Tópico dos Pneus

Boa tarde,

Preciso de mudar uns pneus 225/45 R17 91Y num A3 TDi. Os actuais são Continental SC2 e duraram mais de 50.000 km. Conduzo calmamente, "dentro dos limites", e a condução é quase toda em auto-estrada.
O que me recomendam como boa relação duração/segurança (mesmo pagando um pouco mais)... Tinha pensado nuns Michelin Pilot mas já vi por aí dizer que não passam dos 20.000 km....
Alguém me pode dar uma sugestão ?
Não percebi o que se pretende com uma relação duração/segurança: alta duração e baixa segurança? ou alta segurança e baixa duração?

Se o que pretendes é um pneu especialmente bom em segurança e durabilidade, tens uma boa opção: Michelin Pilot Sport PS2.

Meti hoje 2 Turanza ER30 195/65 R15 por €183,10 (preço final).

Acham que foi caro?

Não terão sido os ER300? Se tiverem sido, para além de serem excelentes não me parecem demasiado caros. É que os ER30 já não se fabricam (?) e não eram grande espingarda.

Por se tratar de um forum de discussão, queria aqui lançar um tema para que todos possamos exprimir a nossa opinião.
Frequentemente se "ouve dizer":
- "Queria uns pneus que não fossem muito caros, porque tenho um condução defensiva..."
- "Ando sempre dentro dos limites, por isso não precisam ser dos melhores..."
- "Estes pneus são só para dar umas voltas lá na minha terra..."

Agora pergunto eu, sem querer atingir ninguém em particular (e se o fizer, desde já peço desculpa).

Mesmo praticando uma condução defensiva, mesmo andando dentro dos limites de velocidade, será que faz sentido este tipo de argumento?

Por exemplo, dentro de uma localidade, duas viaturas iguais, equipadas com pneus de prestações diferentes, numa situação de emergência (ex.: criança que atravessa desprevenida numa passadeira)
poderão efectivamente levar a desfechos bem diferentes.

E até poderemos estar a conduzir com imenso cuidado e circular relativamente devagar, mas no limite poderemos ou não, dependendo do caso, atropelar a criança do exemplo.

Então o argumento apresentado é válido ou não? Não deveríamos procurar equipar sempre os nossos carros com pneus de qualidade, independentemente do tipo de condução praticada?

Não terão sido os ER300? Se tiverem sido, para além de serem excelentes não me parecem demasiado caros. É que os ER30 já não se fabricam (?) e não eram grande espingarda.

São mesmo os ER30. Fabricados na semana 33 de 2006.

Não tenho nada contra estes pneus porque os que substituí duraram 90 mil km com um desgaste uniforme. Nunca perdi aderência com eles (excepto uma vez na neve:sh)).

Como gostei da durabilidade resolvi repetir.

Bem, parece-me que vou esquecer a pneucity. Acaba por não compensar, ao adicionar a montagem.

Assim sendo, arranjo 2 ER300 aqui bem perto, por 85€, tudo incluído, e ainda me alinha a direcção.

Só para que conste, é na Granja Pneu, em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia.

conheço. já fui lá com um amigo há uns anos. ele só mete aí. só que ele ainda vive (quase) ao lado e eu já nao. sou um MIGRANTE... [;)]

que saudades de espinho...

Por exemplo, dentro de uma localidade, duas viaturas iguais, equipadas com pneus de prestações diferentes, numa situação de emergência (ex.: criança que atravessa desprevenida numa passadeira)

Na minha opinião, e vale o que vale, uns bons pneus são sempre uns bons pneus. No entanto, e no caso em que relatas, não precisas de pneus de alta performance (ex Pirelli PZero, ou Bridgestone Potenza) para teres a mesma segurança a 50 km/h que tens com uns pneus mais resistentes (ex: Pirelli P6000 ou Michelin Energy).

Acho que o modo de condução, o factor de desgaste, a segurança a velocidades grandes (140Km/h para cima) são factores importantes na compra de uns pneus. A velocidades baixas, essas diferenças são atenuadas.

Só para completar, nem que sejam pneus mais resistentes, penso que é fundamental que seja de qualidade, e marcas como a Bridgestone, a Pirelli, a Michelin, a Continental, a Dunlop são marcas com provas de qualidade dadas no mercado.

Se me esqueci de alguma marca, peço desculpa.

Só para completar, nem que sejam pneus mais resistentes, penso que é fundamental que seja de qualidade, e marcas como a Bridgestone, a Pirelli, a Michelin, a Continental, a Dunlop são marcas com provas de qualidade dadas no mercado.

Se me esqueci de alguma marca, peço desculpa.

Há alguns produtos dessas marcas que de certeza nunca encontrarás nos meus carros [:vm)] [:D]

Há alguns produtos dessas marcas que de certeza nunca encontrarás nos meus carros [:vm)] [:D]

Acredito que sim. Eu também nunca colocaria alguns produtos dessas marcas[;)]. Tal como já disse antes, depende do carro, e do estilo de condução de cada um, assim como de uma serie de outros factores.

