Tópico dos Pneus

Arre, que parece que estou a escolher uma noiva...

Surgiu-me hoje a oportunidade de comprar 3 modelos a bom preço, que ainda nem para eles tinha olhado devido ao preço:

BF Goodrich G-Grip (40.50€)
Dunlop SP30 (46.28€)
Michelin Energy Saver + (52.89€)

Quais vos parece melhores, atendendo também à relação qualidade/preço?

Obrigado! :)

A vossa ajuda por favor:
Boa noite

Tenho uma vw passat sport de 2006 tdi 2.0 170cv e preciso de mudar os 4 pneus.

As dimensões são 225 40 r18.

Gostava de vos ouvir com propostas de modelos e preços.

A condução é maioritariamente em cidade mas gosto de 1 condução desportiva fora da cidade.

Obrigado

Fica a seguir isto, feito este ano...

Revista Auto Zeitung, coche Audi A3 1.8 Tfsi Sedan 2015
neumáticos probados en medida 225/40-18 92 W/Y XL
Bridgestone Turanza T001--- Continental Sport Contact 5---Cooper Zeon CS Sport---Dunlop SP Sportmaxx RT---Falken Azenis FK453---Fulda SportControl---Goodyear Eagle F1 Asymmetric2---Kumho Ecsta PS91---Michelin Pilot Sport 3---Nokian Zline---Pirelli Pzero The Hero---Vredestein Ultrac Vorti---Westlake SA07---Yokohama Advan Sport V105

Clasificación final (máximo 300 puntos)

1º Goodyear Eagle F1 Asymmetric2---269
2º Pirelli Pzero The Hero ---263
3º Continental Sport Contact 5---253
4º Dunlop SP Sportmaxx RT---246
4º Nokian Zline---246
6º Michelin Pilot Sport 3---245
7º Bridgestone Turanza T001---244
8º Yokohama Advan Sport V105---236
9º Falken Azenis FK453---233
10º Kumho Ecsta PS91---223
11º Vredestein Ultrac Vorti---216
12º Fulda SportControl---201
13º Cooper Zeon CS Sport---190
14º Westlake SA07---171

Suma de puntos en seco (máximo 150) incluye handling (20), frenada 100a0 (40), seguridad de conducción (subjetivo)(30), slalom(15), confort (10), sonido de rodadura (10), resistencia a la rodadura (25)

1º Goodyear Eagle F1 Asymmetric2---140
2º Dunlop SP Sportmaxx RT---133
3º Bridgestone Turanza T001---130
3º Nokian Zline---130
5º Pirelli Pzero The Hero ---129
6º Michelin Pilot Sport 3---124
7º Continental Sport Contact 5---123
7º Falken Azenis FK453---123
7º Kumho Ecsta PS91---123
7º Vredestein Ultrac Vorti---123
11º Yokohama Advan Sport V105---121
12º Fulda SportControl---120
13º Cooper Zeon CS Sport---111
14º Westlake SA07---111

Frenada en seco 100-0 km/h (metros)

1º Pirelli Pzero The Hero ---36,8m
2º Dunlop SP Sportmaxx RT---37,4m
3º Goodyear Eagle F1 Asymmetric2---37,5m
4º Continental Sport Contact 5---37,6m
5º Nokian Zline---38,1m
6º Falken Azenis FK453---38,3m
7º Kumho Ecsta PS91---38,7m
8º Michelin Pilot Sport 3---38,8m
9º Vredestein Ultrac Vorti---39,1m
9º Yokohama Advan Sport V105---39,1m
11º Bridgestone Turanza T001---39,4m
12º Fulda SportControl---39,8m
13º Cooper Zeon CS Sport---40,2m
14º Westlake SA07---41,2m

Suma de puntos en mojado (máximo 150) incluye handling (20), frenada 100a0 (40), seguridad de conducción(subjetivo)(45),pista circular (10), aquaplaning en recta (25) y aquaplaning en curva (10)

