Tópico dos Pneus

Não sei se já passou por aqui, mas deixo um teste da AutoBild a uma serie de pneus (225/45/R17):

2012 Autobild 50 Tyre Braking Test | the online tyre guide
2012 Auto Bild Max Performance Tyre Test | the online tyre guide

No primeiro, de entre 50 pneus, efectuam uma triagem dos 15 melhores.
No segundo, dos 15 melhores, são efectuado testes mais aprofundados.

Estes testes valem o que valem, mas encontrei algumas incongruências, por exemplo:
Rounding out the top 6 is the Continental Sport Contact 5. This result will disappoint Continental, as the Sport Contact 3 was nearly exclusively a test winner, but the Sport Contact 5 lost points for being the most expensive tyre on test, and very noisy. On the positive side, it had the lowest fuel consumption and the best braking on wet roads, so this tyre will do extremely well when the tyre labelling law is introduced, which focuses on these two areas.
No entanto, na classificação final leva nota 8 em molhado, atrás ventus s1 e dos sportmaxx rt.

Apesar das classificações, fica mais uma vez provado que o barato pode sair caro.
Nos testes de travagem em molhado a 100km/h a diferença entre os melhores (43,7m) e os piores (71,7m) deveria ser o suficiente para no mínimo pensar duas vezes na altura de comprar pneus dos "chineses".

Última edição:
Não sei se já passou por aqui, mas deixo um teste da AutoBild a uma serie de pneus (225/45/R17):

2012 Autobild 50 Tyre Braking Test | the online tyre guide
2012 Auto Bild Max Performance Tyre Test | the online tyre guide

No primeiro, de entre 50 pneus, efectuam uma triagem dos 15 melhores.
No segundo, dos 15 melhores, são efectuado testes mais aprofundados.

Estes testes valem o que valem, mas encontrei algumas incongruências, por exemplo:

No entanto, na classificação final leva nota 8 em molhado, atrás ventus s1 e dos sportmaxx rt.

Apesar das classificações, fica mais uma vez provado que o barato pode sair caro.
Nos testes de travagem em molhado a 100km/h a diferença entre os melhores (43,7m) e os piores (71,7m) deveria ser o suficiente para no mínimo pensar duas vezes na altura de comprar pneus dos "chineses".

Sim, já por cá passou.

Por exemplo:

digitalizar0013q.jpg

digitalizar0012q.jpg

digitalizar0011s.jpg

digitalizar0010x.jpg

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-589.html#post1066771592

Entre muitos outros testes que cá coloquei, aqui fica mais este:

Frenada.jpg

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-588.html#post1066771159

Como Ler um Pneu

Existe uma série de informações inscritas na parte lateral do pneu que constituem o seu "cartão de identificação", e que permitem perceber a medida do pneu, os limites do seu uso, os dados de fabricação, etc. Compreender estas informações é fundamental para se ter certeza de que se está a utilizar o pneu correcto.

Legenda:

205 - Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm)
50 - É a relação entre a altura e a largura de secção (este mede em altura 50% da largura, ou seja, aproximadamente 102 mm)
R - Construção Radial
15 - Diâmetro da jante em polegadas (15 polegadas = 381 mm)
86 - Índice de Carga - É o índice de carga que indica o peso máximo que cada pneu pode suportar (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)
V - Código de Velocidade - Cada pneu tem o seu limite em termos de velocidade de rodagem (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h)
TUBELESS - A indicação "tubeless" ou TL significa que é um pneu sem câmara de ar. Quando tem câmara de ar surge a indicação "tubetype" ou TT
CV90 - Desenho dos sulcos do pneu
As restantes informações significam:

Taxa Máxima de Carga de 1224 LBS
Pressão Máxima de 36 PSI
As lonas são compostas de seis camadas, sendo duas de Rayon, duas de aço e duas de Nylon
As laterais tem lonas com duas camadas de Rayon
Mais informações em:

www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_com_lir_pne.jsp
www.norauto.pt/produtos/pneus.htm
www.pirelli.com.br/web/technology/about-tyres/tyre-function/saiba/default.page

in: valorpneu - Como Ler um Pneu

Última edição:
Boa tarde a todos,

Tenho um BMW 120D com uns pneus Michelin Primacy HP, 225/(45)(55)/17. Tenho carro desde Março deste ano e, como só começou a chover agora, estou um pouco amedrontado e decepcionado com os pneus.

Já é o segundo susto que tenho. O primeiro foi na A1 sentido Carvalhos para Vila Nova de Gaia, ia a 80-90 Km/h sem ir acelerar quando entro na curva e sinto o carro a fugir de traseira. Este era o meu percurso: A1 to A1 - Google Maps

O segundo foi ontem na VCI perto do estádio do dragão, aqui: A20 to A20 - Google Maps. Ia a pelo menos 100 Km/h, o piso estava molhado e estava a chover muito pouco. Ia a comentar com a minha namorada, "Tenho um medo deste carro à chuva!", quando de repente ele me volta a fugir de traseira.

Nas duas situações a luz do controlo de tração acendeu e não houve acidente, apenas sustos. Comentei com 2 amigos meus que também têm carros com tração traseira e, ambos me disseram que era dos pneus. Eu também estou convencido que é dos pneus e não do facto de ser tração traseira, pois nas duas situações não ia acelerar.

Quem é do Porto e conhece a VCI sabes que, na curva que eu falo há uma pequena lomba. Talvez tenha sido isso.

Por vezes quando mudo de faixa na auto-estrada sinto o carro a querer fugir, pode ser impressão minha, mas é isso que sinto.

