Tópico dos Pneus

Pneus radiais são a generalidade dos pneus comuns que vês à venda para os ligeiros.

Não devem ser cruzados, para se manterem no mesmo sentido rotacional, a não ser que sejam desmontados da jante e de novo montados noutra jante, no mesmo sentido mas no lado inverso.

O meu GT vai agora fazer 43.000kms e precisa de uns pneus novos, tava inclinado pros - Goodyear Eagle F1 Asymmetric - com 215/45/17.

Os preços rondam os 120/150 euros e pelo que vi são pneus mto bons pra otodo o tipo de tempo, se calhar nao duram e muito tempo, que dizem?

Não tem a ver com o facto de a construção da carcaça do pneu ser radial ou diagonal. Hoje em dia, são praticamente todos radiais.

Tem a ver com o desenho do pneu ser simétrico ou não. Se não for, há pneus esquerdos e direitos. Nesse caso, procurar no pneu uma indicação do sentido de rotação e do lado de fora do mesmo.

Por exemplo, repara neste pneu:

pirelli_p3000e_lg.jpg

Como podes ver, é simétrico e não tem sentido de rotação preferencial, pelo que pode ser montado em qualquer lado do carro.

Este aqui é simétrico, mas tem um sentido de rotação preferencial, pelo que só pode ser montado de um lado do carro:

cover.jpg

Ou ainda este, que não é simétrico, portanto, só pode ser montado de um lado do carro:

contiental_premium_contact.gif

Percebido? :)

Depende da construção, sim senhor.

Os radiais, devido à construção das telas, se forem usados num outro sentido depois de já terem rodado, podem começar a escamar.

No manual do meu carro vém lá a dizer que é aconçelhavel é passar os da frente para trás e os de trás para a frente, sem ferem cruzados, independentemente se são pneus com sentido de rotação ou não!

Não tem a ver com o facto de a construção da carcaça do pneu ser radial ou diagonal. Hoje em dia, são praticamente todos radiais.

Tem a ver com o desenho do pneu ser simétrico ou não. Se não for, há pneus esquerdos e direitos. Nesse caso, procurar no pneu uma indicação do sentido de rotação e do lado de fora do mesmo.

Por exemplo, repara neste pneu:

pirelli_p3000e_lg.jpg

Como podes ver, é simétrico e não tem sentido de rotação preferencial, pelo que pode ser montado em qualquer lado do carro.

Este aqui é simétrico, mas tem um sentido de rotação preferencial, pelo que só pode ser montado de um lado do carro:

cover.jpg

Ou ainda este, que não é simétrico, portanto, só pode ser montado de um lado do carro:

contiental_premium_contact.gif

Percebido? :)

Mas será que estou a ficar maluco? (é provável) [:D]

No caso do Good Year, não o posso montar de qualquer lado do carro?
E depois trocá-lo de lado?

No caso de pneus assimétricos sim senhor, tudo bem, não podemos trocar o seu lado porque eles próprios dizem o sentido de rotação e lado a serem montados.

Agora nos pneus simétricos?
Se são simétricos, podem ser montados de qualquer lado do carro. E podem ser trocados.

Ou estou enganado?

...Agora nos pneus simétricos?
Se são simétricos, podem ser montados de qualquer lado do carro. E podem ser trocados.

Ou estou enganado?

Estás enganado, pensa lá mais um pouquinho. Neste caso repara no pneu do meio, agora visualmente roda o pneu de forma a que a jante fique ao contrario, ou seja na foto passavas a ver o interior da jante. O que acontece ao rasto do pneu??? Fica a "apontar" ao contrario.

Percebeste?

PS: Claro que desmontando o pneu da jante já é possivel, mas penso que a ideia era evitando isso.

Estás enganado, pensa lá mais um pouquinho. Neste caso repara no pneu do meio, agora visualmente roda o pneu de forma a que a jante fique ao contrario, ou seja na foto passavas a ver o interior da jante. O que acontece ao rasto do pneu??? Fica a "apontar" ao contrario.

Percebeste?

PS: Claro que desmontando o pneu da jante já é possivel, mas penso que a ideia era evitando isso.

Mas eu tomei por pressuposto que isto era um dado adquirido.

Pronto..eu tava a falar de uma coisa e vocês de outra. explicado. [;)]

Sem tirar o pneu da jante, nada feito!

Acabaram-se as dúvidas por cá.

Qdo o LEXUS chegou, com 225 à frente e 245 atrás...acabaram-se as trocas.

e neste caso 'Qualquer pneu pode ser trocado de trás pra frente sem problemas' isto não é verdade

Os pneus que ponho à frente, "morrem" à frente e atrás idem.

Tanto que tenho mais de 100.000kms nos de trás, e já mudei 3 vezes apenas os da frente.

Os pneus que andam atrás nunca ficam tão redondos como os da frente, o desgaste não é igual.

Os pneus que ponho à frente, "morrem" à frente e atrás idem.

Tanto que tenho mais de 100.000kms nos de trás, e já mudei 3 vezes apenas os da frente.

Os pneus que andam atrás nunca ficam tão redondos como os da frente, o desgaste não é igual.

olha que essa borracha com 100milkm deve estar mm boa:sh) ainda deve fazer outros tantos...com a mm qualidade

Voltar
Superior