1º Pirelli Pzero The Hero ---134
2º Continental Sport Contact 5---130
3º Goodyear Eagle F1 Asymmetric2---129
4º Michelin Pilot Sport 3---121
5º Nokian Zline---116
6º Yokohama Advan Sport V105---115
7º Bridgestone Turanza T001---114
8º Dunlop SP Sportmaxx RT---113
9º Falken Azenis FK453---110
10º Kumho Ecsta PS91---100
11º Vredestein Ultrac Vorti---93
12º Fulda SportControl---81
13º Cooper Zeon CS Sport---79
14º Westlake SA07---60

Frenada en mojado 100-0 km/h (metros)

1º Pirelli Pzero The Hero ---50,7m
2º Goodyear Eagle F1 Asymmetric2---54,5m
3º Michelin Pilot Sport 3---55,6m
4º Nokian Zline---56,9m
5º Dunlop SP Sportmaxx RT---57,1m
6º Continental Sport Contact 5---58,2m
7º Yokohama Advan Sport V105---58,9m
8º Bridgestone Turanza T001---59,1m
9º Vredestein Ultrac Vorti---59,3m
10º Falken Azenis FK453---59,4m
11º Kumho Ecsta PS91---61,3m
12º Cooper Zeon CS Sport---62,6m
13º Fulda SportControl---63,2
14º Westlake SA07---67,9m

Comentar que en muchas comparativas de este tipo se meten algunos neumáticos de diferentes categorías para ver diferencias, en este casi le ha tocado al Bridgestone Turanza T001 que no es lo mas deportivo dentro de la gama Bridgestone, como sí lo son algunos de los otros neumáticos.

Arre, que parece que estou a escolher uma noiva...

Surgiu-me hoje a oportunidade de comprar 3 modelos a bom preço, que ainda nem para eles tinha olhado devido ao preço:

BF Goodrich G-Grip (40.50€)
Dunlop SP30 (46.28€)
Michelin Energy Saver + (52.89€)

Quais vos parece melhores, atendendo também à relação qualidade/preço?

Obrigado! :)

Tenho uns G-Grip em 225/45R17 e são do pior que já tive. À chuva são perigosos! Deviam ser proíbidos.

Já experimentei os Energy Saver. Anterior versão e são equivalentes aos G-Grip perigosos!

Ouvi dizer que os + já são melhores, o que não é dificil.

Os outros não conheço.

Dos G-Grip posso dizer mais, que em curva no seco, não se consegue ter precisão no volante, está sempre a querer mudar de direção. Muito Mau é pouco, lixo em forma de borracha!!!

Qdo no outro dia choveu, ao acelerar, perdia fácilmente tração. Deve ser giro é num carro de tração traseira. Giro e perigoso em estrada com transito!
Era só ver o controle de tração a funcionar...

Mas devem fazer muito kms se for só esse o objetivo a andar devagar, porque mais depressa do que muito devagar à chuva é batidela na certa!

Ui... Tão maus assim?

Eu por regra não tenho condução agressiva, mas qualquer um de nós está sujeito a de repente ter de fazer uma travagem brusca, faça chuva ou faça sol.
Os Saver + diz no TyreReviews.co.uk que estão muito bem cotados, inclusivé em chuva. Já tive uns Energy, primeira versão, noutro carro (aliás, ainda lá andam, mas o carro está parado há 6 anos) e na altura não desgostei, mas a expectativa era baixa, porque os comprei usados.

Os Dunlop simplesmente não conheço também.
Nunca usei, e a única coisa que sei deles é que foi a primeira marca a conseguir fazer pneus para o Mini (original) que não desaparecessem em pouco tempo, devido à jante muito pequena (10") e consequente alta rotatividade.
Li isso na história do Mini.

Fora isso, não sei sequer se são bons ou maus.

Ui... Tão maus assim?

Eu por regra não tenho condução agressiva, mas qualquer um de nós está sujeito a de repente ter de fazer uma travagem brusca, faça chuva ou faça sol.
Os Saver + diz no TyreReviews.co.uk que estão muito bem cotados, inclusivé em chuva. Já tive uns Energy, primeira versão, noutro carro (aliás, ainda lá andam, mas o carro está parado há 6 anos) e na altura não desgostei, mas a expectativa era baixa, porque os comprei usados.