Para terminar, em piso seco os pneus são muito bons, como qualquer um!!!

O que vos parece? Será que o problema é meu que "aperto" muito com o carro? Será problema dos pneus? Será defeito do carro?

Obrigado.

A tracção traseira pode ter alguma influência (não sei como conduzes [;)]),mas esses pneus na chuva não são grande espingarda. Eu tinha desses no meu carro mas tive um furo no pneu dianteiro do lado esquerdo e, como tive que trocar, meti uns Bridgestone S001. Foi logo uma diferença abismal.
Pessoalmente, não recomendo esses pneus para quem ande acima da velocidade de "pastar" [:p]

Boa tarde a todos,

Tenho um BMW 120D com uns pneus Michelin Primacy HP, 225/(45)(55)/17. Tenho carro desde Março deste ano e, como só começou a chover agora, estou um pouco amedrontado e decepcionado com os pneus.

Já é o segundo susto que tenho. O primeiro foi na A1 sentido Carvalhos para Vila Nova de Gaia, ia a 80-90 Km/h sem ir acelerar quando entro na curva e sinto o carro a fugir de traseira. Este era o meu percurso: A1 to A1 - Google Maps

O segundo foi ontem na VCI perto do estádio do dragão, aqui: A20 to A20 - Google Maps. Ia a pelo menos 100 Km/h, o piso estava molhado e estava a chover muito pouco. Ia a comentar com a minha namorada, "Tenho um medo deste carro à chuva!", quando de repente ele me volta a fugir de traseira.

Nas duas situações a luz do controlo de tração acendeu e não houve acidente, apenas sustos. Comentei com 2 amigos meus que também têm carros com tração traseira e, ambos me disseram que era dos pneus. Eu também estou convencido que é dos pneus e não do facto de ser tração traseira, pois nas duas situações não ia acelerar.

Quem é do Porto e conhece a VCI sabes que, na curva que eu falo há uma pequena lomba. Talvez tenha sido isso.

Por vezes quando mudo de faixa na auto-estrada sinto o carro a querer fugir, pode ser impressão minha, mas é isso que sinto.

O que vos parece? Será que o problema é meu que "aperto" muito com o carro? Será problema dos pneus? Será defeito do carro?

Obrigado.

Não é dos pneus, esses até que são muito bons, é da tracção traseira, com o tempo de chuva que tem tracção traseira tem que ter muito cuidado, isto para o condutor comum, para quem percebe do assunto é diferente, por isso mais cuidado com chuva.

Boa tarde a todos,

Obrigado.

Essa curva é um ponto negrissimo, ainda a semana passada um camiao se despistou ai, só por isso deviam cumprir os limites de velocidade.

Tens a pressão dos pneus correcta?

Os pneus ainda têm piso?

Não é dos pneus, esses até que são muito bons, é da tracção traseira, com o tempo de chuva que tem tracção traseira tem que ter muito cuidado, isto para o condutor comum, para quem percebe do assunto é diferente, por isso mais cuidado com chuva.

Bullocks.
Tenho um RWD bem mais "sensivel" que esse, e sem ajudas electrónicas, e não é por aí que a coisa se torna alarmante à chuva, ou tenha de pisar ovos quando o piso fica escorregadio.

Perguntaria ao user takumivngdono do 120D se tem verificado a pressão dos pneus, e já agora, como é que está o piso dos mesmos ou quantos kms já têm.

Os Primacy foram projectados para pouparem combustivel, e segundo tenho lido e verificado, após certo tempo/kilometragem, perdem grande parte das suas caracteristicas, como se a borracha se tornasse plástico, passe o exagero.

Sou de Lisboa, não sei como é a VCI ou a A1 aí para esses lados, mas também talvez entrar um pouco mais devagar nessas curvas pode ser boa solução. Falo por experiência própria aqui em situações semelhantes[:D].

Se chegou a hora de trocar os Primacy, recomendaria algo que não tenha contornos "eco" na sua concepção.

Bullocks.
Tenho um RWD bem mais "sensivel" que esse, e sem ajudas electrónicas, e não é por aí que a coisa se torna alarmante à chuva, ou tenha de pisar ovos quando o piso fica escorregadio.

Perguntaria ao user takumivngdono do 120D se tem verificado a pressão dos pneus, e já agora, como é que está o piso dos mesmos ou quantos kms já têm.

Os Primacy foram projectados para pouparem combustivel, e segundo tenho lido e verificado, após certo tempo/kilometragem, perdem grande parte das suas caracteristicas, como se a borracha se tornasse plástico, passe o exagero.

Sou de Lisboa, não sei como é a VCI ou a A1 aí para esses lados, mas também talvez entrar um pouco mais devagar nessas curvas pode ser boa solução. Falo por experiência própria aqui em situações semelhantes[:D].

Se chegou a hora de trocar os Primacy, recomendaria algo que não tenha contornos "eco" na sua concepção.

Só acrescentaria também, de que ano os mesmos são. [;)]

Quanto à VCI em si, entre o mercado abastecedor/estádio do dragão e ponte do Freixo, há que ter todo o cuidado, principalmente quando aquele piso está molhado.

A pricipal curva antes da ponte (em ambos os sentidos), acaba por ter pouca inclinação, da que deveria ter. Fazendo com que os veículos deixem de estar "apoitados" convenientemente, quando abordam a dita.

Mesmo fazer a curva dentro dos limites, é caso para por vezes apanhar sustos (e enquanto fica pelos sustos, é muito bom). [;)]

Voltar
Superior