Tópico dos Pneus

Também já tive um desses, um Sport Coupe 1.6 CRDI de 2010, que usava precisamente essa medida...

Os pneus que costumava usar eram os Pirelli P7 Cinturato, porque achava uma combinação muito equilibrada entre aderência no molhado, desgaste baixo e conforto quer de rolamento quer acústico. Andei mais de 100 mil kms com pneus desses e fiquei sempre muito satisfeito... Da ultima vez que lhe meti pneus acabei por meter uns Continental CSC 5, porque não tinham os Pirelli na hora, pareceram-me menos confortáveis, mas com uma resposta mais directa, mas não tive tempo para desenvolver uma opinião muito fundamentada sobre eles porque o carro acabou por ir com os pneus quase novos para a sucata, fruto de um acidente que tive.

Dentro desta gama, também falam muito bem dos Dunlop Sport Bluresponse, dos Goodyear Efficientgrip Performance e de mais alguns modelos...

O problema dessa medida para mim é sem duvida o preço... No geral pagava sempre 100€ por cada pneu e para esse preço era preciso procurar bem, porque há quem não tenha vergonha de pedir mais de 150€ por cada pneu...

(Por isso é que no carro que comprei a seguir tive o cuidado de comprar com medida 205/55/16.. Já ande ia sondar e arranjo pneus como os Goodyear Efficientgrip Performance a 65€, montados, calibrados e com as taxas incluídas.)

Boas, lamento saber que o carro foi parar à sucata.

A minha dúvida em relação aos pneus prende-se exactamente pelo preço.....esta medida é muito cara.

A questão que tenho é se vale mesmo a pena investir em pneus de marca premium ou se ficarei bem servido com uma gama ligeiramente inferior( nada de chinocas claro). Isto porque tenho uma condução tranquila, nunca ando a grandes velocidades, vivo no Algarve onde pouco chove e faço poucos Kms anuais.

Não sei qual a confiança que dão pneus de marcas "não premium"..... quero ficar bem servido mas sem descurar a segurança obviamente.

É um facto que os 225/45R17 é mais caro que uns 205/55R16, medida esta a mais usada e com mais oferta em 16".

Mas em 17", os 225/45R17, também são a medida mais usada e com mais oferta... porque uns 215/45R17 (por exemplo), são ainda mais caros (tendencialmente mais 15€ a 20€/pneu, para um mesmo modelo).

Boas, lamento saber que o carro foi parar à sucata.

A minha dúvida em relação aos pneus prende-se exactamente pelo preço.....esta medida é muito cara.

A questão que tenho é se vale mesmo a pena investir em pneus de marca premium ou se ficarei bem servido com uma gama ligeiramente inferior( nada de chinocas claro). Isto porque tenho uma condução tranquila, nunca ando a grandes velocidades, vivo no Algarve onde pouco chove e faço poucos Kms anuais.

Não sei qual a confiança que dão pneus de marcas "não premium"..... quero ficar bem servido mas sem descurar a segurança obviamente.

Perguntei se tinhas os pneus de origem porque também tenho uma kia ceed, mas a sw, e neste momento tenho uns General tire altimax sport no eixo traseiro e uns Mabor sport-jet 3 no eixo da frente, se pesquisares aqui pelo tópico deves de encontrar alguns post sobre o feedback dos mesmo.

Mas resumindo relativamente aos pneus de origem não sinto que tenha mudado para pneus inferiores mas sim que mudei para pneus semelhantes, mas por um preço mais em conta. No geral tenho um condução calma mas quando puxo um pouco pelo carro os pneus ate agora não me deixaram ficar mal.

Os Mabor consegui comprar por 75€ já com montagem numa oficina em Lisboa, mas o melhor é se poderes dares uma voltinha pelas oficinas da tua zona para ser os preços e modelos que consegues arranjar, e já agora o preço da montagem, pois podes ver o que encontras na net e sabendo o preço da montagem pode ser que encontras algumas alternativas.

