Tópico dos Pneus

Pessoal que conheça os Bridgestone B250 e os Turanza T001, pode-me dizer quais são as grandes diferenças? Preciso de trocar dois pneus. O meu carro de origem trouxe os B250. Fizeram muitos kms, portanto nesse departamento, satisfação máxima. Pela etiqueta energética vejo que os Turanza fazem um pouco menos de ruído e gastam menos combustível. Serão um pneu mais duro? É que o conforto é uma prioridade. A medida em causa é 195/55 R15.

Last edited:
Estive a ver preços online e colocando mais 10€ por pneu para montagem acabam por ficar mais caros que os kumho alem de eu estar mesmo a precisar de os montar no carro e comprando online ainda demora um pouco a vir.

Relativamente a rodagem tinha um pneu da frente ligeiramente lascado devido a ter dado um beijo a um passeio e preferi gasta-los o mais rapido possivel( sendo que nao era preciso ser tao rapido) para trocar.

Como referi acima nao troquei provavelmente aguentariam mais alguns kms

Sim eu sei que não compensa, disse-te porque ficas com mais umas ideias sobre algumas hipóteses. Faz o que te disse de pedir orçamento dos pneus que te disse, são do melhor que podes meter nessa medida.

Tenho 2 desses Goodyear atrás, no dia a seguir à montagem notei barulho de rolamento um pouco alto, mas deixou de fazer, nao sei se era dos pneus ou não :sh)

E tenho 2 RainExpert3 à frente, acho as laterais demasiado moles e parece que o pneu está sempre com baixa pressão apesar de meter a recomendada. Meti uma vez 2.3 Bar e notei diferença na direção, nesse mesmo dia chiaram numa curva bem apertada daquele alcatrão que mais parece betão. Acho que pelas paredes serem demasiado moles dá um certo feeling que derrapam em algumas curvas, mas vai sempre agarrado. Na chuva inspiram-me muita confiança, nada a apontar nesse departamento.

Saltei os Mabor porque não encontrei muita informação, a maioria é sobre os SportJet.

E esclareço já que não percebo nada disto [kiss]

Já agora pergunto se meter tanta pressão para "contrariar" as paredes moles estraga o pneu? Riscos de rebentamento, e especialmente nos buracos? Já li que o desgaste não será tão uniforme por todo o pneu

Os pneus só atingem as caracteristicas ideais após cerca de 500km de andarem num veículo. Eu por acaso tinha uns Westlake e a partir dos 50km/h começava a ouvir barulho de rolamento. Esta semana troquei o par por outros Goodyear e deixou de fazer (podiam ser dos pneus ou dos rolamentos da roda, aparentemente foi dos pneus, que também já tinham 7 anos em cima) mas ainda não rolei 500km com eles. Mas aparentam ser silenciosos, pelo menos a nível de rolamento são melhores. Se não continuou a fazer, até podiam ser dos pneus que ainda não estavam no seu melhor como te disse. Se continua-se podiam ser os pneus ou rolamentos de roda.

Depois os goodyear efficientgrip performance vs normais são um bocado diferentes ainda, não só na etiqueta mas também nas reviews que tenho lido.

Boa noite,

Tenho um GPunto de 2010 com 45 mil Km que está com os pneus de origem, uns Continental Eco Contact3. A altura do rasto ainda está boa. O motor não tem força para os gastar e travo muito pouco (as pastilhas estão a menos de meio uso). Apesar de dormir em garagem, os pneus estão ressequidos e com o piso molhado são um perigo. No arranque patina com facilidade e liga o ABS facilmente, também.
Além disso devem estar rijos porque a direcção transmite mais vibrações e está desagradável ir com as mãos no volante.

Por isso, queria colocar pneus novos e queria que fossem macios e que tivessem tanta aderência em piso molhado quanto possível. Faço poucos quilómetros pelo que não interessa se se gastam muito e o preço também não é importante.

Tinha pensado nos continental premium contact 5 para fugir das gamas ecológicas.

O que é que me aconselham na medida 185/65R15?

Muito obrigado!
Eu aconselho os continental Premium Contact 5, coloquei essa medida no carro da minha mulher recentemente e estou a gostar bastante do comportamento/conforto. Tinha uns Michelin em fim de vida que estavam também ressequidos porque já tinham 6 anos e cerca de 60.000km.

O Premium Contact 5 tem ganho bastantes comparativos, tanto na imprensa especializada alemã como na Proteste. Segundo eles e comparando com os concorrentes (Michelin, Goodyear, Dunlop e Bridgtone), são dos que aguentam mais em duração em termos de Km, tendo excelentes características de aderência em piso molhado e seco.

