Tópico dos Pneus

Os Ps4s são um pneu " velho", é expectável que os SC7 nivelem por cima.

O tema que me preocupa é a durabilidade, os SC6 eram excelentes mas a durabilidade era uma anedota.

No rácio grip/durabilidade a Michelin ainda joga noutra liga, e isto também é verdade para o grip que mantêm até aos limitadores, o drop é mais evidente e mais cedo nos outros.

Se já usaste PSS, o maior upgrade dos PS4S é no grip em molhado. Salto considerável.

Os Ps4s são um pneu " velho", é expectável que os SC7 nivelem por cima.

O tema que me preocupa é a durabilidade, os SC6 eram excelentes mas a durabilidade era uma anedota.

No rácio grip/durabilidade a Michelin ainda joga noutra liga, e isto também é verdade para o grip que mantêm até aos limitadores, o drop é mais evidente e mais cedo nos outros.

Se já usaste PSS, o maior upgrade dos PS4S é no grip em molhado. Salto considerável.

"No rácio grip/durabilidade a Michelin ainda joga noutra liga" aqui é que, julgo eu, ser a grande diferença para os continenetal.

Não me espanta nada que os michelin façam mais uns 10 a mil km a mais

Os Ps4s são um pneu " velho", é expectável que os SC7 nivelem por cima.<br>
<br>
O tema que me preocupa é a durabilidade, os SC6 eram excelentes mas a durabilidade era uma anedota.<br>
<br>
No rácio grip/durabilidade a Michelin ainda joga noutra liga, e isto também é verdade para o grip que mantêm até aos limitadores, o drop é mais evidente e mais cedo nos outros.<br>
<br>
<br><br><span style="color: rgb(51, 51, 51); background-color: rgb(250, 250, 250);">"No rácio grip/durabilidade a Michelin ainda joga noutra liga" aqui é que, julgo eu, ser a grande diferença para os continenetal.<br><br></span>Não me espanta nada que os michelin façam mais uns 10 a mil km a mais<br>
<br>

Tenho curiosidade em perceber o que é que "melhor" quer dizer. Fazer 30.000km com performance absurda a partir de 0 graus, com grip infinito à chuva... nao chega? Ser mais rapido 0,1s por km a seco,... who cares.

O problema dos SC sempre foi a durabilidade.

E depois cada pneu tem as suas caracteristicas, que ou se adaptam ao carro ou nao. Eu no meu carro prefiro PSS a PS4S, mesmo que os PS4S tenham mais grip.

Tenho curiosidade em perceber o que é que "melhor" quer dizer. Fazer 30.000km com performance absurda a partir de 0 graus, com grip infinito à chuva... nao chega? Ser mais rapido 0,1s por km a seco,... who cares.

O problema dos SC sempre foi a durabilidade.

E depois cada pneu tem as suas caracteristicas, que ou se adaptam ao carro ou nao. Eu no meu carro prefiro PSS a PS4S, mesmo que os PS4S tenham mais grip.

Claro que isso do melhor é algo extremamente relativo!

Daí haverem testes com métricas objetivas, e mesmo aí há o fator carro e até mesmo o próprio piloto que fez os testes.

No mundo real há sempre um compromisso, aliás até na F1 tens compromissos com os vários compostos portanto.

Mesmo sem experimentar até sei porque preferes os PSS. Porque têm um turn in mais sharp e porque têm o *. Foram afinados para esse M2!

Mas os PS4S são melhores sobretudo em molhado, zero novidades aqui.

Nunca testei PS4S, mas tenho experiência com PS4 e são bons. No início em novos achava o turn in pior que por exemplo os SC3.

Mas depois de uns kms em cima fiquei bastante satisfeito com os PS4! Não sei quantos kms fariam porque vendi o carro onde estavam montados, mas estavam novos com ~7k km em cima, mesmo no eixo frontal (FWD com 140cv/320nm) e com algum aço.

Vêm de fábrica com mais mm de piso que os pneus Continental também...

Sobre os SC3, são dos meus pneus favoritos de sempre. Do melhor que já testei. E são ótimos desde o km 0!

Duraram 60k km a rodar entre eixos a meio. Mas honestamente os últimos 5k km já foram a esticar, devia ter trocado aos 55k km.

E isto teve AE e teve alguns puxos.

