Tópico dos Pneus

Quem é que daqui já se espetou com uns Nankang Green Sport Eco 2 ( grande nome acho que é isto )?[:D]
O meu pai foi obrigado a m€ter uns,a medida da Focus I é muito cara. É um 205/50 r 16 e por preços mais baixos, ainda que caros só arranjou isso. Por enquanto ainda sobrevive à chuva, mas ele já anda pouco é a sorte.
Quando os meteu, tinha-me falado em Yokohama com um grande preço. Quando aparece com a carrinha em casa, estava eu a achar fruta a mais, começo a ler e....[8b]:sh)

Segundo o homem dos pneus está-se a vender muito este. Cris€.
Antes teve uns Nexen que eram muito bem vistos pelos taxistas, pneus que duravam bastante (por serem duros), aliado ao facto da Focus Tddi, comer que nem uma maluca os pneus do eixo dianteiro (pesada). Aliás duraram um monte de tempo, foram trocados não pelo desgaste, que já era bastante, mas sim porque começaram a ficar ovalizados, obrigado estradas portuguesas. Mudou-se tudo, (amortecedores) e os fantásticos Nankang!![:D]

Eu tenho essa medida averbada no Astra e por acaso já fui ver preços. Agora tenho Goodyear EfficientGrip Performance em 195/60 r15, que na medida em questão ficavam a praticamente 100€ face a 69€/pneu com tudo na medida que tenho. No entanto, baixando um bocado a fasquia para uns nexen su1, su4 ou hd plus pago 59€ com tudo ou por uns falken 914 por 75€/pneu com tudo. São um pouco piores que os Goodyear, mas ficam +/- nos mesmos valores e numa medida mais chata. Se não metesse estes 2, não mudava de medida, porque o resto ou é muito mais caro ou não é grande coisa (nankang, ling long, etc)

Chegou mais uma vez a complicada tarefa de selecionar uns pneus 225/50 R17 para o Peugeot 3008.
De origem vinha com Michelin Primacy HP que duraram 50.000 km e depois meti uns Primacy3 que têm 42.000 mas estão "nas lonas".
Em termos de comportamento em molhado os P3 são bem melhores, curiosamente o único susto que apanhei foi em paralelo seco mas muito quente em que derraparam longamente numa travagem mesmo como ABS em ação.
Em termos de consumos,ao contrário do que indica a "etiqueta de eficiência" os HP eram mais poupados.

Neste momento estou inclinado para experimentar pneus de uma linha abaixo dos "Premium", sendo que para além de comportamento aceitável em molhado procuro boa durabilidade e eficiência de consumos.
Da minha pesquisa tenho como alternativas (já com custos de montagem):

HANKOOK V12 K120- €130,00 (com direito a um cartão de crédito de €60,00 para 4 pneus)
KUMHO KU39 - €110,00
BARUM BRAVURIS 2 - €98,00
MABOR SPORT JET 3 - €108,00
NEXEN N FERA SU1 - €100,00

Das críticas que li, os hankook e Kumho têm elevado desgaste, ou seja no 3008 devem aguentar 20.000 km...
Quanto aos Mabor há pouca informação (nem testes nem opiniões).
Dos NEXEN encontra-se opiniões consistentes a indicar serem uma boa opção.

O que me podem aconselhar dentro destas alternativas? Há mais marcas/modelos que deva considerar?

Chegou mais uma vez a complicada tarefa de selecionar uns pneus 225/50 R17 para o Peugeot 3008.
De origem vinha com Michelin Primacy HP que duraram 50.000 km e depois meti uns Primacy3 que têm 42.000 mas estão "nas lonas".
Em termos de comportamento em molhado os P3 são bem melhores, curiosamente o único susto que apanhei foi em paralelo seco mas muito quente em que derraparam longamente numa travagem mesmo como ABS em ação.
Em termos de consumos,ao contrário do que indica a "etiqueta de eficiência" os HP eram mais poupados.

Neste momento estou inclinado para experimentar pneus de uma linha abaixo dos "Premium", sendo que para além de comportamento aceitável em molhado procuro boa durabilidade e eficiência de consumos.

HANKOOK V12 K120- €130,00 (com direito a um cartão de crédito de €60,00 para 4 pneus)
KUMHO KU39 - €110,00

Das críticas que li, os hankook e Kumho têm elevado desgaste, ou seja no 3008 devem aguentar 20.000 km...

