Tópico dos Pneus

Boas,

Se me permites perguntar...Qual o modelo do teu carro?

Porque o comentário que assinas é muito eloquente. Todavia creio que o que sentes, poderá ter haver com o próprio pneu. Porque os pneus sofrem uma força e acamam num determinado sentido e posição e quando fazes a rotação poderá criar vibrações no volante, não sendo desiquilibrio no conjunto.
Depende muito do tipo de pneus e de suspensões.

Saudações pneumáticas

ATR = Accord Type R [;)]

Alpiger,

Obrigado pelo contacto, mas já não deu para ir aí. Quando comuniquei a morada ao meu pai, já ele tinha metido os pneus. 4 Bridgestone ER300+válvulas+montagem+calibragem+alinhamento=390 euros.

Boas,

Se me permites perguntar...Qual o modelo do teu carro?

Porque o comentário que assinas é muito eloquente. Todavia creio que o que sentes, poderá ter haver com o próprio pneu. Porque os pneus sofrem uma força e acamam num determinado sentido e posição e quando fazes a rotação poderá criar vibrações no volante, não sendo desiquilibrio no conjunto.
Depende muito do tipo de pneus e de suspensões.

Saudações pneumáticas

É um Honda Accord Type-R.

Eu não sinto nada porque não faço a rotação. Li em fóruns estrangeiros sobre o Accord Type-R que quando os pneus passam de trás para a frente (sobretudo depois de já terem andado uns bons kms atrás) podem criar vibrações na direcção (muitos users constataram esta situação). Isto deve-se ao facto do ATR ter um camber negativo algo pronunciado no eixo traseiro (o que faz com que a zona exterior do pneu quase não tenha desgaste, incidindo sobre a zona interior o maior esforço). Quando se passa os pneus para o eixo dianteiro já vão com um desgaste "assimétrico" (maior na parte de dentro do piso, como acontece aos pneus dianteiros de um carro que tenha a direcção desalinhada, do tipo "aberta") o que não é nada aconselhável quer em termos de performance do pneu quer em termos da direcção.

Toyo

Toyo

Os GOODYEAR EAGLE F1,OS PONTENZA,MICHELIN PILOT ETC... SAO MUITO BONS MAS TENHO DE DIZER QUE OS TOYO PROXES ST1 SAO
FANTASTICOS. SE CALHAR POUCOS CONHECEM OU USAM,MAS EU
PESSOALMENTE ACONSELHO.

O que aconselham dentro destes:

Michelin SP2
Bridgestone Potenza RE050A
Dunlop SP Sport Maxx
Pirelli Rosso Assimétrico

Estou mais inclinado para os SP2 ou os RE050A :confused:

Boas a todos

Tenho um Seta Ibiza tdi (130) que precisa urgentemente de calçado novo.
Até aqui tudo bem não fosse eu ter apenas 500€ para gastar com ele.
Procuro uns pneus com alguma durabilidade e boa aderencia a piso seco e molhado (nao preciso de nada superdesportivo ...)
Pelos valores que referi, na pneucity aparecem pneus de marcas menos conhecidas e sobre os quais nao tenho qq conhecimento em termos de qualidade dos mesmos :(

Já agora, tirando a pneucity e os pneus do beato, que outras casas conhecem (em Lisboa e arredores) que pratiquem valores em conta .

Cumps

Boas a todos

Tenho um Seta Ibiza tdi (130) que precisa urgentemente de calçado novo.
Até aqui tudo bem não fosse eu ter apenas 500€ para gastar com ele.
Procuro uns pneus com alguma durabilidade e boa aderencia a piso seco e molhado (nao preciso de nada superdesportivo ...)
Pelos valores que referi, na pneucity aparecem pneus de marcas menos conhecidas e sobre os quais nao tenho qq conhecimento em termos de qualidade dos mesmos :(

Já agora, tirando a pneucity e os pneus do beato, que outras casas conhecem (em Lisboa e arredores) que pratiquem valores em conta .

Cumps

Convinha pelo menos dizeres qual a medida dos pneus [;)]

Convinha pelo menos dizeres qual a medida dos pneus [;)]

ups :P

205/45/16 :D

andei a ver, e pelos valores acima encontrei estes na pneucity:

Pirelli pzero nero
Dunlop sp 9000
Uniroyal rain sport 1
Toyo proxes t1-r

Numa relaçao qualidade/durabilidade, qual seria a escolha mais acertada ?

