Tópico dos Pneus

Quanto aos SP Sport Fastresponse, aconselhei ao meu pai a metê-los no carro dele (por via do que fui lendo), mas ainda não tive oportunidade de ver o que valem. Mas ao que vou lendo, estão acima dos SP Sport 01.
Tenho-os no eixo traseiro.

Quando chove, gosto de brincar no chão molhado. Perto de minha casa, há estradas largas em paralelo com muita visibilidade, e se não estiver ninguém perto, gosto de brincar. (Se me espetar, não levo nada nem ninguém à frente[:p])
Devo dizer que com os FastResponse a traseira é MUITO mais dificil de soltar.
Então em rotunda... Gosto de fazer a do freixo a abrir e bem apertada, e agora não consigo soltar a traseira (em seco)

São os que uso agora no carro e parecem-me bons e macios. São mais ruidosos no rolamento que os Continental Premium contact 2 que tinha antes, mas ao que ouvi dizer e pelo desgaste que os Michelin apresentam após 10 mil kms, parece-me que vão durar bastante mais que os Continental (estes duraram 43 mil).

Os Michelin, em geral, têm melhor durabilidade que os concorrentes. Eu já tive uns Energy Saver num Corsa D e, se os achei pior em performance que os de origem (Continental), em durabilidade eram bem melhores e, apesar de terem menos performance que os Continental, considero-os melhores que alguns de marcas mais baratuchas. Para uma pessoa que faça muitos quilometros por ano e tenha uma condução moderada, acho que os Michelin têm uma boa relação performance/durabilidade. A seguir a esses Michelin, montei uns Kleber Dynaxer HP2 e achei-os uma desgraça. [:vm)]

Gostaria de partilhar um email que recebi hoje (não sei se será verdadeiro ou mais um daqueles que só servem para baralhar), que diz que foi aprovado um decreto na comunidade europeia que atribui validade de 4 anos para os pneus :confused: ou seja no pneu está inscrito 4 digitos que diz respeito à semana e ano de fabrico, a mim parece-me pouco tempo visto quem tem um carro parado numa garagem poupa mais a borracha do sol evitando que fiquem ressequidos, mais quem faz esta verificação IPO? ou a GNR? os pneus velhos quem vai ganhar com isso? enfim é passar do 8 para 80, eu já mudei pneus com piso bom mas ressequidos é uma questão de bom senso e tratamento do pneu ao longo da sua vida.
No mesmo email refere uma curiosidade que desconhecia a inscrição "treadwear" - indice de desgaste quanto maior o valor menos gasta o pneu.
A minha Astra tinha de origem Bridgestone Turanza ER300 (fizeram 45.000 excelentes pneus) e gastos tinham melhor aderencia que os Michelin energy novos que já vão com 60.000 e estão a meio, mais parece plástico rijo (péssima aderencia mesmo em seco), treadwear 400 (este indice vai de 60 a 620) ainda vou ver no suplente quanto tinha os Bridgestone.
desculpem o testamento

Mais um mito urbano.
Se de facto saiu uma directiva europeia, essa legislação só entra em vigor quando for transposta e publicada em diário da república. Até lá nada de stress.

Gostaria de partilhar um email que recebi hoje (não sei se será verdadeiro ou mais um daqueles que só servem para baralhar), que diz que foi aprovado um decreto na comunidade europeia que atribui validade de 4 anos para os pneus :confused: ou seja no pneu está inscrito 4 digitos que diz respeito à semana e ano de fabrico, a mim parece-me pouco tempo visto quem tem um carro parado numa garagem poupa mais a borracha do sol evitando que fiquem ressequidos, mais quem faz esta verificação IPO? ou a GNR? os pneus velhos quem vai ganhar com isso? enfim é passar do 8 para 80, eu já mudei pneus com piso bom mas ressequidos é uma questão de bom senso e tratamento do pneu ao longo da sua vida.
No mesmo email refere uma curiosidade que desconhecia a inscrição "treadwear" - indice de desgaste quanto maior o valor menos gasta o pneu.
A minha Astra tinha de origem Bridgestone Turanza ER300 (fizeram 45.000 excelentes pneus) e gastos tinham melhor aderencia que os Michelin energy novos que já vão com 60.000 e estão a meio, mais parece plástico rijo (péssima aderencia mesmo em seco), treadwear 400 (este indice vai de 60 a 620) ainda vou ver no suplente quanto tinha os Bridgestone.
desculpem o testamento
No manual do meu carro, de 1998, já vinha lá um aviso que recomendava a troca dos pneus com 6 anos e 10 para o suplente, mesmo que nunca tenha rodado!

