Tópico dos Pneus

Já tinha feito algumas pesquisas, e realmente os resultados não são famosos. Não estou habituado a comprar pneus neste nivel da tabela, mas este é um carro com um tipo de utilização diferente dos outros.

Vou ver o que há de oferta budget numa casa aqui da terra, e na casa a que costumo recorrer.

Outro teste onde os ditos entram, mas neste caso com o nome dos irmãos, RIken Road Performance.

https://www.tyrereviews.com/Article/2023-ADAC-Summer-Tyre-Test.htm

Entre outros nomes, tais como ainda os podes encontrar como Taurus High Performance ou Tigar ou... ao todo há para aí umas 5 ou 6 marcas todas sendo a mesma coisa.

Sendo que há ainda relatos, de que esses pneus ficam vidrados ou "quadrados" (já não me recordo), ao fim de uns tempos.

Preferia possivelmente tentar ver se encontraria pneus de 2a marca da Continental ou da GoodYear por exemplo.

Sendo que há ainda relatos, de que esses pneus ficam vidrados ou "quadrados" (já não me recordo), ao fim de uns tempos.

Preferia possivelmente tentar ver se encontraria pneus de 2a marca da Continental ou da GoodYear por exemplo.
Sim, as 2as linhas da Continental são também uma opção, e talvez mais acertada (Barum, Mabor, General, etc.). As linhas brancas das Feuvert/Norauto, também.

Para este carro estou mesmo a equacionar "tudo".

Os pneus aumentaram bem.

Estou à procura de um par em 225/40/R18 e para marcas premium (só o que uso) estou a receber orçamentos de 110-120€ por pneu.

Isto para Goodyear Eagle F1 Assym 6 / Continental Premium 7, etc.

Faz agora dois anos que consegui na Norauto um par de Eagle F1 Assym 5 já montados a 185€ se não me falha a memória.

Agora mesmo na Norauto - que desta vez queria evitar - ficaria a 200€.

O problema não é da medida (225/40/R18 é uma medida até “amiga”) mas sim geral.

205/55/R16 também se conseguia marcas de topo por 70€ por pneu e agora já não é bem assim.

O mais escandaloso foi quando há 1 mês coloquei dois pneus 185/65/R15 no 207 cá de casa. Consegui os Hankook por cerca de 65€ cada, mas de resto estava tudo a quase 80€ por pneu. Na altura atribuí ao facto de ser uma medida já a cair em desuso (devido ao facto de até a maioria dos utilitários atuais já usar jantes 17 ou até 18”) mas pelos vistos é generalizado o aumento.

A jante 17'' disse em tom de brincadeira, não leves a mal.
De forma generalizada, nota-se aumentos a rondar os 10/15e por pneu, mesmo nas medidas mais baratas.
Vê na Norauto (também não gosto de lá ir, mas às vezes têm bom preço em pneus) pois têm muitas vezes campanhas da Michelin com vales de X€ na Galp por exemplo

Aliás, está aqui a prova.

Nunca na vida 205/55/R16 custaram apenas menos 10€ por pneu do que 225/40/R18. E eu tenho isso presente porque troquei uma medida por outra neste meu carro atual.

Click image for larger version  Name:	IMG_6761.png Size:	153.8 KB ID:	14378958
Click image for larger version  Name:	IMG_6762.png Size:	148.1 KB ID:	14378959

Deve ser da guerra também, este absurdo [:D]

Já há mais de um ano que estão mais caros que o habitual, em qualquer medida
É estares de olho nas campanhas, por vezes surgem bons negócios (dentro do possível)

Aliás, está aqui a prova.

Nunca na vida 205/55/R16 custaram apenas menos 10€ por pneu do que 225/40/R18. E eu tenho isso presente porque troquei uma medida por outra neste meu carro atual.

filedata/fetch?id=14378958&d=1701606426
filedata/fetch?id=14378959&d=1701606447

Deve ser da guerra também, este absurdo [:D]

Eu penso que é por a medida não ser, nem de perto, tão popular como já foi há 20 anos. Nessa altura tudo o que era segmento C composto ou D base saía com esta medida.

Tenho uns Primacy 4 na Volvo V60 com cerca de 38.000km, que nunca gostei muito deles, mas o que é surpreendente é o rasto que ainda têm.
Diria que ainda fazem mais 15/20kkm o que é um record absoluto para mim.
Parece que duram muito mas não adoro a aderência.

Tenho uns Primacy 4 na Volvo V60 com cerca de 38.000km, que nunca gostei muito deles, mas o que é surpreendente é o rasto que ainda têm.

O "recorrente" em certos pneus da Michelin... Que tem rasto, que parece que nunca agarram e que duram e duram..

Já em tempos e tal como aconteceu também nos óleos (por exemplo) se tinha alertado que os pneus tinham em si.aumentado. ainda que uns mais que outros, mas todos eles tinham aumentado

O "recorrente" em certos pneus da Michelin... Que tem rasto, que parece que nunca agarram e que duram e duram..

Nunca gostei desde novos, ainda que a V60 não é referencial em dinâmica

A questão é se consigo trocar ou não já que é renting

Normal nos Michelin, por isso é que risquei das minhas opções a Michelin.

Vinham de fábrica no Volvo.

Mas tive este modelo na Smax (antes do Volvo) e cumpriam razoavelmente bem.

Os meus também têm vindo sempre de origem com Michelin, franceses só podia, mas assim que está na altura de mudar, mudo logo de marca.

O meu de origem trazia de uns Pilot Sport, mudei para Continental Ultra Contact, mas a ideia era Bridgestone ou Hankook, mas os Continental estavam a um bom preço.

No leão mais pequeno, que é aquele que gasta mais pneus, tenho andado entre Hankook, Bridgestone, Firestone, Dunlop...

Michelin Primacy ou energy é para quem Roda muitos km. Nunca tive Michelin ressequidos, ou a perder aderência pelo passar do tempo. Os Primacy 4 que tive fizeram 90 mil, metade em cada eixo.

Quanto aos Franceses=Michelin, o meu trazia Bridgestone T005. Levam 43 mil km, sem rotação, e ainda têm uns 20% do rasto.

Os meus também têm vindo sempre de origem com Michelin, franceses só podia, mas assim que está na altura de mudar, mudo logo de marca.

O meu de origem trazia de uns Pilot Sport, mudei para Continental Ultra Contact, mas a ideia era Bridgestone ou Hankook, mas os Continental estavam a um bom preço.

No leão mais pequeno, que é aquele que gasta mais pneus, tenho andado entre Hankook, Bridgestone, Firestone, Dunlop...

Tenho pela primeira vez Hankook (X1) e só posso dizer bem! Muito surpreendido

Michelin Primacy ou energy é para quem Roda muitos km. Nunca tive Michelin ressequidos, ou a perder aderência pelo passar do tempo. Os Primacy 4 que tive fizeram 90 mil, metade em cada eixo.

Quanto aos Franceses=Michelin, o meu trazia Bridgestone T005. Levam 43 mil km, sem rotação, e ainda têm uns 20% do rasto.

É quase um atentado trazer os Primacy num carro com 350cv

Back