Tópico dos Pneus

Uma das condições para se optar por pneus do género dos pzero, potenza, f1, michelin pilot sport é fazer uma condução desportiva e ter um carro desportivo e potente?

Um pneu deste género não é mais seguro que um "estradista" que dura muitos kms?

Com um pneu deste género conseguimos uma melhor aderencia em molhado, diminuindo a probabilidade de ocorrer aquaplanning?

Melhoramos a capacidade de travagem e o comportamento do carro?

Ou pelo contrário é tudo igual?

Boas,

Se os fabricantes criam pneus para segmentos distintos é porque tem que haver diferenças não só em termos de compostos como também na carcaça e nos flancos, em principio um pneu desportivo tem um flanco mais rigido do que um pneu estradista. Um pneu estradista é mais confortável (flanco) e pode ser tão macio como um desportivo todavia creio, que para conduções lúdicas o estradista não tem uma boa performance como um desportivo.
Julgo que quem consegue aperceber das diferenças de marcas e consequentemente de produtos é quem arrisca, no limite quem gosta de ter emoções racionais com o seu automóvel.
Geralmente um pneu desportivo representa os topos de gama de cada fabricante o que por si mesmo, tem que ser sinónimo de "Best of the best", não é crivel que um pilot exalto2 seja melhor que um pilot Sport2. Porque caso contrário estamos todos a ser enganados pela teoria do consumo para quê fabricar produtos diferentes e mais caros para registar as mesmas performances?
Nomeadamente ao aquaplanning, actualmente os pneus direccionais (F1 GSD3, AVS SPORT, SP 9000) pessoalmente creio que são os melhores porque escoavam a água para a lateral em vez de para trás como são os casos dos Assimetricos e/ou simétricos (pilot Spor2, RE050; Advan Sport, etc), todavia todos os fabricantes de pneus estão a deixar de fabricar os direccionais derivado a alguns problemas de ruido e de direcção que este tipo de produto criava em detrimento dos (a)ssimétricos e se repararem neste tipo de produto eles tentam dar uma mistura (outside / inside) para melhorar o escoamento de água um bom exemplo é o turanza ER300 da Bridgestone.
Atenção que até a pressão dos pneus ajuda a minimizar o risco de aquaplanning assim como a largura dos pneus.

Exemplo:

Mercedes E270 - pesado, potência interessante, jante 16 ,17 ou 18, diferença de eixos engraçada

Tipo de produtos (225/55 WR16 ou 245/45 WR17 245/40 WR18)
Dependendo da jante há diversos tipos de produtos recomendáveis, mas há medida que o diametro da jante aumenta menor são as alternativas para montar e obviamente o que há são pneus desportivos ou ultras desportivos. Então para um condutor que tem um perfil de condução defensiva que opta por este carro e diametro mais alto "18 que pneu recomendar?

Nós nunca recomendamos pneus direccionais mas sim (as)simetricos porque para um automóvel de alta/média gama e para um condução defensiva um pneu deste tipo poderá não aquecer o suficiente tornando-se ruidoso e duro, por outro lado, o cliente poderá não retirar em seu proveito as caracteristicas do pneu, o que faz com que a melhor opção seja um pneu assimetrico pelas as razões contrárias. Agora se o condutor tiver um automóvel desportivo e uma condução a condizer com o carro que possui em principio um pneu direccional poderá ser uma boa hipotese (salvo algumas excepções, rigidez de eixos traseiros) porque não se importa com o ruido e além disso, pretende é aderência em todas as situações de condução, sendo assim, muito menos se importa com a quilometragem.

Pessoalmente, julgo que tenho tentado sempre ser coerente desde o inicio e daí afirmar que cada caso é um caso não é por um amigo ter um pneu X que para o meu caso o pneu X é igualmente o melhor binómio qualidade/KM

Salvo melhor explicação

Saudações pneumáticas

GCP óptima explicação. [;)] Existem casos e casos, cada carro e cada condutor tem o seu tipo de condução. Se os pneus fossem todos iguais as marcas só fabricavam um modelo [;)]

Escolheria os meus: Bridgestone Potenza RE050A
Mas os Michelin Pilot Primacy são mesmo muuuuito suaves e são também muito bons!
Vai para os Michelin!

São uma boa alternativa, também. Vou considerá-la.
Tenho uns Bridgstone Potenza R750 no outro carro (A4) e o comportamento é irrepreensível.