Os Pirelli que o user mundano falou também são uma boa escolha, tenho alguma curiosidade sobre estes Pirelli.

Sim de facto esta medida não é das mais em conta, mas tal como o user nto falou dentro das 17" é das mais comum e com mais oferta, fazendo com que seja a medida de jante 17" mais em conta.

Ao fim da tarde andei a fazer umas pesquisas e fiquei bem impressionado com o que li acerca dos GoodYear EfficientGrip Performance.

Feedbacks por aqui, há?

Tenho 2 no meu, primeiro montados atrás e agora trocados para a frente, passando os Primacy HP para trás, e não têm nada a ver. A diferença de kms entre os modelos é pouca e os Goodyear são superiores em resposta, tracção e agradabilidade de condução. Estou a gostar bastante de os ter nas rodas motrizes.

Perguntei se tinhas os pneus de origem porque também tenho uma kia ceed, mas a sw, e neste momento tenho uns General tire altimax sport no eixo traseiro e uns Mabor sport-jet 3 no eixo da frente, se pesquisares aqui pelo tópico deves de encontrar alguns post sobre o feedback dos mesmo.

Mas resumindo relativamente aos pneus de origem não sinto que tenha mudado para pneus inferiores mas sim que mudei para pneus semelhantes, mas por um preço mais em conta. No geral tenho um condução calma mas quando puxo um pouco pelo carro os pneus ate agora não me deixaram ficar mal.

Os Mabor consegui comprar por 75€ já com montagem numa oficina em Lisboa, mas o melhor é se poderes dares uma voltinha pelas oficinas da tua zona para ser os preços e modelos que consegues arranjar, e já agora o preço da montagem, pois podes ver o que encontras na net e sabendo o preço da montagem pode ser que encontras algumas alternativas.

Os Pirelli que o user mundano falou também são uma boa escolha, tenho alguma curiosidade sobre estes Pirelli.

Sim de facto esta medida não é das mais em conta, mas tal como o user nto falou dentro das 17" é das mais comum e com mais oferta, fazendo com que seja a medida de jante 17" mais em conta.

Obrigado pela resposta.
Aproveitei para pesquisar um pouco sobre esses Mabor e parecem ser pneus competentes e porreiros.
Tive sempre Michelin no carro, não tenho noções sobre outras marcas e muito menos sobre marcas "não premium".
Fiz aqui a pergunta porque se houvesse bons feedbacks por marcas alternativas que me permitissem poupar uns trocos sem por em causa a segurança, tanto melhor.

Tenho 2 Goodyear eficient grip no GTC eixo frontal. Meio rasto. Para mim cumprem ... Já levam 45000km (30000km foram no eixo traseiro)e tem ainda algum rasto.

Em breve (poucos meses) terei de colocar 2 pneus novos no meu Grande Punto, com medidas 175 R15, ainda não decidi marcas nem modelo, mas tenho em mente uns Continental.
Já me falaram bem de pneus da marca Kumho (mais baratos que a Continental?), não sei que modelos haverão, mas em geral esta é uma boa marca?

Vou trocar os pneus do charuto (Xsara 2.0HDi) mas não sei o que comprar.

Durante a semana o uso é praticamente todo em cidade (alguma via rápida), fazendo cerca de 20/25km's.
Ao fim de semana é possível que faça 150/200 km's em autoestrada+nacionais.

Alguma sugestão de qualidade/preço?

Sei que isto tem sido tema de conversa aqui e já agora gostava de deixar mais um testemunho, porque a minha pequena "aventura" com pneus usados, ou semi-novos, acabou hoje e para sempre...

Nunca tinha comprado pneus que não fossem novos e de 4 ou 5 marcas que considero confiáveis, até que há uns tempos comprei um charuto para andar ai mais às voltas na cidade, um Fiat Gpunto 1.3 JTDM de 2010 com cerca de 65k kms. O carro trazia 4 pneus a meio uso (mais tarde pela observação do ano de fabrico dos pneus por umas fotos que na altura tirei ao carro, vim a perceber que lhe tinham metido pneus usados, porque pneus de 2008, num carro de 2010 e com 65k kms só pode ter uma explicação).