O que me podem aconselhar dentro destas alternativas? Há mais marcas/modelos que deva considerar?

Nexen desses ou falken 914. Se conseguires vê Continental, Goodyear e Dunlop, mais que não seja para comparar.

Está na altura de mudar pneus, pelo que venho pedir a vossa ajuda. Na medida 215/40/ R17, para um SEAT Ibiza 1.6 TDI de 90 cv, 2010, o que aconselham em termos de segurança e durabilidade/preço? Convém que agarrem bem em chuva... Neste momento, atrás tem uns Hankook Ventusa V12. Acham que podem voltar a ser opção?

Greetings!

Dessa lista metia os Mabor Sportjet 3.
Compram-se em conta na Xarepa ou na Feuvert.
Em lojas de 'rua' são sempre mais caros que Yokohama e similares.

São exactamente iguais aos Barum Bravuris 3HM. O HM significa high milage.

http://www.tyrereviews.co.uk/Tyre/Barum/Bravuris-3HM.htm
Duram sem compremeter em segurança.

Até agora toda a gente aqui no fórum tem gostado deles.
Eu tenho os Mabor Sportjet 2 (205/55R16) e são bons.
São fabricados nas fábricas da Continental. Muitas vezes até dizem Made in Germany.

mabor.jpg

As 3 marcas Koreanas indicadas não vão durar tanto.
Sendo os Hankook os mais conceituados.

Os Barum 2 já são antigos.

Cumprimentos

KUMHO KU39 - €110,00

Última edição:
O meu fiat 500 vem com os Goodyear e estou a gostar bastante. Apesar de achar o carro leve (estava habituada a um punto), noto que os pneus são muito aderentes e até em chuva são mesmo muito bons. Penso que são os efficient grip mas depois tento confirmar.

KUMHO KU39 - €110,00

Olá colega "Peugeotista" [:cool:]

Acabei de comprar 2 na mesma medida para o meu 607. Se recuares umas páginas, poderás inclusive assistir a uma interessante discussão acerca dos pneus que coloquei - precisamente os Nexen N'Fera SU 1. [:D]. Ficaram-me a 90 € a unidade, tudo incluído. Feedback ainda não posso dar, pois andei pouco com eles (uns 300-400 km) e apenas troquei atrás. Assim que possível vou colocar também à frente, mas até aí já deverás ter a tua escolha feita. Posso no entanto dizer que 2.ª feira fui a Lisboa parcialmente com tempo de "temporal" (alturas com bastante chuva, incluindo na A1) e correu tudo bem, mas habitualmente também sou cuidadoso à chuva. No entanto, ultrapassei a maioria dos carros que iam na A1, embora eu nunca tenha passado dos 120-130.

Boas.

Alguém com feedback dos Michelin Pilot Sport 3?

Tenho-os montados num DS5 com a medida 235/45R18 e são muito bons. Pouco ruidosos, muita aderência e progressividade. Puxei por eles recentemente numa ida à serra da Estrela em que fiz Covilhã-Seia via N230 e N231 a um ritmo bastante acelerado que os deixou com marcas bem visíveis.

Sinceramente nunca percebi porque é que algumas medidas tão parecidas têm uma disparidade de preços enorme.

Existe alguma característica técnica que justifique isso ou é apenas uma questão de interesse por parte dos fabricantes?

Não acredito na questão do "preço da borracha" porque há pneus que usam bem mais material e são bem mais baratos.

Única e exclusivamente pelo factor comercial: maior volume de produção = custo mais baixo; menor volume de produção = preço mais elevado.

Um dos casos limite deste cenário, é ter um carro, que seja "pioneiro" no uso de uma medida... e estar limitado aos pneus que são fabricados para equipar de fábrica.

Lembro-me do Jeep Wrangler, há uns anos, ter apenas como fabricante, para a medida que usava, a Goodyear... e não se conseguirem pneus, para substituição, por exemplo...

Julgo que foram os SUV da Dodge na gama R/T que também tinham uma medida exótica que apenas existia em 3 ou 4 marcas.

Nessas situações a colocação de pneus torna-se crítica.

Eu aprendi com o Ford e na compra da minha Mazda 5 fiquei todo contente quando vi lá a bela da jante 16 com os seus 205/55R16. A única alternativa aceite pela Mazda é a 205/50R17 e aí o preço upa upa.

Voltar
Superior