Tópico dos Pneus

Eu vou-te explicar porque é que é um argumento racional:
- Um pneu barato não é necessariamente de má qualidade e o pneu mais caro do mercado pode não ser o melhor;
- Um Porsche Boxter com uns pneus médios trava melhor e com mais segurança do que um Opel Corsa com os melhores pneus do mercado; no entanto, não compras um Porsche, pois não?
- Pelo que tenho visto nos testes de pneus, a travagem é avaliada quer em piso seco, quer em molhado partindo de um velocidade de 100 Km/h. Excluindo-se os pneus medíocres (Wanli's e companhia, que nem deviam estar à venda no mercado), a diferença na distância de travagem entre o melhor e o pior pneu do teste é mais ou menos 4 metros (em seco) e 5 metros (em molhado). Se o teste fosse feito a 50 Km/h (a velocidade a que se circula dentro das localidades, onde as crianças atravessam a passadeira) não seria possível distinguir o desempenho dos pneus nesse parâmetro, tão pequenas seriam as diferenças;
- Os pneus são testados pelos fabricantes para a travagem em linha recta em seco e molhado e muitas vezes colocam a classificação na lateral do pneu (parâmetro "traction"). Muitos pneus "baratos" têm a classificação A, que garante condições de segurança;
- Por fim, se prestares alguma atenção aos testes de pneus vais perceber que até nem é na travagem que os pneus mais baratos se saem mal: é na durabilidade, propensão a aquaplaning, etc. Posso-te dar o exemplo do teste a pneus da medida 195/65 R15 feito num VW Golf, publicado na Autobild de Março de 2006: os baratíssimos Marangoni Vanto foram os melhores a travar em seco e os terceiros a travar em molhado (mas foram os piores no aquaplaning em curva!). Curiosamente os Bridgestone Turanza ER300 foram dos menos bons neste parâmetro. Os baratos Hankook Ventus Prime K105 foram os melhores a travar em molhado e os segundos a travar em seco. Os Goodyear Hydra foram dos menos bons neste aspecto.

O melhor é cada um definir o perfil de pneu que pretende antes de comprar e depois escolher o que mais se ajusta às suas necessidades sem gastar mais dinheiro do que é necessário. É perfeitamente racional proceder-se assim.

A Hankook é o 5º maior produtor e pneus do mundo [;)]

Os Ventus K105 são pneus com um excelente desempenho e tem aida os topo de gama Z212 e S1Evo que são algo de espetacular, basta verem os testes e comentarios de utilizadores.

Fabricados na semana 33 de 2006.quote]

Em que lugar do pneu se vê isso?

marca_pneu.jpg

Ponto 8

Boas,

os testes realizados por revistas até podem ter a melhor veracidade porém como podes testar o inesperado, o que não estás à espera de acontecer? e as condições do teu sistema de travagem, dos teus pneus, etc... vais a mexer no rádio ou a falar ao telemovel...ou melhor a beijares a tua namorada...etc. Como podes TU avaliar a qualidade de este ou daquele pneu por si só? sem comparares as condições do asfalto e climatéricas.

Portanto, é muito relativo afirmar categóricamente que este ou aquele é melhor que o outro, quanto muito, essas revistas podem dar uma indicação de...por outro lado, algumas vezes comparam produtos de segmentos diferentes e como podes chegar a uma conclusão? e já agora isso traction,treadwear vêm em todos os pneus homologados para a Europa.

Saudações pneumáticas

Se você tiver ''alguma'' posse para comprar uns pneus bons, mas mesmo bons, opte por uns Michelin, Continental, GoodYear, Bridgestone, Dunlop, etc.

Se a posse não for muita, aconselho uns Federal, Sava, Uniroyal, Tigar, Nokian, etc.

Para mais informações contacte uma casa de pneus que perceba do assunto ou vá a um site de testes. Tipo Adac, TyreTest, etc.

