::::: Tópico Dos Radares :::::

Presidente do ACP também critica radares em Lisboa

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) afirmou hoje, em declarações à Lusa, não estar "surpreendido" pelas 4.090 infracções registadas num dia pelos 21 radares em Lisboa, que diz estarem "colocados arbitrariamente e sem critério". "Quem colocou os radares, nomeadamente a ex-vereadora Marina Ferreira [actual presidente da Comissão Administrativa que gere a Câmara de Lisboa], não quis ouvir as entidades competentes sobre a sua localização e velocidade limite, por isso não me espantam estes números", afirmou à Lusa o presidente da ACP, Carlos Barbosa. "Nós, ACP, estamos completamente de acordo com a colocação dos radares e sobre a sua utilidade, mas estamos contra a sua localização e achamos certos limites desadequados", disse.

http://jn.sapo.pt/2007/07/17/ultimas/Presidente_do_ACP_tamb_m_critic.html

NÃO, aquilo que esse cavalheiro critica é:

A sua localização e achamos certos limites desadequados

Pessoas com responsabilidades não devem, ou deviam instigar á desobediência, como está sublimado nesta entrevista

Limites ridiculos? Até estão a ser benévolos, pois a velocidade máxima em localidade é de 50Km/h e em 2 vias oferecem a oportunidade de circular a 80Km/h

Pessoas com responsabilidades não devem, ou deviam instigar á desobediência, como está sublimado nesta entrevista

Limites ridiculos? Até estão a ser benévolos, pois a velocidade máxima em localidade é de 50Km/h e em 2 vias oferecem a oportunidade de circular a 80Km/h

CLIO_thoris chegaste a ler alguma coisa do que os outros escreveram?
As condicoes de visibilidade de uma avenida nao sao iguais a de uma rua estreita na graça sem visibilidade. O limite de 50kmsh foram pensados devido às estradas tortuosas, e em más condicoes q existem nas cidades, nao para avenidas e autoestradas como a 2ª circular.
Alem do mais pareces ter algum problema com a democracia (ou o que resta dela) achando ofensivo haver o direito à indignacao que é o que a ACP está a ter. Tentaram falar com a responsável desta trapalhada em tempo util, nao puderam, e agora emitem a sua opiniao muito mais qualificada do que uma vereadora que lá foi parar por ter um cartao do PSD.
Já agora se quiseres contar diariamente fazes que percurso por onde e com que transporte? E se me quiseres explicar porque é que em inglaterra existe o criterio para por radares onde tenha havido 4 mortes de acidentes, e em Portugal nao ha qq criterio que se conheca, pq é que isto é bom, tambem gostava que explicasses visto que estás tao a favor.

Last edited:
Sim estao identificados. A uma media de 2500 por dia, vais-e chegar ao fim do ano com 1 milhao de multados / sem carta. Vai ser bonito.

Se estão identificados, só fica sem carta quem quer

Qto menor a distancia entre carros maior o nº de acidentes, e maior o nº de choques em cadeia. Pq é que com esses argumentos nao pedes para proibirem as AEs entao?

Não falo em distância entre carros, refiro a velocidade

A velocidade onde o consumo é mais eficiente com menor emissao CO2 é aos 80kms/h, nao aos 50kms/h. Com aqueles limites estás a aumentar as emissoes CO2.

Se muitos de nós deixarmos de respirar, a saturação de CO2 tambem é menor

Tens de arranjar outros argumentos

- no dia que vir os Srs Ministros a circular a 50 à hora como os outros posso começar acreditar na seriedade destas medidas. Até lá, é simples caça à multa. Ainda a semana passada na Av. Dom Henrique passaram por mim a 100 à hora.

Por alguma coisa eles são ministros e tem essa permissa consagrada na lei

Por ultimo dizer que quem decidiu a localizacao dos radares e os seus limites foi esta loira como vereadora da Mobilidade, sem qq critério a nao ser o pessoal.
Gostaria de saber qual é a formacao especifica desta Sra do PSD para saber quais os melhores locais e velocidades para os radares.
Em Inglaterra, ( na Suiça existem radares em todas as localidades e nas AE a cada 5 Kms e as multas são pagas em percentagem do IRS, mas estamos em Portugal [;)] )há radares mas o critério é publico, locais onde tenham morrido 4 pessoas num determinado periodo tempo cá em Portugal como diz a ACAP uma Sra decidiu para tapar o buraco financeiro da Camara, a seu belo prazer sem qq critério que se conheça (caça à multa).

