Tópico dos Pneus

Já ha algum tempo que tenho pensado em vir aqui dar o meu contributo,
e parece que vai ser desta.

Para quem está interessado em comprar pneus novos, tenho algumas dicas
que vos podem ajudar.

Todos os pneus são avaliados segundo a norma UTQG - Uniform Tire
Quality Grading, onde para cada pneu são atribuidos 3 indices que indicam
a qualidade no pneu no que diz respeito a durabilidade, a tracção e a
temperatura.

Todos os pneus, ou pelo menos a maioria, possuem os valores destes indices
escritos nas suas laterais, parametros esses que devemos ter atenção
quando compramos um pneu novo.

Desta forma deixo aqui os indices e os respectivos valores :

Treadwear :
Valores entre 60 e 620, sendo o 100 o valor de referência.
Quando mais alto este indice, maior durabilidade tem o pneu.
Exº: Um pneu com indice 200 dura teoricamente o dobro da kilometragem
que é conseguida com um pneu de indice Treadwear de 100.

Traction :
AA, A, B ou C.
Este indice representa o grau de aderência do pneu em piso molhado.
O indice C é o pior em termos de tracção.

Temperature:
A, B ou C.
Este indice reflecte a resistencia do pneu as variações de temperatura e
a sua capacidade de dissipar o calor. O pior é o indice C.

Portanto se pretendem um pneu que faça muitos kms, escolham o que tiver
o indice Treadwear mais alto, tendo em mente que quanto mais alto é este
indice mais prejudicada sai a tracção (grip). Pneus com indice de Treadwear
a rondar os 300 já tem uma durabilidade jeitosa (media 35.000 a 55.000 kms).
Como disse estes indices reflectem condicoes de teste controladas é obvio
que o desgaste dos pneus varia muito com o peso e as condições do carro,
a potencia do mesmo e o estilo de condução. Estes indices são apenas
indicadores.

Os melhores pneus em tracção são aqueles cujo indice é AA, e normalmente
são pneus de muito alta peformance, mas com desgaste rápido, uma vez
que são construidos com base em compostos de silica que lhe conferem
uma textura macia.
O mais comum é o indice A, sendo que abaixo disso são pneus de
fraca qualidade em termos de aderência no asfalto.

A nivel de temperatura, o mais comum também é o A. Abaixo disso são pneus
de fraca qualidade para asfasto.

Praticamente todos os pneus tem estes indices em letras pequeninas nas
paredes laterais, é uma questão de estarem com mais atenção quando
comparam pneus, e seleccionarem aqueles que melhor correspondem as
vossas necessidades.

Já agora, e em género de opinião pessoal, há uma marca de pneus que é
excelente, e que vejo poucas vezes mencionada talvez porque seja pouco
conhecida cá.
Trata-se da HANKOOK da qual só tenho tido excelentes referências para além
da experiência que tive com um jogo de pneus desta marca num
Opel Corsa B também ter sido excelente.

Pneus duráveis e seguros e de preço inferior as marcas premium.

Encomendei recentemente um jogo de 4 pneus desta marca para o MB C220CDi
do meu pai na medida 225/50/R16 92Y e são excelentes.
Melhores que os anteriores Michelin que tinha, a quase metade do preço.

A Hankook é o 7º maior fabricante mundial de Pneus. Pena que cá em Portugal
sejam dificeis de encontrar, pelo que os tenho de encomendar de fora.

Já agora, e porque muitas vezes surgem estas duvidas, aqui fica um tabela
com a maior parte das marcas conhecidas de pneus com as respectivas
associadas, segundas linhas etc.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Tire_Companies

Espero ter sido util.

Abraço e bons kms !

Última edição:
opinião

opinião

boas, li o teu comentario e li k tb que tens um corsa,sendo o meu o corsa C 1.7cdti que pneus me aconselhas ja k precebes algo do assunto:confused: tenho uns continental premium e tava a pensar meter uns mais desportivos que tal os bf?
a minha medida e um pouco tramada 185/55/15 H e cara tb!?!?[8b]
ja naveguei na net e gostei de outras marcas tb,os falken e os hankook mas estamos um pouco limitados de casas de pneus com esas marcas, preferem os nokian[:vm)] !??!?!

