Tópico dos Pneus

Boas amigo,

Por experiência de um colega em que eu estava presente...na semana passada (6ªfeira) foi com ele à inspecção do seu Citroen C3.
Estivemos a verificar os pontos normais, luzes, limpa-vidros, etc... e lá seguimos. De salientar que ele à 2 meses foi meter 2 pneus novos à frente a um familiar (pneus semi-novos).
Lá fizeram o teste aos gases, verificação da iluminação, buzina, limpa-vidros, cintos...etc e antes de passar para os rolos ele ficou a verificar durante muito tempo os 4 pneus :confused:

Ficamos assim meios a pensar o que se estava a passar mas lá seguiu para os rolos, teste da diferença de amortecedores e no final teste aos casquilhos e sinoblocos.

Tiramos o carro para fora e aguardamos e folha...demorou um bocado mas lá apareceu o senhor. Mandou-nos ir junto ao carro e virou-se para o meu colega e disse: "Já viu que anda com pneus de medida diferente à frente e atrás???" O meu colega ficou perplexo porque tinha mudado os pneus à 2 meses...já não me lembro bem das medidas mas penso que a original é 185/65 R15 e ele tinha os da frente com 195/60 R15.

O carro passou sem anotação mas deixou o aviso...aproveitei e perguntei-lhe sobre essa tolerância que se fala de 5% ou 10% e ele respondeu-me: "Amigo é assim...só são aceites as medidas homologadas e descritas no DUA do veículo. Tudo que seja diferente ao que refere o DUA está ilegal".

Por isso esqueçam os mito da tolerância dos 5% ou 10% que se fala...as medidas possíveis são as descritas no DUA tudo o resto é ilegal.

Se fosse assim também teria de haver uma tolerância ao rebaixamento do carro...à aplicação do xénon aftermarket...às películas escurecidas aplicadas de qualquer maneira...etc.

Recomendo-te contactar a Mercedes e perguntar quais a medidas possíveis nesse modelo para homologar.

Cumprimentos [;)]

Dentro dos 5% leva-se com o aviso mas não chumba.
Pode-se levar sempre é com a multa de algum policia marrão.

Ter medidas diferentes nos eixos já é outra conversa, assim com ter pneus diferentes no mesmo eixo.

Há mais de 10 anos que mudei no corsa de 185/55R15 para bem melhores e mais baratos 195/50R15, sempre levou o aviso e felizmente nunca apanhei nenhum policia marrão.

Tenho também uma carrinha com rebaixamento de 30mm e passou na 1ª inspecção sem anotações, mas também pode apanhar os tais marroes.

Neste país de deficientes como governantes (muito por culpa do povo), tudo é complicado e burocrático!

Eu sei que é complicado...

Na altura do meu Clio usava a medida famosa 185/55 R15 como o teu Corsa e para poder usar a 195/50 R15 tive de pedir à Renault uma declaração de como o carro pode usar a medida 195/50 R15 e pagar €30 (na altura). Depois ir ao IMTT e pedir a alteração do DUA e pimba...mais €30.

Ou seja, gastei €60 para poder poupar em cada pneu cerca de €20 na altura da compra (mas valeu a pena).

Agora, com as leis existentes, não sei até que ponto andar sempre com uma medida não presente no DUA não dará problemas graves (a respeito de autoridades e inspecção).

Cumprimentos [;)]

oigreS, dentro disto:

Dunlop sp sport maxx rt

pirelli p zero

bridgestone potenza s001

goodyear eagle f1 asymmetric 2

yokohama advan sport v103

hankook ventus v12 evo k110

continental conti-sportcontact 5

Tenho actualmente montados 4 Bridgestone Potenza RE050A na medida 215/40R17...no entanto parece-me que esta medida não é muito frequente e que me pode trazer alguns dissabores na hora de os substituir, que está para breve. Acham que há alguma medida próxima desta para a qual se justifique fazer a homologação?
Parece-me que a 225/45R17 fica qualquer coisa mais em conta.

