::::: Tópico Dos Radares :::::

Boas.

Será que um dos foristas podia esclarecer se a colocação deste sinal está de acordo com a legislação e a presença de radares ?

Tenho a ideia que a sinalização vertical tem de estar a xx metros do plano do solo..

Anotação.jpg

Artigo 13.º
Colocação
1 - Os sinais devem ser colocados de forma a garantir boas condições de legibilidade das mensagens neles contidas e a acautelar a normal circulação e segurança dos utentes das vias.

2 - Os sinais verticais são colocados do lado direito ou por cima da via, no sentido do trânsito a que respeitam, e orientados pela forma mais conveniente ao seu pronto reconhecimento pelos utentes.

3 - Dentro das localidades, a distância entre a extremidade do sinal mais próxima da faixa de rodagem e a vertical do limite desta não deve ser inferior a 50 cm, salvo casos excepcionais de absoluta impossibilidade.

4 - Fora das localidades, os sinais devem estar colocados para além da berma e a uma distância da faixa de rodagem não inferior a 50 cm, medida entre o bordo do sinal mais próximo da referida faixa e a vertical do limite desta.

5 - Quando se trate de sinais colocados sobre a via, devem os montantes ou pilares estar convenientemente protegidos, por forma a garantir a segurança dos utentes.

6 - A altura dos sinais acima do solo conta-se entre o bordo inferior do sinal e o ponto mais alto do pavimento, devendo, salvo casos excepcionais de absoluta impossibilidade, manter-se uma altura uniforme dos sinais.

7 - A altura referida no número anterior deve respeitar os seguintes valores:
a) Fora das localidades - 150 cm;

b) Dentro das localidades ou quando o sinal está colocado em cruzamentos ou entroncamentos, sobre passeios ou vias destinadas a peões - não inferior a 220 cm;

c) Sinais colocados sobre a via - não inferior a 550 cm.

8 - Exceptuam-se do disposto no número anterior os sinais de direcção e os sinais complementares, que podem ser colocados à altura mais conveniente, atendendo à sua localização.

9 - Cada suporte não pode conter mais de dois sinais e de dois painéis adicionais, com excepção dos sinais de direcção.

https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/302974/details/maximized?print_preview=print-preview

Conhece os tipos de sinalização vertical? - Circula Seguro

Policia municipal de lisboa no seu melhor , dass.
Obviamente que de acordo com o Dec. Regulamentar 22-A/98 do qual o R.S.T. faz parte, esse sinal está ilegalmente colocado não cumprindo o preceituado nesse artigo . Além do mais , esse sinal é amovível.

Last edited:
Boas.

Será que um dos foristas podia esclarecer se a colocação deste sinal está de acordo com a legislação e a presença de radares ?

Tenho a ideia que a sinalização vertical tem de estar a xx metros do plano do solo..

nesse caso especifico a colocação não está legal, nem tem de estar[;)]
encara isso como uma boa vontade por parte da policia municipal, quem sabe até por terem pouco acesso a legislações ao contrario do que acontece com outras policias.

em primeiro lugar o uso de sinal não é obrigatório naquele tipo de fiscalização.
em segundo lugar a competência de colocação de sinais de transito não cabe às forças de segurança mas sim às entidades gestoras, podendo no entanto em caso de emergência as policias colocarem sinais.
em terceiro lugar pertencendo esse sinal à categoria dos meramente informativos nem sequer entra no campo das sinalizações temporárias.
em quarto lugar e segundo o preambulo do decreto que regulou a criação e uso desse sinal, o mesmo serve para ser usado no "sistema de fiscalização automática de velocidade", a tal rede sincro com os seus radares fixos.

Esta manhã, na Rua da Madre Deus, em Lisboa.

Isso é zona de 30km/h?

Também pensei nisso, mas não há lá nenhum sinal C13 com o limite de 30, pelo que, se aplica o regime geral.

Não terão grande clientela naquele local.

Afinal o sinal C13 (30 km/h) está lá, só que quem vem da Estrada de Chelas/Rua Gualdim Pais, como quando tirei a foto, não se apercebe do sinal, devido à parede do túnel.

pic share

eu creio que o sinal aparece porque isso é uma interpretação da lei que permite ás policias municipais montarem radares.

Boas!

Uma ajudinha, por favor, a ver se tranquilizo...

No Algarve há 3 radares fixos. Um à entrada de Faro (onde já passei mais de 500 vezes), um em frente ao Algarve Shopping na Guia - Albufeira (onde já passei mais de 100 vezes) e um antes de se chegar a Lagoa na direcção Portimão-Faro (onde já passei mais de 20 vezes).

Conheço-os desde o momento em que foram instalados, há uns 3 anos (se não estou em erro). No 3 locais o limite de velocidade é 70km/h. Sempre os respeitei e nunca passei em nenhum a mais de 70km/h.

Ora, hoje, ao final da tarde (19h45-20h15) a passar no de Lagoa, ia eu a 65-68km/h, quando pela primeira vez vejo um destes radares a disparar um flash. De notar que no de Faro, já várias vezes passaram carros por mim a abrir, a mais de 100km/h claramente, e nunca vi nenhum flash.

A primeira reacção foi pensar alto (falando com a minha mulher) e dizer "o limite é 70km/h", vou a 65km/h. A segunda reacção foi raciocinar melhor e considerar um carro que ia a passar por nós na faixa da esquerda (ultrapassando-nos) e que ia também não muito mais rápido que nós, provavelmente a entre 75km/h e 85km/h.