Nunca usei, e a única coisa que sei deles é que foi a primeira marca a conseguir fazer pneus para o Mini (original) que não desaparecessem em pouco tempo, devido à jante muito pequena (10") e consequente alta rotatividade.

O user é um bocadinho dramático, ou então há ali uma grande falta de habilidade.

Os ES e ES+, não sendo os melhores pneus do mundo, cumprem bem a sua função. Sendo que a durabilidade é o seu principal trunfo.

Faço diariamente ~160 km, maioritariamente em EN, num carro equipado com ES à frente e ES+ atrás. A velocidade média no CB é bastante superior a 70 km/h, logo poderás ter uma noção dos valores praticados [;)], e 0 sobressaltos.

Quanto à conversa dos RWD, tive um com 150 cv e sem ESP, andou com ES sem sobressaltos.

Não agarram como um pneu desportivo, mas dão para andar bastante acima dos limites.

Ui... Tão maus assim?

Chegaste a andar com esses energy à chuva ?

Chegaste a andar com esses energy à chuva ?

Sim, na altura era o carro do dia a dia.
Mas estamos a falar de um Corsa 1.5TD com pneus 165/65R14, ou seja, pneus acima do normal daquele carro, que era normalmente 145/80R13, se não me falha a memória.

E há ainda uma coisa: Se eu já sou cuidadoso em condições normais, em chuva 'pareço uma velha' (expressão gira de se dizer [:D]).
Quando chove eu viro o melhor condutor do mundo! LOL

O user é um bocadinho dramático, ou então há ali uma grande falta de habilidade.

Os ES e ES+, não sendo os melhores pneus do mundo, cumprem bem a sua função. Sendo que a durabilidade é o seu principal trunfo.

Faço diariamente ~160 km, maioritariamente em EN, num carro equipado com ES à frente e ES+ atrás. A velocidade média no CB é bastante superior a 70 km/h, logo poderás ter uma noção dos valores praticados [;)], e 0 sobressaltos.

Quanto à conversa dos RWD, tive um com 150 cv e sem ESP, andou com ES sem sobressaltos.

Não agarram como um pneu desportivo, mas dão para andar bastante acima dos limites.

A durabilidade por acaso é coisa que me interessa. Não quero andar a trocar pneus por tudo e por nada.
Os Fulda que agora saiem duraram 43000, e estes têm de durar pelo menos outro tanto.

E os melhores preços para esses modelos?

Na vossa opinião quais as vantagens de 1 sob o outro? Valorizo tb mto a aderência em piso molhado.

Muito obrigado pela vossa ajuda

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

Já usei os Goodyear Eagle F1 Ass. 2, os Dunlop SportMaxx RT e os Yokohama Advan Sport V105 e posso dizer-te o seguinte:

Os Dunlop, são os mais silenciosos e confortáveis que tive (nem parece um pneu desportivo), mas perdem um pouco no feeling de condução. Durabilidade mais baixa que os outros 2.

Os Yokohama são os que melhor feeling transmitem, e foi um prazer conviver com eles.

Os Goodyear Eagle F1 são uma espécie de "meio termo" entre os outros dois, sendo que tipicamente, são os pneus desta gama, que me fazem mais km (o treadwear é mais elevado dos 3)

Se valorizas o feeeling de condução, decididamente te recomento os Yokohama Advan Sport.

Nunca tive qualquer problema com estes pneus à chuva, e considero-os muito seguros. Obviamente que as diferenças registadas em teste, são para aferir os limites...

Aqui fica outro teste na tua medida:

http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2015-EVO-Magazine-Performance-Tyre-Test.htm

A durabilidade por acaso é coisa que me interessa. Não quero andar a trocar pneus por tudo e por nada.
Os Fulda que agora saiem duraram 43000, e estes têm de durar pelo menos outro tanto.