Cumps

importante.

importante.

Pessoal é o seguinte. É verdade que existem boas marcas no mercado e que o preço por vezes não ajuda,mas é importante escolher um bom pneu.
Das coisas mais importantes que fazem parte de um carro é a sua ligaçao ao solo. Se tiverem que dar mais algum comprem pneus de boa qualidade porque não faltam marcas no mercado que nos oferecem várias propostas.
O escolhermos marcas que não conhecemos é um risco,eu proprio passei por isso e até foi pela positiva. Comprei umas jantes em espanha,para o meu antigo seat ibiza,juntamente com uns pneus que eu não conhecia (Nankang). Ha quem conheça,mas eu na altura sinceramente não conhecia e digo-vos fiquei muito surpreendido com a sua durabilidade e aderência tanto em chuva como em piso seco. Também tenho a dizer que foram baratos para a medida que foram,eram uns 205/45 r17,temos ter em conta que em espanha o iva é mais baixo,para não falar das promoções que muitas vezes fazem. Muitos não tem essa possibilidade, mas se tiverem que por uns pneus novos, pessoalmente aconselho a juntarem mais algum
e por pneus de qualidade superior. Para mim TOYO, MICHELIN OU GOODYEAR.
Se conseguirem arranjarem Nankang,informem-se também,eu aconselho.

http://www.nankang.com.tw/index.php

ups :P

205/45/16 :D

andei a ver, e pelos valores acima encontrei estes na pneucity:

Pirelli pzero nero
Dunlop sp 9000
Uniroyal rain sport 1
Toyo proxes t1-r

Numa relaçao qualidade/durabilidade, qual seria a escolha mais acertada ?

Cumps
Boas,

eu conheço a minha nunca a irei referir!? Parece estupido mas é verdade.

A Durabilidade no teu carro é muito surreal.
Pois depende mais da tua condução e da tua prevenção do que qualquer pneu que queiras montar.
Os Toyo não conheço daí não posso comentar. Na medida em causa apenas tens pisos desportivos ( julgo não haver excepção), quer dizer tens os bridgestone ER300/ER30, todavia não te aconselho.
O uniroyal é pouco conhecido aqui nas hostes mas é um bom produto a bom preço. Em vez do dunlop SP9000 aconselharia-te o sportmaxx XL, Isto porque é o topo de gama da marca e é reforçado (não tem nada haver com KM) para talvez te dar uma melhor prestação em curva. (teoria apenas) Se esperimentares gostava muito que me enviasses o teu feed-back. Em relação ao preço poderá ser mais caro do que o SP9000 em 20€/pneu.
Em relação aos pirelli é o piso que equipa de fabrica os FR talvez (205/40 R17) tenhas um feed-back menos suspeito em relação à qualidade do produto se contactares alguém com um carro destes.
Por outro lado, podes ter alternativas em que o binómio preço/qualidade pode prevalecer em relação a estes exemplo, tal como, o BF goodrich e obviamente o yokohama Sdrive/parada.
Repara que em Yokohama em todos os pisos são reforçados 87V/87W, não quer dizer nada porque tem haver com fabrico japonês em que na maioria das medidas o indice de carga é reforçado (cada roda aguenta mais peso).
Logo, o flaco é mais rigido sendo assim poderá adornar menos em curva.
Isto é uma teoria pessoal que todos os fabricantes de pneus não a aceitam como verdadeira, contudo nalgumas experiência realizadas o feed-back é positivo.

Saudações pneumáticas

Boas,

Se me permites um comentário, apesar de não acrescentar muito às dicas escritas pelos outros foristas, não te recomendo nada os Continental porque perdes Km e também segurança e mais, talvez o preço não difere em muito para os primacy HP. Em relação aos Bridgestone é bem possível encontrares um pouco mais barato.
Mas totalmente de acordo com as dicas pois não é carro para inventares e investires em produtos que não consegues retirar as potencialidades de produtos desportivos até porque torna o carro mais duro.

Não por interesse porque ninguém sabe a empresa que represento mas podes ter uma outra alternativa Yokohama Cdrive, dá-me a impressão que é um bom binómio Preço/qualidade.