Pneus, escolha do tamanho ideal

Pneus, escolha do tamanho ideal

Tenho um Focus com uns penus do tipo 195/50/R15 montandos, contudo está na altura de subtituir os 4 pneus. Não sei se mantenho a mesma referencia ou se mudo para 195/65/R15. Existe alguma vantagem em efectuar esta troca de dimensões, nomeadamente custo, durabilidade e conforto em estrada?
Aguardo a vossa ajuda...

Com essa nova medida deves ganhar algum conforto, velocidade de ponta e uns km's a mais no conta quilometros

Boas tardes...Acho que este é o sitio indicado para fazer esta pergunta...

Será que ainda consigo encontrar um michelin "195/60 R15 88V Energy XV1" á venda em casas de pneus?

Nao deve ser facil, visto que é um pneu de 2001 nao é?

Obrigado!!

de 195/50 para 195/65...???:confused:

a diferença é mt grande..
em 1º lugar de certeza q essa medida que esta no carro nao esta no livrete...
195/50 gasta o meu clio...
o tamanho da roda do focus tem d ser maior... logo a medida de pneu que aconselho é 195/60R15... este sim... com o perfil 65, a roda fica mt grande, e perdes em arranque... o 60 é o mais indicado..!

Na realidade no meu livrete tenho 195/60R15 e nas anotações 185/65R14;175/70R14, mas no meu carro tenho 195/50R15. O carro foi à inspecção e não tive probelmas...
Mas qual é o tipo de pneu que dura mais e que confer e maior conforto de condução, o 195/60R15 ou 195/50R15. Pela consulta que efectuei já me apercebi que o 195/60 são mais caros que os 195/50, mas no post anterior foi dito que o 195/60 dura mais... será que compensa?

Na realidade no meu livrete tenho 195/60R15 e nas anotações 185/65R14;175/70R14, mas no meu carro tenho 195/50R15. O carro foi à inspecção e não tive probelmas...
Mas qual é o tipo de pneu que dura mais e que confer e maior conforto de condução, o 195/60R15 ou 195/50R15. Pela consulta que efectuei já me apercebi que o 195/60 são mais caros que os 195/50, mas no post anterior foi dito que o 195/60 dura mais... será que compensa?

Antes de mais, e fugindo a considerações acerca da duração dos pneus, deves montar os pneus cuja medida vem averbada no livrete, caso contrário podes ser multado pelas autoridades.

O facto de ter passado na inspecção pode simplesmente estar relacionado com o facto de não terem sequer reparado, embora tolerem diferenças de 5%, o que não é o caso.

tenho de ver isso para ja so quero 2 , tive a ver na net uns Uniroyal RainSport 1 e ao que parece em chuva e do melhor ficando a frente dos F1 segundo o site http://www.tyretest.com agora ate que ponto sera verdade nao sei, mas visto que sao deixadas bastantes opinioes da a ideia que e credivel .

qual a opiniao aqui da malta do forum?

é logico q a roda qd aumenta de dimensoes... como este caso... de 50 para 60 no perfil do pneu... o carro perde em arranque o que ganha em ponta... em termos de duraçao do pneu, os ganhos sao bastamte significativos... um pneu 195/50 faz em media 35 a 40mil km.. e num 195/60 consegues fazer 50 a 55 mil... penso que a diferença de preço justifica o q ganha em duraçao...[;)]

por outro lado, se desta vez o carro passou na inspecçao e se nao levou nenhuma anotaçao por causa dos pneus, no proximo ano, pode ser que apanhes um inspector diferente e que faça anotaçao dos pneus...o que nao é mt dificil de notar visto q a roda com o perfil 50 fica mt pequeno e desajustada ao tamanho do carro...

outros ganhos que tens com o perfil 60 é o conforto, principalmente em estradas mais estragadas, ou em paralelo...(aqui sim nota.se grande diferença)...

a marca que aconselho para esta medida, seria michelin Pilot premacy, ou os continental... mas para fazeres mts e bons quilometros... os michelin.[;)]

Back