Tópico dos Pneus

A última vez que comprei pneus, na Norauto pediram-me mais uns 50 ou 60€ que no sítio onde acabei por os comprar. E devo dizer que, pelos pneus que comprei, tive orçamentos que variaram entre pouco mais de 300€ e os 400€. Ou seja, quase 100€ de diferença! :eek: E, por norma, os sítios mais caros foram as oficinas "fast-food", tipo Norauto, Midas, etc. E um dos mais baratos até foi uma concessão da marca! :confused:

Isso é tudo muito relativo. Aliás, nos preços dos pneus é tudo relativo. Já apanhei discrepâncias de 80 a 100% de diferenças entre preços do mesmo pneus.

Quanto à Norauto, tem caros mas por vezes tem baratos. Por exemplo, da última vez que troquei de pneus, a Norauto era onde me faziam o melhor preço para os Bridgestone Potenza RE050A em 235/45R17 , mais barato que Pneu Beato e afins. Só não comprei lá na altura porque o pneu que escolhi acabou por ser outro.

às vezes falta-me o tempo e a vontade para andar por aí a pedir preços e propostas, por isso, para este tipo de coisas que são iguais compradas a A ou B acaba por me ser mais simples ir a uma Norauto que tem os preços divulgados na net.

Quando pedi na Norauto orçamento para os pneus da 308 fiquei a saber que o preço da net e da etiqueta da prateleira são do pneu e da montagem apenas.

Válvulas, ecovalor, enchimento com azoto (que da próxima vez que fosse à bomba lá passava a ser mistura...) e equilibragem são sempre a somar.

Quando pedi na Norauto orçamento para os pneus da 308 fiquei a saber que o preço da net e da etiqueta da prateleira são do pneu e da montagem apenas.

Válvulas, ecovalor, enchimento com azoto (que da próxima vez que fosse à bomba lá passava a ser mistura...) e equilibragem são sempre a somar.

Qual a vantagem do azoto?

Qual a vantagem do azoto?

Venderem um serviço que te é impossível confirmar. Como é que testas se o que está lá dentro é azoto a 100% ou a 78% como o ar atmosférico? [;)]

Supostamente mantém melhor e durante mais tempo a pressão do pneu. Não sei como... Pessoalmente acho banha da cobra.

Venderem um serviço que te é impossível confirmar. Como é que testas se o que está lá dentro é azoto a 100% ou a 78% como o ar atmosférico? [;)]

Supostamente mantém melhor e durante mais tempo a pressão do pneu. Não sei como... Pessoalmente acho banha da cobra.

Pois, por o ar já ter 78% é que não percebo a vantagem, até porque se metes 100%, terias de rever o ar sempre numa estação com azoto e não em qualquer uma...

Pensei que fosse algo mais técnico, só para manter o ar lá dentro não me justifica, prefiro ir vigiando.

Aqui há tempos uma dessas marca, penso que a Midas estava com uma promoção de 50% de desconto. Eu disse à minha namorada que não valia a pena pedir orçamento, mas la como é teimosa... [:D]

Para 2 Energy Saver 195/50 R16 tiveram o desplante de pedir 500€ [:)].

Acabaram por ser postos os mesmos pneus (um pouco contra a minha vontade mas houve uma série de complicações) por 240€, na mesma casa de sempre...

Muito cuidado à chuva, com esses pneus !

Muito cuidado à chuva, com esses pneus !

Até agora 0 problemas neste e nos outros 3 carros onde eles estão/estiveram, já conheço os Saver há alguns anos. E conheço-lhes muito bem os limites em seco e em molhado [;)]

Este era para ter levado uns pneus melhores porque é um pouco mais potente e "nervoso" em piso molhado, no entanto devido a um erro na base de dados da casa onde sou cliente e à minha falta de diponibilidade tiveram que ser estes. De qualquer estes serão sempre melhores que os Nankang que a minha namorada lá pôs por auto-recriação dela [8b].

Pois, por o ar já ter 78% é que não percebo a vantagem, até porque se metes 100%, terias de rever o ar sempre numa estação com azoto e não em qualquer uma...

Pensei que fosse algo mais técnico, só para manter o ar lá dentro não me justifica, prefiro ir vigiando.

Primeiro devias experimentar e só depois opinar.

Depois podias usar o google ou youtube para tirar as tuas dúvidas, só para te dar um exemplo, ter 100% de azoto em vez de 78% é uma diferença de 22%, é bastante ar que se pode perder e que pode alterar por completo a pressão do pneu.

Alguns vídeos interessantes:

Mas espero que vendam só a quem quiser comprar. Não conheço, mas suponho que posso montar pneus na Norauto e dizer que quero enchimento com ar normal...

Procuro eficácia, conforto e durabilidade num pneu 225 50 R19 98V reforçado (é XL q se diz?).