Saudações pneumáticas

Claro que permito o comentário, este espaço serve para esse propósito! [;)]

Não tinha ideia que os Continental relativamente aos Michelin perdiam para a quilometragem e eventualmente em segurança

Tinham-me falado tambem nos Toyo T1R mas esses tendem tambem para a vertente mais desportiva..

Yokohama nao tenho noção porque nao conheço praticamente ninguem a utilizar desta marca

Abraço e obrigado

Eu não sinto nada porque não faço a rotação. Li em fóruns estrangeiros sobre o Accord Type-R que quando os pneus passam de trás para a frente (sobretudo depois de já terem andado uns bons kms atrás) podem criar vibrações na direcção (muitos users constataram esta situação). Isto deve-se ao facto do ATR ter um camber negativo algo pronunciado no eixo traseiro (o que faz com que a zona exterior do pneu quase não tenha desgaste, incidindo sobre a zona interior o maior esforço). Quando se passa os pneus para o eixo dianteiro já vão com um desgaste "assimétrico" (maior na parte de dentro do piso, como acontece aos pneus dianteiros de um carro que tenha a direcção desalinhada, do tipo "aberta") o que não é nada aconselhável quer em termos de performance do pneu quer em termos da direcção.

Boas,

dá-me a impressão que tenho muito aprender contigo. Fazes parte de algum club Honda?

Bem o que acontece é o seguinte o teu carro tem afinação às 4 rodas e a traseira da tua máquina tem que ficar aberta (negativa) para te dar estabilidade em curva ( hoje em dia a maioria dos bolides é assim). Contudo dependendo dos anos do carro e do desgaste mecânico tem que ser "compensada" com a convergência das rodas (fechada), de modo a controlar o desgaste interior do pneu, ou seja, não é porque tem afinação de sopé aberto que´desgasta anormalmente a lateral interior. Portanto o desgaste é controlável.
Adiantava-te mais ... mas há...tempo

Pessoalmente é isto que é interessante não é só preço porque arranjas um bom preço e depois...

Saudações pneumáticas

Boas,

Desculpa não ter acabado o raciocinio: se reparares no caso dos S03 da bridgestone, quanto tempo estiveram no mercado? Tiveram azar com o produto criaram alguns problemas infelizes mas não é caso unico.
Porém no teu caso,apesar de muitos fabricantes automóveis não aconselharem a rotação de pneus, EU aconselho a todos, mas 10000 a 10000 km e não apenas aos 30000 Km.
No teu caso especifico, caso fizesses agora, poderias sentir mais ruido de rolamento e vibrações apesar do S03 ter a lamela continua oa contrário por exemplo do mitico S02 PP.

Saudações pneumáticas e boas rotundas

Medida de jante 8,5" e pneus 205

Medida de jante 8,5" e pneus 205

Viva!

Tou a pensar em comprar umas jantes de medida 15x8.5J (usadas) para colocar os pneus de origem (suzuki Samurai) que são 205/70 R15, será que são compatíveis?
Ou não será que serão demasiado largas (as jantes de origem são 5,5") correndo o risco do pneu "saltar" em andamento?

Alguém me pode ajudar?

Obrigado desde já.

Last edited:
Boas,

dá-me a impressão que tenho muito aprender contigo. Fazes parte de algum club Honda?

Bem o que acontece é o seguinte o teu carro tem afinação às 4 rodas e a traseira da tua máquina tem que ficar aberta (negativa) para te dar estabilidade em curva ( hoje em dia a maioria dos bolides é assim). Contudo dependendo dos anos do carro e do desgaste mecânico tem que ser "compensada" com a convergência das rodas (fechada), de modo a controlar o desgaste interior do pneu, ou seja, não é porque tem afinação de sopé aberto que´desgasta anormalmente a lateral interior. Portanto o desgaste é controlável.
Adiantava-te mais ... mas há...tempo

Pessoalmente é isto que é interessante não é só preço porque arranjas um bom preço e depois...

Saudações pneumáticas

Em primeiro lugar, não faço parte de nenhum club Honda! Depois temos todos a aprender uns com os outros. Os meus relatos baseiam-se em factos reais e em 8 anos de ATR.

