Tópico dos Pneus

Eu acho é que não estás a entender a discussão, não é o que cada um faz com os pneus ou com o carro, a questão aqui é achar que meter pneus novos à frente num carro RWD está mal, só gostava de saber porquê?
Ainda por cima se te estão a dizer que consome muito mais atrás do que à frente, independentemente da condução de cada um.

Se gostavas de saber porquê, vai ler o que os colegas escreveram para trás.

E se me disserem que o Céu é sempre azul, não posso dizer que também o vejo de outras cores? Poupa-me...

Se gostavas de saber porquê, vai ler o que os colegas escreveram para trás.

E se me disserem que o Céu é sempre azul, não posso dizer que também o vejo de outras cores? Poupa-me...

Por causa do que eles disseram para trás é que pergunto se devo mudar o que faço, mas isso é com argumentos lógicos, não é com argumentos do tipo, "fazer curvas à campeão e tempos nos semaforos", nunca foi isso que esteve em causa.
Eu estou a dizer que o céu é azul e tu estás a dizer que a Terra é redonda, poupa-me...

2 pneus novos, sempre atrás.

A haver desequilíbrio de aderência entre eixos, é sempre preferível que seja o da frente, a começar pelo facto destas situações ocorrerem quando menos esperamos, e quando nos apercebemos pode ser tarde, a continuar pelo facto de que 99,999% das pessoas não conseguir lidar com uma situação de sobreviragem, e esta ser muito mais difícil de corrigir que o inverso.

Em todos os sustos que apanhei de traseira a fugir, trção frontal ou traseira, os piores pneus / mais rompidos estavam no eixo traseiro.

2 pneus novos, sempre atrás.

A haver desequilíbrio de aderência entre eixos, é sempre preferível que seja o da frente, a começar pelo facto destas situações ocorrerem quando menos esperamos, e quando nos apercebemos pode ser tarde, a continuar pelo facto de que 99,999% das pessoas não conseguir lidar com uma situação de sobreviragem, e esta ser muito mais difícil de corrigir que o inverso.

Em todos os sustos que apanhei de traseira a fugir, trção frontal ou traseira, os piores pneus / mais rompidos estavam no eixo traseiro.

Por acaso os meus traseiros estão no fim e nestes dias que estiveram estes chuviscos era um mimo provocar a traseira.[:D]

Por acaso os meus traseiros estão no fim e nestes dias que estiveram estes chuviscos era um mimo provocar a traseira.[:D]

Sim, mas isso é uma situação 'controlada', outra é ires a 90 ou 100 a curvar, e a meio, por algum motivo, um dos eixos atingir o seu limite de tração... Qual escolhes? Qual deles é mais fácil de perceber numa situação de condução normal e descontraída?

Sim, mas isso é uma situação 'controlada', outra é ires a 90 ou 100 a curvar, e a meio, por algum motivo, um dos eixos atingir o seu limite de tração... Qual escolhes? Qual deles é mais fácil de perceber numa situação de condução normal e descontraída?

Por acaso só tive uma situação de empandeiramento do carro, foi com o VTI na A25, um lençol de água em que perdi completamente a frente, do género de travares a fundo sem ABS, sem controlo nenhum, e posso dizer que foi uma situação que só não mandei o carro para a sucata porque o lençol era curto e quando ganho tração não estava muito artravessado, mas tanto na traseira como na frente se perdes o controlo é rezar, eu acho que perder a traseira num FWD é o pior dos mundos, nada parecido com a perda num RWD, é só a minha opinião.[;)]

Eu prefiro ter os pneus com a minima idade possivel, e é assim que os uso, obviamente que não ando com eles ao ponto de serem perigosos, estou a pensar mudar e ainda tenho mais de 2mm de sulco, não costumo deixar chegar ao limite, sequer. Por norma deixo-me andar pelo Verão a dentro até virem as primeiras chuvas

A escolha caiu nos Kumho PS72 mas não era os que eu queria mas sim os Hankook K137 mas infelizmente ainda não há a medida que o meu carro usa ,não chegou a Portugal.😖
Mas sei também que os Kumhos PS72 também são muito bons pneus.

Last edited:
Em 2022 meti uns Bridgestone Turanza T005 195/65 R15 no Fiesta.

Já tinha usado este modelo (com outra medida) noutro carro e gostei muito da segurança.

Passados 4 anos e mais ou menos 60 mil KMS, os de trás ainda estão bons. Mas os da frente têm desgaste acentuado nas laterais.

Estou a pensar em passar os de trás para a frente e meter um par novo atrás.

Que recomendam?

Já foram montados os pneus e achei a traseira um bocadinho solta mas também os pneus ainda tem a goma.
Mas depois experimentei a fazer uma travagem de emergência e agarrou o carro à estrada a traseira se manteve no lugar dela.

Para um Ford Puma 2023 que aqui tenho, precisava de reparar 2 jantes e trocar os pneus delas (fizeram 40.000, sempre na frente):

- reparação das duas jantes (aba e raios maquinados) numa das casas conhecidas - 100€ (10 dos quais um extra por trabalho de soldadura adicional - uma tinha levado uma raspadela daquelas de escavar bem o material)

- 2x Hankook K125 92H em 215/50 R18 + válvulas p/ sensor tpms - 260€ (20 das válvulas, não sei se está no preço ou puxaram nisso)

Nota: os pneus originais são Conti EcoContact (sim, o ridículo dos pseudo-suv com medidas de jante grande, baixo perfil e borracha eco :sh)) e embora tenham ido com o piso gasto de forma uniforme (andou sempre com pressões ok), estavam cheios de buracos de pedaços de borracha que simplesmente saltaram!

Já tinha lido algo semelhante ligado a Mercedes a usarem Continental, mas pensava que isso já não era um tema hoje em dia, ainda mais num carro que não dá grande carga nem por peso nem por binário..

O outro par que estava na traseira não apresenta nenhum buraco e o desgaste mínimo. Passaram para a frente e os novos para trás.

Last edited:
Alguém aqui no fórum já usou ou usa atualmente os Khumo ecsta hs52?

em sites internacionais tem boas reviews. É uma marca que por acaso nunca conduzi. Sei que equipam o novo vw t-roc

Alguém aqui no fórum já usou ou usa atualmente os Khumo ecsta hs52?

em sites internacionais tem boas reviews. É uma marca que por acaso nunca conduzi. Sei que equipam o novo vw t-roc

É um valor seguro e tens aqui testes até onde os mesmos aparecem.

Pois foi esta review que vi e tem bom feedback, o meu próximo carro de empresa vem com estes pneus. 2a já vou testar, tem boas críticas na chuva que para mim é muito importante

Nesse site, tens um apanhado da maioria dos testes das revistas que fazem testes aos pneus, ainda que possa haver mais algumas revistas que não apareçam aí, mas a maioria acaba por aparecer no site.

Ficarás bem servido com os mesmos, não há por que recear.

Os kumho ps72 teem boa protecao de jante ?

Por acaso chamou me a atencao desse pneu

Será melhor negócio que uns goodyear f1 assimetric 6 ?

Back