Tópico dos Pneus

Isso do azoto tem tanto de velho como de pouco prático. Mesmo com desleixo - porque vejo a pressão dos pneus a cada 2 meses, para aí - só costumo ver perdas de 0,1 a 0,2 bar nos pneus do meu carro o que, em termos de eficiência, impacto nos consumos e no desgaste dos pneus, é irrisório. Juntando a isso a variação da densidade devido à temperatura, dificilmente se justifica a troca do ar pelo azoto.

Após leitura, compensa ou não colocar o azoto ?
Tinha a ideia que durava muito mais tempo com a pressão certa do que o ar.

O site da continental diz isso mas há muitos outros sites que dizem o contrário, queres mesmo dar esse argumento? E já agora, se achas que azoto não resulta porque te incomoda tanto que eu diga o contrário? Muita gente aqui fala sem saber e pelos vistos usam todo o tipo de argumentos, sem nexo, para tentar justificar a sua ideia, ridículo.

Sim, quero usar esse argumento rubricado por um conceituado fabricante de pneus tanto quanto usaste como argumento 3 videos de:

- Um apresentador de televisão cuja autoridade que tem no mundo automóvel não é mais do que ter uma colecção milionária de carros;
- Uma empresa fabricante de equipamentos de enchimento com azoto (que portanto é parte interessada no assunto);
- Uma oficina que faz enchimento com azoto (e que portanto procura publicitar-se como estando na vanguarda tecnológica)

E a mim não me incomoda nadinha que digas o contrário. Mais, nunca proferí qualquer expressão negativa à tua pessoa devido ao facto de seres apologista do uso, ao contrário do que tu já fizeste e voltas a fazer ao apelidares de "sem nexo" os argumentos que os outros usam...

Ainda não vi ninguém a escrever que o azoto não serve para nada.

O que as pessoas têm escrito é que do ponto de vista delas a vantagem que o azoto pode ter na manutenção da pressão durante mais tempo não justifica o acréscimo de custos e de preocupações com a sua utilização e que os mesmos resultados finais (durabilidade, segurança e consumos) podem ser atingidos com ar natural, desde que com mais idas à bomba.

Já tinhas percebido isto?

É absurdo dizer que não se deve usar azoto porque é apenas usado na F1 para ganhar alguns milésimos e esquecer as verdadeiras vantagens que vão muito mais além das vantagens na F1.

E porque não dá para fazer a mesma verificação com azoto que dá para fazer com "ar"?

989.jpg

Isto para os mais desconfiados é melhor até que os manómetros da bombas já que andamos tão preocupados com o controlo.

Isso mede a pressão relativa de qualquer fluído que esteja dentro de um pneu. Sobretudo no estado gasoso...

Esqueceste é que, se esse aparelhinho indicar uma perda de pressão, vais ter de te deslocar a uma oficina para repor azoto. Coisa que se faz com uma bomba de pé ou mão com ar. Essa deslocação, pode sair cara, quer em combustível, quer na reposição propriamente dita (sim, porque este problema pode aparecer longe da oficina onde colocamos azoto e mudamos os pneus...).

Isso mede a pressão relativa de qualquer fluído que esteja dentro de um pneu. Sobretudo no estado gasoso...

Esqueceste é que, se esse aparelhinho indicar uma perda de pressão, vais ter de te deslocar a uma oficina para repor azoto. Coisa que se faz com uma bomba de pé ou mão com ar. Essa deslocação, pode sair cara, quer em combustível, quer na reposição propriamente dita (sim, porque este problema pode aparecer longe da oficina onde colocamos azoto e mudamos os pneus...).

Não me digas![:D] Mas sempre evita ir de propósito para fazer isso.

E sim, o aparelho mede a pressão de qualquer gás, qual o problema disso?

