Tópico dos Pneus

Esses testes hoje em dia tem muita coisa por trás..... Já andei com Sportcontact 3 e 5 e jamais voltarei a coloca-los.... serem melhores à chuva?[:D] São falsos!

entre os Dunlop e os PS3 escolhe os mais baratos ;) Considero-os muito bons ambos ;)

A Autoexpress e a Autobild e todas revistas que têm testado dizem que os sportcontact 5 são os melhores pneus que por aí andam. Não sei...

Eles têm um componente de avaliação do teste que é a percepção ou a confiança que transmitem ao volante. Essa é a parte subjetiva da análise.

Os restantes parâmetros teoricamente são objetivos. Mesmo carro, mesma medida de pneus e comparar os vários pneus em travagem seco/molhado, velocidade de passagem em curva em seco e molhado, velocidade máxima até surgir aquaplannig em recta e em curva, etc..... Claro que certos pneus podem se adequar melhor a determinado carro (no teste referido usaram golf VII GTI 5 portas com pneus 225/40 R18)....

Vale o que vale. Mas sempre é melhor estes que não haver nenhum comparativo de pneus feito por ninguém.

Já tenho o assunto dos pneus arrumado para os próximos milhares de kms. Já estão montados e a rolar.

80.000kms separam estes dois conjuntos

Não tem protecção de jante pois não?

Meti uns no sábado (205/50R17 93W), e não trazia (a parede lateral parece ser mais saída para fora, mas não tem aquele "lábio" saliente como nos continental/dunlop que tive/tenho noutro carro com 195/45R16 84V).

É capaz de serem como já disseram, só em algumas medidas.

Obrigado. Do que tenho visto os Yokohama Advan Sport V105 têm excelentes reviews e são recomendados por muita gente....

No último teste que li (Evo Magazine Setembro 2015) os Yokohama ficaram em 2o apenas e só porque os Contisport contact 5 são melhores à chuva. E por pequena margem. Adoraram mesmo os Yokohama.

Dunlop ficaram bem classificados tal como Michelin Pilot Sport3... Tenho de ir ver quais os melhores para mim

Conheço os Dunlop Sport Maxx RT e os Yokohama Advan Sport V105.

Os Dunlop são confortáveis, silenciosos, e com baixa resistência ao rolamento, aliás nestes campos, nem parecem um pneu desportivo.

Os Yokohama são mais precisos, transmitem um melhor feedback e gostei muito de os usar. As paredes são para o "rijinho" e são mais ruidosos.

Ambos têm desgaste relativamente rápido.

Como pneu desportivo, entre estes dois, prefiro os Yokohama. Se o conforto e silencio forem importantes, escolhe os Dunlop.

Pneus Comerciais 195/60R16 99H - mas destinados a um veículo com utilização mais familiar.
(Preços com IVA, eco, e resto incluido)
Bridgestone ER30 - 118€
Goodyear Cargo Marathon - 120€
Continental Van contact100 - 125€
Michelin Agilis 51 - 130€
Continental Vanco 2 - 133€

Qual destes escolhiam e porquê?
Do que conhecem, o que acham dos preços?

Estou mais inclinado para os Michelin, só pela marca e etiqueta de eficiência. Quero um pneu que dê segurança principalmente em molhado.
Os Rotalla que vieram com o cargo são de meter medo, e a carrinha não é nenhum desportivo! É uma Dóblo 1.3 90cv Maxi de 5 Lug.

Não tem protecção de jante pois não?

Meti uns no sábado (205/50R17 93W), e não trazia (a parede lateral parece ser mais saída para fora, mas não tem aquele "lábio" saliente como nos continental/dunlop que tive/tenho noutro carro com 195/45R16 84V).

É capaz de serem como já disseram, só em algumas medidas.

Estes têm sim.

Para um Vectra B a gasolina, na medida 195/65/15, quais são as melhores opções?

Tenho em vista uns Goodyear Efficient Grip Performance, mas gostava de outras sugestões ou experiências.

Prefiro pneus de qualidade, em que o preço é secundário.

Conheço os Dunlop Sport Maxx RT e os Yokohama Advan Sport V105.

Os Dunlop são confortáveis, silenciosos, e com baixa resistência ao rolamento, aliás nestes campos, nem parecem um pneu desportivo.

Os Yokohama são mais precisos, transmitem um melhor feedback e gostei muito de os usar. As paredes são para o "rijinho" e são mais ruidosos.

