Tópico dos Pneus

Boa tarde caros membros,

Chegou o momento da 1ª troca de pneus num Toyota C-HR 1.8 Hibrido, com as dimensões 225/50R18.

Veio equipado de fábrica com os MICHELIN PRIMACY 3​ - 225/50R18 95V​;
Tem atualmente 50000KM e os do eixo frontal já apresentam um desgaste considerável.
Como sou um condutor "calmo" e por isso menos "exigente" com o grip dos pneus, não tenho propriamente razões de queixa quanto ao comportamento dos mesmos.

Sendo assim e tendo em conta o que considero um valor aceitável para pneus, estou a ponderar as seguintes opções:

- CONTINENTAL PREMIUMCONTACT 6 225/50 R18 99 W * XL;

- HANKOOK VENTUS S1 EVO2 K117B 225/50 R18 95 W * Runflat;

- GOODYEAR EFFICIENTGRIP PERFORMANCE 2 225/50 R18 99 W XL;

Um pouco mais dispendiosos, mas em linha com os pneus que equipam o C-HR de origem, vi os MICHELIN PRIMACY 4 225/50 R18 99 W. Justificam estes os mais cerca de 30€ por cada pneus em relação aos 3 exemplos iniciais?

Podem opinar qual será a melhor opção?

Peço desculpa pelo pedido de opinião, mas não sou propriamente entendido na matéria.

Obrigado desde já.

Last edited:
Boa tarde caros membros,

Chegou o momento da 1ª troca de pneus num Toyota C-HR 1.8 Hibrido, com as dimensões 225/50R18.

Veio equipado de fábrica com os MICHELIN PRIMACY 3​ - 225/50R18 95V​;
Tem atualmente 50000KM e os do eixo frontal já apresentam um desgaste considerável.
Como sou um condutor "calmo" e por isso menos "exigente" com o grip dos pneus, não tenho propriamente razões de queixa quanto ao comportamento dos mesmos.

Sendo assim e tendo em conta o que considero um valor aceitável para pneus, estou a ponderar as seguintes opções:

- CONTINENTAL PREMIUMCONTACT 6 225/50 R18 99 W * XL;

- HANKOOK VENTUS S1 EVO2 K117B 225/50 R18 95 W * Runflat;

- GOODYEAR EFFICIENTGRIP PERFORMANCE 2 225/50 R18 99 W XL;

Um pouco mais dispendiosos, mas em linha com os pneus que equipam o C-HR de origem, vi os MICHELIN PRIMACY 4 225/50 R18 99 W. Justificam estes os mais cerca de 30€ por cada pneus em relação aos 3 exemplos iniciais?

Podem opinar qual será a melhor opção?

Peço desculpa pelo pedido de opinião, mas não sou propriamente entendido na matéria.

Obrigado desde já.

Já agora que preços tens para os pneus?

Tenho o mesmo carro, e uma coisa que me assustou foi quando fui ver o preço dos pneus nos sites online.

Eu paguei mais 20€ por uns GoodYear o mês passado do que paguei por Michelin em 2020.

Ambos mesmas versões mas medidas diferentes

Já agora que preços tens para os pneus?

Tenho o mesmo carro, e uma coisa que me assustou foi quando fui ver o preço dos pneus nos sites online.

Cerca de 170€ para Continental, GoodYear e Hankook e 190€ para Michelin.

Já tenho a decisão praticamente tomada, Michelin, que deverão ser os recomendados pela marca, dado que equipam o carro de origem.

O que se passa com a medida 205/55/R16?

No site da Norauto (para comparar em igualdade), essa medida está apenas 10 a 15€ mais barata do que 225/40/R18 (que é a que uso).

Quando usava os 205/55/R16 neste carro, o diferencial nunca na vida era tão pequeno entre ambas…..

EffGrip Performance 2 custam 75€ na medida 205/55/R16
Eagle F1 Assym 5 (gama desportiva) custam 90€ em 225/40/R18…

Premium Contact 6 78€ e 91€, respetivamente.

Ambas as medidas são “amigas” face aos respetivos tamanhos de jante (tal como a 225/45/R17), mas eu tenho a certeza que a diferença entre ambas não era tão residual.

No site da Norauto (para comparar em igualdade), essa medida está apenas 10 a 15€ mais barata do que 225/40/R18 (que é a que uso).

Quando usava os 205/55/R16 neste carro, o diferencial nunca na vida era tão pequeno entre ambas…..

Ambas as medidas são “amigas” face aos respetivos tamanhos de jante (tal como a 225/45/R17), mas eu tenho a certeza que a diferença entre ambas não era tão residual.

Provavelmente vendem-se muito menos carros com pneus 205/55R16 do que se vendiam há 20 anos, logo há menos procura pela medida e menos economia de escala.

Cerca de 170€ para Continental, GoodYear e Hankook e 190€ para Michelin.

Já tenho a decisão praticamente tomada, Michelin, que deverão ser os recomendados pela marca, dado que equipam o carro de origem.

Pensava que os michelin tivessem mais caros.

É uma medida nada meiga nos preços, nem sei porque.

Deve ter sido um aumento recente, pq essa medida em agosto ainda se arranjavam dentro dos 55-70€ com montagem.

Sim, eu sei que tudo está a aumentar.

Isso é transversal a todos os artigos, pneus incluídos.

A questão é que a medida 205/55/R16 era uma medida considerada barata em virtude da economia de escala, e agora teve um aumento percentual superior a outras medidas, incluído de tamanho/gama superiores.

Sim, eu sei que tudo está a aumentar.

