Tópico dos Pneus

C5 Tourer 163cv, 4 pneus

Estou mais, ou menos nestas três escolhas: Goddyear efficent performace grip 2 (147€) / Hankook ventus prime 4 (130€) / Firestone roadhawk. (115€).

Até que ponto as classificações do fabricante quanto a consumos e aderência são fiáveis? Podemos guiar-nos por elas?

Haverá diferença assinalável entre A, B e C no consumo? Aconselham outras marcas/modelos?

Obrigado.

C5 Tourer 163cv, 4 pneus

Estou mais, ou menos nestas três escolhas: Goddyear efficent performace grip 2 (147€) / Hankook ventus prime 4 (130€) / Firestone roadhawk. (115€).

Até que ponto as classificações do fabricante quanto a consumos e aderência são fiáveis? Podemos guiar-nos por elas?

Haverá diferença assinalável entre A, B e C no consumo? Aconselham outras marcas/modelos?

Obrigado.

Não é de guiar "cegamente", pelas classificações dos fabricantes.

Já aqui se colocou um ou outro teste, em que abordam mesmo essa questão e mostram os valores que fabricantes anunciam vs o que na realidade os pneus tem e a grande maioria tinha resultados fora do que anunciado nas etiquetas (válido para marcas conceituadas ou para qualquer outra).

C5 Tourer 163cv, 4 pneus

Obrigado.

Aqui fica um dos testes em tempos aqui colocado e que aborda essa questão... no caso os Continental tem letra "E" e ficam à frente de outros que tem letra "C"

https://forum.motorguia.net/forum/m...3287-tópico-dos-pneus?p=13036076#post13036076

Fica a seguir um exemplo, em que os próprios alertam para a questão... um pneu classificado de "E".... ficar à frente de todos os outros que são classificados de "C"...

in: https://www.tyrereviews.com/Article/...-Tyre-Test.htm

pn.jpg
​​​

Portanto o melhor a fazer, é ver testes em que entram os ditos pneus, para ver como os ditos ficaram classificados... porque isso da classificação das marcas, tem o que se lhe diga...

Ontem passei por uma situação caricata.. Uma chave de casa na via pública rasgou-me o pneu traseiro esquerdo na lateral.. Como e em que posição a chave estava para isto acontecer ainda é um mistério.

O que é facto é que o pneu em questão, um Goodyear efficientgrip performance 2, estava em muito bom estado e ainda tinha cerca de 2 terços de piso. Isto deixa-me com uma decisão em mãos : procurar quem faça a velhinha vulcanização e me recupere o pneu.. Ou comprar um novo, obviamente igual ao que rasgou (apenas um porque não quero mandar dois pneus bons para o lixo, já basta um.)

Qual acham que é a situação mais segura? Circular com um pneu vulcanizado, ou com um pneu com mais 1 terço de rasto no mesmo eixo?

Sempre me disseram que estragos nas laterais dos pneus não tinham arranjo.

Com vulcanização têm. Eles aquecem aquilo e unem a borracha. É um procedimento old school, inventado curiosamente pelo Charles Goodyear.

https://www.cobli.co/blog/vulcanizar-pneu/

A cena é que já quase ninguém faz.

Aqui a minha preocupação ao trocar apenas um, é ter pneus de profundidade diferente no mesmo eixo, não obstante serem idênticos.

Ainda há uma terceira opção: Substituir ambos mas colocar um par mais barato.

Aconteceu-me uma vez aqui à porta de casa um pneu rasgar de lado (ainda hoje me pergunto como), e na altura tinham uns 6000kms e comprou-se só um, e ficou atrás para não se notar tanto o desgaste entre pneus na direção.

Aconteceu-me uma vez aqui à porta de casa um pneu rasgar de lado (ainda hoje me pergunto como), e na altura tinham uns 6000kms e comprou-se só um, e ficou atrás para não se notar tanto o desgaste entre pneus na direção.

Nunca é fácil perceber. No meu caso estava uma chave como a da imagem abaixo espetada na lateral do pneu.. Com a raiva atirei logo com aquilo e nem me ocorreu a foto da praxe.

chave_alianca_477_unidade_2689_1_21f1ddffa72d70ed4d7db2f8a62d97c5.jpg

Estou à procura de 4 pneus para um Toyota Auris TS híbrido.
Medida 225/45/17, a fazer 10k km/ano.

Percurso 80% AE, 20% cidade.

Condução dentro dos limites, procuro algo seguro e durável.

Que recomendam?

Obrigado.

Acho que vou pelos Hankook ventus prime 4. Não são os melhores, mas meto os 4 por 520 aérios, preço final com alinhamento. 225/55/17 não é uma medida barata...

Ora essa.

É uma aposta segura.

Quanto à medida, em 17" tudo o que saír dos 225/45, os preços sobem e bem.

Nada ? nto és o expert de serviço [:D] dá aí os teus 2 cents

Conheço quem há uns anos chegou a fazer isso e não teve razão de queixa... sendo que e na altura que isso aconteceu, os pneus teria 2/3 meses.

Mas e se estivesse na situação, apesar de não duvidar do serviço e da durabilidade, sentiria-me mais tranquilo em adquirir um pneu novo e o colocar no lado direito da viatura (pela questão das rotundas e afins, como já indicado).

Conheço quem há uns anos chegou a fazer isso e não teve razão de queixa... sendo que e na altura que isso aconteceu, os pneus teria 2/3 meses.

Mas e se estivesse na situação, apesar de não duvidar do serviço e da durabilidade, sentiria-me mais tranquilo em adquirir um pneu novo e o colocar no lado direito da viatura (pela questão das rotundas e afins, como já indicado).

Desaconselharam-me de fazer isso, não apenas porque a questão das rotundas apenas tem impacto no pneu da frente, mas também porque alegadamente as forças exercidas no pneu da esquerda são contrárias às da direita e estar a fazer essa mudança, a um pneu que anda há alguns anos montado na direita, favorece a criação de bolhas.

Relativamente à vulcanização não encontrei quem fizesse, apenas quem vendesse pneus usados.

Acabei por montar um Goodyear novo à esquerda.

Última edição:
Voltar
Superior