SC5 tenho experiência só em versão RFT. O primeiro set que fiz desde novos duraram 45k km (tb a rodar a meio), mas tendo em conta que estávamos em junho de 2020 acho que tinham chegado aos ~50k km, só que num dos da frente apareceu uma bolha e antecipei a troca do set.

Os atuais (outro set de SC5 RFT) devem durar talvez 40k km a este ritmo. Mas este set quase só fez estrada (muita AE), alguns puxos e até brincadeiras onde os do eixo traseiro sofrem muito.

Mas sim, a durabilidade é e sempre foi o grando ponto fraco da gama SC no geral.

Agora eu pessoalmente adoro Sport Contact, lá está, opinião muito pessoal sem entrar em métricas objetivas.

Não estou a tentar convencer ninguém. Aliás pelo contrário, se quiserem durabilidade mantenham-se longe [:D]

Já agora e para enquadrar a profundidade do rasto...

[TD="colspan: 2"][h=2] Michelin Pilot Sport 4 S [/h][/TD]

[TD="width: 150px"]
x200-Michelin-Pilot-Sport-4-S.png
  • 255/35 R19 96Y
  • EU Label: C/A/71
  • Weight: 11.72kgs
  • Tread: 7.5mm

[/TD]

[TD="colspan: 2"][h=2] Continental SportContact 7 [/h][/TD]

[TD="width: 150px"]
x200-Continental-SportContact-7.png
  • 255/35 R19 96Y
  • EU Label: D/A/72
  • Weight: 10.49kgs
  • Tread: 7.4mm
[/TD]

Claro que isso do melhor é algo extremamente relativo!

Daí haverem testes com métricas objetivas, e mesmo aí há o fator carro e até mesmo o próprio piloto que fez os testes.

No mundo real há sempre um compromisso, aliás até na F1 tens compromissos com os vários compostos portanto.

Mesmo sem experimentar até sei porque preferes os PSS. Porque têm um turn in mais sharp e porque têm o *. Foram afinados para esse M2!

Mas os PS4S são melhores sobretudo em molhado, zero novidades aqui.

Nunca testei PS4S, mas tenho experiência com PS4 e são bons. No início em novos achava o turn in pior que por exemplo os SC3.

Mas depois de uns kms em cima fiquei bastante satisfeito com os PS4! Não sei quantos kms fariam porque vendi o carro onde estavam montados, mas estavam novos com ~7k km em cima, mesmo no eixo frontal (FWD com 140cv/320nm) e com algum aço.

Vêm de fábrica com mais mm de piso que os pneus Continental também...

Sobre os SC3, são dos meus pneus favoritos de sempre. Do melhor que já testei. E são ótimos desde o km 0!

Duraram 60k km a rodar entre eixos a meio. Mas honestamente os últimos 5k km já foram a esticar, devia ter trocado aos 55k km.

E isto teve AE e teve alguns puxos.

SC5 tenho experiência só em versão RFT. O primeiro set que fiz desde novos duraram 45k km (tb a rodar a meio), mas tendo em conta que estávamos em junho de 2020 acho que tinham chegado aos ~50k km, só que num dos da frente apareceu uma bolha e antecipei a troca do set.

Os atuais (outro set de SC5 RFT) devem durar talvez 40k km a este ritmo. Mas este set quase só fez estrada (muita AE), alguns puxos e até brincadeiras onde os do eixo traseiro sofrem muito.

Mas sim, a durabilidade é e sempre foi o grando ponto fraco da gama SC no geral.

Agora eu pessoalmente adoro Sport Contact, lá está, opinião muito pessoal sem entrar em métricas objetivas.

Não estou a tentar convencer ninguém. Aliás pelo contrário, se quiserem durabilidade mantenham-se longe [:D]
Confesso não ligar tanto à *. Prefiro PSS porque para um carro tail-happy é muito mais divertido. Perde grip de uma forma mais progressiva e menos repentina que os PS4S. Mas os PS4S não deixam de ser fenomenais, simplesmente não é o que eu procuro num M2. Num Cayman colocaria sempre PS4S por exemplo!

Num E92, F8x, C63s, etc - colocaria sempre PSS. Num G8x, num Audi RS, num Porsche, colocaria sempre PS4S. Se calhar sou eu que tenho um problema [:D]

Quanto aos SC3, por acaso considero um lixo, andei poucas centenas de km neles (havia no M2 OG) e epa, ao lado dos PSS pareciam pneus low cost! Vendi os 4 por 150EUR como novos...

