Bem. Tenho de meter dois pneus no Ibiza e estou na dúvida entre três opções:
Medida 175/70 r13
1. Mabor STRETJET 2: 42,95€
2. Debica PASSIO 2: 35,00€
3. Firestone MULTIHAWK 2: 44,95€
4. Continental ECO CONTACT 3: 48,95 €
5. Good Year EFFIGRIP COMPACT: 48,95 €
Os debica estão me a chamar a atenção pois o preço é muto atrativo. Mas não sei se compensará o investimento nos Mabor ou nas alternativas mais caras:
Se podes dar mais algum eu olhava para os que fossem melhore sem chuva. Daí tens os Goodyear, mas nessa medida já vi no toopeneus.com equivalentes a esse para, se quiseres, pedires orçamento: Vredestein T-Trac 2, Kumho KH17, Dunlop SP StreetResponse 2 e Uniroyal RainExpert 3.
Estes são equivalentes aos Goodyear em molhado e depois vão obviamente variar em preço e durabilidade. Eu punha os Continental, Dunlop ou Goodyear, até porque 6€ por pneu, para algo que dura alguns anos, não é nada. Se tivesse pouco dinheiro, punha os os restantes que te disse, sendo que penso que os Uniroyal e os Vredestein sejam melhores que os Kumho, pelo que já li de reviews.
Para mim é melhor apostares nos mais seguros possivel, até porque, pela diferença de preço não me parece que justifique ires para pneus de segunda linha. Há medidas que por exemplo Goodyear VS Kumho têm uma diferença de 30-40€ por pneu, aí tudo bem, já faz muita diferença, agora 6€...
Nota de experiência: esses Firestone, se chove muito, anda a 20km/h, porque num fiesta que tive no inverno sacava alguns drifts sem querer e uma vez quase que mandei o carro com os porcos. Foi o único quase despiste que tive (lá tive mãozinhas e muita sorte) e estava a andar a 30km/h com chuva torrencial, mas daí em diante Firestone não obrigado. Lembra-te que é a única coisa que têm contacto com a estrada e por muito cuidado que tenhas, podes ficar numa situação complicada de um momento para o outro.
Investir em pneus é o que mais compensa gastar num carro, seguido de travagem. Isto para mim é um facto.