O meu ATR encontra-se em perfeitas condições mecânicas. Está tudo a 100% quer a nível de direcção, alinhamentos, amortecedores, etc. Portanto, aquilo que relato é normal num ATR. É mesmo assim, ou seja, os pneus traseiros gastam mais por dentro do que por fora. Não se trata de um desgaste anormal, mas sim de um desgaste normal.

No meu carro só deixo uma pessoa (com muita experiência em Hondas) fazer o alinhamento. Nunca faço alinhamentos em casas de pneus. Só na oficina onde faço a manutenção.

Last edited:
JCSPOWER, Alpiger e CGP,

Muito obrigado pelas sugestões. De facto, o Honda monta 175. Os ASpec, no sítio onde o meu pai montou os pneus, estão descontinuados. Acabou por meter os Adrive que, segundo lhe disseram, são semelhantes aos Aspec. 4 pneus + montagem + alinhamento ficaram em 219.98 (IVA incluído). Acham que foi caro?
Aonde foi isso? Também vou comprar pneus para o Jazz e alinhar a direcção,e não queria gastar muito dinheiro. (175/65 14")

Alguém quer opinar sobre um bom sítio aonde ir e uns pneus porreiros, baratinhos? (zona Lisboa).

Já agora, estes valores estarão correctos?
Gostaria de saber a opinião de alguém que perceba disto, porque eu não sei interpretar estes dados.

direcaobg9.jpg

Last edited:
Boas,

Desculpa não ter acabado o raciocinio: se reparares no caso dos S03 da bridgestone, quanto tempo estiveram no mercado? Tiveram azar com o produto criaram alguns problemas infelizes mas não é caso unico.
Porém no teu caso,apesar de muitos fabricantes automóveis não aconselharem a rotação de pneus, EU aconselho a todos, mas 10000 a 10000 km e não apenas aos 30000 Km.
No teu caso especifico, caso fizesses agora, poderias sentir mais ruido de rolamento e vibrações apesar do S03 ter a lamela continua oa contrário por exemplo do mitico S02 PP.

Saudações pneumáticas e boas rotundas

Bem, eu tenho uma opinião contrária em relação aos S-03 PP! De entre todos os pneus que já usei no ATR, os S-03 foram os que tiveram melhores resultados. Muito bons mesmo. Se não tivessem sido já descontinuados era os que voltava a montar. Mas como já não existem, optei pelos RE050A.

Os pneus de origem, uns Bridgestone Potenza Re-01, duraram apenas 12.000 kms no eixo dianteiro (os detrás fizeram 36.000 kms). Devo dizer que esta reduzida quilometragem no eixo dianteiro foi normal. Tenho uma revista inglesa com um teste de longa duração ao ATR onde eles referem que às 7.000 milhas (cerca de 11.200 Kms) tiveram de proceder à troca dos pneus da frente. Os Re-01 eram pneus muito performantes (sobretudo no molhado) mas aqueciam demasiado o que lhes tirava eficácia em piso seco com temperaturas elevadas (Verão). No geral, eram pneus que agarravam muito bem mas gastavam-se num instante.

Depois desses montei uns Michelin Pilot Sport que foram uma grande desilusão. Muito maus em piso molhado, melhores em seco mas sem deslumbrar. E sempre com aquele defeito/feitio dos Michelin de chiarem imenso quando se aperta por eles. Ainda por cima quando os troquei mostravam sinais de ovalização. Definitivamente os PilotSport não "casam" com o ATR.

No caso do ATR não é o fabricante que não aconselha a rotação. São os utilizadores/donos de ATR's que comprovaram que é melhor não o fazer. E como é óbvio não é aos 30.000 kms que se iria fazer a rotação (nessa altura os pneus dianteiros já estariam "nas couves"). Teria que ser entre os 10.000 e os 15.000 Kms.

Last edited:
Boas,

Em Espanha têm mais quota de mercado do que a Yokohama.

Saudações pneumáticas

E conheces os pneus deles?
Recomendarias?

São para equipar o meu Rover 216 coupé em breve, tava inclinado para os eagle F1 que vi por aí na net a uns convidativos 65€/pneu, mas por uns dessa marca(cooper) fariam-me 50€/pneu...
A medida que tou interessado será a 195/50 R15(apesar de série levar os 185/55 R15) por ficarem mais em conta.

Back