Os PS4S sao drasticamente melhores que os PSS à chuva, mas eu gosto de ir aos trackdays à chuva de Cup2 (mesmo tendo umas jantes com PS4S em casa)... ok, admito, o problema é meu [:)]

Sei que não se enquadra bem no tópico, mas conhecem alguma casa que repare jantes em Lisboa? As jantes têm aqueles riscos normais dos contactos com os passeios, não são riscos profundos e não estão empenadas.

Já agora, se souberem o preço ainda melhor.

Já agora e para enquadrar a profundidade do rasto...

• 255/35 R19 96Y
  • EU Label: C/A/71
  • Weight: 11.72kgs
  • Tread: 7.5mm

[TD="colspan: 2"] Michelin Pilot Sport 4 S [/TD]

• 255/35 R19 96Y
  • EU Label: D/A/72
  • Weight: 10.49kgs
  • Tread: 7.4mm

[TD="colspan: 2"] Continental SportContact 7 [/TD]

Boa info!

Uso bastante esse site mas nunca tinha reparado na parte do peso dos pneus para cada medida (e até em versões RFT, que são mais pesados claro).

E também não sabia que tinha o rasto, mas isso não estou a encontrar...

Onde vem isso?

BTW, é bom saber que a Conti começa a acomapanhar a Michelin na profundidade do rasto, mesmo que eventualmente este SC7 continue a durar menos que a concorrência (a confirmar).

Confesso não ligar tanto à *. Prefiro PSS porque para um carro tail-happy é muito mais divertido. Perde grip de uma forma mais progressiva e menos repentina que os PS4S. Mas os PS4S não deixam de ser fenomenais, simplesmente não é o que eu procuro num M2. Num Cayman colocaria sempre PS4S por exemplo!

Num E92, F8x, C63s, etc - colocaria sempre PSS. Num G8x, num Audi RS, num Porsche, colocaria sempre PS4S. Se calhar sou eu que tenho um problema [:D]

Quanto aos SC3, por acaso considero um lixo, andei poucas centenas de km neles (havia no M2 OG) e epa, ao lado dos PSS pareciam pneus low cost! Vendi os 4 por 150EUR como novos...

Os PS4S sao drasticamente melhores que os PSS à chuva, mas eu gosto de ir aos trackdays à chuva de Cup2 (mesmo tendo umas jantes com PS4S em casa)... ok, admito, o problema é meu [:)]

Nem tudo é grip puro e duro, e além de fatores de diversão ter previsiblidade também é importante!

Gostava de perceber porque meterias PS4S em todos esses modelos, fiquei curioso.

Atenção que tenho bastante experiência com SC3 mas apenas no meu carro da altura, um Ibiza FR 6J. Naquelo carro te garanto que eram muito bons, pareciam ter cola!

E batiam aos pontos a porcaria dos Hankook V12 que tive durante umas duas semanas e mesmo os Potenza RE050A que até tinham bom comportamento em seco, mas em molhado eram fracos e eram rijos que nem cornos.

Nos SC3 tinha grip bom em seco e molhado e até me davam um melhor conforto de rolamento que os Potenza.

Noutros carros como M2s não faço ideia, mas seja como for provavelmente eram SC3*, não?

Sobre o BOLD, balls of steel [:D]

Sei que não se enquadra bem no tópico, mas conhecem alguma casa que repare jantes em Lisboa? As jantes têm aqueles riscos normais dos contactos com os passeios, não são riscos profundos e não estão empenadas.

Já agora, se souberem o preço ainda melhor.

Se alguém conseguir ajudar aqui também tenho curiosidade sobre isto, e também na AML já agora.

Boa info!

Uso bastante esse site mas nunca tinha reparado na parte do peso dos pneus para cada medida (e até em versões RFT, que são mais pesados claro).

E também não sabia que tinha o rasto, mas isso não estou a encontrar...

Onde vem isso?

É nos testes mais recentes (deste ano) em comparativos, que isso aparece. [;)]

Fica dois testes, em que aparece a info

https://www.tyrereviews.com/Article/2022-Tyre-Reviews-UHP-Summer-Tyre-Test.htm

https://www.tyrereviews.com/Article/2022-AutoBild-19-Inch-Summer-UHP-Tyre-Test.htm

Última edição:
Nem tudo é grip puro e duro, e além de fatores de diversão ter previsiblidade também é importante!