Do que consegui apurar, nesta medida e no índice de carga 98, tens algumas opções.

Gama "touring"

YOKOHAMA C-DRIVE 2 (alternativa aos "players" de maior nome)

CONTINENTAL CONTI-PREMIUMCONTACT 2 (bom pneu)

GOODYEAR EFFICIENT GRIP (julgo que é considerado pneu de baixa resistência ao rolamento, ou seja, apontado à durabilidade e melhor consumo de combustível. confortável)

PIRELLI CINTURATO P7 ( segundo as críticas um pneu que assegura bons níveis de grip e durabilidade)

MICHELIN PRIMACY HP (nesta gama a Michelin costuma dar cartas na durabilidade)

DUNLOP SP SPORT 01 (já usei e gostei muito da durabilidade vs grip)

Gama desportiva:

CONTINENTAL CONTI-SPORTCONTACT 5 ( há 2 e 3, mas excluí por serem mais antigos) excelente pneu. desconheço durabilidade

DUNLOP SP SPORT MAXX RT (pneu novo)

BRIDGESTONE POTENZA RE 050 A (modelo bastante conhecido e com bom grip, mas é apontado como tendo uma durablidade menos boa que os concorrentes)

A minha análise é baseada em conhecimento próprio de alguns pneus e recolha de opiniões de pessoas próximas.

Se o carro fosse meu, optava sempre pelo pneu com maior grip possível, pois valorizo o factor segurança, ainda que reconheça que o 3008 não seja carro que dê primazia a condução empenhada, acho que todos concordamos que numa travagem de emergência, um bom pneu pode fazer a diferença (por exemplo).

Depois podias usar o google ou youtube para tirar as tuas dúvidas, só para te dar um exemplo, ter 100% de azoto em vez de 78% é uma diferença de 22%, é bastante ar que se pode perder e que pode alterar por completo a pressão do pneu.

Gostei dos videos, muito interessantes!

Tão interessantes que fui googlar mais sobre o assunto e eis o primeiro artigo que encontrei:

Continental Pneus -Utilização de nitrogénio para insuflar pneus de automóveis de passageiros e veículos comerciais

Fabricante de pneus, portanto deverão ter uma opinião formada sobre o assunto, que é:

a) Não recomendam;
b) Também não desaconselham. Nem faz bem nem faz mal, é tipo Melhoral.
c) O uso de N2 não substitui o controlo regular da pressão dos pneus.
d) Se tiverem pouca pressão, encham com ar ou N2.

Acredito que em casos específicos, onde pequenas variações de pressão possam trazer consequências palpáveis (competição, aviação onde os pneus são sujeitos a grandes diferenças de de temperatura,..) o custo o justifique, mas não numa utilização num pneu de estrada.

Em 2 desses videos é inclusivamente dada a ideia que o vapor de água em conjunto com o Oxigénio pode ser corrosivo/agressivo para o interior do pneu.

Já no artigo da Continental, que fabrica pneus e não máquinas de enchimento a N2, não fazem qualquer referência nesse sentido e dizem que "pode contribuir marginalmente" para evitar perdas de pressão. Note-se o "pode" e o "marginalmente".

Os videos foram de facto interessantes, mas continuo a achar que é banha da cobra.

Quem sabe, se um dia encherem com N2 de borla eu experimento. Até lá prefiro guardar o meu dinheiro e cuidar da manutenção dos pneus com idas à bomba.

Não percebi essa dos 22%. A fuga de ar é seletiva? Só o oxigenio e outros é que saem? Descobrimos a forma barata de conseguir ar enriquecido em oxigenio.

Deves estar um pouco baralhado...

Não percebi essa dos 22%. A fuga de ar é seletiva? Só o oxigenio e outros é que saem? Descobrimos a forma barata de conseguir ar enriquecido em oxigenio.

Deves estar um pouco baralhado...

Esses 22% são a percentagem de moléculas de oxigénio e de água que podem vazar do pneu já que são mais pequenas que as de azoto, 22% é uma percentagem muito grande, aqui não há confusão nenhuma mas parece que muito gente além de andar baralhada é teimosa e falam do que não sabem, sem nunca ter experimentado sequer.

Desculpem lá...

Mas pagar em média 2 € por pneu para meter algo com apenas mais 22% de azoto é idiota.

Até porque as vantagens enumeradas e várias vezes aclamadas são de facto verdade mas os benefícios para o comum utilizador não são assim tão evidentes. O daily basis não é a mesma coisa que uma corrida de F1...

Depois, não se deve misturar ar normal com o tal azoto, o que implica ir a uma estação de serviço que disponha de tal benesse. O que torna o controlo da pressão dos pneus mais complicada e por vezes, onerosa. Dado que podem exigir o pagamento das recargas.

Voltar
Superior