Tópico dos Pneus

Se encontrares os 'primos' Dunlop mais em conta (xarepa) mete-os antes.

São muito similares.

Verdade, mas têm em conta que os Dunlop aguentam uns 20 mil km e os Goodyear 25 mil km (no eixo de tracção).

Nessa medida o melhor é o Hankook K125, e ainda poupas uns euros e a durabilidade é ligeiramente melhor que a dos Goodyear.

Se fizeres mais de 15 mil km ano (vi que tens um carro a diesel) se todos os anos trocares o par da frente com o de trás consegues 30 a 40 mil km dos 4.

Caso faças mais de 15 mil, aconselho-te os Pirelli P1, Continental EcoContact 5, Hankook K425. Ainda consegues a trocares os pares uns 50 mil km no mínimo.

No teu caso seria sempre Hankook K125 se fizeres até 15mil km/ano ou Hankook K425 se fizeres mais. São ambos mais baratos que os Goodyear e duram mais e o K125 é melhor em performance.

Por experiência pessoal, tenho os mesmos Goodyear que pensas colocar desde 12/2015 na medida 195/60 r15 e tirando a parede ser um pouco mole (ando sempre com +0.2bar do que o recomendado no manual para compensar isso) são bastante bons, super seguros, silenciosos e aderentes, principalmente em chuva. Podes pôr sem medos.

Aproveito para meter uma dúvida sobre pneus mas que não tem haver com compra.

A minha mulher mudou recentemente os pneus, os 4, até falei nisso aqui.

Acontece que ontem roubaram os pipos dos pneus, sei que não foi na oficina porque os meteram, devem ter roubado durante a madrugada de ontem.

A dúvida é, até arranjar pipos (ver se vou a uma oficina rápida tipo Norauto ou Midas), há riscos de circular com o carro assim? Ainda mais ontem foi demos conta ao final do dia depois de ter andado em AE e tudo... Eles não perderam ar pelo que vi (a apalpar os pneus).

Aproveito para meter uma dúvida sobre pneus mas que não tem haver com compra.

A minha mulher mudou recentemente os pneus, os 4, até falei nisso aqui.

Acontece que ontem roubaram os pipos dos pneus, sei que não foi na oficina porque os meteram, devem ter roubado durante a madrugada de ontem.

A dúvida é, até arranjar pipos (ver se vou a uma oficina rápida tipo Norauto ou Midas), há riscos de circular com o carro assim? Ainda mais ontem foi demos conta ao final do dia depois de ter andado em AE e tudo... Eles não perderam ar pelo que vi (a apalpar os pneus).

Podes perfeitamente circular sem a tampa da válvula.

Pneu só irá perder ar, se alguém ou algo fizer pressão na ponta, para "abrir" a válvula.

Last edited:
Pipo? A tampa que enrosca na válvula? Isso serve para proteger a válvula da sujidade. Mete uns normais de tampa preta..

Michelin Latitude Tour HP e Michelin Latitude Cross

Tinha 4 HP, dois que já vinham e um par com uns 5 a 7 mil kms, e troquei o par mais antigo devido a ir fazer uma viagem e embora tivessem 50% do piso estavam com mau aspecto nas laterais e pareciam-me ressequidos e "plastificados" no piso. Eram de 2009. Como não estava muito satisfeito - mesmo com o par que meti novo - coloquei um par de Latitude Cross, até para poder andar em terra mais à vontade. É um pneu mais aberto mas com boa classificação no Tire Review e pareceu-me melhor em chuva e mais mais tracção em piso solto.

Meus caros... que diferença!!! A direcção assistida parece mais leve, o carro reage logo às mudanças de direcção. A travar não se vai ali à espera que ele bloqueie, o raio dos pneus agarram mesmo!

Agora troquei para trás, para ver se descobria se uma tremideira que tenho no GV desaparecia, mas não, não é dos pneus. Vão ficar atrás porque o que andei em terra deu para me aperceber que a diferença também é grande. Circunstâncias onde eu sabia que ia sentir o diferencial a mandar potência para a outra roda que estava a agarrar mais, simplesmente ele seguia sem problemas nenhuns.

Curiosamente, o ruido em estrada não é perceptivelmente maior do que nos Tour HP. A única vantagem é que são um pouco mais duros, mas mal possa vou meter o outro par, substituindo os Tour novos que colocarei à venda. Só pela questão da chuva, mesmo que se ande 95% em alcatrão, compensa.

