Alpiger
Suspenso
Eu vou-te explicar porque é que é um argumento racional:
- Um pneu barato não é necessariamente de má qualidade e o pneu mais caro do mercado pode não ser o melhor;
- Um Porsche Boxter com uns pneus médios trava melhor e com mais segurança do que um Opel Corsa com os melhores pneus do mercado; no entanto, não compras um Porsche, pois não?
- Pelo que tenho visto nos testes de pneus, a travagem é avaliada quer em piso seco, quer em molhado partindo de um velocidade de 100 Km/h. Excluindo-se os pneus medíocres (Wanli's e companhia, que nem deviam estar à venda no mercado), a diferença na distância de travagem entre o melhor e o pior pneu do teste é mais ou menos 4 metros (em seco) e 5 metros (em molhado). Se o teste fosse feito a 50 Km/h (a velocidade a que se circula dentro das localidades, onde as crianças atravessam a passadeira) não seria possível distinguir o desempenho dos pneus nesse parâmetro, tão pequenas seriam as diferenças;
- Os pneus são testados pelos fabricantes para a travagem em linha recta em seco e molhado e muitas vezes colocam a classificação na lateral do pneu (parâmetro "traction"). Muitos pneus "baratos" têm a classificação A, que garante condições de segurança;
- Por fim, se prestares alguma atenção aos testes de pneus vais perceber que até nem é na travagem que os pneus mais baratos se saem mal: é na durabilidade, propensão a aquaplaning, etc. Posso-te dar o exemplo do teste a pneus da medida 195/65 R15 feito num VW Golf, publicado na Autobild de Março de 2006: os baratíssimos Marangoni Vanto foram os melhores a travar em seco e os terceiros a travar em molhado (mas foram os piores no aquaplaning em curva!). Curiosamente os Bridgestone Turanza ER300 foram dos menos bons neste parâmetro. Os baratos Hankook Ventus Prime K105 foram os melhores a travar em molhado e os segundos a travar em seco. Os Goodyear Hydra foram dos menos bons neste aspecto.
O melhor é cada um definir o perfil de pneu que pretende antes de comprar e depois escolher o que mais se ajusta às suas necessidades sem gastar mais dinheiro do que é necessário. É perfeitamente racional proceder-se assim.
A Hankook é o 5º maior produtor e pneus do mundo [
Os Ventus K105 são pneus com um excelente desempenho e tem aida os topo de gama Z212 e S1Evo que são algo de espetacular, basta verem os testes e comentarios de utilizadores.