Sim, quero usar esse argumento rubricado por um conceituado fabricante de pneus tanto quanto usaste como argumento 3 videos de:

- Um apresentador de televisão cuja autoridade que tem no mundo automóvel não é mais do que ter uma colecção milionária de carros;
- Uma empresa fabricante de equipamentos de enchimento com azoto (que portanto é parte interessada no assunto);
- Uma oficina que faz enchimento com azoto (e que portanto procura publicitar-se como estando na vanguarda tecnológica)

E a mim não me incomoda nadinha que digas o contrário. Mais, nunca proferí qualquer expressão negativa à tua pessoa devido ao facto de seres apologista do uso, ao contrário do que tu já fizeste e voltas a fazer ao apelidares de "sem nexo" os argumentos que os outros usam...

Ainda não vi ninguém a escrever que o azoto não serve para nada.

O que as pessoas têm escrito é que do ponto de vista delas a vantagem que o azoto pode ter na manutenção da pressão durante mais tempo não justifica o acréscimo de custos e de preocupações com a sua utilização e que os mesmos resultados finais (durabilidade, segurança e consumos) podem ser atingidos com ar natural, desde que com mais idas à bomba.

Já tinhas percebido isto?

Ainda ninguém me provou nada de concreto, vejo muita cuspidela pró ar de muita gente que nem sequer usou o sistema ou com opiniões de comodismo puro, isso para mim não é conclusão nem justificação para dizer que o azoto não se justifica.

Já percebeste o que tenho estado a dizer até agora?

Ainda ninguém me provou nada de concreto, vejo muita cuspidela pró ar de muita gente que nem sequer usou o sistema ou com opiniões de comodismo puro, isso para mim não é conclusão nem justificação para dizer que o azoto não se justifica.

Já percebeste o que tenho estado a dizer até agora?

Sem tomar partidos ou atacar alguém, que vantagens práticas e mensuráveis é que já sentiram com o azoto?

É absurdo dizer que não se deve usar azoto porque é apenas usado na F1 para ganhar alguns milésimos e esquecer as verdadeiras vantagens que vão muito mais além das vantagens na F1.

E porque não dá para fazer a mesma verificação com azoto que dá para fazer com "ar"?

989.jpg

Isto para os mais desconfiados é melhor até que os manómetros da bombas já que andamos tão preocupados com o controlo.

Ainda não vi ninguém dizer isso.

O que se tem dito é que as vantagens de usar azoto são muito marginais em automóveis de "turismo", não se justificando o trabalho/custo extra.

Mas é como tudo, há quem gaste 2.000€ numa linha de escape para ganhar 5cvs e acha que fez o melhor investimento da vida. Para mim, esse custo extra não paga os 5cvs. Percebeste onde queremos chegar?

Eu também meti azoto nos pneus. Paguei praí 10€, e agora fazem-me sempre o reenchimento de borla. Tem a vantagem de eu estar literalmente meses sem lá ir e a pressão mantém-se inalterada.

Não é uma vantagem por aí além, mas para mim valeu bem os 10€.

Eu também meti azoto nos pneus. Paguei praí 10€, e agora fazem-me sempre o reenchimento de borla. Tem a vantagem de eu estar literalmente meses sem lá ir e a pressão mantém-se inalterada.

Não é uma vantagem por aí além, mas para mim valeu bem os 10€.

Claro, é uma opção.

Por exemplo, eu meto ar "normal" e também passo meses sem ter de acertar a pressão (faço verificações e a pressão mantém-se constante).

Não me digas![:D] Mas sempre evita ir de propósito para fazer isso.

Desde quando o controlar da pressão dos pneus evita repor a pressão correcta ? [:D]

Comodismo puro é estar semanas e/ou meses a fio sem verificar o real estado dos pneus. O controle dos pneus vai muito para além disto mas parece que só a pressão interna dos mesmos é que interessa. Pronto, esta resolve-se (teoricamente e idealmente falando) com azoto. E o resto ? Pois...

Desde quando o controlar da pressão dos pneus evita repor a pressão correcta ? [:D]

Comodismo puro é estar semanas e/ou meses a fio sem verificar o real estado dos pneus. O controle dos pneus vai muito para além disto mas parece que só a pressão interna dos mesmos é que interessa. Pronto, esta resolve-se (teoricamente e idealmente falando) com azoto. E o resto ? Pois...