Eu ainda não consegui escorregar nas rotundas habituais com o Safrane calçado com BFGoodrich Profiler². A ver se chove para meter naquelas rotundas de alcatrão polido [:D]. É uma boa escolha!

Desculpem-me mas também estou indeciso na escolha de pneus, e preciso da vossa ajuda.

Tenho que meter pneus em dois carros: BMW 320d (136cv) e um Honda Jazz 1.2.
Os pneus que estão montados no BM são: Goodyear NCT5 205/15" - queria mudar de modelo, nunca gostei destes em piso molhado.Ainda tenho muito piso mas já estão vidrados (têm mais de 70.000 Km)
Os do Honda são: Yokohama A-spec 185/14" - agarram bem em seco e molhado (duraram 55.000 Km)

Já li este tópico todo e os que melhor falam (para o BMW) são os Toyo , os RE720 e os ER300. Eu preferia os Toyo, mas os meus pais não, porque eles podem durar pouco (- de 50.000 Km). O que vocês acham? Duram menos que 50.000 Km? Eu sou o que anda mais depressa, mas não constantemente.

Em relação aos pneus do Honda, se calhar, vamos apostar nos mesmos. Se souberem de uma alternativa, digam-me![:cool:]

a tua opiniao??

Desculpa tardar a responder.

Não tenho um Corsa, mas ja tive ha alguns anos atrás e como ja tinha
mencionado gostei muito de uns Hankook que tive.

Eu sou suspeito porque acho que os pneus Premium estão na maioria das
vezes com preços inflaccionados para a qualidade que oferecem, por isso
normalmente considero opções mais equilibradas em termos de preço.

Tenta uns Nokian NRHi, não sei se te agradam. Tem um indice de
Treadwear de 320 e são bons pneus que nao ficam nada atras dos Continental,
para alem de serem normalmente mais baratos. A Nokian é uma marca Filandesa
que apresenta normalmente muito boa qualidade nos produtos, e consegue ser
bastante competitiva em termos de preços.

BFGoodrich também são porreios, têm la a maozinha da michelin, no entanto
costumam ser mais caros que os Nokian. Se os encontrares a bom preço também
são boa alternativa.

De qualquer forma, eu sou fã das marcas orientais (Hankook, Kumho e Toyo) que
me habituaram a boa qualidade a preço decente o que muitas vezes nao acontece
nas Europeias. Tb gosto da Yokohama mas são mais caros, daí normalmente exclui-los.

Existe uma outra marca que tenho em muito boa conta, no entanto nunca tive nenhuns
pneus dessa marca mas conheço quem tenha, que é a Vredstein. É uma marca
Russa que tem boa qualidade, no entanto o preço não é sempre convidativo, depende
dos modelos.

Abraço.

Última edição:
Desculpem-me mas também estou indeciso na escolha de pneus, e preciso da vossa ajuda.

Tenho que meter pneus em dois carros: BMW 320d (136cv) e um Honda Jazz 1.2.
Os pneus que estão montados no BM são: Goodyear NCT5 205/15" - queria mudar de modelo, nunca gostei destes em piso molhado.Ainda tenho muito piso mas já estão vidrados (têm mais de 70.000 Km)
Os do Honda são: Yokohama A-spec 185/14" - agarram bem em seco e molhado (duraram 55.000 Km)

Já li este tópico todo e os que melhor falam (para o BMW) são os Toyo , os RE720 e os ER300. Eu preferia os Toyo, mas os meus pais não, porque eles podem durar pouco (- de 50.000 Km). O que vocês acham? Duram menos que 50.000 Km? Eu sou o que anda mais depressa, mas não constantemente.

Em relação aos pneus do Honda, se calhar, vamos apostar nos mesmos. Se souberem de uma alternativa, digam-me![:cool:]

Desses que falaste, os Brigestone ER300 são boa alternativa e tem
durabilidade media.
Com condução não muito agressiva conseguirás chegar aos 45/50.000 kms.
Os Toyo talvez sejam mais dificeis de encontrar mas julgo que são
um pouco mais baratos que os ER300.

