Tópico dos Pneus

rc

tens várias:
- carro fica mais duro (e com perfil 45 já deve ser bem durinho)
- maior estabilidade
- problemas legais caso a medida não esteja averbada no DUA (na IPO passa com nota mas os polícias adoram isso. Ganham logo a lotaria. De cabeça não sei o valor mas é grande e a multa é por pneu.)
- preço dos pneus(quase sempre, pode não ser o teu caso)
- dificuldade de acerto de direcção caso essa medida não seja suportada pelo fabricante
- desgaste mecânico acentuado de direcção e suspensão (?)

quais as repercussões de baixar o perfil de 45 para 40, mantendo a mesma medida de jante?

Vê aqui:
http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

Esse valor é a 45% ou 40% do valor da largura, que dá o valor da altura do Perfil.

Se aumentares a largura, pode ficar praticamente igual.

Eu por exemplo, o Corsa c vinha com 185/55R15 e só lhe meto 195/50R15.
Sempre passou na inspecção sem anotações.

Última edição:
Vê aqui:
http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

Esse valor é a 45% ou 40% do valor da largura, que dá o valor da altura do Perfil.

Se aumentares a largura, pode ficar praticamente igual.

Eu por exemplo, o Corsa c vinha com 185/55R15 e só lhe meto 195/50R15.
Sempre passou na inspecção sem anotações.

É exactamente a medida que eu punha no carro da minha mulher (ela teve um corsa C 1.7dti Sport) devido a ser muito mais barato que a medida original e ainda fica um pouco mais bonito[;)]
Metia-lhe Bridgestone Turanza ER300 e eram muito bons naquele carro.
O actual carro (120d) tem montados os Er300 em 205/55R16 RFT e também se portam muito bem.

Quanto a dureza, o meu Cd com pack m e jante 18 não é mais desconfortável que o 120d com suspensão desportiva e jante 16 com RFT
A diferença no perfil é de 40/35 (Cd) para 55 no 120d.

Também já tive uns Nokian NRH2 num astra e foram os piores pneus que já experimentei e deram direito a um despiste numa saída de AE em câmara-lenta quando vinham outros carros de amigos à frente e atrás de mim e ninguém mais se despistou.

Última edição:
obrigado pelas respostas.

esta duvida surgiu quando um familiar me pediu opiniões sobre pneus. Ele tem de origem 225/45R18, e eu disse para ele meter 225/40R18 que poupava uns 40% no preço final.
mas ele foi falar com alguém que lhe disse que ao fim de 10kkm rodados, o conta-km's iria marcar mais cerca de 4kkm que os km que o carro realmente fez

esta duvida surgiu quando um familiar me pediu opiniões sobre pneus. Ele tem de origem 225/45R18, e eu disse para ele meter 225/40R18 que poupava uns 40% no preço final.
mas ele foi falar com alguém que lhe disse que ao fim de 10kkm rodados, o conta-km's iria marcar mais cerca de 4kkm que os km que o carro realmente fez

Nunca ouvi semelhante na minha vida, sempre achei que o máximo que acontecia era o velocimetro ficar um pouco descalibrado ( coisa pouca, em alguns casos nula )

Só se substituir as rodas pelas de carrinhos de rolamentos[:cool:]

PS: Umas contas rápidas e em 10.000 km pode haver uma diferença de 300 a 400km com a diferença de medida.

Última edição:

De facto o que foi indicado ao teu familiar não está de todo errado.

Mas neste caso e usando as medidas que indicas, o teu familiar iria ter menos quilómetros do que os que efectivamente tinha percorrido.

Isto porque pegando no conversor colocado acima da pneubeato, quando os 225/45R18 vão a 112km/h, os 225/40R18 vão a 108.8km/h, logo menos uns 3km/h, mas isto no caso de se manter constantemente a 112km/h.

Logo ao longo do tempo, o teu familiar acabaria por ter mais quilómetros do que os realmente percorridos, mas claro que esta diferença de quilometragem far-se sentir sempre em velocidades mais altas.