Um pneu de vocação desportiva é sempre uma boa opção.
Têm maiores níveis de aderência (hoje em dia, até mesmo em piso molhado), têm as paredes laterais mais duras e, geralmente, uma maior resistência à deterioração através do rolamento a altas velocidades.
Costumam ter, também, aquelas abas que protegem as jantes de pequenos encostos nos passeios.

Por norma, têm é um desgaste geral um pouco mais acentuado que os outros tipos de pneus, uma vez que a sua aderência extra é conseguida através da escolha da borracha de que é feito. Maior aderência implica o recurso a uma borracha mais mole que, geralmente, se desgasta mais rapidamente.

Pessoalmente, e seja qual for o meu ritmo, prefiro pneus que durem menos mas que me proporcionem um melhor contacto com a estrada.

Uma das condições para se optar por pneus do género dos pzero, potenza, f1, michelin pilot sport é fazer uma condução desportiva e ter um carro desportivo e potente?

Um pneu deste género não é mais seguro que um "estradista" que dura muitos kms?

Com um pneu deste género conseguimos uma melhor aderencia em molhado, diminuindo a probabilidade de ocorrer aquaplanning?

Melhoramos a capacidade de travagem e o comportamento do carro?

Ou pelo contrário é tudo igual?
dentro dos desportivos, tal como em qqr gama, tens diversos tipos de pneus.

compara os Yokohama Parada com os Energy em piso com muita agua e ve o resultado....
o resultado e horrivel para os Parada (alias, a chuva fazem-me lembrar slicks!)
agora reduz a quantidade de agua apenas para piso molhado, com uma leve camada de agua so. a coisa inverte-se de forma abismal!
e em seco entao...os Parada sao provavelmente o mais proximo de slick que encontras actualmente.

no entanto pegas nuns ContiSportContact, ou mesmo Michelin Exalto2, e a comparacao com uns de gama media comeca a ser ridicula, tal a diferenca em todos os tipos de piso, sem que o desgaste aumente por ai alem.

a ideia que TODOS temos que perder e a ideia de que, la por ser-mos super-santos no que toca ao limite de velocidade, podemos comprar o pneu mais ranhoso do mercado. e tambem temos que perder a ideia que os custos de manutencao de um carro resumem-se a gasolina e a revisao ocasional.
ou seja, ha que comprar o pneu adequado AO CARRO, sem esquecer que acidentes acontecem mesmo a todos....e em situacoes complicadas, um pneu de gama superior tera sempre um comportamento MUITO MELHOR que um pneu ranhoso, ou mesmo de gama media.
se tem um comportamento melhor, as possibilidades de bater sao muito menores, mesmo para o mais incompetente e inexperiente dos condutores.

Aconselho-te a enviar o teu curriculum vitae para a michelin ou outro grande construtor mundial de pneus.

Anda tudo enganado no que respeita a segurança, tens de os ir ajudar que tu é que percebes disto

Nem todo gostam de andar com os pneus carecas atras e fazer drifts nas rotundas armados em campeão. Em termos de segurança os pneus novos devem estar no eixo traseiro.

vejam este video e tirem as conclusões:

http://www.youtube.com/watch?v=uryYbDS7RRE
eu gostava de saber onde e que eu fiz referencia a drifts, mas enfim...

aprende a ler o que esta escrito e nao tenhas medo de ler APENAS o que esta escrito. a serio, nao precisas de retorcer nada nem inventar o que nao esta la. nao e complicado.

a michelin e a PRIMEIRISSIMA a assumir que somos DE FACTO apenas humanos, e com isso teremos SEMPRE SEMPRE SEMPRE reaccoes diferentes perante situacoes iguais.
se nao concordas, nao te esquecas que estas apenas a negar as diferencas basicas entre cada ser humano.

estas apenas a dizer que somos todos iguais, que reagimos da mesma maneira quer a situacao seja provocada por nos, quer seja totalmente imprevista.

nao te esquecas que estas apenas a negar todo o trabalho de CENTENAS de anos da propria michelin, estas apenas a negar a importancia dos cursos de conducao, e estas apenas a negar que os carros sao DE FACTO diferentes entre si.

porque lutar por uma diminuicao da sinistralidade...se a malta como tu EXIGE mais mortos?
eu continuo naquela...A MICHELIN TEM RAZAO, SOMOS APENAS HUMANOS. quem tem duvidas, ou e incapaz como tu comprovaste ser, TROCA OS QUATRO.

o meu grande sonho, objectivo de vida mesmo, e ser como tu. ou seja, ter a CERTEZA ABSOLUTA que sei controlar uma saida de frente numa situacao totalmente imprevista em que, por ter apanhado um susto, o coracao "tem mais peso" que a razao. ser como tu, ter a certeza absoluta que um carro com pneus novos atras vai ter uma traseira mais "fixa" e/ou controlavel que com os 4 pneus em estado semelhante. ter a certeza absoluta que, com pneus novos atras, qualquer situacao INESPERADA sera sempre uma saida de frente.
ate o Schumacher quer ser como tu. e que ele e INCAPAZ de ter tantas certezas como tu.
quem tem certezas dessas....normalmente acaba na morgue mais cedo do que esperava.