Eu com os ER300 que tive, eles em 4 anos fizeram uns modestos 85.000km!

desculpem o testamento

Resta saber a quem será dirigida essa directiva.

a pneus-online refere nas FAQ que pode vender pneus com data de fabrico até 3 anos. Ficavam 1 para o consumidor final... Ou seja eu faço 10 a 15 mil km por ano e mando para o lixo pneus novos.

O que é certo é que vou passar a olhar para a data de fabrico. Não por causa da lei mas para segurança minha e de terceiros. Igualmente vou ver a idade do suplente.

Estas são coisas que se podiam dar nas escolas de condução!

Compreende-se que o negócio dos pneus seja , já mo haviam dito, muitas vezes um negócio obscuro.

Não custa nada na altura da compra olhar para a data de fabrico até porque muitas das promoções que se fazem é para despachar os mais antigos.
Outra questão que vou estar atento é ao factor desgate, o suplente da astra é de bicilcleta logo fico sem saber qual o treadwear que os Turanza ER 300 tinham de origem, mas certamente mais baixo que 400 dos Michelin ecologicos que não valem nada, as companhias de renting fazem contratos só a olhar ao custo vale tudo para reduzir custos a segurança não lhes diz nada.

A minha irmã está a precisar de trocar os pneus do Matiz.
A medida é 155/65 R13.

Fiz um ranking teórico (do que fui observando na net) e fiz um top do género:

1º pote:
- Pirelli P4
- Continental Eco Contact3
- Uniroyal Rain Expert
- Bridgestone B250
- Goodyear GT2
- Dunlop SP StreetResponse

2º Pote:
- Yokohama A-Drive
- Hankook K715
- Toyo 350
- Barum Brillantis 2
- Kuhmo KH 17
- Fulda EcoControl

A quem tem experiência nestes modelos, há algum que se destaque em especial?
Qual o que consideram melhor na relação preço/qualidade?

Honestamente, estou tentado a aconselhar-lhe os Uniroyal.

No carro da namorada, colocaram-se recentemente 4 Bridgestone B250 a 41,50€ cada, e compensou o investimento.

Para a gama, bastante bons e confortáveis.

Não custa nada na altura da compra olhar para a data de fabrico até porque muitas das promoções que se fazem é para despachar os mais antigos.
Outra questão que vou estar atento é ao factor desgate, o suplente da astra é de bicilcleta logo fico sem saber qual o treadwear que os Turanza ER 300 tinham de origem, mas certamente mais baixo que 400 dos Michelin ecologicos que não valem nada, as companhias de renting fazem contratos só a olhar ao custo vale tudo para reduzir custos a segurança não lhes diz nada.
Nos ER300 que tinha, o TW deles era de 320. mas também eram com um indice de velocidade H.

Os que tenho agora são os Goodyear EfficientGrip e o TW deles é de 340, em H tembém!

Última edição:
Preciso colocar 2 pneus 225/40 R18 para mercedes de 2004.

Tenho colocado sempre Michelin o Brigestone.

Faco 30 000 km ano com 80% estrdas nacionais e 20 auto estrada.
Quero melhor relação preço /qualidade/duração
Neste momento tenho quatro hipoteses

Continental sportcontact 3 149 euros colocados no sitio
Hankook 125 eu
Avon ZZ3 129 euros
Dunlop Sport Maxx 155 euros
Toyo proxes T1R 150

Qual melhor ´compromisso

Eu andei a ver pneus dessa medida para um Opel Corsa B aqui na margem sul durante esta semana. Os Michelin Energie Saver o mais barato que arranjei foi por 60€ no Manuel dos Pneus no Feijó (montagem, calibragem e válvulas novas). Na Sulpneus vi uns Yokoama por 57€ mas não me lembro do modelo.
Também tens a Neopneus em Cacilhas.