Volto a repetir, verificar o exterior tanto faz que o pneu tenha azoto ou não.

Tu não deves saber o que quer dizer controlar, só pode... Quando vais à bomba deves meter sempre ar nos pneus, ora com azoto isso não funciona assim dai que controlar a pressão baste.

E agora diz-me lá que "resto" é que tás a falar que não dá para verificar por ter azoto nos pneus, se faz favor.

Sem tomar partidos ou atacar alguém, que vantagens práticas e mensuráveis é que já sentiram com o azoto?

Da minha experiência, consumo combustível reduziu ligeiramente, cerca de 0,2L/100, a duração dos pneus aumentou cerca de 7 000km, por usar pneu de baixo perfil não senti tanto a variação de dureza dos pneus quando se conduz de dia (temperatura mais alta) da noite (temperatura mais baixa), principalmente em mau, é notória a pressão mais estável no pneu. Os pneus usados foram os dunlop fast response, índice de velocidade V, (10 pneus).

Ainda não vi ninguém dizer isso.

O que se tem dito é que as vantagens de usar azoto são muito marginais em automóveis de "turismo", não se justificando o trabalho/custo extra.

Mas é como tudo, há quem gaste 2.000€ numa linha de escape para ganhar 5cvs e acha que fez o melhor investimento da vida. Para mim, esse custo extra não paga os 5cvs. Percebeste onde queremos chegar?

Espera lá, o problema é pagar os 10€ pelo azoto quando se colocam os pneus e pensar que não vais ganhar nada com isso?

Volto a repetir, verificar o exterior tanto faz que o pneu tenha azoto ou não.

Tu não deves saber o que quer dizer controlar, só pode... Quando vais à bomba deves meter sempre ar nos pneus, ora com azoto isso não funciona assim dai que controlar a pressão baste.

E agora diz-me lá que "resto" é que tás a falar que não dá para verificar por ter azoto nos pneus, se faz favor.

Essa é novidade para mim.

Acontece que a maior parte das vezes que vou à bomba não meto ar nos pneus porque já têm a pressão correcta. Deveria adicionar porque motivo??

Com ar normal controlar a pressão também basta, só tens de adicionar caso seja necessário.

Essa é novidade para mim.

Acontece que a maior parte das vezes que vou à bomba não meto ar nos pneus porque já têm a pressão correcta. Deveria adicionar porque motivo??

Com ar normal controlar a pressão também basta, só tens de adicionar caso seja necessário.

Lê a frase outra vez porque não percebeste o sentido da frase, tal é a cegueira no "bota abaixo".

Quando vais à bomba deves meter sempre ar nos pneus, ora com azoto isso não funciona assim dai que controlar a pressão baste.

Pois não, não funciona assim.

Até porque se numa bomba eu der conta de uma pressão incorrecta num pneu com azoto nunca o poderei colocar com a pressão correcta com ar normal, porque já aqui demonstraste que o azoto não se pode misturar, sob pena de perder todas as vantagens que o mesmo oferece (mas essa do azoto permitir uma poupança de 0.2 litros de combustível aos 100 é de rir...).

Assim, há que ir a uma oficina que disponha de azoto, o que nem sempre está disponível, no local ou devido à hora com que nos deparamos com o problema.

Quem é que quantificou os ganhos como quase nada já agora?

Um dos maiores fabricantes de pneus, a Continental. E para te facilitar coloquei a bold a parte onde refere "marginalmente".

Para o uso diário do consumidor normal de serviços de pneus, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade. Todavia, o nitrogénio não previne qualquer perda de pressão provocada por furos, falta de estanquicidade entre o pneu ou a válvula e a jante, vazamento da válvula e outras perdas de pressão com origem mecânica. Uma vez mais, a utilização do nitrogénio, só por si, não substitui a importância de verificar regularmente a pressão dos pneus. Se a pressão de ar do pneu estiver abaixo daquela que está especificada na placa do veículo, o pneu deve ser reenchido – seja com ar ou com nitrogénio – até à pressão apropriada. Não utilize pneus com falta de pressão e ou com excesso de carga (veja “Aviso”).

Back