Ambos têm desgaste relativamente rápido.

Como pneu desportivo, entre estes dois, prefiro os Yokohama. Se o conforto e silencio forem importantes, escolhe os Dunlop.

Obrigado pelo feedback. Já usei dunlop sp sport 01 e fiquei satisfeito...os maxx RT nunca usei, mas é uma hipótese a considerar sem dúvida

Aqui fica o review que falei:

http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2015-EVO-Magazine-Performance-Tyre-Test.htm

Last edited:
Para um Vectra B a gasolina, na medida 195/65/15, quais são as melhores opções?

Tenho em vista uns Goodyear Efficient Grip Performance, mas gostava de outras sugestões ou experiências.

Prefiro pneus de qualidade, em que o preço é secundário.

Eu tenho essa medida no Prius. Tenho uns Bridgestone Turanza ER300 e plenamente satisfeito. Na próxima muda, ou vou pôr esses Goodyear, ou os Continental PremiumContact5, os Dunlop Bluresponse ou repetir os Turanza (mas agora os T001), conforme os preços que encontrar. [;)]

Como é que fizeram? Pediram entrega em casa ou no parceiro de montagem de pneus? E conseguiram saber antecipadamente o valor da montagem, equilibragem, alinhamento, etc. através do site ou contactaram diretamente a oficina?

No caso, a entrega foi em casa e depois montado numa casa de pneus.

Alguém sabe se os Bridgestone potenza Adrenalin RE003 chegarão em breve À Europa em substituição dos RE002?
Já está na Australia e NZelândia.

Boas pessoal, estou de volta.

Então é o seguinte, depois de pedir opiniões e preços, cheguei a Garagem 5 de Outubro (muito mais perto de mim, e consequentemente, mais fácil de encontrar que a Xarepa) onde pus esta semana 2 Goodyear Efficient Grip Performance, na medida 195/60 r15 88h por 167€ (+ 7€ do que me faziam na Xarepa, pelo par).

1º queria perguntar por aqui o que devo esperar, acima de tudo, em durabilidade (faço condução geralmente calma, 50% cidade em estradas razoáveis e 50% AE, sempre no máximo a 80km/h) porque parece-me ser onde os testes mais variam neste pneu.

Isto porque no fim deste mês deverei pôr os outros 2 e quero algo com +/- a mesma qualidade (possivelmente até serão os mesmos, se a duração não for de 20 mil kms como já li :sh), pois faço cerca de 10 mil kms por ano)

As opções que vi até agora são, novamente por 2, montados e calibrados (+ o eco-valor e válvulas):

Hankook K425 por 155€
Goodyear EfficientGrip Performance por 167€
Dunlop Sport BluResponse por 167€
Bridgestone T001 por 183€ (estes tinham-me sido recomendados aqui no fórum)
Uniroyal RainExpert por 145€
Continental CPC5 por 164€

O que punham? (se alguém já meteu + barato em Lisboa, para além da Xarepa avise [;)])

Boas
Eu também meti uns iguais Goodyear EGP em 205/55R16 e não estou muito satisfeito com eles, acho-os muitos macios e adornam muito, as laterais parecem umas "boias" muito moles.
Por isso eu iria para uns mais desportivos ou então os Continental CPC5, estes estão sempre em 1º lugar nas cotações/testes internacionais.

Boas
Eu também meti uns iguais Goodyear EGP em 205/55R16 e não estou muito satisfeito com eles, acho-os muitos macios e adornam muito, as laterais parecem umas "boias" muito moles.
Por isso eu iria para uns mais desportivos ou então os Continental CPC5, estes estão sempre em 1º lugar nas cotações/testes internacionais.

A minha condução é relativamente normal, achas que os continental serão mais duráveis? Eu quero algo na gama de turismo, pelo preço e pela utilização que dou ao carro.

Segundo li:
Os Uniroyal são muito bons em chuva mas no resto não valem grande coisa.
Os Hankook são pneus bastante equilibrados, mas piores que os Goodyear, Dunlop e Continental (em tudo menos no preço)
Os Goodyear e ou Dunlop são praticamente iguais nas suas prestações como pneu (Durabilidade incluída)
Os Continental são piores em hidroplanagem e comportamento dinâmico que os supostos 2 melhores (Goodyear e Dunlop), tendo idêntica durabilidade.

