Tópico dos Pneus

Da VW sabia que houve Golf com Nexen e quando saiu o Passat B8 com jante 16 vinham com Falken.

Não ponho em causa a Nexen, mas um 225e não é propriamente um carro barato para vir equipado com uma marca assim fora das grandes.

Mais marcas a VW usa como OEM... como a Cooper, Kuhmo, Apollo, Giti Tire ... mas ainda há mais, que não me estou a recordar de momento.

Last edited:
Não houve Mercedes, C pelo menos, a sair com Nexen também? Tenho ideia que sim...

Estes têm cumprido, mas têm vida fácil. Longas rectas, normalmente uns 30 km/h acima do limite, e poucas curvas.

Aproveito para dar feedback dos Firestone Roadhawk montados na frente do Clio V. Se em AE, como na A41, dá para curvar a 140/150 com o piso molhado, já em curvas mais apertadas (acessos a AE, por exemplo) mostram os limites mais cedo que os T005. Se o carro fosse meu, não sei se voltava a meter... mas quem paga, manda...

Tens por exemplo o Classe G, que sai com Kuhmo...

https://www.tyrepress.com/2019/02/kumho-tyres-oe-on-mercedes-g-class/

Não houve Mercedes, C pelo menos, a sair com Nexen também? Tenho ideia que sim...

Estes têm cumprido, mas têm vida fácil. Longas rectas, normalmente uns 30 km/h acima do limite, e poucas curvas.

Aproveito para dar feedback dos Firestone Roadhawk montados na frente do Clio V. Se em AE, como na A41, dá para curvar a 140/150 com o piso molhado, já em curvas mais apertadas (acessos a AE, por exemplo) mostram os limites mais cedo que os T005. Se o carro fosse meu, não sei se voltava a meter... mas quem paga, manda...

Boa review. obg [:cool:]

Review aos Goodyear assymetric 6 medida 225/40 R18 - Huyndai i20n

Carro vinha originalmente com 215/40 R18 Pirelli p0

Eixo dianteiro, rapidamente estourei com os Pirelli p0 - duraram uns 12 mil kms.

Gostei bastante dos Pirelli, direção muito direta, muito grip, muito bons tanto em seco ou molhado, mas faziam o carro muito rijo e tem fraca longevidade. Estradas com buracos era um pesadelo.

Como a medida 225/40 R18 é bastante mais barata decidi averbá-la no livrete.

Montei Goodyear 225/40 R18 no eixo dianteiro e deixei os 215/18 R18 Pirelli no eixo traseiro.

O carro ficou mais suave nos buracos, mas tenho a direção menos direta. Os Goodyear irão durar o dobro dos Pirelli e são bastante mais baratos.

Os Goodyear tem muito grip mas acho que os Pirelli eram melhores para condução "desportiva".

Pela relação preço/performance/conforto/durabilidade vou me manter com a medida 225/40 R18 e os Goodyear. Paguei na NORAUTO 95 euros por pneu em JUL23 já com montagem.

Caso os Hankook ou os Falken estivessem 20 euros por pneu mais barato do que GY teria ido para uma dessas marcas.

Acho que tendo Goodyear ao mesmo preço dos Hankook ou Falken é um no-brainer.

Fica a review, boas curvas!!! apr:)[:D]

Eixo dianteiro, rapidamente estourei com os Pirelli p0 - duraram uns 12 mil kms.

Gostei bastante dos Pirelli, direção muito direta, muito grip, muito bons tanto em seco ou molhado, mas faziam o carro muito rijo e tem fraca longevidade. Estradas com buracos era um pesadelo.

Montei Goodyear 225/40 R18 no eixo dianteiro e deixei os 215/18 R18 Pirelli no eixo traseiro.

O carro ficou mais suave nos buracos, mas tenho a direção menos direta. Os Goodyear irão durar o dobro dos Pirelli e são bastante mais baratos.

Os Goodyear tem muito grip mas acho que os Pirelli eram melhores para condução "desportiva".

Pela relação preço/performance/conforto/durabilidade vou me manter com a medida 225/40 R18 e os Goodyear. Paguei na NORAUTO 95 euros por pneu em JUL23 já com montagem.

Caso os Hankook ou os Falken estivessem 20 euros por pneu mais barato do que GY teria ido para uma dessas marcas.

Nos testes os GY tem saido à frente dos pirelli , tem ficado empatado com os ps5

Também aprovo no i30 (e no antigo ibiza), apesar de serem motores de corta relva, ao contrário do teu N [:D]
Os EfficientGrip Performance 2 também não desiludem em grip, mas ficam ligeiramente abaixo dos assymetic 6. Por outro lado são mais confortáveis ainda e teoricamente gastam menos combustível.

Nos carros cá de casa, exceto o da empresa, não entra nada que não seja goodyear

Não sei que carro é mas atenção que o livrete tem de permitir uma medida diferente no eixo traseiro em relação ao dianteiro para poderes andar legal

Se não permitir podes ser autuado

Finalmente trocaram-me os Primacy 4 na Volvo V60 T6.