Tenho actualmente montados 4 Bridgestone Potenza RE050A na medida 215/40R17...no entanto parece-me que esta medida não é muito frequente e que me pode trazer alguns dissabores na hora de os substituir, que está para breve. Acham que há alguma medida próxima desta para a qual se justifique fazer a homologação?
Parece-me que a 225/45R17 fica qualquer coisa mais em conta.

E a tua jante comporta os 225?

Junto-me a este tópico.
Estava a pensar mudar os 4 pneus para o meu clio II 1.5 dci.
Orçamento: (infelizmente e porque ainda tenho a revisão) até 250€

Medidas: 185/55 R15 82H
Previsão de Km/ ano: cerca de 20.000 a 25.000

Circulação quase na totalidade em estradas Nacionais (um pouco degradadas) e todo o ano.
O que me aconselham:

Actualmente circula (colocados pelo anterior proprietário) com uns FIRESTONE FIREHAWK 700

Dada esta medida e pelo teu orçamento, os 4 (infelizmente) não compras. A não ser que compres uns de uma marca manhosa e a qual ninguém aqui os recomenda.

No teu caso, deverás preparar uns 80 a 90 € por pneu.

Este é o estado dos meus 4 pneus actualmente. Daí estar a pensar trocar logo os 4. Ou pelo menos 2 agora e talvez os restantes 2 num prazo de 6 meses.

Eixo Dianteiro
Esquerda:
DSCF2925.jpg

Direita:
DSCF2927.jpg
Eixo Traseiro
Esquerda:
DSCF2929.jpg

Direita:
DSCF2928.jpg

Este é o estado dos meus 4 pneus actualmente. Daí estar a pensar trocar logo os 4. Ou pelo menos 2 agora e talvez os restantes 2 num prazo de 6 meses.

Eixo Dianteiro
Esquerda:

Direita:
Eixo Traseiro
Esquerda:

Direita:

Não abuses na velocidade e mantém os pneus durante o verão até começarem as chuvas...

Isso agora é que já não sei dizer[:D]
Como é que sei isso? Pensei que qualquer pneu para jante 17 encaixava em jante 17:sh)

Isso é o diâmetro da jante, mas depois tens que considerar a largura do pneu. 225 não é o mesmo que 205, e daí a largura das jantes ter que comportar a largura do pneu que se usa. Há algumas jantes que suportam mais do que uma largura, mas nem sempre é o ideal, pois foram pensadas para determinada medida de pneu, e usando um mais largo o pneu assenta de forma "estranha"...

É impressão minha ou tens o dianteiro esquerdo muito gasto na lateral exterior ?

Dá-me ideia que até os dois pneus do eixo dianteiro estão gastos nas laterais exteriores. Não sei se tem ou não alguma relação, mas sinto que a direcção desvia um pouco para a esquerda.
Tenho que consultar orçamentos, mas estou a ponderar colocar os novos atrás e transferir os que estão actualmente no eixo traseiro para a frente.

Eixo Dianteiro
Esquerda:
DSCF2925.jpg

Direita:
DSCF2927.jpg
Eixo Traseiro
Esquerda:
DSCF2929.jpg

Direita:
DSCF2928.jpg
[/QUOTE

Na minha opinião, estes pneus já deviam ter sido trocados...

Dá-me ideia que até os dois pneus do eixo dianteiro estão gastos nas laterais exteriores. Não sei se tem ou não alguma relação, mas sinto que a direcção desvia um pouco para a esquerda.
Tenho que consultar orçamentos, mas estou a ponderar colocar os novos atrás e transferir os que estão actualmente no eixo traseiro para a frente.

Tens os pneus calibrados, a andar com a pressão correcta e a direcção alinhada ?

Basta andar a abrir nas curvas para os pneus perderem o piso exterior. E como as rotundas são para a direita...percebe-se o maior desgaste aí [:D]

Troca isso, uma saída de estrada num dia com orvalho fica-te mais caro que os 4 pneus e podes aleijar-te com pneus não se brinca e vais ter que os trocar na mesma mais mês menos mês... [;)]

Back