Os RE720 já foram descontinuados, mas é provavel que ainda consigas
encontrar em alguns sitios. São pneus ao mesmo nivel dos ER300.
Ganharam boa fama pela aderencia que proporcionam, no entanto a
durabilidade nao é das melhores. Muito porue como agarram bem, a malta
tende a apertar com eles, e depois duram menos.... :)

para JCSPOWER

para JCSPOWER

tive mm agora a ver no site de testes www.pneus-online.com os nokian k me recomendas te, tem um rasto mto parecidos aos meus premium e eu keria uns mais desportivos,mas axo que vou optar pelos bf,ficam pelos 85 euros cada um,axas uma boa opção em comparação com os nokian?não sei pk os nokian não me inspiram confiança.

um abraço e obrigado

Acho que já fiz a minha escolha Bf profiler 2 a 63€ com montagem, medida 195-50 R15.

Agora tenho uma duvida que é a seguinte:
Devo mudar os pneus de trás que são os contcontact (ainda em excelente estado) para a frente e os profiler para tras? Ou monto os profier à frente??

Um abraço...

tive mm agora a ver no site de testes www.pneus-online.com os nokian k me recomendas te, tem um rasto mto parecidos aos meus premium e eu keria uns mais desportivos,mas axo que vou optar pelos bf,ficam pelos 85 euros cada um,axas uma boa opção em comparação com os nokian?não sei pk os nokian não me inspiram confiança.

um abraço e obrigado

Sim, força com isso. Os BF são um bom compromisso.

Mas atenção que eu nao sou nenhum profissional da área, apenas um curioso !!
E aquilo que falo é do que tenho aprendido e ouvido de algumas
pessoas do ramo.

Abraço.

Acho que já fiz a minha escolha Bf profiler 2 a 63€ com montagem, medida 195-50 R15.

Agora tenho uma duvida que é a seguinte:
Devo mudar os pneus de trás que são os contcontact (ainda em excelente estado) para a frente e os profiler para tras? Ou monto os profier à frente??

Um abraço...

Sempre me disseram que os melhores pneus deviam ser montados atrás,
porque perde-se muito mais facilmente o controlo do carro quando há
problemas no eixo traseiro do que no eixo dianteiro.

Abraço.

Peço desculpa

A medida é a 195-50 R15

Achas que devo optar por estes ou pelos Profiler 2??
Quais são os mais doráveis??

Obrigado
Entre os F1 ou os Profiler? Eles andam mais ou menos no mesmo preço, e creio que em termos de performance os F1 são ligeiramente superiores. No entanto gastam mais rápido e são mais frágeis estruturalmente. É uma questão de saber o que se preza mais. [;)]

Olá a todos

Quando vi o título do tópico vim logo ver porque também vou precisar de pneus e toda a informação e sempre útil mas fiquei desapontado quando vi que no final nada falaram do que se pretendia no tópico que era sobre os pneus e não sobre as casas que os vendem ou montam. Por isso peço se for possível falem dos pneus.

Obrigado

Jose Manuel

Aproveito e pergunto.

Para si, qual é o melhor pneu de alta performance, considerando os seguintes factures (faça um ranking se necessário):

- Aderência em seco
- Ruído de rolamento
- Desgaste
- Aderência no molhado

Já agora, sabe dizer-me para quando estarão à venda em Portugal os RE050 Pole Position?

Obrigado

n estão á venda em PT

n estão á venda em PT

Isso já ele sabe! O que perguntou foi quando estarão à venda em Portugal.

Por acaso tive agora que colocar 2 pneus à frente no meu ATR e, como já não se fabrica o Bridgestone S-03 Pole Position, tive que optar pelos RE050A.

Mas o que queria mesmo era os RE050A Pole Position que ainda não estão à venda na Europa.

Também gostava de saber se existe alguma previsão para a comercialização desta versão do RE050A na Europa.