Última edição:
(...)tudo depende da nossa condução e mais nada!!

boa sorte a todos e tenham cuidado na estrada

fiquem bem[kiss]
WRONG! depende da nossa conducao, depende do nosso carro (sim, o Golf 1.4 vai reagir de forma diferente do 1.6; e tu vais ter uma reaccao diferente do teu irmao gemeo ao volante do mesmo carro), depende da situacao em que NAO SABEMOS que nos estamso a meter (pois e, O TAL IMPREVISTO), etc etc

nao se fala de quem puxa pelos limites, fala-se (TAL E QUAL COMO A MICHELIN ANUNCIA) em situacoes INESPERADAS.

por isso e que a michelin e a primeira a dizer que o que anuncia nao e uma verdade absoluta, valida para todos os condutores (ou sequer maioria) ou para todos os carros.

pede-se um pouco de abertura na forma de pensar, para que haja menos mortos! nao e complexo:)

Boas

Imagina k vais numa curva com o piso escorregadio, a michelin defende que os pneus em melhor estado devam estar atrás no caso de a tracção à frente pois é muito mais fácil controlares o veiculo com a dianteira a escorregar do k a traseira, pois se sentires a frente a escorregar basta-te abrandar ou acelerar depende do caso. No caso de a traseira escorregar é muito mais difícil não só em termos técnicos mas por exemplo pode bater em algo e provocar o descontrolo do veiculo mas isto são teses defendidas pela michelin.

Ps: Os pneus traseiros são os primeiros a perder a aderência em piso escorregadio, e a tendência errada do condutor é acelerar o k fará acontecer o famoso efeito "peão"

obrigado pela correcção, mas em relação á pergunta[s)] ninguem me diz o que devo fazer!! tenho um carro com tracção á frente, devo ou não devo meter os pneus de tras para a frente porque os de tras estam em melhor estado??
E o site diz que os pneus em melhor estado nunca deve estar no eixo da tracção???[;)]

obrigado

Deves mudar primeiramente os pneus do eixo onde se verificam maiores forças. Ou seja, do eixo onde há maior desgaste.

Geralmente carros de tracção dianteira, motor dianteiro e eixo direccional dianteiro, verificarão as maiores forças (peso, acelerações (negativas e positivas) e direccionais) no eixo dianteiro, portanto dever-se-ão mudar primeiramente os pneus deste eixo. Ou por outra forma de falar, dever-se-ão manter os melhores pneus neste eixo.

Nos carros de tracção traseira, direccção dianteira e motor dianteiro têm uma boa homogeneidade de distribuição de pesos. O mesmo se poderá verificar ao nível das forças intervenientes. Se assim for o desgaste é muito homogeneo e a melhor opção é mudar todos os pneus.

Carros muito potentes de tracção traseira podem apresentar desgastes acentuados dos pneus traseiros, em virtude das possíveis fortes acelerações a que pode ser solicitado. [;)]

Concordo plenamente com o que disseram. No meu caso opto sempre pelo pneu que me de mais aderência.

Mas vejo que aqui no forum há muita gente que acha que por não passar dos 120, por fazer uma condução calma pode por o pneu mais baratucho que há. Acho este ideia pré-concebida totalmente errada, as pessoas não pensam que os pneus são aquilo que colocam o carro em contacto directo com o asfalto.

Uns bons pneus influenciam positivamente o comportamento de qualquer carro e penso que não será errado afirmar que nos pode safar de situações de acidente.

Além disso não entendo é que ás vezes essas mesmas pessoas que na compra de um carro novo exigem que o mesmo tenha abs, esp mas na hora de escolher pneus mete o que houver. Será que pensam que ter as ajudas electronicas basta?

Pneus 205/55/16 - O que escolher? preço/qualidade/durabilidade

Pneus 205/55/16 - O que escolher? preço/qualidade/durabilidade

Bem pessoal, é o seguinte, como pelos vistos os RE 720 ja deixaram de ser comercializados (infelizmente)
Não sei o que escolher...porque pouca experiencia tive com outros modelos/marcas...
O que queria saber é o que voces aconselham...dentro do estilo de pneu que era o Bridgestone RE720...
A minha duvida é mais a cerca da durabilidade dos mesmos, porque ja me falaram nos Bridgestone RE 050 A ...os Goodyear F1 etc...mas o que eu "não quero" é pneus para me durarem 15mil kms...