Last edited:
Na sequência da minha recente e polémica escolha de pneus, “prometi” que vinha aqui deixar mais detalhes do teste que eu li e que acabou por contribuir decisivamente para a compra (embora não fosse o factor exclusivo).

Como introdução, alguma luz sobre a metodologia de testes, que rapidamente torna evidente que não se trata de uma simples “review” ou impressão de condução obtida em condições limitadas e sem um verdadeiro termo de comparação, já que foram literalmente dezenas de marcas diferentes testadas e todas no mesmo local e sob as mesmas condições. Só por aí…

Assim, os factores analisados passam não só pelo comportamento dinâmico com os pneus montados mas pelo teste de alta velocidade, a medição da resistência ao rolamento, um teste de atrito para calcular a duração esperada do pneu. Para tal, cada um teve que percorrer nada menos que 10.000 km (!), e isto realizado pior engenheiros independentes do DEKRA.

Para garantir a transparência do teste, que é ponto de honra da Auto Bild, a editora Axel Springer (que detém a revista) disponibiliza um link específico onde a sua política a este nível é explicada detalhadamente.

De seguida os capítulos individuais:

Travagem – que decidiu os 15 finalistas:

Travagem%201%20a%2030.jpg

Travagem%2031%20a%2050.jpg

Aquaplaning longitudinal e em curva:

Aquaplaning.jpg

Handling sobre molhado (km/h):

Handling%20molhado.jpg

Handling em seco:

Handling%20seco.jpg

Ruído exterior a 60 e a 80 km/h:

Ruiacutedo%2060%20e%2080%20km-h.jpg

Tempo em pista redonda:

tempo%20pista%20redonda.jpg

Resistência ao rolamento (em kg/tonelada):

resistecircncia%20rolamento.jpg

Durabilidade média esperada (com base num percurso de 10.000 km e posterior medição de desgaste a laser):

Durabilidade.jpg

Relação durabilidade/preço (€/1000 km):

Relaccedilatildeo%20durabilidade-preccedilo.jpg

(Segue-se a classificação geral detalhada...)

Last edited:
E aqui os quadros completos da classificação.

Explicação:

As notas seguem o esquema de classificação do ensino alemão:

1 = Muito bom
2 = Bom
3 = Satisfaz
4 = Suficiente
5 = Mau
6 = Muito mau

Capítulo I - comportamento em molhado (40% da nota global):

- Aquaplaning longitudinal
- Aquaplaning em curva
- Handling
- Curso redondo (simulação de rotunda)
- Travagem

Capítulo II - comportamento em seco (40% da nota global):

- Handling
- Travagem
- Conforto de suspensão/rolamento
- Ruído exterior de passagem

Capítulo III - custos (20% da nota global):

- Durabilidade
- Relação preço/durabilidade
- Resistência ao rolamento

Classificação geral (1.º ao 7.º):

Quadro%20geral%201.jpg

Classificação geral (8.º ao 15.º):

Quadro%20geral%202.jpg

A acrescentar a tudo isto, mais algumas notas:

Quem está por trás dos pneus de marca branca?

Até os experientes ensaiadores de pneus ficam por vezes espantados com a enorme variedade de marcas e produtos. Mas quem está final por trás de nomes como Atlas ou Point S? Pode-se verificar no site www.harriger.com/tires.htm, onde são decifrados os códigos dos fabricantes. Por exemplo, o pneu Point S com código 6G revela a Continental e a sua fábrica de Timisoara, na Roménia. O surpreendente Atlas, por sua vez, foi produzido na China pela Linglong, marca que nunca teve bons resultados nos testes da Auto Bild.
O código que revela o construtor e o local de produção situa-se após a sigla “DOT”:

fabricante.jpg

Conclusão:

A diferença entre sucesso e insucesso define-se em poucos centímetros. Os pneus Point S (marca da cadeia com o mesmo nome), General (marca de 3.ª linha da Continental) e o low cost da Atlas (feito na China) conseguem imiscuir-se surpreendentemente no grupo de topo. Com a classificação geral de “Bom” conseguem até afirmar-se contra marcas de qualidade mais caras.
Assim se confirma a tendência para a diminuição cada vez maior do fosso para as marcas de topo. A primeira escolha em termos de segurança, dinâmica e economia são os pneus da Michelin, Pirelli, Continental, Fulda e Goodyear.

Ainda para acrescentar: os 4 primeiros tiveram a classificação de "Exemplar", do 5.º ao 11.º tiveram classificação de "Bom" e do 12.º ao 15.º tiveram "Aconselhável, mas com restrições".

Eu aconselho os continental Premium Contact 5, coloquei essa medida no carro da minha mulher recentemente e estou a gostar bastante do comportamento/conforto. Tinha uns Michelin em fim de vida que estavam também ressequidos porque já tinham 6 anos e cerca de 60.000km.

