testar os pneus e não posso estar mais que satisfeito.

O meu irmão que tem a mania que é Ari Vatenen (até ao dia que correr mal...), sempre me tentou influenciar para não comprar Dunlop... Ele no Seat Leon só mete Continental SC5, foi dar uma volta para testar os Dunlop Sport Blue Response, e foi a chover.

Ele não estva á espera que os pneus fossem realmente bons á chuva. Ficou algo estupefato com a aderência em curva em piso molhado. Mas foi sempre á bruta, que é a unica maneira de ele conduzir...

Esses Dunlop SportBlu Response já são mais da gama dos P7 Cinturato, e pelo que dizem são melhores em todos os aspectos... Mas ainda não tive oportunidade de experimentar porque também são recentes no mercado..

Não sei qual é o teu carro, mas vou dar exemplos reais. O meu carro não passa dos 170 no máximo 180 reais. De fábrica veio com pneus índice H, 185/60 R14. As versões mais simples, com o mesmo motor vinham com 165/70 R14 T. Há mais exemplos como o do meu, em carros actualmente à venda, como por exemplo o Opel Astra que seja com o motor 1.3 CDTI, que não passa dos 180kms/h ou com o outros mais potente, são vendidos com índice V.
Pois já a minha é ao contrário.
Tenho umas astra 1.7 cdti 125cv e tenho H. Não sei se vem de origem com este indice de velocidade visto que comprei a carrinha usada e estes BF Googdrich que lá estão não devem de ser de origem.
Quando eu meter agora, vai ser em V, pois se o H vai até aos 180km/h, acho este indice inapropriado para a carrinha em questão.[;)]

Sem problema !!!, Referi há uns bons tópicos atrás que aguardava por preços da RJD Pneus. Eles têm um site muito simples e básico RJD pneus. Fazem parte da Rede ConfortAuto Oficinas Confortauto. Os pneus do meu carro são 185/60 R14 82H. Na Xarepa um par de Goodyear EfficientGrip Performance ficavam em 146,30€ e na RJD Pneus fica em 145€. Sim, é uma diferença residual. Os Vredestein Sportrac 5 na Xarepa, igualmente 146,30€. Na RJD Pneus ficam em 135€. A diferença também é pouca, eu sei, mas mesmo que não sejam tão simpáticos, gosto mais do serviço da RJD Pneus. Nunca usei os Vredestein Sportrac 5, mas supostamente são superiores aos Vredestein Hi-Trac 2 que tenho (4), menos na duração, um pouco menos longa.

Nem conhecia essa RJD penus, pas depois de fazer uma rápida pesquisa, vi que não batem os preços que o xarepa me deu.
Aliás, o xarepa até bateu o orçamento do tão conhecido, vasilpneus.
Pode ser que eu me engane, mas vai ser lá que vou calçar a carrinha.

Boas

No inicio do mes, coloquei 4 Dunlop Sport Blu Response para substituir os Continental Sport Contact 2.

Primeiras impressões, a carrinha (Megane 1.5 dci 105 cv) parece que ficou mais leve, ou seja dá ideia que estes pneus rolam muito melhor que os SC2.

O ruído de rolamento desceu e bem, estes Dunlop são bem mais silenciosos.

Em piso molhado, tenho apertado um pouco mais com ela apenas para testar os pneus e não posso estar mais que satisfeito.

O meu irmão que tem a mania que é Ari Vatenen (até ao dia que correr mal...), sempre me tentou influenciar para não comprar Dunlop... Ele no Seat Leon só mete Continental SC5, foi dar uma volta para testar os Dunlop Sport Blue Response, e foi a chover.

Ele não estva á espera que os pneus fossem realmente bons á chuva. Ficou algo estupefato com a aderência em curva em piso molhado. Mas foi sempre á bruta, que é a unica maneira de ele conduzir...

Também fiz essa mesma troca que tu, mas no meu caso foi num Clio III, com a medida 195/50 R16.

Nesta medida, na Continental só os SC2 ou os PC2, agora em 205/55 R16, já podias ter escolhido os Continental SC5. Mas seja como for, os Dunlop SportBlu response são exelentes, e os elogios que fizeste, também eu já os tinha feito comparativamente aos Continental SC2.

Mas volto a lembrar, os Continental SC2 já são um composto obsuleto comparativamente aos Continental pneus actuais, logo mal dos Dunlop SportBlu Response não fossem superiores aos SC2!

Pois já a minha é ao contrário.
Tenho umas astra 1.7 cdti 125cv e tenho H. Não sei se vem de origem com este indice de velocidade visto que comprei a carrinha usada e estes BF Googdrich que lá estão não devem de ser de origem.
Quando eu meter agora, vai ser em V, pois se o H vai até aos 180km/h, acho este indice inapropriado para a carrinha em questão.[;)]
H vai ate 210. Índice V ate 240.

Voltar
Superior