Mas qualquer uma delas, tem soluções à altura de todos os gostos e necessidades. Como disse antes, provalemente esqueci-me de algumas marcas, e uma das que me salta já à vista foi a Goodyear.

Para mim, neste momento, penso que os Bridgestone Potenza (para um 225/45R17) são a escolha acertada, numa condução mais desportiva, e onde o factor desgaste não conta tanto.

Last edited:
Por se tratar de um forum de discussão, queria aqui lançar um tema para que todos possamos exprimir a nossa opinião.
Frequentemente se "ouve dizer":
- "Queria uns pneus que não fossem muito caros, porque tenho um condução defensiva..."
- "Ando sempre dentro dos limites, por isso não precisam ser dos melhores..."
- "Estes pneus são só para dar umas voltas lá na minha terra..."

Agora pergunto eu, sem querer atingir ninguém em particular (e se o fizer, desde já peço desculpa).

Mesmo praticando uma condução defensiva, mesmo andando dentro dos limites de velocidade, será que faz sentido este tipo de argumento?

E até poderemos estar a conduzir com imenso cuidado e circular relativamente devagar, mas no limite poderemos ou não, dependendo do caso, atropelar a criança do exemplo.

Então o argumento apresentado é válido ou não? Não deveríamos procurar equipar sempre os nossos carros com pneus de qualidade, independentemente do tipo de condução praticada?
Eu vou-te explicar porque é que é um argumento racional:
- Um pneu barato não é necessariamente de má qualidade e o pneu mais caro do mercado pode não ser o melhor;
- Um Porsche Boxter com uns pneus médios trava melhor e com mais segurança do que um Opel Corsa com os melhores pneus do mercado; no entanto, não compras um Porsche, pois não?
- Pelo que tenho visto nos testes de pneus, a travagem é avaliada quer em piso seco, quer em molhado partindo de um velocidade de 100 Km/h. Excluindo-se os pneus medíocres (Wanli's e companhia, que nem deviam estar à venda no mercado), a diferença na distância de travagem entre o melhor e o pior pneu do teste é mais ou menos 4 metros (em seco) e 5 metros (em molhado). Se o teste fosse feito a 50 Km/h (a velocidade a que se circula dentro das localidades, onde as crianças atravessam a passadeira) não seria possível distinguir o desempenho dos pneus nesse parâmetro, tão pequenas seriam as diferenças;
- Os pneus são testados pelos fabricantes para a travagem em linha recta em seco e molhado e muitas vezes colocam a classificação na lateral do pneu (parâmetro "traction"). Muitos pneus "baratos" têm a classificação A, que garante condições de segurança;
- Por fim, se prestares alguma atenção aos testes de pneus vais perceber que até nem é na travagem que os pneus mais baratos se saem mal: é na durabilidade, propensão a aquaplaning, etc. Posso-te dar o exemplo do teste a pneus da medida 195/65 R15 feito num VW Golf, publicado na Autobild de Março de 2006: os baratíssimos Marangoni Vanto foram os melhores a travar em seco e os terceiros a travar em molhado (mas foram os piores no aquaplaning em curva!). Curiosamente os Bridgestone Turanza ER300 foram dos menos bons neste parâmetro. Os baratos Hankook Ventus Prime K105 foram os melhores a travar em molhado e os segundos a travar em seco. Os Goodyear Hydra foram dos menos bons neste aspecto.

O melhor é cada um definir o perfil de pneu que pretende antes de comprar e depois escolher o que mais se ajusta às suas necessidades sem gastar mais dinheiro do que é necessário. É perfeitamente racional proceder-se assim.

Comprei 4 pneus Michelin Energy E3A em medidas 165/65 R14 T para um Citroen Saxo de 2000 por 206.90€.

tens de ser muito prudente com essas medidas nesse carro.. isto nem com os melhores pneus do mundo são seguros.....
falo disto pk vivo numa ilha que parece um quijo suiço mtx curvas etc... e o clima lixado... resultado o carro parece uma bailarina....
RECOMENDO vivamente a alterares essa medida... eu utilizo a medida 185/55 r14 num citroen saxo... e digo-te desde já que é mt diferente.... mt mais seguro de longue......

Óptimo comentário Diplo! Embora o exemplo da travagem numa passadeira fosse apenas isso, um exemplo. Mas ainda bem que mencionaste condições de teste efectuados a velocidades mais altas.

Aqui também se enquadra o argumento da condução defensiva e dentro dos limites (aliás como deveria ser sempre!) e também se deve colocar a mesma questão.
Mesmo dentro "dos limites" uma situação de emergência pode sempre ocorrer ao condutor mais atento e cauteloso e nessa situação os Wanli e companhia falharão.

Last edited:
Back