Tópico dos Pneus

Viva!

Tenho um Renault Clio III 1.5 DCi Pack, e resolvi investir nuns pneus em condições porque fartei-me de andar a comprar pneus usados de 20€ e mudar a cada 3 meses lol.

Ora bem, comprei uns Mabor Sport Jet 3 para a medida do meu carro, ou seja 195/50/16.

Acontece que os consumos do carro aumentaram de uma forma ridícula, a autonomia tem descido bastante rápido desde antes de ontem (quando os coloquei)… Haverá algo que poderá estar a causar isto ou é mesmo os pneus que são de altos consumos? Percebo que estou muito mais seguro, mas os consumos estavam perfeitos que o carro era imenso poupadinho lol...

Viva!

Tenho um Renault Clio III 1.5 DCi Pack, e resolvi investir nuns pneus em condições porque fartei-me de andar a comprar pneus usados de 20€ e mudar a cada 3 meses lol.

Ora bem, comprei uns Mabor Sport Jet 3 para a medida do meu carro, ou seja 195/50/16.

Acontece que os consumos do carro aumentaram de uma forma ridícula, a autonomia tem descido bastante rápido desde antes de ontem (quando os coloquei)… Haverá algo que poderá estar a causar isto ou é mesmo os pneus que são de altos consumos? Percebo que estou muito mais seguro, mas os consumos estavam perfeitos que o carro era imenso poupadinho lol...

Os pneus, em condições normais, têm relativamente pouca influência no consumo, sobretudo quando analisando períodos curtos (3 dias não é nada, faz o registo correcto dos consumos durante 3 meses antes e depois da troca dos pneus, e aí sim poderá tirar-se alguma conclusão).

De qualquer maneira, verifica que os pneus estão com a pressão correcta, é uma das maiores influências no que toca ao binómio consumos-pneus.

Não te terão vendido gasolina adulterada? Com a falta de gasolina dos últimos dias...

Viva!

Acredito que os pneus possam causar uma ligeira diferença nos consumos mas nada que faça grande alteração.

Os pneus, em condições normais, têm relativamente pouca influência no consumo, sobretudo quando analisando períodos curtos (3 dias não é nada, faz o registo correcto dos consumos durante 3 meses antes e depois da troca dos pneus, e aí sim poderá tirar-se alguma conclusão).

De qualquer maneira, verifica que os pneus estão com a pressão correcta, é uma das maiores influências no que toca ao binómio consumos-pneus.

Não te terão vendido gasolina adulterada? Com a falta de gasolina dos últimos dias...

Relativamente à pressão, eu encho sempre com 2.4 porque faço bastante autoestrada e neste caso não me preocupei porque na oficina onde me instalaram os pneus encheram e "confiei". Os de trás são diferentes (de outra marca, DUNLOP), mas obviamente que as dimensões são as mesmas, não me parece que tenham influência…

Quanto à gasolina (no meu caso gasóleo) não coloquei nada no carro nos últimos dias, já tinha atestado o carro a semana passada no fim de semana portanto isso não poderá ser… Os consumos ficaram ridículos desde que instalei os pneus novos, algo não está bem...

Relativamente à pressão, eu encho sempre com 2.4 porque faço bastante autoestrada e neste caso não me preocupei porque na oficina onde me instalaram os pneus encheram e "confiei". Os de trás são diferentes (de outra marca, DUNLOP), mas obviamente que as dimensões são as mesmas, não me parece que tenham influência…

Quanto à gasolina (no meu caso gasóleo) não coloquei nada no carro nos últimos dias, já tinha atestado o carro a semana passada no fim de semana portanto isso não poderá ser… Os consumos ficaram ridículos desde que instalei os pneus novos, algo não está bem...
Não confies, vai ver a pressão dos mesmos independentemente de isso ir ou não influenciar os consumos como te queixas

Mas qual a necessidade de andar constantemente a recomendar essa chinesada de m...?
Estás enganado se achas isso pois tem bom feedback por parte de users aqui do fórum e se pesquisares reviews na internet também poderás ficar ilucidado. Ja usei no passado Linglong hp010 e fizeram 55000km no eixo da frente. No corsa c tenho ainda 4 Linglong hp010 e tem sido bons sem qualquer susto. Actualmente os pneus chineses são melhores do que pensas. No meu carro já comprei 2 gremax cf19 mas ainda estou a espera que venham dias de bastante chuva para os colocar. Há marcas chinesas boas que cumprem normas bem como fazem uso de tecnologia europeia.

Montei a semana passada nas quatro rodas Michelin PS4S. Em termos de feedback, e comparando com os anteriores Pirelli PZero MO, os consumos desceram cerca de 1l/100km em AE a velocidades a rondar os 150-160km/h. São sem dúvida mais confortáveis. E ontem que andei a apertar um pouco mais com o carro por umas nacionais fantásticas responderam exemplarmente em termos
de grip. Ver se para a semana os levo a pista.

