Tópico dos Pneus

Desculpem lá...

Mas pagar em média 2 € por pneu para meter algo com apenas mais 22% de azoto é idiota.

Nem em todo o lado é assim.

No sitio onde coloquei os últimos pneus fazem isso a custo zero a quem lá mete os pneus. Fui lá várias vezes ao longo deste ano e meio verificar e/ou adicionar, e nunca paguei um cêntimo por isso.

Certo MGomes, fazem-te isso de borla. Mas tens a obrigação de ter de lá ir. Ir de propósito a um sítio para fazer uma operação de rotina que facilmente faço em casa a mim não me convence. [;)]

Desculpem lá...

Mas pagar em média 2 € por pneu para meter algo com apenas mais 22% de azoto é idiota.

Até porque as vantagens enumeradas e várias vezes aclamadas são de facto verdade mas os benefícios para o comum utilizador não são assim tão evidentes. O daily basis não é a mesma coisa que uma corrida de F1...

Depois, não se deve misturar ar normal com o tal azoto, o que implica ir a uma estação de serviço que disponha de tal benesse. O que torna o controlo da pressão dos pneus mais complicada e por vezes, onerosa. Dado que podem exigir o pagamento das recargas.

Desculpem lá, mas quem não quer meter não mete, mas também não é preciso ofender quem mete[;)]. Eu quando meti, nem reparei na factura que me tinham posto azoto nos pneus, escrevi aqui no fórum acerca disso e a maioria do user's mostrou-se contra. Actualmente para mim vale os 2€/pneu à vontade. Eu meti pneus em Dezembro, e só fui verificar a pressão dos pneus á 15 dias, na oficina onde os coloquei, e não me cobraram nada e disseram que quando se paga para encher depois as recargas não têm custo adicional. Eu só sei que passados 6 meses os pneus com azoto tinham a pressão em 2.2, que é a aconselhada, e nunca os recarreguei, eu vi a medição. Por isso para quem não se quer estar a "chatear" em andar a verificar a pressão constantemente, vale bem a pena, porque o azoto dura pelo menos 6 meses nos pneus sem perder pressão, comprovado por mim.
Por isso por 2€ para mim é um bom negocio tendo em conta que as recargas já estão incluídas.

PS: O controlo da pressão em pneus com azoto é feita da mesma maneira que com ar, pelo que não estou a ver onde é mais complicada ...

Certo MGomes, fazem-te isso de borla. Mas tens a obrigação de ter de lá ir. Ir de propósito a um sítio para fazer uma operação de rotina que facilmente faço em casa a mim não me convence. [;)]

Tens razão. É sempre um inconveniente.

No meu caso até nem foi muito, uma vez que fica a 300 metros de casa. Mas já desisti disso, sobretudo depois de ver que quando antes fazia 55.000 a 60.000kms com um jogo de pneus e estes actuais com 36.000 estão nas últimas, e foi a primeira vez que utilizei azoto. Pode ser coincidência, possivelmente será mesmo, o problema não estará na utilização do azoto mas sim dos pneus, mas acho que não voltarei a usar o azoto. Até porque tenho um compressor em casa ...

Desculpem lá...

Até porque as vantagens enumeradas e várias vezes aclamadas são de facto verdade mas os benefícios para o comum utilizador não são assim tão evidentes. O daily basis não é a mesma coisa que uma corrida de F1...

Depois, não se deve misturar ar normal com o tal azoto, o que implica ir a uma estação de serviço que disponha de tal benesse. O que torna o controlo da pressão dos pneus mais complicada e por vezes, onerosa. Dado que podem exigir o pagamento das recargas.

Que comparação absurda com a F1 é essa? Usar azoto prolonga a vida útil dos pneus, é mais seguro, etc, e tem um custo, qual é o problema? Há alguma coisa hoje em dia que seja de borla? E por acaso, já experimentaste colocar azoto nos pneus para tares a cantar de galo?

Tens razão. É sempre um inconveniente.