A dedução lógica a que ambos chegámos automaticamente foi a de que o flash seria para esse outro carro. O que não nos tranquilizou porque no ângulo a partir do qual a foto foi tirada é muito bem possível que na foto o meu carro esteja a tapar totalmente o outro carro. Tal como neste desenho:

jack47-albums-varias-picture148662-unnamed.jpg

A pergunta é:

Será possível que me chegue uma foto onde se veja a minha matrícula e onde não se veja mais nenhum carro além do meu?

Em caso afirmativo, pergunto então:

Nestes termos, não haverão então milhares de outras ocorrências iguais, em que um carro cumpridor tapou um carro prevaricador?

É que as máquinas estão a uns 120-150cm de altura, não é o suficiente para fotografar por cima do carro da faixa da esquerda, abrindo grande margem para este tipo de situação.

O que me vale é que se for multado, ou melhor, se tiver que pagar o justo pelo pecador, pagando eu a despesa do outro, serão "apenas" 60 euros e sem qualquer sanção acessória nem perda de pontos, certo? Nem conta para os tais 3 anos sem infracções para ganhar 3 pontos na carta, correcto? (por ser infracção leve, pois o outro não ia certamente a mais de 100km/h, nem perto disso)

Agradecia qualquer apreciação de quem perceba melhor o funcionamento destes radares.

Obrigado.

-

jack47-albums-varias-picture148663-screen-shot-2019-08-12-23-53-24.jpg

dos radares que mencionas só conheço mesmo o de Lagoa pois a minha irmã vive lá.
o que sei é que a maioria dos radares recentes consegue triar várias vias e viaturas captando e isolando o que realmente infringiu, ou abortando o registo em caso de falha dos parâmetros. em todo o caso, mesmo em sistemas mais antigos se existirem duvidas ninguém será notificado.

dos radares que mencionas só conheço mesmo o de Lagoa pois a minha irmã vive lá.
o que sei é que a maioria dos radares recentes consegue triar várias vias e viaturas captando e isolando o que realmente infringiu, ou abortando o registo em caso de falha dos parâmetros. em todo o caso, mesmo em sistemas mais antigos se existirem duvidas ninguém será notificado.

excepto quando te mandam uma multa de excesso de velocidade nesses radares quando nunca andaste por esses lados e ao vez de pagares e não bufares te queixares recebes a resposta com pedido de desculpas a dizer que existiu um lapso no sistema de reconhecimento de matrículas....

Obrigado. E foi exactamente nesse, que é o que aparece na foto que deixei.

O problema é que aquilo que referes é compatível com o meu receio. Ou seja, a foto, se tirada no ângulo que suspeito, pode ter captado e isolado apenas a minha viatura, não aparecendo nem 1cm da viatura que infringiu visível na foto.

A menos que a outra viatura já estivesse identificada pelo radar uma fracção de segundo antes e essa identificação não corresponda à minha viatura. Mas como o radar só tem "visão" para a frente, naquele ângulo, parece-me pouco provável que houvesse já identificação da viatura a partir do momento em que ambos passamos o local físico do radar...

-

Boas pessoal

Para quem for de Lisboa uma questão por favor

Quem vem no sentido N/S e entra na 2circular existe uma Galp penso ser conhecida como Estação serviço do aeroporto, ao sairmos da mesma saímos pela Av. Cidade do Porto correto?
Existe lá um radar não é? Fotografa a partir de que velocidade?
Obrigado

Boas pessoal

Para quem for de Lisboa uma questão por favor

Quem vem no sentido N/S e entra na 2circular existe uma Galp penso ser conhecida como Estação serviço do aeroporto, ao sairmos da mesma saímos pela Av. Cidade do Porto correto?
Existe lá um radar não é? Fotografa a partir de que velocidade?
Obrigado

80km/h. Na 2a circular há 3 radares fixos: um em Pina Manique, sentido IC19/A1, outro em frente à Repsol do aeroporto no mesmo sentido e um em frente à Galp da referida Av. Cidade do Porto, no sentido A1/IC19. Todos a 80km/h.

80km/h. Na 2a circular há 3 radares fixos: um em Pina Manique, sentido IC19/A1, outro em frente à Repsol do aeroporto no mesmo sentido e um em frente à Galp da referida Av. Cidade do Porto, no sentido A1/IC19. Todos a 80km/h.
Obrigado, então o mesmo radar fotografa tanto quem vem na segunda circular como quem sai da Galp certo?
Quanto tempo demora a multa a chegar? É que não sei se em maio não saí da Galp a mais de 80

Fora os móveis que por vezes lá andam, principalmente no sentido A1/IC19, nomeadamente por detrás dos arbustos, antes do entroncamento com quem vem da Praça do Aeroporto/Av. Marechal Gomes da Costa, e também na Repsol do Estádio da Luz.[;)]

Depois de largarem o sinal H43 no chão, após os semáforos com a Avenida Rainha Santa Isabel, foram parquear na berma da Avenida Padre Cruz, sentido A8, a tirar fotografias.

bb uploads

Uma carrinha Peugeot 308 estacionada no túnel do Marquês há semanas, sentido Amoreiras Saldanha. Será radar?

Back