Eu acabei por colocar 4 tigar UHP (= kormoran)

Primeiras impressões relativamente aos anteriores Falken
Positivos:
+Mais confortaveis
+Moles
+Grip no arranque em linha reta
+Melhor estabilidade em reta
+ Um preço fantástico (250euros com tudo incluido onde com pneus normais seria sempre acima do dobro)

Negativos
- mais ruidosos (num VE nota-se e muito)
- em piso molhado, ao curvar não se nota tanta confiança (parece que fogem ou pode ser apenas o pneu a dobrar pois tem paredes muito moles). De qualquer forma não quero abusar para já.
- pneus feios (aspecto muito rude...parece que o VE tornou-se num TT)

Daqui a algum tempo e quando me habituar e os pneus acamarem eu dou mais feedback.

Eu acabei por colocar 4 tigar UHP (= kormoran)

Primeiras impressões relativamente aos anteriores Falken
Positivos:
+Mais confortaveis
+Moles
+Grip no arranque em linha reta
+Melhor estabilidade em reta
+ Um preço fantástico (250euros com tudo incluido onde com pneus normais seria sempre acima do dobro)

Negativos
- mais ruidosos (num VE nota-se e muito)
- em piso molhado, ao curvar não se nota tanta confiança (parece que fogem ou pode ser apenas o pneu a dobrar pois tem paredes muito moles). De qualquer forma não quero abusar para já.
- pneus feios (aspecto muito rude...parece que o VE tornou-se num TT)

Daqui a algum tempo e quando me habituar e os pneus acamarem eu dou mais feedback.

Os Kormoran tem um bom preço, mas o motivo pelo qual eu não coloco esses é devido a esse feedback dado por um colega meu com um carro igual.

Não tenho, como disse, qualquer problema em comprar os mesmos, mas se houver melhor na mesma faixa de preço, não há como experimentar.

Outro dia disse que isso era pneu para, tipicamente, 100€ cada...

Ontem fui à Norauto comprar uma lâmpada (julgava eu que só tinha um stop fundido... afinal fui brindado com mais uma lâmpada de presença fundida!) e calhei a ver o anúncio: 225/45R17Y desde...

66€ cada! (talvez mais equilíbrio e montagem, isso já não esmiucei!)

https://www.norauto.pt/produto/pneu-norauto-prevensys-3-225-45-r17-91-y_20844.html

Olha amigo... o meu puto faz a vida dele depender dos Prevensys 2 e 3 há muitos anos e eu não consigo identificar problemas de maior... são muito jeitosos na chuva... se bem que para andar na água mais profunda seja melhor um barco!

Podem ser uma boa opção! [;)]

Não confies, vai ver a pressão dos mesmos independentemente de isso ir ou não influenciar os consumos como te queixas

Após verificar as pressões e tudo o resto o cenário mantém-se, os consumos estão horríveis, o ponteiro do combustível a baixar que é uma coisa doida e até a média do meu carro aumentou de 4.9 para 5.5 em 4 dias!! Algo definitivamente não está bem, e acredito que agora não me troquem os pneus por outros...

Após verificar as pressões e tudo o resto o cenário mantém-se, os consumos estão horríveis, o ponteiro do combustível a baixar que é uma coisa doida e até a média do meu carro aumentou de 4.9 para 5.5 em 4 dias!! Algo definitivamente não está bem, e acredito que agora não me troquem os pneus por outros...

Costumas atestar o carro? Como é que calculas os consumos?

Mas a média do teu carro que aumentou já vinha de trás e acrescentando estes 4 dias deu isso?
Ou a média é destes 4 dias, ou deste depósito, ou algo assim?
No 1º caso seria grave, pois se já levavas uma média de 4.4 com tipo 1000 ou mais km, e só com estes 4 dias te aumentasse isso, significaria que te estava a gastar imenso, tipo na ordem dos 10 ou assim (dependendo quantos km andaste)...
Agora se é o 2º caso (mais provável), meio litro aos 100 não é nada impossível caso tivesses pneus virados para a economia ou muito secos/duros antes, e agora tenhas pneus mais seguros e mais macios... Não esqueçamos que aumento de grip/segurança implica aumento de consumo.

Quando atestaste o carro de gasóleo na semana passada (antes da greve) foi na bomba do costume e na mesma mangueira ou foi noutra bomba?

Além disso é o mesmo tipo de gasóleo que utilizavas (simples/aditivado) ou por exemplo antes utilizavas aditivado e agora meteste simples?

Acredito que possas ter algum problema que te influencia os consumos, mas não me acredito que esteja nos pneus.

No meu Astra já tenho quase 400 mil kms rodados por mim e com várias marcas de pneus colocadas, as ultimas duas montadas à frente foi Mabor e não notei diferenças significativas.