Como o carro apresentava algum barulho de rolamento e vibrava bastante a velocidades acima dos 100~120 km's hora desde que o comprei, fui a uma casa de pneus que há mesmo ao lado de minha casa só com ideia de calibrar os pneus.. Eles olharam para aquilo e disseram-me logo: "nem vale a pena gastar dinheiro nisso, os pneus estão ovalizados, só lá vai com outros pneus".. Como o forte deles são os "semi-novos", deram-me as tangas do costume, com os argumentos que normalmente usam, e como o carro não é para grandes viagens acabei por ir na conversa e fazer algo que nunca tinha feito.. Meti logo na hora 4 pneus "semi-novos", que segundo a conversa do gajo, eram 2 pneus "mesmo espectaculares" e tinha mais dois que estavam "assim-assim"... Gastei 80 euros e lá vim com 4 pneus. Na altura fiquei contente, gastei pouco e a verdade é que ficou bastante melhor das vibrações, que quase desapareceram, o barulho de rolamento é que não só não desapareceu como aumentou.. Mas conseguia conviver com isso..

Em cerca de 15 mil km's os 2 pneus que estavam "assim-assim" ficaram bastante gastos e quando chovia nas rotundas começava a sentir o carro a querer fugir de frente, pelo que resolvi troca-los de imediato... A ideia de pagar 20 euros por pneu agradava-me e como ainda me sentia satisfeito com a escolha, voltei a ir a uma casa do género, puseram-me dois pneus até com bastante piso no eixo traseiro e passei os outros 2 para a frente, como os pneus que retirei da frente tinham um desgaste algo irregular pedi para alinharem a direcção, pelo que no final ficou tudo por 50€..

Ao fim de uns 2 ou 3 dias comecei a ficar com a sensação que o carro fugia para a direita... Voltei lá, disse que o carro tinha ficado a fugir para a direita e eles disseram-me que poderia ser por o carro ter saído do elevador e ter sido alinhado de imediato sem que a suspensão tivesse tempo de "acamar".. Voltaram a alinhar, voltei a sair de lá e o carro continuava a fugir ligeiramente para a direita...

Farto daquilo, no Domingo a seguir tive um tempo e fui à Roady para me alinharem a direcção... Lá o técnico que faz o alinhamento perguntou-me porque queria afinar a direcção, já que segundo a experiência dele, nos Fiat Gpunto, devido à forma como está desenhada a geometria da suspensão é extremamente raro desalinhar. Eu expliquei que fugia para a direita, ao que ele me disse logo: "já que está aqui podemos ver o alinhamento, mas só vai gastar dinheiro inútil, se reparar o carro tem um pneu fabricado em 2011 de um lado e um fabricado em 2009 do outro lado.. Meta-lhe dois pneus novos e o problema desaparece..".. Depois lá me explicou como se vê o ano de fabrico, coisa que eu não sabia.. Resumindo, paguei mais 25€, simplesmente para ainda estar ali como se fosse um palerma enquanto eles me mostravam no ecrã da máquina: "oh... está alinhadinho... não precisa de nada.. eu bem lhe disse...".

Como na altura estava mesmo para ir de férias acabei por deixar como estava, mas já convencido que tinha que meter 2 novos pelo menos... Entretanto voltei e como neste mês de Agosto tenho andado cheio de trabalho e sem tempo fui adiando... Mas esta semana, nos dias em que choveu, aqui numa rotunda comecei a voltar a sentir o carro a fugir quando acelerava.. Pelo que decidi que não passava deste fim de semana, ainda pensei em mudar só os 2 que estavam no eixo da frente, que me foram vendidos como estando "mesmo espectaculares", mas que faziam o carro fugir para a direita... Mas pus-me a olhar bem para os pneus e a verdade é que apesar de terem algum piso é cada um de seu ano, no eixo da frente tinha um de 2011 e um de 2009 e no eixo traseiro um de 2010 e um de 2006 e alguns revelam um aspecto de ressequidos já bastante notório..