Tens que fazer um balanço entre durabilidade e grip. Ou seja, não adianta escolheres uns pneus que façam 60k km, se demoras 6 ou 7 anos a fazê-lo, pois nesta altura já deverias ter trocado.

No meu caso, num dos carros tenho Energy saver e Saver + porque faço cerca de 40k km/ano. Já no caso do outro carro tenho Continental PC5, isto porque faço menos de 15k km anuais nesse carro.

Tens que fazer um balanço entre durabilidade e grip. Ou seja, não adianta escolheres uns pneus que façam 60k km, se demoras 6 ou 7 anos a fazê-lo, pois nesta altura já deverias ter trocado.

No meu caso, num dos carros tenho Energy saver e Saver + porque faço cerca de 40k km/ano. Já no caso do outro carro tenho Continental PC5, isto porque faço menos de 15k km anuais nesse carro.
Vejam a minha realidade. Eu faço por ano cerca de 25000 kms. Além de viagens/passeios/férias, por dia ando em autoestrada, mas em estrada de serra também, além de algum ambiente urbano e tanto passo por alcatrão do melhor, como do pior que pode haver. Tenho necessidade de usar pneus com boa aderência em seco e molhado, mas ao mesmo tempo que façam cerca de 60.000 kms. Atualmente estou a gastar 2 Vredestein Hi-Trac 2 que deveram fazer cerca de 70.000 kms (estão com cerca de 53.000 e os outros 2 iguais fizeram quase 70.000) e tenho 2 Vredestein Sportrac 5 (que já sugeri), mas vão com cerca de 14.000 kms. São mais macios e mais aderentes que os Hi-Trac 2, vão fazer menos kms. No caso da minha mulher, o carro dela não chega a fazer 3.000 kms por ano, por isso em 2011 quando o carro levou 4 pneus novos, mandei colocar Uniroyal RainExpert, porque são macios e bons em aderência em molhado e seco. Estão ainda com um excelente aspeto, principalmente nas laterais, mas o facto do carro dormir abrigado, também ajuda.

Last edited:
Sugiro que experimentes Vredestein Sportrac 5. Pessoalmente acho que são muito bons em seco e molhado, além de que em testes e opiniões ficam sempre bem classificados.

Desconhecia esses. Vou dar uma olhada.

Isso também é verdade, os Fulda fizeram 43k em 6 anos e meio. Não adianta também que dure muito mais do que isso, e neste momento não prevejo começar a andar mais com este carro.

Já usei os Goodyear Eagle F1 Ass. 2, os Dunlop SportMaxx RT e os Yokohama Advan Sport V105 e posso dizer-te o seguinte:

Os Dunlop, são os mais silenciosos e confortáveis que tive (nem parece um pneu desportivo), mas perdem um pouco no feeling de condução. Durabilidade mais baixa que os outros 2.

Os Yokohama são os que melhor feeling transmitem, e foi um prazer conviver com eles.

Os Goodyear Eagle F1 são uma espécie de "meio termo" entre os outros dois, sendo que tipicamente, são os pneus desta gama, que me fazem mais km (o treadwear é mais elevado dos 3)

Se valorizas o feeeling de condução, decididamente te recomento os Yokohama Advan Sport.

Nunca tive qualquer problema com estes pneus à chuva, e considero-os muito seguros. Obviamente que as diferenças registadas em teste, são para aferir os limites...

Aqui fica outro teste na tua medida:

http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2015-EVO-Magazine-Performance-Tyre-Test.htm
Muito obrigado pelo comentário esclarecedor.

E os melhores preços desses pneus onde arranjo e qual o valor médio?

Obg

Muito obrigado pelo comentário esclarecedor.

E os melhores preços desses pneus onde arranjo e qual o valor médio?

Obg

Nesta medida, os três que referi, tenho ideia que andarão entre os 120/125€ por pneu (serviços incluídos).

De que zona do país és ?

Fica 1 pouco fora de mão para mim. Sabes o preço? Se compensar....

Mais alguém com propostas de preços ou oficias?

Obg

Back