Isso é transversal a todos os artigos, pneus incluídos.

A questão é que a medida 205/55/R16 era uma medida considerada barata em virtude da economia de escala, e agora teve um aumento percentual superior a outras medidas, incluído de tamanho/gama superiores.

Por outro lado, a 205/60/R16 desceu bem..

Boas!

Não sei se questões idênticas já terão sido tratadas mas com a reforma do fórum não consigo localizar...

Estou para substituir os Falken 215/55/17 de um Ateca com 59000 km (ainda não chegaram à marca de desgaste, mas a segurança acima de tudo).

Tenho algumas dúvidas entre qual a marca e modelo a escolher, tendo em conta que quero privilegiar o conforto (se é que isso pode variar de pneu para pneu?). Em termos de classificação, priviligio os A ou B, no consumo e na aderência, e B no ruído, até aos 70, 71.

Os candidatos são os Goodyear EfficientGrip Performance ou Performance 2 (há grandes diferenças da 1.ª para a 2.ª geração?) e os Hankook Ventus Prime 4 (ambos andam na casa dos 130 euros).

Também me aconselharam a passar do índice de carga 94 para 98, por serem mais resistentes e por isso suportarem melhor as nossas estradas municipais ...
No entanto, tenho dúvidas se:
- o conforto sai ou não prejudicado pelo reforço, bem como se,
- tem impacto no consumo (por exemplo, não obstante a nota "B" ser igual nos dois, será que os critérios para a atribuição de nota "B" são diferentes por se tratar de índice 98 e não 94? Ou um A ou B ou C são iguais independentemente das medidas e índices dos pneus?

(Peço desculpa pela minha ignorância... :sh))

Cumprimentos e muito obrigado pela atenção!

Por aqui estava a prever trocar no final do ano os pneus que tenho atualmente no Megane (Uniroyal RainSport 3, 205/50 R17).

Entretanto para antecipar a coisa, hoje descobri que tenho um parafuso preso num pneu com fuga de ar (é o segundo este ano). Como não compensa reparar, vou antecipar a troca. Estão com 54k kms, podiam ter durado mais não fosse algum desleixo na rotação.

Para já o que tenho de preços (inclui montagem):

Uniroyal RainSport 5/Firestone equivalente: 480€
Michelin e.Primacy: 570€
Continental (não tenho o modelo aqui): 580€

Estando satisfeito com os Uniroyal que tenho atualmente não me parece que a diferença de 100€ se justifique, pelo que devo optar pela mesma marca.

Alguma outra marca a ter em conta? Ainda estou a aguardar orçamentos dos Hankook e Kumho

Boas!

Não sei se questões idênticas já terão sido tratadas mas com a reforma do fórum não consigo localizar...

Estou para substituir os Falken 215/55/17 de um Ateca com 59000 km (ainda não chegaram à marca de desgaste, mas a segurança acima de tudo).

Tenho algumas dúvidas entre qual a marca e modelo a escolher, tendo em conta que quero privilegiar o conforto (se é que isso pode variar de pneu para pneu?). Em termos de classificação, priviligio os A ou B, no consumo e na aderência, e B no ruído, até aos 70, 71.

Os candidatos são os Goodyear EfficientGrip Performance ou Performance 2 (há grandes diferenças da 1.ª para a 2.ª geração?) e os Hankook Ventus Prime 4 (ambos andam na casa dos 130 euros).

Também me aconselharam a passar do índice de carga 94 para 98, por serem mais resistentes e por isso suportarem melhor as nossas estradas municipais ...
No entanto, tenho dúvidas se:
- o conforto sai ou não prejudicado pelo reforço, bem como se,
- tem impacto no consumo (por exemplo, não obstante a nota "B" ser igual nos dois, será que os critérios para a atribuição de nota "B" são diferentes por se tratar de índice 98 e não 94? Ou um A ou B ou C são iguais independentemente das medidas e índices dos pneus?

(Peço desculpa pela minha ignorância... :sh))

Cumprimentos e muito obrigado pela atenção!

Como já se referiu diversas vezes, não se fiar cegamente às classificações que as marcas dão aos pneus, já que é as próprias a atribuír a tida classificação e em testes que até já aqui coloquei, que versavam sobre essa questão, mostravam que certos pneus ficavam longe da classificação atribuída... isto é, tinham sido classificados com um "A" ou "B"... quando na realidade, deveria ter sido classificados com um "B" C ou mais até.

O mesmo acontecendo quando ao ruído.

A ver se encontro os ditos testes já cá colocados (apesar que e com este novo fórum, a busca se tenha alterado).

Por aqui estava a prever trocar no final do ano os pneus que tenho atualmente no Megane (Uniroyal RainSport 3, 205/50 R17).

Entretanto para antecipar a coisa, hoje descobri que tenho um parafuso preso num pneu com fuga de ar (é o segundo este ano). Como não compensa reparar, vou antecipar a troca. Estão com 54k kms, podiam ter durado mais não fosse algum desleixo na rotação.

Para já o que tenho de preços (inclui montagem):

Uniroyal RainSport 5/Firestone equivalente: 480€
Michelin e.Primacy: 570€
Continental (não tenho o modelo aqui): 580€

Estando satisfeito com os Uniroyal que tenho atualmente não me parece que a diferença de 100€ se justifique, pelo que devo optar pela mesma marca.

Alguma outra marca a ter em conta? Ainda estou a aguardar orçamentos dos Hankook e Kumho

Acrescenta aí e por exemplo os NEXEN e os MAXXIS.

Last edited:
Back