O Premium Contact 5 tem ganho bastantes comparativos, tanto na imprensa especializada alemã como na Proteste. Segundo eles e comparando com os concorrentes (Michelin, Goodyear, Dunlop e Bridgtone), são dos que aguentam mais em duração em termos de Km, tendo excelentes características de aderência em piso molhado e seco.

Curioso que o meu pai está super insatisfeito com esses pneus. Fizeram-lhe um pouco mais de 15mil km e duraram 1 ano. Vai voltar ao modelo que veio de origem pois esses duraram-lhe muito mais. A medida em causa é 195/65 R15.

E pessoal, preciso de ajuda com o post que coloquei um pouco mais acima.[kiss]

Mais um voto nos Mabor, o meu irmão pôs no Storia dele e está contente.

Podes meter Mabor SJ2 à confiança. São os que tenho no meu e casam muito bem com o carro.

(Não correu tão bem quando experimentei medidas maiores noutro carro)

Não havia Mabor nem Debica.

Tenho sempre uma sorte... Sempre quis experimentar Mabor, mas quando vou para os meter, nunca há :(

Levou uns Goodyear EfficientGrip 165/65R14.

50€ cada pneu = 200€ (válvula e montagem incluídas).

Last edited:
Ando a procura de pneus para substituir os Yokohama C.Drive que tenho no meu Fiesta. Vi os Goodyear Efficient Grip Performance e gostei das classificações dele. O que me aconselham igual ou melhor na medida 195/50 R15?

Obrigado!

Ando a procura de pneus para substituir os Yokohama C.Drive que tenho no meu Fiesta. Vi os Goodyear Efficient Grip Performance e gostei das classificações dele. O que me aconselham igual ou melhor na medida 195/50 R15?

Obrigado!

O melhor pneu que deves conseguir nesta medida: Michelin Pilot Sport 3

Na sequência da minha recente e polémica escolha de pneus, “prometi” que vinha aqui deixar mais detalhes do teste que eu li e que acabou por contribuir decisivamente para a compra (embora não fosse o factor exclusivo).

Como introdução, alguma luz sobre a metodologia de testes, que rapidamente torna evidente que não se trata de uma simples “review” ou impressão de condução obtida em condições limitadas e sem um verdadeiro termo de comparação, já que foram literalmente dezenas de marcas diferentes testadas e todas no mesmo local e sob as mesmas condições. Só por aí…

Assim, os factores analisados passam não só pelo comportamento dinâmico com os pneus montados mas pelo teste de alta velocidade, a medição da resistência ao rolamento, um teste de atrito para calcular a duração esperada do pneu. Para tal, cada um teve que percorrer nada menos que 10.000 km (!), e isto realizado pior engenheiros independentes do DEKRA.

Para garantir a transparência do teste, que é ponto de honra da Auto Bild, a editora Axel Springer (que detém a revista) disponibiliza um link específico onde a sua política a este nível é explicada detalhadamente.

De seguida os capítulos individuais:

Travagem – que decidiu os 15 finalistas:

Travagem%201%20a%2030.jpg

Travagem%2031%20a%2050.jpg

Aquaplaning longitudinal e em curva:

Aquaplaning.jpg

Handling sobre molhado (km/h):

Handling%20molhado.jpg

Handling em seco:

Handling%20seco.jpg

Ruído exterior a 60 e a 80 km/h:

Ruiacutedo%2060%20e%2080%20km-h.jpg

Tempo em pista redonda:

tempo%20pista%20redonda.jpg

Resistência ao rolamento (em kg/tonelada):

resistecircncia%20rolamento.jpg

Durabilidade média esperada (com base num percurso de 10.000 km e posterior medição de desgaste a laser):

Durabilidade.jpg

Relação durabilidade/preço (€/1000 km):

Relaccedilatildeo%20durabilidade-preccedilo.jpg

(Segue-se a classificação geral detalhada...)

Esse teste até está bem porreiro e têm alguns dos pneus que tinha pensado (já tenho, foram 4 Goodyear EFP). Mas deu para ver que
são bons e que compensam. Os Fulda é que parecem ser interessantes.

LinoMarques esse era o teste estava lá atrás, ou estou enganado?

Não consigo ter uma opinião tão abonatória desses pneus, com base nesse teste. Mas na vida real existem mais variáveis como a medida, as suspensões, tipo de condução, vias que percorremos... Basta ver o caso dos Kumho que deixam uns agradados e outros (como eu) que não os querem nem dados.

Sim, penso que é o mesmo teste. E sim, é verdade que uns pneus harmonizam melhor com uns tipos de carros/chassis que outros, pelo que a classificação é sempre algo relativa. No caso, os testes foram efectuados numa carrinha BMW Série 3.

Back