Fotos pneu antigo e pneu novo:

IMG_20160701_090435328_HDR.jpg

IMG_20160701_204009422.jpg

Last edited:
Pedi preços a duas casas relativamente a pneus 225/45 17" IC 94 W.

Marcas normais sem ser chinocas.

Além disso pedi um modelo em particular para saber o preço. Michelin crossclimate.

A ver daqui a uns dias o que vem ai.

Boas,

O meu carro está a precisar de pneus novos, e como o antigo tinha uns pneus que me satisfaziam bastante (Pzero nero gt) pedi preços..

Pneu 205/45 R17 pediram-me 560€ pelos 4:sh).. Os antigos, mesma medida em jante 16 ficavam a 400€.

Ainda me sugeriram uns firestone a 87€ cada e que eram 2x melhores que os pirelli (conversa do vendedor) mas não me parece bom negócio..

Sugerem-me algum modelo que fique mais em conta que os pirelli?
Tenho preferencia em pneus com boa aderência em seco e em chuva, a questão de poupança de combustivel e as versões "green" não são prioridade.

Obrigado

Boas,

O meu carro está a precisar de pneus novos, e como o antigo tinha uns pneus que me satisfaziam bastante (Pzero nero gt) pedi preços..

Pneu 205/45 R17 pediram-me 560€ pelos 4:sh).. Os antigos, mesma medida em jante 16 ficavam a 400€.

Ainda me sugeriram uns firestone a 87€ cada e que eram 2x melhores que os pirelli (conversa do vendedor) mas não me parece bom negócio..

Sugerem-me algum modelo que fique mais em conta que os pirelli?
Tenho preferencia em pneus com boa aderência em seco e em chuva, a questão de poupança de combustivel e as versões "green" não são prioridade.

Obrigado

Michelin Pilot Super Sport > Michelin Pilot Sport 4 > Michelin Pilot Sport 3 > Dunlop Sport Maxx RT 2 ou Goodyear Eagle F1 Assymetric 2 > Continental SportContact 5 > Michelin Primacy 3 > Vredestein Ultrac Satin > Pirelli PZero (GT ou não) > Tudo o resto

A maioria é mais cara, mas melhor. Os Michelin compensam pela durabilidade extra e os Super Sport são basicamente o melhor pneu em qualquer medida.
Tudo o resto é fraquinho, se bem que os Firestone sz90 são idênticos aos Pirelli, mas não melhores.

Pensava que nessa medida ia encontrar era os Falken FK510, isso sim é um pneu de performance a um preço brutal e bem capaz de fazer frente aos Goodyear e Dunlop.

Alguém me sabe dizer se os Goodyear Efficient Grip Performance, em 215/55/R16, têm todos protecção de jante?

Vou mesmo ter de trocar e ando a ver preços para avençar (já ando a acompanhar a evolução dos preços em diferentes modelos há bastante tempo, e inclusive postado aqui). Estes parecem-me ser o melhor compromisso em relação a qualidade/preço, para as marcas de topo. No entanto, aceito sugestões[;)]

Obrigado.

Alguém me sabe dizer se os Goodyear Efficient Grip Performance, em 215/55/R16, têm todos protecção de jante?

Vou mesmo ter de trocar e ando a ver preços para avençar (já ando a acompanhar a evolução dos preços em diferentes modelos há bastante tempo, e inclusive postado aqui). Estes parecem-me ser o melhor compromisso em relação a qualidade/preço, para as marcas de topo. No entanto, aceito sugestões[;)]

Obrigado.

Após uma pesquisa, não. Tens de procurar um especifico pois nem todos vão ter protecção de jante por causa do preço. Encontrei estes nessa medida com protecção de jante:

Goodyear Efficient Grip Performance com indice 93W FP ou 93V FP(o FP é a protecção de jante)

Portanto terás de ter o cuidado de os pedir com protecção de jante e verificar se não te põem a versão normal e te cobram a com protecção de jante. De resto tenho e são muito bons, só a durabilidade é que não é muita. Se fizeres mais de 15 mil km/ano tens os Michelin Primacy 3 com protecção de jante também e compensam o preço nos quilómetros extra que duram. Com protecção de jante não punha mais nada. Sem protecção de jante ia para os Hankook K125, que são o melhor pneu de turismo actualmente.