Até acredito que os hankook chegassem mas preferi ter um pneu que me desse mais garantias, especialmente em chuva.

Já fizeste muitos kms com eles?

E lmml, eu estou satisfeito mas ainda não andei quase nada com eles, pelo que sei para saber verdadeiramente como se portam têm de andar pelo menos uns 1000km (+ do que 50km de certeza).

A minha questão é se aqui no fórum quem usou estes Goodyear conseguiu que eles durassem mais de 20 mil km, ou se de facto são pneus que, por serem macios, se esgotam rapidamente.

Boas

Os Goodyear nunca foram conhecidos por ter paredes duras, e sendo um pneu "touring", o objectivo é mesmo o de proporcionar conforto, e não uma condução "empenhada".
Obviamente que há marcas que proporcionam um menor adornamento na parede do pneu, mas sacrificando um pouco o conforto.

Os Efficient Grip Performance são um excelente pneu, mas acho que as pessoas se deixam levar pelo nome, que os leva para um pneu de cariz mais desportivo, quando não é.

Boas pessoal, estou de volta.

Então é o seguinte, depois de pedir opiniões e preços, cheguei a Garagem 5 de Outubro (muito mais perto de mim, e consequentemente, mais fácil de encontrar que a Xarepa) onde pus esta semana 2 Goodyear Efficient Grip Performance, na medida 195/60 r15 88h por 167€ (+ 7€ do que me faziam na Xarepa, pelo par).

1º queria perguntar por aqui o que devo esperar, acima de tudo, em durabilidade (faço condução geralmente calma, 50% cidade em estradas razoáveis e 50% AE, sempre no máximo a 80km/h) porque parece-me ser onde os testes mais variam neste pneu.

Isto porque no fim deste mês deverei pôr os outros 2 e quero algo com +/- a mesma qualidade (possivelmente até serão os mesmos, se a duração não for de 20 mil kms como já li :sh), pois faço cerca de 10 mil kms por ano)

As opções que vi até agora são, novamente por 2, montados e calibrados (+ o eco-valor e válvulas):

Hankook K425 por 155€
Goodyear EfficientGrip Performance por 167€
Dunlop Sport BluResponse por 167€
Bridgestone T001 por 183€ (estes tinham-me sido recomendados aqui no fórum)
Uniroyal RainExpert por 145€
Continental CPC5 por 164€

O que punham? (se alguém já meteu + barato em Lisboa, para além da Xarepa avise [;)])

A minha recomendação passa por colocar mais dois pneus iguais. Esses pneus são bons, e acho que só duram pouco nas mãos de um condutor "abusador" ou descuidado com a manutenção das pressões e alinhamento.

Quais são as pressões recomendadas pelo fabricante, para o teu carro, nesta medida ?

Atenção que o carro tem muita influência. Há relatos de pessoal com 2 e 3 carros, nos quais uma determinada marca/modelo de pneus é bom para um carro e um desastre para outros, sendo obrigado a não colocar a mesma opção em todos os carros.

Tinha colocado 4 Bridgestone POTENZA ADRENALIN RE002 no MX-5 e estava muito satisfeito com eles, mil vezes melhores que os anteriores Goodyear Eagle F1. Infelizmente passei por cima de onde não devia e rebentei um.

Coloquei atrás dois Continental Premium Contact 5 e não estou a gostar nada da combinação, e ainda nem andei à chuva, medo! Andar na faixa da esquerda da ponte 25 de Abril é para esquecer, com os anteriores ia super estável, agora vou a bailar! Eu sei que são pneus com pisos muito diferentes e a combinação não está a funcionar mesmo nada bem! Na altura não encontrei pneus iguais disponíveis, fui para os Continental porque eram supostamente melhores até mas agora ou coloco todos iguais ou então vou ter de andar mais devagar.

vs.
Bridgestone 195/50R15 82 W - Consumo F Aderência à chuva - C Ruido - 71dB
Continental 195/50R15 82 V - Consumo E Aderência à chuva - A Ruido - 71dB

Estranho... Ainda recentemente passei com o meu e11 (175/65 R14) nesse mesmo sitio, acima dos 120 km/h, e pouco se mexeu.

Na ponte isso acontecer tem muito mais a ver com o alinhamento do carro que com os pneus em si.

Basta estar muito ligeiramente mal alinhado para andarem sempre aos "S"....

Back