Tópico dos Pneus

C5 Tourer 163cv, 4 pneus

Estou mais, ou menos nestas três escolhas: Goddyear efficent performace grip 2 (147€) / Hankook ventus prime 4 (130€) / Firestone roadhawk. (115€).

Até que ponto as classificações do fabricante quanto a consumos e aderência são fiáveis? Podemos guiar-nos por elas?

Haverá diferença assinalável entre A, B e C no consumo? Aconselham outras marcas/modelos?

Obrigado.

C5 Tourer 163cv, 4 pneus

Estou mais, ou menos nestas três escolhas: Goddyear efficent performace grip 2 (147€) / Hankook ventus prime 4 (130€) / Firestone roadhawk. (115€).

Até que ponto as classificações do fabricante quanto a consumos e aderência são fiáveis? Podemos guiar-nos por elas?

Haverá diferença assinalável entre A, B e C no consumo? Aconselham outras marcas/modelos?

Obrigado.

Não é de guiar "cegamente", pelas classificações dos fabricantes.

Já aqui se colocou um ou outro teste, em que abordam mesmo essa questão e mostram os valores que fabricantes anunciam vs o que na realidade os pneus tem e a grande maioria tinha resultados fora do que anunciado nas etiquetas (válido para marcas conceituadas ou para qualquer outra).

C5 Tourer 163cv, 4 pneus

Obrigado.

Aqui fica um dos testes em tempos aqui colocado e que aborda essa questão... no caso os Continental tem letra "E" e ficam à frente de outros que tem letra "C"

https://forum.motorguia.net/forum/m...3287-tópico-dos-pneus?p=13036076#post13036076

Fica a seguir um exemplo, em que os próprios alertam para a questão... um pneu classificado de "E".... ficar à frente de todos os outros que são classificados de "C"...

in: https://www.tyrereviews.com/Article/...-Tyre-Test.htm

pn.jpg
​​​

Portanto o melhor a fazer, é ver testes em que entram os ditos pneus, para ver como os ditos ficaram classificados... porque isso da classificação das marcas, tem o que se lhe diga...

Ontem passei por uma situação caricata.. Uma chave de casa na via pública rasgou-me o pneu traseiro esquerdo na lateral.. Como e em que posição a chave estava para isto acontecer ainda é um mistério.

O que é facto é que o pneu em questão, um Goodyear efficientgrip performance 2, estava em muito bom estado e ainda tinha cerca de 2 terços de piso. Isto deixa-me com uma decisão em mãos : procurar quem faça a velhinha vulcanização e me recupere o pneu.. Ou comprar um novo, obviamente igual ao que rasgou (apenas um porque não quero mandar dois pneus bons para o lixo, já basta um.)

Qual acham que é a situação mais segura? Circular com um pneu vulcanizado, ou com um pneu com mais 1 terço de rasto no mesmo eixo?

Portanto o melhor a fazer, é ver testes em que entram os ditos pneus, para ver como os ditos ficaram classificados... porque isso da classificação das marcas, tem o que se lhe diga...

Obrigado. Onde posso encontrar os melhores testes?

eu comprava um novo. põe o novo do lado direito que com as 56498744 rotundas que há em portugal gasta sempre ligeiramente mais do lado direito.

Sempre me disseram que estragos nas laterais dos pneus não tinham arranjo.

Com vulcanização têm. Eles aquecem aquilo e unem a borracha. É um procedimento old school, inventado curiosamente pelo Charles Goodyear.

https://www.cobli.co/blog/vulcanizar-pneu/

A cena é que já quase ninguém faz.

Aqui a minha preocupação ao trocar apenas um, é ter pneus de profundidade diferente no mesmo eixo, não obstante serem idênticos.

Ainda há uma terceira opção: Substituir ambos mas colocar um par mais barato.

Aconteceu-me uma vez aqui à porta de casa um pneu rasgar de lado (ainda hoje me pergunto como), e na altura tinham uns 6000kms e comprou-se só um, e ficou atrás para não se notar tanto o desgaste entre pneus na direção.

Aconteceu-me uma vez aqui à porta de casa um pneu rasgar de lado (ainda hoje me pergunto como), e na altura tinham uns 6000kms e comprou-se só um, e ficou atrás para não se notar tanto o desgaste entre pneus na direção.

Nunca é fácil perceber. No meu caso estava uma chave como a da imagem abaixo espetada na lateral do pneu.. Com a raiva atirei logo com aquilo e nem me ocorreu a foto da praxe.

chave_alianca_477_unidade_2689_1_21f1ddffa72d70ed4d7db2f8a62d97c5.jpg

Estou à procura de 4 pneus para um Toyota Auris TS híbrido.
Medida 225/45/17, a fazer 10k km/ano.

Percurso 80% AE, 20% cidade.

Condução dentro dos limites, procuro algo seguro e durável.

Que recomendam?

Obrigado.

Acho que vou pelos Hankook ventus prime 4. Não são os melhores, mas meto os 4 por 520 aérios, preço final com alinhamento. 225/55/17 não é uma medida barata...

Ora essa.

É uma aposta segura.

Quanto à medida, em 17" tudo o que saír dos 225/45, os preços sobem e bem.

Nada ? nto és o expert de serviço [:D] dá aí os teus 2 cents

Conheço quem há uns anos chegou a fazer isso e não teve razão de queixa... sendo que e na altura que isso aconteceu, os pneus teria 2/3 meses.

Mas e se estivesse na situação, apesar de não duvidar do serviço e da durabilidade, sentiria-me mais tranquilo em adquirir um pneu novo e o colocar no lado direito da viatura (pela questão das rotundas e afins, como já indicado).

Conheço quem há uns anos chegou a fazer isso e não teve razão de queixa... sendo que e na altura que isso aconteceu, os pneus teria 2/3 meses.

Mas e se estivesse na situação, apesar de não duvidar do serviço e da durabilidade, sentiria-me mais tranquilo em adquirir um pneu novo e o colocar no lado direito da viatura (pela questão das rotundas e afins, como já indicado).

Desaconselharam-me de fazer isso, não apenas porque a questão das rotundas apenas tem impacto no pneu da frente, mas também porque alegadamente as forças exercidas no pneu da esquerda são contrárias às da direita e estar a fazer essa mudança, a um pneu que anda há alguns anos montado na direita, favorece a criação de bolhas.

Relativamente à vulcanização não encontrei quem fizesse, apenas quem vendesse pneus usados.

Acabei por montar um Goodyear novo à esquerda.

Last edited:
Back