Apesar de terem rasto e 40.000km o carro estava inseguro.
A financeira autorizou uns Bridgestone Turanza T006, para já impecável tirando um ligeirissimo zumbido nos 110 km/h, quem não conheça o carro não se apercebe. O que acham que é?

Não sei que carro é mas atenção que o livrete tem de permitir uma medida diferente no eixo traseiro em relação ao dianteiro para poderes andar legal

Se não permitir podes ser autuado

Averbei a medida nova. Tá no livrete. Mas de origem só podias usar 215/40 R18.
Lá não faz distinção em que eixo tenho de usar certa medida.
Tenho as duas medidas averbadas, posso usar em que eixo quiser.

Last edited:

O que ele quis realçar, foi que terás de usar sempre a mesma medida nos dois eixos. [;)]

Porque nos casos em que viaturas podem usar medidas diferentes em cada eixo, isso vem referido no DUA:

Se não há distinções, tens de usar a mesma medida, se isso fosse possível tinhas lá FR 225/40R18 TR 215...

Para além do mais, desculpa a franqueza, da parvoíce e falta de segurança que é usar pneus mais largos à frente do que atrás num carro de estrada.
Se ainda ao menos fosse para o drift...

O que ele quis realçar, foi que terás de usar sempre a mesma medida nos dois eixos. [;)]

Porque nos casos em que viaturas podem usar medidas diferentes em cada eixo, isso vem referido no DUA:

É isto que o nto referiu tens de usar a mesma medida em ambos os eixos.

A andar assim podes ser autuado e até em casos extremos ver o carro apreendido

Eu devo andar a fazer alguma coisa errada aos pneus do meu carro.

Coloco os pneus novos atrás, depois passam para a frente e volto a colocar dois novos atrás, como manda a “lei”.

Mas quando tiro os pneus do eixo traseiro para o eixo da frente, não gosto do aspeto dos pneus do meu carro.

Vejam isto:

IMG_0247.jpg

Pneus de 2022, no eixo traseiro (agora no eixo da frente). Carro sempre de garagem quando não está a andar, pressão sempre revista e a borracha começa a ficar ressequida nos sulcos.

Há carros cá em casa que dormem na rua, sobem passeios, etc, e a borracha tem sempre um aspeto elástico e “hidratada”.

No meu carro não. E isto está constantemente a acontecer independentemente da marca.

É suposto os pneus vidrarem por andarem no eixo traseiro?! Será do limpa jantes ou condicionador de pneus que uso?

Não entendo…

Attachments

• IMG_0247.jpg
    IMG_0247.jpg
    169.4 KB · Views: 0
Os meus no ibiza também ficavam assim, no fiat da empresa (uso pneus budget) também, no i30 ainda é cedo para ver.
Parece-me ser algo "normal". Têm 2 anos e já devem ter feito um bom par de KM.
Nos meus casos, os do lado direito tendem a ficar mais depressa assim do que do esquerdo (talvez seja das rotundas como acontece com os da frente

Eu devo andar a fazer alguma coisa errada aos pneus do meu carro.

Coloco os pneus novos atrás, depois passam para a frente e volto a colocar dois novos atrás, como manda a “lei”.

Mas quando tiro os pneus do eixo traseiro para o eixo da frente, não gosto do aspeto dos pneus do meu carro.

Vejam isto:

Pneus de 2022, no eixo traseiro (agora no eixo da frente). Carro sempre de garagem quando não está a andar, pressão sempre revista e a borracha começa a ficar ressequida nos sulcos.

Há carros cá em casa que dormem na rua, sobem passeios, etc, e a borracha tem sempre um aspeto elástico e “hidratada”.

No meu carro não. E isto está constantemente a acontecer independentemente da marca.

É suposto os pneus vidrarem por andarem no eixo traseiro?! Será do limpa jantes ou condicionador de pneus que uso?

Não entendo…
Também estou com, exatamente esse problema no eixo traseiro com uns Nankang novos, com 40mil Km rodados e talvez, metade da altura do rasto ainda para gastar (não sei precisar)
Sempre andaram (e continuam) no eixo traseiro e tambem tem tido uma vida fácil com "tiradas" com grandes retas e pouca curva

Não percebo também, como podem aparecer fissuras entre os sulcos, este é o 4° carro que tenho e nunca vi tal nos pneus dos outros carros que tive

Pela foto a jante parece ser de um Fiat Tipo com jante 17? É isso?

Last edited:
GoodYear Eagle F1 Assym 5, num Classe A.

225/40/R18.

O problema disto é que não me parece só estético, com o piso molhado noto que o desempenho dos pneus já não é igual a novo.

Se assim for, passo a colocar os pneus novos à frente para que a borracha vá logo tendo desgaste desde nova.

Back