Hoje fui à casa onde sempre meti pneus nos meus outros carros e meti-lhe 4 Continental Premium Contact 5, desembolsei 240€, com montagem, calibração, taxas e ainda me ofereciam o alinhamento se eu quisesse... (a medida é 185/65R15, ficou a 60€ cada). Devo dizer que o carro, agora sim, está como nunca esteve, sem nenhum ruído de rolamento, não foge para os lados, não tem vibrações a nenhuma velocidade, e mesmo o conforto de rolamento aumentou significativamente, porque os pneus ressequidos perdem flexibilidade e capacidade de absorção das irregularidades da estrada... Desde que comprei o carro que fiquei sempre um pouco desiludido com o comportamento dele, mas achando que era mais feitio do que outra coisa, mal fiz uns km's com os pneus novos percebi logo que afinal o problema era ter andado sempre com pneus velhos, ressequidos, com tempos diferentes de uso no mesmo eixo, e sabe-se lá com que problemas estruturais.. Até fui dar uma volta pela auto-estrada sem na realidade precisar de ir a lado nenhum para perceber bem a diferença no comportamento e é tão notória que até me sinto mal pela negligencia que foi andar assim mais de um ano com o carro..

Resumindo... Gastei 155€, fui alinhar a direcção 3 vezes, andei preocupado com vibrações na direcção, com o carro a fugir para um dos lados e pior do que tudo, andei em condições de segurança duvidosas, para aprender a minha lição... Nunca mais me enganam com essa historia dos pneus semi-novos...

Pneus usados tem de se ter muita muita atenção naquilo que se vai meter no carro.. ver sempre datas de fabrico e afins, estado do piso etc. E mesmo assim é preciso ter bastante cuidado porque não se sabe onde é que o pneu andou antes.

E já se sabe que as casas de pneus tentam sempre impingir os usados porque lucram muito mais com esses. Vão buscar via camião à Alemanha ou à Suíça, fica-lhes a 2 ou 3 euros cada pneu (literalmente), vendem a 20 ou 30 e juntando o útil ao agradável, o cliente passado pouco tempo tem de lá voltar porque os "semi-novos" já estão gastos e já..

Os pneus usados só podem ser de "confiança", quando levarem um "tratamento" como os pneus para recauchutar. É feita uma análise do estado da carcaça (uma espécie de rios-x), onde ficam à vista quaisquer anomalias que o pneu apresenta e fica-se a saber se vale ou não a pena aproveitar. Pneus ressequidos, ovalizados, com anomalias na estrutura/carcaça, borracha danificada/cortada e ainda com uma certa idade, pura e simplesmente não se aproveitam, vão para o lixo. Os pneus usados têm de levar tratamento/análise igual.

O problema é que em muitas casas de pneus que por aí anda, aproveitam-se das pessoas menos informadas para lhes vender lixo. E depois claro, os azares acontecem.. :sh)

Pois, pelo que tenho lido esses pneus estão mesmo muito bons. [;)]

Isto só me baralha as ideias... :confused: [:D]

Os Goodyear Efficient Grip Performance encaixam naquilo que procuras num pneu, mas antes não os sugeri, por receio de terem uma durabilidade abaixo do que tens em mente, mas acredito que possam atingir uma marca interessante.

O treadwear destes pneus, se a memória não falha, é de 340.

Vou trocar os pneus do charuto (Xsara 2.0HDi) mas não sei o que comprar.

Durante a semana o uso é praticamente todo em cidade (alguma via rápida), fazendo cerca de 20/25km's.
Ao fim de semana é possível que faça 150/200 km's em autoestrada+nacionais.

Alguma sugestão de qualidade/preço?