Preciso colocar 2 pneus 225/40 R18 para mercedes de 2004.

Tenho colocado sempre Michelin o Brigestone.

Faco 30 000 km ano com 80% estrdas nacionais e 20 auto estrada.
Quero melhor relação preço /qualidade/duração
Neste momento tenho quatro hipoteses

Continental sportcontact 3 149 euros colocados no sitio
Hankook 125 eu
Avon ZZ3 129 euros
Dunlop Sport Maxx 155 euros
Toyo proxes T1R 150

Qual melhor ´compromisso

Qual o modelo dos Hankook?

Aqui ficam alguns testes que reuni nestes últimos dias.

Como sempre, não se deve olhar cegamente para os testes, porque não damos todos prioridade às mesmas coisas.

Há quem prefira um pneu que tenha pouco desgaste e pouco ruído de rolamento, enquanto que outros há, que não dão valor a esses itens.

sommerreifentest2011erg.jpg

rapportessainokiann1.jpg

Boas nto,

Consegues meter aqui esta imagem (teste dos 225/45r17) com melhor qualidade? É que não consigo perceber quase nada do que está escrito.. mesmo depois de gravar a imagem para mim.:(

De qq maneira, obrigado pelo teu grande contributo para este tópico.

Já agora....

Pretendo comprar 2 pneus com a medida 225/40R18 para substituir os FEDERAL 225/35R18 que para além de serem "do chinês" não têm a medida correcta.

Tenho em mente estes modelos:

Bridgestone Potenza RE050 A -- 153eur (iguais aos de trás e já tive noutro carro)
Goodyear Eagle F1 Assymetric -- 140eur
Toyo Proxes T1R -- 117eur
Falken FK452 -- 120eur

Bem sei que há outras marcas e modelos interessantes, mas não sei se ganharia alguma coisa em optar por elas/eles:confused:

Opiniões?

EDIT: Esqueci-me de dizer que a proteção de jante é essencial.

Última edição:
Boas nto,

Consegues meter aqui esta imagem (teste dos 225/45r17) com melhor qualidade? É que não consigo perceber quase nada do que está escrito.. mesmo depois de gravar a imagem para mim.:(

De qq maneira, obrigado pelo teu grande contributo para este tópico.

Já agora....

Pretendo comprar 2 pneus com a medida 225/40R18 para substituir os FEDERAL 225/35R18 que para além de serem "do chinês" não têm a medida correcta.

Tenho em mente estes modelos:

Bridgestone Potenza RE050 A -- 153eur (iguais aos de trás e já tive noutro carro)
Goodyear Eagle F1 Assymetric -- 140eur
Toyo Proxes T1R -- 117eur
Falken FK452 -- 120eur

Bem sei que há outras marcas e modelos interessantes, mas não sei se ganharia alguma coisa em optar por elas/eles:confused:

Opiniões?

EDIT: Esqueci-me de dizer que a proteção de jante é essencial.

Não consigo melhor do que isto.

pneuuuu.jpg

Também podes ver aqui, mas está em alemão. http://www.oeamtc.at/?id=2500%2C1141278%2C%2C

Última edição:
Micheilin Primacy com 26.000 Kms ja estao nas marcas

Micheilin Primacy com 26.000 Kms ja estao nas marcas

Tenho uma carrinha MB classe E 220CDI avantagarde do ano 2000, com 143cv

Estava aqui de volta de papeis a fazer contas a manutencao, e cheguei a conclusao que estou a precisar de mudar de pneus novamente !

São uns 215/55 R16 da Michelin pilot prymacy HP 93V , comprados em Jan2008, e estão com 26.000kms e já chegaram às marcas !

Estive a ler artigos de opinião em que tudo diz maravilhas desdes pneus, e chegam a fazer 50 a 80.000kms .

Desde 2004 que uso sempre pneus destes nesta carrinha, e o máximo que já fiz foram uns 35.000 a 40.000kms

Alguem por ai com uma carrinha destas com pneus iguais aos meus que diga de sua justiça ?

Ah, 1x por ano costumo trocar as rodas do eixo traseiro com o dianteiro, para o desgaste ser mais uniforme

Voltar
Superior