Após uma pesquisa, não. Tens de procurar um especifico pois nem todos vão ter protecção de jante por causa do preço. Encontrei estes nessa medida com protecção de jante:

Goodyear Efficient Grip Performance com indice 93W FP ou 93V FP(o FP é a protecção de jante)

Portanto terás de ter o cuidado de os pedir com protecção de jante e verificar se não te põem a versão normal e te cobram a com protecção de jante. De resto tenho e são muito bons, só a durabilidade é que não é muita. Se fizeres mais de 15 mil km/ano tens os Michelin Primacy 3 com protecção de jante também e compensam o preço nos quilómetros extra que duram. Com protecção de jante não punha mais nada. Sem protecção de jante ia para os Hankook K125, que são o melhor pneu de turismo actualmente.

Enquanto fui vendo preços encontrava uns que mencionavam a protecção de jante e outros não, mas pensei que ou tivessem ou não tivessem - não que houvesse as duas versões.

Também vi os Hankook K125 mas, segundo a classificação exibida nos sites de venda, são ligeiramente piores no consumo (menos importante) e no ruído (aqui sim dou alguma importância, pois prefiro o mais silencioso possível...). Por outro lado, são bastante mais em conta...

Para já o mais barato que consegui para os GY Efficient Grip Performance (com proteção de jante) foram 120,5€/unidade colocados.

Atualmente faço poucos quilómetros por ano (praticamente pego no carro ao fim-de-semana e ando em AE com algumas pequenas voltas locais)

Last edited:
Alguém têm opinião formada em relação aos Dunlop Sport Maxx RT?

Comprando online e pagando a colocação à parte numa casa de pneus consegue-se uma diferença razoável em relação aos Goodyear Efficient Grip Performance, que para já consigo a 120,5€ a unidade (em 215/55/R16 93V).

A minha maior preocupação neste modelo será o desgaste, pelo que tenho lido. Em relação a performance parece ser topo... aderência em molhado e ruído de rolamento principalmente. Quando referem um "desgaste acentuado", isto quer dizer que os pneus duram 10k ou 30k Kms?? É que isto é um bocado relativo... Se durarem 10k numa condução sempre a fundo, até pode corresponder a uma grande duração, se durarem 20k ou 30k com condução de "avozinha", se calhar têm mesmo um desgaste excessivo. Espero ter-me feito entender.

Obrigado desde já (mais uma vez)

P.S - os Dunlop, com protecção de jante e DOT 2015, colocados no sitio deverão ficar por volta dos 107€.

Comprando online e pagando a colocação à parte numa casa de pneus consegue-se uma diferença razoável em relação aos Goodyear Efficient Grip Performance , que para já consigo a 120,5€ a unidade (em 215/55/R16 93V).
http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2015-Auto-Bild-215-55-R16-Technical-Tyre-Test.htm

A minha maior preocupação neste modelo será o desgaste, pelo que tenho lido. Em relação a performance parece ser topo... aderência em molhado e ruído de rolamento principalmente. Quando referem um "desgaste acentuado", isto quer dizer que os pneus duram 10k ou 30k Kms?? É que isto é um bocado relativo... Se durarem 10k numa condução sempre a fundo, até pode corresponder a uma grande duração, se durarem 20k ou 30k com condução de "avozinha", se calhar têm mesmo um desgaste excessivo. Espero ter-me feito entender.

P.S - os Dunlop, com protecção de jante e DOT 2015, colocados no sitio deverão ficar por volta dos 107€.

Se fores da zona de Lisboa tens as afocinas de Pneus Pizozero, a Interprimos na zona de Pero Pinheiro e a pneubeato em Alcantra. Mas os Goodyear Efficiente Grip Performance por 94€ (preço online) seriam a melhor opção pelos testes já efectuados.

Last edited:
Se fores da zona de Lisboa tens as afocinas de Pneus Pizozero, a Interprimos na zona de Pero Pinheiro e a pneubeato em Alcantra. Mas os Goodyear Efficiente Grip Performance por 94€ (preço online) seriam a melhor opção pelos testes já efectuados.

Não, sou do Porto. Estive a ler as reviews no tyrereviews.co.uk, e em relação aos Goodyear muita gente (mesmo) se queixa das paredes laterais do pneu serem muito pouco rígidas, levando ao adorno excessivo em curva... algo que não pretendo e que não acontece atualmente, mesmo com os Primacy HP próximos dos limitadores. Dos Dunlop Sport Maxx RT a principal queixa é mesma a da durabilidade dos pneus... Em alguns casos nem 10k Kms fizeram.