A 50km/h a diferença do marcado vs real já não deverá ser tanta, mas a uns 150km/h a diferença do marcado vs real será bem maior do que 3km/h

Esta medida é realmente ingrata pois um primacy HP 205/50R16 custam uns 140€ enquanto que 205/55 já custam 80€ [8b]

Os Nokian tenho alguns feedback's positivos desta última geração. Não têm nada a ver com os NRe e afins.

Mete os pneus de perfil 55. No meu também tinha o mesmo dilema (origem 185/55/15) e pus 195/50/15, com diferenças de 30€ para cada pneu. E não estão averbados, convém é "perder" o papel da inspecção com a anotação.

Depois de 102000kms com uns ContinentalPremium Contact, preciso agora trocá-los; tenho um orçamento de 94€/und, para os mesmos mas com protecção de jante.Arranjarei mais barato,ou será difícil?

Cump.

LOL.[8b][8b]

205/55/16 91V

Pelo preço apontado, lembrei-me que pudesse ser essa medida, mas nada como perguntar. [;)]

Acredito que possas encontrar qualquer coisa mais barato, mas não muito além, algo a rondar os 90€.

Ao efectuares a tua busca, tem em conta que há os que tens (os Premium Contact), mas também existe os Premium Contact 2.

Pedi mais orçamentos...estou á espera que respondam. Aquele preço é mesmo para a versão 1, no 2 disseram que não tinham com protecção de jante.:)

Pelo preço apontado, lembrei-me que pudesse ser essa medida, mas nada como perguntar. [;)]

Acredito que possas encontrar qualquer coisa mais barato, mas não muito além, algo a rondar os 90€.

Ao efectuares a tua busca, tem em conta que há os que tens (os Premium Contact), mas também existe os Premium Contact 2.

Recebi mais 2 propostas;

CONTINENTAL – 447,77 euros;

BRIDGESTONE ER300 – 456.26 euros

Oi? Nunca ouvi tal coisa.

Não tinham de momento.[;)]

Caros. Arranjava os PC2 a, sensivelmente, 80 euros aqui em Braga.

Eu sou de LX

Não sei se são ou não com protecção de jante... mas essa medida arranja-se a bons preços:

http://www.feuvert.pt/pecas-sobressalentes-coche-neumaticos-promocoes-1.html

Continental a 74€!

Belos preços VTEC...desconhecia completamente . São quase menos 20€, por 1 cm de borracha. Sendo assim, em tempo de crise, estou-me a borrifar para a protecção de jante.

Anexos

• espi28.gif
    espi28.gif
    8,4KB · Visualizações: 0
Viram o comparativo de eliminação, entre 50 marcas de pneus, na revista Autofoco desta semana para pneus 205/55/16?

ContinentalPremiumContact2 rules.[:blush:] (tanto em seco como molhado)

Para semana é a final desse comparativo.

Depois de alguns quilómetros com os Dunlop SP Sport FastResponse num Passat Variant (muitos dos quais em AE), tenho a dizer que não me impressionam. Sinceramente, estava à espera que estivessem à altura de uns SportContact2 (sim, eu sei que são gamas diferentes, mas a idade de concepção de cada pneu também o é). Apesar de agarrarem igualmente bem, não transmitem metade do feedback da estrada que os Conti transmitem. Isso não faz deles um mau pneu, mas... Continental está acima (mesmo os Premium Contact2 me parecem melhores, sendo mais antigos).

Mete os pneus de perfil 55. No meu também tinha o mesmo dilema (origem 185/55/15) e pus 195/50/15, com diferenças de 30€ para cada pneu. E não estão averbados, convém é "perder" o papel da inspecção com a anotação.

Cessna

Este tipo de irregularidade I passa sempre na IPO. Não é preciso esquecer a folha do IPO anterior [;)] . Na IPO há uma tolerância de 5% daí aceitarem, embora com anotação.

O problema é mesmo a polícia. Não têm tolerância e já falaram aqui em multas com 3 dígitos, que já é alguma coisa.

Passo por eles quase todos os dias como podem ver no tópico dos radares.

Voltar
Superior