Costumas atestar o carro? Como é que calculas os consumos?

Quando é necessário atesto, e calculo pela média do carro e autonomia que sempre foi bastante eficaz sem oscilações de resultados.. E claro pelo ponteiro do carro que dá para ver quando desce mais rápido lol

Mas a média do teu carro que aumentou já vinha de trás e acrescentando estes 4 dias deu isso?
Ou a média é destes 4 dias, ou deste depósito, ou algo assim?
No 1º caso seria grave, pois se já levavas uma média de 4.4 com tipo 1000 ou mais km, e só com estes 4 dias te aumentasse isso, significaria que te estava a gastar imenso, tipo na ordem dos 10 ou assim (dependendo quantos km andaste)...
Agora se é o 2º caso (mais provável), meio litro aos 100 não é nada impossível caso tivesses pneus virados para a economia ou muito secos/duros antes, e agora tenhas pneus mais seguros e mais macios... Não esqueçamos que aumento de grip/segurança implica aumento de consumo.

A média aumentou desde terça (quando os apliquei), e claro verifiquei logo na autonomia do carro a descer a pique, coisa que não fazia antes... Tudo começou a acontecer desde a mudança dos pneus.

Pois, como paguei 80€ por cada pneu (medidas 195/50/16), não me importo de escolher outros igualmente com qualidade mas que os consumos sejam bem mais simpáticos de forma a manter tudo equilibrado, nem que tenha que pagar um pouco mais se me aceitarem a troca dos pneus...

Quando atestaste o carro de gasóleo na semana passada (antes da greve) foi na bomba do costume e na mesma mangueira ou foi noutra bomba?

Além disso é o mesmo tipo de gasóleo que utilizavas (simples/aditivado) ou por exemplo antes utilizavas aditivado e agora meteste simples?

Acredito que possas ter algum problema que te influencia os consumos, mas não me acredito que esteja nos pneus.

No meu Astra já tenho quase 400 mil kms rodados por mim e com várias marcas de pneus colocadas, as ultimas duas montadas à frente foi Mabor e não notei diferenças significativas.

Foi na bomba do costume, Galp Evologic. Como disse, isto só começou a acontecer aquando a mudança dos pneus... E se há coisa que prezo (e necessito) muito é de um carro económico, coisa que o meu sempre foi e deixou de o ser dum momento para o outro, tenho que o resolver trocando os pneus porque é demasiada coincidência ter sido a partir do dia que os mudei que isto começou.

A média aumentou desde terça (quando os apliquei), e claro verifiquei logo na autonomia do carro a descer a pique, coisa que não fazia antes... Tudo começou a acontecer desde a mudança dos pneus.

Pois, como paguei 80€ por cada pneu (medidas 195/50/16), não me importo de escolher outros igualmente com qualidade mas que os consumos sejam bem mais simpáticos de forma a manter tudo equilibrado, nem que tenha que pagar um pouco mais se me aceitarem a troca dos pneus...

... tenho que o resolver trocando os pneus porque é demasiada coincidência ter sido a partir do dia que os mudei que isto começou.

Metes-te 2 ou 4? se foram 2 podes trocar os da frente com os de trás.

Já confirmas-te nos pneus se é mesmo a medida correcta?

Como te já disse acho isso estranho, é a segunda vez que meto Mabor e não noto diferença nos consumos, e olha que controlo isso sempre uma vez que atesto sempre o depósito.

Quando é necessário atesto, e calculo pela média do carro e autonomia que sempre foi bastante eficaz sem oscilações de resultados.. E claro pelo ponteiro do carro que dá para ver quando desce mais rápido lol

Não percebi nada.

Volto a perguntar, quando o carro está na reserva atestas sempre o tanque ou metes 20€ de cada vez?

Calculas sempre os consumos a unha ou por uma App? É que pelo computador de bordo ou pela aritmética de ver o ponteiro a descer não é a maneira mais correcta de calcular os consumos.

Outra coisa que me ocorre é que como usavas pneus já em fim de vida, é possível provocassem muito menos atrito na estrada do que uns novos.

Mas também não é uma aumento de consumo que preocupe muito.

Metes-te 2 ou 4? se foram 2 podes trocar os da frente com os de trás.

Já confirmas-te nos pneus se é mesmo a medida correcta?

Como te já disse acho isso estranho, é a segunda vez que meto Mabor e não noto diferença nos consumos, e olha que controlo isso sempre uma vez que atesto sempre o depósito.

Foram dois sim, visto que os de trás ainda estão bons, são uns Dunlop Sport Response salvo erro.. E sim a medida é a correcta.

Eu também achei estranho, mas a verdade é que é o que está a acontecer, tenho o carro neste momento a torrar-me combustível fora do normal, e isso afirmo a 100% que foi desde o momento da troca de pneus.

Back