Está difícil, porque não estou a conseguir uma opção que satisfaça em todos os pontos:sh)

Não, sou do Porto. Estive a ler as reviews no tyrereviews.co.uk, e em relação aos Goodyear muita gente (mesmo) se queixa das paredes laterais do pneu serem muito pouco rígidas, levando ao adorno excessivo em curva... algo que não pretendo e que não acontece atualmente, mesmo com os Primacy HP próximos dos limitadores. Dos Dunlop Sport Maxx RT a principal queixa é mesma a da durabilidade dos pneus... Em alguns casos nem 10k Kms fizeram.

Está difícil, porque não estou a conseguir uma opção que satisfaça em todos os pontos:sh)

Portanto queres pneus com durabilidade e performance mesmo que puxes bem por eles? Todos os pneus desportivos (Esses Dunlop, os Goodyear equivalentes, etc) pautam por performance acima da média (pneus de turismo) mas obviamente que desgaste acima da média também. Mesmo os Dunlop BluResponse e os Goodyear EfficientGrip Performance (juntamente com os Hankook k125 e Continental PC5) que são os 4 melhores pneus a nivel de performance na gama de turismo sacrificam durabilidade por performance. Qualquer um deles te dura ai 20 mil km no eixo da frente sem trocar com os de trás em condução normal. Dos de turismo os que duram mais destes ainda devem ser os Hankook seguidos dos Goodyear e por fim os outros 2.

Passando à ajuda propriamente dita, Os Dunlop que falaste a nivel de desgaste são maus, tal como os BluResponse. Os Goodyear são melhores, mas em prai 5 mil km de durabilidade.
Tens ainda os Pirelli P7 e Yokohama AE50 que duram mais que os Goodyear e são bem bons.

Mas aquilo que tu realmente queres são os Primacy 3. Se estás satisfeito com os HP vais gostar ainda mais destes, que são a sua evolução.
Se fizeres poucos quilómetros os Hankook K125 serão sempre a melhor escolha.
Qualquer um te vai durar menos se puxares muito por eles, pelo que os Maxx RT para mim estariam fora de questão pois já em uso normal duram pouco.
Em último caso pneus desportivos iria sempre para Michelin Pilot Sport, pois ainda são os que duram mais (+/- o mesmo dos Goodyear possivelmente)

PS: Tenho os Goodyear e as paredes moles de facto são uma questão, tens de usar pressões acima do recomendado para não teres sempre um ombro nos pneus da frente por causa do peso do motor. Mas em tudo o resto são muito bons, em chuva então nem se fala.

Nos meus pneus da frente Nexen Nfera Su4 195/55/r15 85V uso a pressao de 2,5bar pois é 2,2+0,3 para velocidades acima de 160km e com esta pressão tem muito pouca barriga e consigo curvar rápido. Tem ja perto de 14000km e com bom cardado.

Comprando online e pagando a colocação à parte numa casa de pneus consegue-se uma diferença razoável em relação aos Goodyear Efficient Grip Performance, que para já consigo a 120,5€ a unidade (em 215/55/R16 93V).

Ora bem, Dunlop SP Sport Maxx RT montados em Junho de 2015, contam agora com cerca de 18.000km feitos, na medida 225/45 r17 em 91Y, num Seat Leon 1.9 TDI FR (carro com um frente algo pesada, que pode influenciar o desgaste). Direcção alinhada, pneus rodados e cruzados cerca dos 12.000km feitos, pressões sempre na ordem dos 2.5/2.6 bar e controlados uma vez por mês.

Quando foram montados novos nos sulcos centrais tinham cerca de 7mm de profundidade. Neste momento andam com cerca de 5mm, talvez até mais nos pneus que rolaram os 1ºs 12.000km no eixo de trás, pelo que conto que façam mais de 40.000km no total (contando que o desgaste seja homogéneo até ao final do rasto). Falta dizer que 90% dos kilómetros são feitos em estradas nacionais (algumas com um piso assim não tão bom), com manobras de parqueamento diárias em espaços pequenos (que não ajuda nada à durabilidade e ao desgaste). No entanto, as viagens em AE e agora nas férias foram a uns ritmos generosos, e não verifiquei desgaste perceptivel.

De resto, pneu que inspira confiança (em seco e molhado), confortável até por comparação com os anteriores GY F1 Asymetric, com um baixíssimo ruído de rolamento. Honestamente, melhores que estes neste carro (em termos de feeling de condução/reactividade) só os Michelin Pilot Sport 2 que tive anteriormente, mas já se sabe que estes Michelin eram de uma classe à parte..

Back