é obvio que estes canais têm um suporte de comunicação internacional...não era bem esse aspecto que gostaria que referissem mas sim aos aspectos tecnicos em produtos e serviços.

Borracha a estrear (Tolerânia zero a recauchutar pneus).
Preços/Qualidade do serviço.
Qualidade do pneu (aqui dpende da utilização a dar ao mesmo).

Aproveito e pergunto.

Para si, qual é o melhor pneu de alta performance, considerando os seguintes factures (faça um ranking se necessário):

- Aderência em seco
- Ruído de rolamento
- Desgaste
- Aderência no molhado

Já agora, sabe dizer-me para quando estarão à venda em Portugal os RE050 Pole Position?

Obrigado
Boas pessoal,

Na minha modesta opinião, que não sou piloto de testes é dificil afirmar que este pneu é melhor do que aquele em todos os factores, pois um bom pneu no molhado (Exemplo Eagle F1, AVS SPort, SP9000) por serem pneus direccionais, tem um mau desempenho em ruido de rolamento e tendem a desaparecer do mercado por esses problemas .
Na aderência em seco (em principio tudo é relativamente bom) existem pneus que aquecem mais rápido do que outros (Avs Sport aquecia + rápido do que o F1) ora o AVS sport em principio realiza - km que o F1.
Portanto como escrevi em tópicos anteriores depende da experiência de cada um.
Eu não aconselho pneus Continental porque o flanco do pneu é frágil provocando um comportamento em curva instável, ou seja, os pneus adornam muito, no entanto poderá haver pessoas que achem o melhor pneu do mercado.

Quanto aos RE050 PP é um piso que não está a ser comercializado na Europa mas apenas nos EUA e Canadá. é um piso similar ao RE050 vendido em Portugal, o que se passa é que este RE050 PP não respeita as normas de ruído consagradas na europa, daí que em principio, não virá para o nosso país.
(na parede do pneu visulizam a tal norma pois aparece um e seguido de uns números).

Salvo melhor explicação

Saudações pneumáticas

Fidedignidade da ADAC ?

Fidedignidade da ADAC ?

Na apreciação, testes e escolha de pneus, que grau de confiança atribuem ao site alemão da ADAC, qualquer coisa como o Automóvel Club Português do sítio?

Isto é, alguém já detectou que as classificações atribuídas não correspondem à experiência constatada? Por exemplo, as classificações não coincidem com o outro site de referência, o Tire Rack, embora os conceitos sejam diferentes (este último é baseado no contributo dos utilizadores, enquanto o outro realiza testes próprios).

Andei por lá (ADAC) a ver se me decido por uns pneus para o Skoda Superb [ver diário aqui]. Gastei uns Bridgestone RE050A, que no dito site estão muito bem referenciados, mas apenas me duraram 19.000 km, o que, pessoalmente, acho absurdo (tendo em conta que os RE050 - sem o "A" - que coloquei anteriormente me duraram 3 vezes mais!!!). Não notei diferenças de desempenho, mas noto no bolso a despesa que me espera volvidos seis meses.

Os outros pneus muito bem referenciados são os Pirelli PZero Nero. Também estou interessado nos Dunlop Sport Maxx. Alguém conhece? E, já agora, os Bridgestone RE040?

As medidas são 225/45R17 91Y.

Última edição:
Quanto aos RE050 PP é um piso que não está a ser comercializado na Europa mas apenas nos EUA e Canadá. é um piso similar ao RE050 vendido em Portugal, o que se passa é que este RE050 PP não respeita as normas de ruído consagradas na europa, daí que em principio, não virá para o nosso país.
(na parede do pneu visulizam a tal norma pois aparece um e seguido de uns números).

Salvo melhor explicação

Saudações pneumáticas

Penso que se está a referir aos RE050A Pole Position. Que eu saiba não existe o RE050 Pole Position. O piso do RE050A Pole Position é igual ao do RE050A. Julgo que o tipo de borracha é que será diferente.

Diz que, em princípio, não deve vir para a Europa. Se assim fôr é uma pena, porque este pneu tem recebido os mais variados elogios lá por terras do Tio Sam.

Voltar
Superior