No meu caso até nem foi muito, uma vez que fica a 300 metros de casa. Mas já desisti disso, sobretudo depois de ver que quando antes fazia 55.000 a 60.000kms com um jogo de pneus e estes actuais com 36.000 estão nas últimas, e foi a primeira vez que utilizei azoto. Pode ser coincidência, possivelmente será mesmo, o problema não estará na utilização do azoto mas sim dos pneus, mas acho que não voltarei a usar o azoto. Até porque tenho um compressor em casa ...

Queres comparar duração de pneus com pneus de gomas diferentes??

Marca, modelo, índice de velocidade, índice de carga, etc, tudo isto influência muito a duração dos pneus.

Pois, certo.

Mas por curiosidade, e analisando os números assim friamente, se eu te perguntar qual o pneu que faz mais kms, entre um Michelin Pilot Sport2 e uns Pirelli Cinturato P7, com índices idênticos, qual seria a tua resposta?

Pois, certo.

Mas por curiosidade, e analisando os números assim friamente, se eu te perguntar qual o pneu que faz mais kms, entre um Michelin Pilot Sport2 e uns Pirelli Cinturato P7, com índices idênticos, qual seria a tua resposta?

Os cinturato P7, dependendo dos índices de velocidade e índice de carga e se as condições de utilização tiverem sido parecidas. E claro, há pneus incompatíveis com certas suspensões dai que para se fazer uma comparação minimamente correcta ou aproximada tem que ser com pneus de modelo, índice de carga e índice de velocidade iguais e claro, uso o mais parecido possível.

Pois é .........

Mas no mesmo carro, nas mesmas estradas, com o mesmo tipo de condução, com as mesmas cargas em cada viagem, etc, ... os Cinturato P7 fizeram-me menos 23.000kms que os PS2 [8b]
(59.000kms contra 36.000 [8b])

A única explicação que vejo é que estes Pirelli não se dão bem com este carro :(

Pois é .........

Mas no mesmo carro, nas mesmas estradas, com o mesmo tipo de condução, com as mesmas cargas em cada viagem, etc, ... os Cinturato P7 fizeram-me menos 23.000kms que os PS2 [8b]
(59.000kms contra 36.000 [8b])

A única explicação que vejo é que estes Pirelli não se dão bem com este carro :(

Exatamente, o meu carro não se dá bem com os ER300 por exemplo, há vários factores a ter em conta nestas comparações, é preciso ter cuidado...

Que comparação absurda com a F1 é essa? Usar azoto prolonga a vida útil dos pneus, é mais seguro, etc, e tem um custo, qual é o problema? Há alguma coisa hoje em dia que seja de borla? E por acaso, já experimentaste colocar azoto nos pneus para tares a cantar de galo?

Não estou a perceber onde queres chegar.

A utilização de azoto tem uma vantagem marginal em automóveis. O que é facto é que o azoto é mais resistente em usos muitos exigentes como na aviação, uma vez que consegue manter a mesma pressão em variadas situações adversas. O que será muito diferente de manter a pressão num automóvel, uma vez que quando há perda de ar, tanto faz lá estar muito ou pouco azoto, porque o problema está na estanqueidade da roda/jante.

E a comparação com a F1 não é absurda, pois o azoto é realmente melhor (mesmo que marginalmente) para situações exigentes onde se anda a 300kmh e na aviação como já referi.

Mas explica-me como é que o azoto prolonga a vida útil do pneu. Todos gostaríamos de saber...

O azoto a 100% estará do lado de dentro do pneu e pelo que tenho visto os pneus "envelhecem" primeiro todos do lado de fora...

A utilização de azoto tem uma vantagem marginal em automóveis. O que é facto é que o azoto é mais resistente em usos muitos exigentes como na aviação, uma vez que consegue manter a mesma pressão em variadas situações adversas. O que será muito diferente de manter a pressão num automóvel, uma vez que quando há perda de ar, tanto faz lá estar muito ou pouco azoto, porque o problema está na estanqueidade da roda/jante.

