Tópico dos Pneus

Não sendo entendido em "pneumaitcologia", esta viatura levou o 1º jogo de pneus substituído os 43 mil km devido a desgaste excessivo apenas no interior dos mesmos. Solicitei que fosse realizado um alinhamento da direcção da viatura, tendo o carro sido colocado na máquina, com o respectivo técnico em "pneumaticologia", a dizer que os parâmetros estavam bons, e que a culpa era minha de não ver a pressão dos pneus. Confesso que realmente não sou, nem nunca fui, muito cuidadoso nesse aspecto. Mas além deste carro ter esse sistema de alerta, que só por uma vez accionou, para um pneu traseiro, nunca tive outro carro com o mesmo sintoma... e já lá vão alguns.

Aos 68 mil km, estamos na mesma. Pneus a comer por dentro.... (aguardo resposta da entidade proprietária da viatura, sobre o que fazer).

Qual o vosso palpite?

PS: Para já pedi para o carro ser assistido na localidade onde está a casa de pneus a que costumo ir. Pode ser que deixem de me mandar para sapateiros?

É um problema recorrente em muitos carros, independentemente da marca e/ou modelo...o famoso "camber".

image.png

Podem ser muitas as possíveis causas...
- geometria da suspensão
- desgaste dos amortecedores
- desgaste/defeito nos cabeçotes dos amortecedores
- alinhamento defeituoso do camber, se possível no carro em questão

A baixa pressão iria também romper as laterais exteriores do pneu...não só a interior.
Aumentar a pressão irá ajudar sim...mas também irá levar a um aumento da "rigidez" da suspensão e respectivo desconforto na condução e a um possível desgaste mais considerável no centro do pneu.

São casos "bicudos" de se resolver de forma fácil e ainda mais difícil de conseguir explicar ao cliente/dono do carro.

Existem casos que aplicando estes parafusos excêntricos se consegue o ajuste do camber e resolve o problema:
image.png

É um problema recorrente em muitos carros, independentemente da marca e/ou modelo...o famoso "camber".

Podem ser muitas as possíveis causas...
- geometria da suspensão
- desgaste dos amortecedores
- desgaste/defeito nos cabeçotes dos amortecedores
- alinhamento defeituoso do camber, se possível no carro em questão

A baixa pressão iria também romper as laterais exteriores do pneu...não só a interior.
Aumentar a pressão irá ajudar sim...mas também irá levar a um aumento da "rigidez" da suspensão e respectivo desconforto na condução e a um possível desgaste mais considerável no centro do pneu.

São casos "bicudos" de se resolver de forma fácil e ainda mais difícil de conseguir explicar ao cliente/dono do carro.

Existem casos que aplicando estes parafusos excêntricos se consegue o ajuste do camber e resolve o problema:

Pois, muito dificilmente da pressão dos pneus, que curiosamente mantenho acima do recomendado pela marca, nos 2.5 bar.

Agora é ver o que a locadora quer fazer, até porque o carro está em garantia... e eu tenho km para fazer.

Felizmente tenho plafond de pneus para aguentar isto até ao fim do contrato [:D]

Não sendo entendido em "pneumaitcologia", esta viatura levou o 1º jogo de pneus substituído os 43 mil km devido a desgaste excessivo apenas no interior dos mesmos. Solicitei que fosse realizado um alinhamento da direcção da viatura, tendo o carro sido colocado na máquina, com o respectivo técnico em "pneumaticologia", a dizer que os parâmetros estavam bons, e que a culpa era minha de não ver a pressão dos pneus. Confesso que realmente não sou, nem nunca fui, muito cuidadoso nesse aspecto. Mas além deste carro ter esse sistema de alerta, que só por uma vez accionou, para um pneu traseiro, nunca tive outro carro com o mesmo sintoma... e já lá vão alguns.

Aos 68 mil km, estamos na mesma. Pneus a comer por dentro.... (aguardo resposta da entidade proprietária da viatura, sobre o que fazer).

Qual o vosso palpite?

PS: Para já pedi para o carro ser assistido na localidade onde está a casa de pneus a que costumo ir. Pode ser que deixem de me mandar para sapateiros?

Se o problema fosse da pressão dos pneus, comia por dentro e fora se fosse pouca pressão digo eu.

2018. Mais velhos do que pensava.

Whatever, estes T005 ainda vão fazer Algarve. Depois logo vejo.

c91acce56d1e760f7366721d65d37baf.jpg

Qual o vosso palpite?

Será que os parâmetros estão mesmo bons? Tens a folha?

É que quem diz que isso é causado pela pressão dos pneus não deve ser grande técnico...

Será que os parâmetros estão mesmo bons? Tens a folha?

É que quem diz que isso é causado pela pressão dos pneus não deve ser grande técnico...

Não tenho folha nenhuma.

O (pseudo) técnico meteu o carro no elevador, ligou a parafernália e desligou, comunicando que os parâmetros estavam bons.Quando confrontado com o tipo de desgaste dos pneus velhos, aventou aquela hipótese.

Entretanto, há mais de 48 horas a aguardar resposta da locadora.:sh)

Qual o vosso palpite?

Tens que ir a um sapateiro premium para alinhar isso. Podes ter uma folga e causa isso.

Voltar
Superior