Seria importante conhecer a medida, para poder fazer sugestões.

Os Goodyear Efficient Grip Performance encaixam naquilo que procuras num pneu, mas antes não os sugeri, por receio de terem uma durabilidade abaixo do que tens em mente, mas acredito que possam atingir uma marca interessante.

O treadwear destes pneus, se a memória não falha, é de 340.

Neste momento as duas hipóteses que tenho em cima da mesa são estes e os Primacy 3.

Acho que vou ter que mandar a moeda ao ar... [:D]

Boas,

Esta manhã fui dar umas voltas por algumas oficinas a pedir orçamentos para 2 pneus 225/45/17 e tenho isto na mão:

Godyear efficient grip : 230€

Dunlop sport blue response (só 1 oficina os tinha) : 240€

Hankook Ventus 2 : 195€

Mabor sport jet 3 : 140€

Pirelli P7 cinturato : 242€

Preços de 2 pneus com montagem e calibragem incluída.

Tendo em conta a diferença de preço, farei bem em optar pelos Mabor? Tirando os Hankook, todos os outros têm um preço de 100€ acima dos Mabor.

PS: Fui a uma oficina Midas pq vi um anuncio onde faziam 40% de desconto e que eram os melhores preços do mercado.......lol......a titulo de exemplo, pelos Mabor acima descritos pediram-me 178€ por cada um e pelos Godyear 455€ por 2 pneus.

Boas,

Esta manhã fui dar umas voltas por algumas oficinas a pedir orçamentos para 2 pneus 225/45/17 e tenho isto na mão:

Godyear efficient grip : 230€

Dunlop sport blue response (só 1 oficina os tinha) : 240€

Hankook Ventus 2 : 195€

Mabor sport jet 3 : 140€

Pirelli P7 cinturato : 242€

Preços de 2 pneus com montagem e calibragem incluída.

Tendo em conta a diferença de preço, farei bem em optar pelos Mabor? Tirando os Hankook, todos os outros têm um preço de 100€ acima dos Mabor.

PS: Fui a uma oficina Midas pq vi um anuncio onde faziam 40% de desconto e que eram os melhores preços do mercado.......lol......a titulo de exemplo, pelos Mabor acima descritos pediram-me 178€ por cada um e pelos Godyear 455€ por 2 pneus.

Os Efficient Grip são os Performance ou ainda são os Efficient Grip ? É que se forem os Efficient Grip, já devem ser pneus com algum tempo, pois já foram descontinuados.

De qualquer forma, acho os preços que tens aí, caros.

Tudo montado, devia andar na casa dos 100€/pneu. Há ainda locais, onde se conseguem pneus desta medida, abaixo dos 100€/pneu.

Talvez seja melhor identificar a zona onde pretendes montar os pneus, para que alguém te possa sugerir algum local com bons preços e bom serviço.

Neste momento as duas hipóteses que tenho em cima da mesa são estes e os Primacy 3.

Acho que vou ter que mandar a moeda ao ar... [:D]

Os Efficient Grip Performance, nesta medida (215/55/16) têm etiqueta "A" "A" [;)], se já estiverem disponíveis (podem querer despachar stock da primeira versão dos performance, que tinha etiqueta menos favorável.

Em breve (poucos meses) terei de colocar 2 pneus novos no meu Grande Punto, com medidas 175 R15, ainda não decidi marcas nem modelo, mas tenho em mente uns Continental.
Já me falaram bem de pneus da marca Kumho (mais baratos que a Continental?), não sei que modelos haverão, mas em geral esta é uma boa marca?
Duas coisas.

Esses Kumho no geral são óptimos, desde que não chova...

Eu também tenho um Gpunto, acabei por deixar de usar os 175 e passei a usar os 185 que também refere no livrete porque são bastante mais fáceis de arranjar e mais baratos.

Meti este fim de semana 4 continental CPC 5 por 60€ cada, com todas as despesas incluídas.

Back