E a comparação com a F1 não é absurda, pois o azoto é realmente melhor (mesmo que marginalmente) para situações exigentes onde se anda a 300kmh e na aviação como já referi.

Mas explica-me como é que o azoto prolonga a vida útil do pneu. Todos gostaríamos de saber...

O azoto a 100% estará do lado de dentro do pneu e pelo que tenho visto os pneus "envelhecem" primeiro todos do lado de fora...

Mas ficam novinhos pelo lado de dentro!

Agora é só arranjar maneira de virá-los e rodá-lo do avesso! Assim sim, o azoto aumentaria a duração. [:)]

O que aumenta a duração é rodar com a pressão correcta.
O que aumenta a segurança em termos de prevenir rebentamentos é a pressão correcta.
O que reduz os consumos e as emissões é a pressão correcta.
O que melhora o comportamento dinâmico do carro é a pressão correcta.

No limite o azoto aumenta os periodos entre verificação/reposição da pressão. OK, até admito que sim.
Mas quem tenha disponibilidade para ir regularmente à bomba é livre de optar por fazê-lo.

É uma questão de avaliar aquilo que valoriza mais: intervalos de verificação maiores, com custos e obrigatoriedade de fazer essa verificação onde haja azoto; ou optar por ar, indo mais vezes à bomba mas sem custos adicionais e com a liberdade de poder fazê-lo em casa ou em qualquer estação de serviço.

O pessoal ainda não se convenceu que o azoto apenas tem vantagens em competição, aviação e numa situação muito particular dos veículos de carga de grandes dimensões a trabalhar em minas.

Nestes últimos, o uso de azoto torna-se um imperativo, pois impede que a estrutura interna se degrade. E onde é que isto é diferente de um pneu de um carro?

Ah, pois, é que num camião desses, um pneu pode durar 15 a 20 anos sem ser trocado, sendo apenas recauchutado, tal o custo de cada um. E nestes casos, sim, tem de se preservar a carcaça interna em condições, não num pneu de um ligeiro, que se troca ao fim de 5-6 anos máximo e quando assim não o é envelhece primeiro por fora.

Agora para rematar: as máquinas que enchem com azoto, não fazem a 100%, mas sim um bocadinho menos![;)]

Com uma boa casa de pneus a poucos metros de casa, assim não há cá espaço para incómodo.

O problema do desgaste não se deve ao uso do azoto. Simplesmente os Michelin têm uma durabilidade superior. O problema está na composição da borracha, não no que ela prende. O desgaste dos pneus é regular, certo ?

Como é óbvio, não sabe as vantagens que o azoto coloca ao serviço de uma competição como a F1, onde cada milésimo de segundo conta imenso. No entanto, tem o descaramento de recomendar azoto para um veículo banal. Interessante ver isto...

E como já disseram, seguro é andar em cima do material, controlos regulares de pressão. A par de uma condução cuidada, evitar subir passeios, etc etc. Isto sim, isto é jogar pelo seguro.

E se queres que eu te diga, sim, eu coloco azoto nos meus pneus. Só que não pago para ter mais uns 20% extra... O ar ainda é de borla.

O azoto mantem a pressão mais estável no pneu, é menos sensível à variação de temperatura e permite maiores intervalos de manutenção da pressão, isto faz com que existe menor deformação num pneu mantendo a superfície de contacto com o chão de forma muito mais optimizada que num pneu com "ar normal".

A comparação com a F1 é sim absurda porque são pneus completamente diferentes, desde a construção até ao composto passando pela pressão de enchimento. Um pneu de F1 é feito praticamente à base de compostos químicos super moles, montados de forma específica com laterais muito finas e sujeitos a pressão na ordem dos 0.9-1.1 bar, e o uso então.... Tudo a ver com pneus de turismo....

Amanhã preciso de ir calibrar as rodas e alinhar a direção porque nunca o fiz nos 34.000km que a carrinha tem. Também ando a notar que depois dos 140km/h o volante treme um pouco.

Como tal recomendam alguma casa de pneus na Maia?

Sent from my LG-P970

Voltar
Superior