Gostava de perceber porque meterias PS4S em todos esses modelos, fiquei curioso.

Atenção que tenho bastante experiência com SC3 mas apenas no meu carro da altura, um Ibiza FR 6J. Naquelo carro te garanto que eram muito bons, pareciam ter cola!

E batiam aos pontos a porcaria dos Hankook V12 que tive durante umas duas semanas e mesmo os Potenza RE050A que até tinham bom comportamento em seco, mas em molhado eram fracos e eram rijos que nem cornos.

Nos SC3 tinha grip bom em seco e molhado e até me davam um melhor conforto de rolamento que os Potenza.

Noutros carros como M2s não faço ideia, mas seja como for provavelmente eram SC3*, não?

Sobre o BOLD, balls of steel [:D]
Sim, eram SC3*. Ficaram como uma fama terrível no mundo do M2.

Eu basicamente colocaria PS4S em carros de caráter mais neutro, onde o que tu queres é simplesmente grip máximo, pois nao estao feitos para andar à parvo anyway. Por exemplo num GT4 nao vais andar a fazer curvas de lado, até porque te vai correr mal entretanto. Num carro muito rear-biased acho que grande parte da experiência é ter um pneu que te deixa aproveitar essa característica, e o PS4S é demasiado bom para isso.

O PS4S para o carro de fugir tens de carregar a serio no acelerador, e depois sai repentino, tendo tu de ser muito agressivo com o acelerador mesmo depois de fugir. Com um PSS ou mesmo um Cup 2 (a frio) é muito mais progressivo e nao tens de ser tao bruto - é muito mais natural.

Quanto a usar Cup 2 à chuva, já fui 2 vezes à pista à chuva com eles e diverti-me muito, muito mais que com PS4S. Trackday é para ser divertido, nao importa ser só o mais rapido, porque no final nao há qualquer trofeu :) e digo-te que nao os acho maus como dizem ser. A única situacao mais apertada que tive com eles foi precisamente a conduzir para o 2o trackday que fui de cup2, na zona aqui perto estava a chover torrencialmente e sempre que eu mudava de faixa borrava um bocado a cueca - e ia apenas a 100-120 km/h. Mas com juizo, sem problemas.

Btw... basta ver a primeira curva logo [:p] E foi sempre assim :)

No Sábado passado foi dia de substituir pneus no Giulia, aos 60 mil kms (ainda eram os de origem).

Mudei os 4 tendo em conta que os da frente estavam comidos por dentro e com a borracha "cortada" em alguns sítios por causa de virar as rodas.
Os pneus de trás estavam muito perto do limite, mais o direito que o esquerdo.

Meti 4 Pirelli P7C2 (tinha Pirelli P7 de origem).
850€ no total mas aproveitei a promoção da Pirelli e já tenho um vale de combustível de 80€.

eu acabei de mudar 4 pneus para esse modelo, são estes em baixo não é ?

até agora estou satisfeito, mas como se avalia um pneu ?!

para mim é pela segurança, durabilidade, mas como ainda são recentes ainda não experimentei em chuva e etc...

https://www.norauto.pt/p/pneu-continental-premiumcontact-6-225-45-r17-91-y-2098216.html

De facto os que tens aí não são aqueles a que em refiro. Creio que os ultracontact são um modelo novo. A questão que colocas é interessante. Para um comum dos mortais é muito difícil avaliar um pneu...

Para a medida do meu (195/50 R16 [8b]) este modelo está disponível, no entanto, os pneus encareceram um pedaço e esta medida já é cara por si. Quando trocar 2 em breve tenho dúvidas que opte por premium.

De facto os que tens aí não são aqueles a que em refiro. Creio que os ultracontact são um modelo novo. A questão que colocas é interessante. Para um comum dos mortais é muito difícil avaliar um pneu...

Para a medida do meu (195/50 R16 [8b]) este modelo está disponível, no entanto, os pneus encareceram um pedaço e esta medida já é cara por si. Quando trocar 2 em breve tenho dúvidas que opte por premium.

Tudo o que sai das "medidas padrão"/mais usadas, é logo um rombo na carteira.

No caso e em 16", o mais em conta é 205/55R16.

Voltar
Superior