Se alguem me puder dar algumas dicas agradecia.

Cumps[;)]

Boas

Imagina k vais numa curva com o piso escorregadio, a michelin defende que os pneus em melhor estado devam estar atrás no caso de a tracção à frente pois é muito mais fácil controlares o veiculo com a dianteira a escorregar do k a traseira, pois se sentires a frente a escorregar basta-te abrandar ou acelerar depende do caso. No caso de a traseira escorregar é muito mais difícil não só em termos técnicos mas por exemplo pode bater em algo e provocar o descontrolo do veiculo mas isto são teses defendidas pela michelin.

Ps: Os pneus traseiros são os primeiros a perder a aderência em piso escorregadio, e a tendência errada do condutor é acelerar o k fará acontecer o famoso efeito "peão"
desde que tenhas consciencia que, ao afirmares o que esta a bold, estas a invalidar as leis mais basicas da fisica, concordo.
o teu problema e que elas continuam a ser as mesmas, mesmo que tu nao acredites[:D]

se o carro te sair de frente, tb podes bater em algo. se for numa curva pra direita, o primeiro obstaculo pode ser algo pequeno e pouco destrutivo tipo um camiao em sentido contrario.
pela TUA saude, perde DE VEZ a ideia que controlar uma saida de frente e basico e se faz com uma perna atras das costas. estou apenas a salvaguardar a TUA vida.

o que a michelin defende e totalmente o oposto. a michelin defende uma conducao segura, nao uma conducao onde se tem a certeza que em piso escorregadio a traseira e a primeira a fugir, e que uma eventual saida de frente se controla tirando o pe do acelerador (mesmo que ele ja nao esteja no acelerador), ou acelerando (o que, para quem tem nocoes basicas de fisica e tem nocao que FWDs com autoblocante sao praticamente inexistentes, implica um aumento MUITO acentuado da saida de frente)

Carros muito potentes de tracção traseira podem apresentar desgastes acentuados dos pneus traseiros, em virtude das possíveis fortes acelerações a que pode ser solicitado.
idem para qualquer outro vulgarissimo FWD, 4x4 e RWD.
porque?
sai a rua e olha pro transito...sera assim tao complicado ver Corsas 1.3cdti a patinar rodas? o santissimo Volvo? o super-desportivo 316i?
ves mais desses a patinar as rodas que os "verdadeiros" desportivos....
os pneus "evaporam-se" para quem conduz assim, seja em que carro for.

Deves mudar primeiramente os pneus do eixo onde se verificam maiores forças. Ou seja, do eixo onde há maior desgaste.

Geralmente carros de tracção dianteira, motor dianteiro e eixo direccional dianteiro, verificarão as maiores forças (peso, acelerações (negativas e positivas) e direccionais) no eixo dianteiro, portanto dever-se-ão mudar primeiramente os pneus deste eixo. Ou por outra forma de falar, dever-se-ão manter os melhores pneus neste eixo.

Nos carros de tracção traseira, direccção dianteira e motor dianteiro têm uma boa homogeneidade de distribuição de pesos. O mesmo se poderá verificar ao nível das forças intervenientes. Se assim for o desgaste é muito homogeneo e a melhor opção é mudar todos os pneus.

Carros muito potentes de tracção traseira podem apresentar desgastes acentuados dos pneus traseiros, em virtude das possíveis fortes acelerações a que pode ser solicitado. [;)]

Foi isso que eu disse relativamente aos tracção dianteira mas ninguém me ouviu...[:D]
Para a próxima chamo os homens da luta que ao menos eles têm um megafone...[:)]

Eu uso os Toyo Proxes T1R medida 205/55ZR16, e estou muito mas muito satisfeito, excelente em chuva, e melhores ainda em seco, cá na madeira têm durado em média 20 mil kms, por isso penso que ai na boa mais 15 mil, visto cá o piso ser muito mais abrasivo do que aí e as estradas terem bastantes curvas,ha e o mais importante os 205/55ZR16 custoume € 83 enquanto os 205/55R16 custam €75 a diferenca está no índice de velocidade e nas telas que são reforçadas no ZR16...Esta é só a minha opinião mas garanto que não ficas mal servido.[;)]
t1r1.jpg

Voltar
Superior