Tópico dos Pneus

Curiosidade, tenho um amigo com uma 520e de 12/2022. Carro de empresa/ frota, veio 0 km para ele.
Pack.M, jante 18..top.
Já andei várias vezes com ele, inclusive, no mês passado fomos para Sevilha no carro dele.
Ontem ao olhar para jantes dele, deu -me para ver os pneus: Bridgestone Turanza T005 245/40R18 (acho que era isto ) 100Y. 😲
Ainda eu não quis poupar € e meter T005 na minha chocolateira.😅
Mas um carro desportivo, jante 18, com um valor daqueles, no mínimo não deveria de ter uns Potenza?!
Carro desportivo?

É um 520e....

Quando troquei recentemente de pneus relatei ligeira ressonância entre os 90/110kmh, a oficina diz que está tudo bem porque a direção não treme 🙄

O que acham que possa ser?

Começava por verificar se o alinhamento está ok...há várias parâmetros no alinhamento e o "Toe" pode causar essa ressonância.
image.png

Outra situação que pode acontecer é ser o tipo de pneu não "compatível" com o carro em questão.

Já aconteceu ao meu pai num VW Golf IV 1.9TDI aplicar, na altura, uns GoodYear Duragrip...e o carro também fazia uma ressonância imensa, parecia rolamento gripado, e passados nem 2000km...ao olhar para os pneus...tinham zonas que havia contacto com a estrada e outras não. Parecia um pneu de TT [:D]

Isto com o alinhamento feito na altura da trocar...voltado a fazer passado nem 1 semana por causa do problema e tudo ok...pressões conforme descritas para o carro...aplicou mais 0.2bar para ver se resolvia...e nada.

Trocou de pneus, a oficina aceitou e compreendeu a situação...na altura meteu uns Yokohama...e nunca mais aconteceu.

Carro desportivo?

É um 520e....
Sim, é um carro familiar. Mas como tem todo aquele pack M (plásticos...), jantes 18,..
Mas compreendo, apesar de não ser rijo, não é nenhum sofá. E se metessem uns pneus desportivos, iam ganhar em dinâmica, mas perder no conforto.

Só um aparte, e off tópic, antes deste , ele tinha um 520D. Também novo para a mão dele, entregou no fim dos 4 anos do contrato e 50k km..(apanhou a pandemia pelo meio, trabalho remoto..)
Ele que não percebe nem quer perceber da de carros, só diz que o 520D andava muito mais que este 520e.

Sim, é um carro familiar. Mas como tem todo aquele pack M (plásticos...), jantes 18,..
Mas compreendo, apesar de não ser rijo, não é nenhum sofá. E se metessem uns pneus desportivos, iam ganhar em dinâmica, mas perder no conforto.

Só um aparte, e off tópic, antes deste , ele tinha um 520D. Também novo para a mão dele, entregou no fim dos 4 anos do contrato e 50k km..(apanhou a pandemia pelo meio, trabalho remoto..)
Ele que não percebe nem quer perceber da de carros, só diz que o 520D andava muito mais que este 520e.

É natural, têm sensivelmente a mesma potência e o 20e é muito mais pesado.

Começava por verificar se o alinhamento está ok...há várias parâmetros no alinhamento e o "Toe" pode causar essa ressonância.

Outra situação que pode acontecer é ser o tipo de pneu não "compatível" com o carro em questão.

Já aconteceu ao meu pai num VW Golf IV 1.9TDI aplicar, na altura, uns GoodYear Duragrip...e o carro também fazia uma ressonância imensa, parecia rolamento gripado, e passados nem 2000km...ao olhar para os pneus...tinham zonas que havia contacto com a estrada e outras não. Parecia um pneu de TT [:D]

Isto com o alinhamento feito na altura da trocar...voltado a fazer passado nem 1 semana por causa do problema e tudo ok...pressões conforme descritas para o carro...aplicou mais 0.2bar para ver se resolvia...e nada.

Trocou de pneus, a oficina aceitou e compreendeu a situação...na altura meteu uns Yokohama...e nunca mais aconteceu.

vou pedir um realinhamento, se isto não ficar bem, vou à bruxa com a quantidade de chatíces que o carro tem dado nos últimos 2 anos

Boa tarde,

O que recomendam de pneus 235/40 R18?

Tenho andado a ver algo não muito caro e para esta medida, só encontro pneus Chineses.

Também vi os usados e acho que prefiro instalar uns Chineses novos que uns usados de marca.

Recomendaram-me marcas:

Westlake - 65 Euros cada
Ovation - 75 Euros cada
Tristar - 80 Euros cada
Tracmax - 90 Euros cada

Do que vi, os Westlake parecem ser os melhores e não é por serem os mais baratos.

Dentro desta gama de preços e novos.

Será para uma Passat 2.0 TDI.

O que me poderão recomendar?

Obrigado.

Boa tarde,

Tenho andado a ver algo não muito caro e para esta medida, só encontro pneus Chineses.

Também vi os usados e acho que prefiro instalar uns Chineses novos que uns usados de marca.

Recomendaram-me marcas:

Westlake - 65 Euros cada
Ovation - 75 Euros cada
Tristar - 80 Euros cada
Tracmax - 90 Euros cada

Do que vi, os Westlake parecem ser os melhores e não é por serem os mais baratos.

Obrigado.

Tentaria apostar em outras marcas como referido, como as já apontadas, ou e ainda, a SAVA, DEBICA, KORMORAN, MAXXIS, KUMHO,,,

Boa tarde,

Recomendaram-me marcas:

Westlake - 65 Euros cada
Ovation - 75 Euros cada
Tristar - 80 Euros cada
Tracmax - 90 Euros cada

Obrigado.

Pneus Chineses é para esquecer.
Medíocres no Verão (piso seco), e péssimos no Inverno (piso molhado)

É preferível gastar um pouco mais, do que comprar pneus chineses ou pneus usados.
Os pneus da Norauto não são maus...

Pneus Chineses é para esquecer.
Medíocres no Verão (piso seco), e péssimos no Inverno (piso molhado)

É preferível gastar um pouco mais, do que comprar pneus chineses ou pneus usados.
Os pneus da Norauto não são maus...

Os Triangle EffeXSport TH202 ou WestLake ZuperAce Z-007 não me pareceram maus.

Sim e não. Eu procurei e encontrei esses pneus. Pesquisando até há algum feedback e informação sobre eles.

Não me pareceram maus para pneus budget.

Não sei se será melhor a Triangle ou a WestLake, ambos os modelos parecem razoáveis.

Pelos Triangle consigo a 70 Euros cada.

Cerca de 300 Euros já com alinhamento (4).

Pelos WestLake referi acima que consigo a 65 Euros mas o modelo é inferior, sendo o ZuperEco Z-107.

Para o modelo ao nível da marca Triangle, sendo os WestLake ZuperRace Z-007, aguardo orçamento, mas será mais caro.

Last edited:
Se pesquisares pelos Triangle no Google consegues ver uns vídeos e informação, não me pareceram nada maus. Na Norauto ainda fica caro pois ainda levam cerca de 12 Euros por roda para montar e equilibrar o pneu.

A decisão cabe a cada um, mas na minha opinião, os pneus chineses são fraquinhos, na sua generalidade.
Disfarçam em piso seco (praticamente todos aguentam bem o piso seco), mas em piso molhado são para esquecer.

É preferível gastar um pouco mais em pneus com mais qualidade, mas ficas muito melhor servido e descansado.
Se te sentes confortável com pneus chineses, avança.

Back