Sabes que as nossas estatisticas de mortalidade nas estradas é vergonhosa por causa do atropelamento de peões e acidentes com veiculos de 2 rodas

Nao sei se repararam o PSD teve 15% nas eleicoes da Camara Municipal de Lisboa.
Para se ver a (nao) inteligencia desta Sra, ainda ontem numa entrevista conseguiu dizer o seguinte.
"Para a antiga vereadora da Mobilidade, a elevada percentagem de abstenção (62,61 por cento) é uma prova de "tranquilidade" face ao sistema político e, simultaneamente, um sinal de desinteresse da população."
http://www.portugalnet.pt/pnet/noticia.asp?id=70090

Ou seja para esta Sra. é positivo as pessoas nao irem votar :sh)

Se essa declaração é sic, a Sra diz precisamente o contrário, é só uma questão de português[;)]

As imagens que correram o dia das eleições na capital, o que mostraram foi pessoas idosas a votar, ou seja os menos jovens esquecem o dia de amanhã

Essa Sra a fazer a observação que fez, foi muito bem feita, é pena é que as pessoas não saibam interpretar

Quanto ao critério utilizado, basta dizer que foi á Assembleia Municipal para discução, logo teve de passar com maioria, logo não pode ser imputado a uma pessoa

Quanto ao critério utilizado, basta dizer que foi á Assembleia Municipal para discução, logo teve de passar com maioria, logo não pode ser imputado a uma pessoa

Sim, e o PSD teve 15,4% nas votacoes camarárias. Pq será? O Cavaco Silva apoiado pelo PSD teve 50,4% dos votos.
E já agora como foi aprovado em sessao camarária e foi tudo tao transparente, se me puderes arranjar os critérios dos radares estarem onde estao agradecia.

Sim, e o PSD teve 15,4% nas votacoes camarárias. Pq será? O Cavaco Silva apoiado pelo PSD teve 50,4% dos votos.

Estamos a discutir radares em Lisboa ou política ??????

Mas posso dar-te uma resposta:

O MM enquanto não enterrou o DB e o SL, não descansou , o pensamento na cadeira do pretenso poder era enorme

Agora que caiu da cadeira, parece uma Madalena arrependida, a insinuar que tem toda a gente contra ele, principalmente o LFM

Falta carisma e liderança

CLIO_thoris chegaste a ler alguma coisa do que os outros escreveram?
As condicoes de visibilidade de uma avenida nao sao iguais a de uma rua estreita na graça sem visibilidade. O limite de 50kmsh foram pensados devido às estradas tortuosas, e em más condicoes q existem nas cidades, nao para avenidas e autoestradas como a 2ª circular.

Sabes onde existem mais acidentes e com mais gravidade em Lisboa ??
Acertaste, pois é precisamente nas avenidas novas, largas, com boa visibilidade ( nunca ouvi chamarem AE á 2ª circular, é que nem perfil de AE tem )

Alem do mais pareces ter algum problema com a democracia (ou o que resta dela)

Por natureza durmo pouco[:cool:]

Porque conheço a nossa constituição e como já vivi no "chamado tempo da outra senhora", sei a diferença [;)] e como se sente todos os dias as diferenças, é por isso que vives numa democracia

Só o facto de estares aqui a postar a tua opinião, estás a fazê-lo porque estás numa democracia

esta citação está na pág 8 deste tópico, penso que responde á minha condição de democrata

achando ofensivo haver o direito à indignacao que é o que a ACP está a ter. Tentaram falar com a responsável desta trapalhada em tempo util, nao puderam, e agora emitem a sua opiniao muito mais qualificada do que uma vereadora que lá foi parar por ter um cartao do PSD.

Qual é a formação desse senhor para emitir uma opinião abalizada ??
Ele emite uma opinião pessoal, que como presidente do ACP, parte do pressuposto que é de todos os sócios, o que não é verdade, pois sou sócio do ACP

Já agora se quiseres contar diariamente fazes que percurso por onde e com que transporte?

Transporte pessoal, entre 6 a 7500Kms/ mês , e quando ando na cidade faço o troço do IC19, A5, A2, provavelmente não deveria andar tanto de carro, mas infelizmente trabalho

E se me quiseres explicar porque é que em inglaterra existe o criterio para por radares onde tenha havido 4 mortes de acidentes,

Pois,...lamento sou português e tenho orgulho, quanto ao que se passa em Inglaterra, não são exemplo,
Poderias ter arranjado melhores exemplos, os Países Nórdicos
[;)]

e em Portugal nao ha qq criterio que se conheca, pq é que isto é bom, tambem gostava que explicasses visto que estás tao a favor.

Se procurares bem , foram utilizados critérios, poderás ou não, estar de acordo com eles, sómente a tua opinião [;)]

Procurei responder a tudo [;)]

Estamos a discutir radares em Lisboa ou política ??????

E o assunto nao é o mesmo? A decisao de por radares em Lisboa deveu-se a tapar o buraco financeiro da Camara. Viste algum radar ser posto numa daquelas pequenas ruas sem visibilidade em Lisboa onde ha mais mortos? Nao. Pq? Passa muito menos gente por lá.
Se o critério é tao fácil de encontrar e existe, entao peço-te o favor de nos trazeres esse critério. É que dizem as más linguas que o criterio foi unicamente o das multas. Nao vais dizer-me que isto é que é um criterio?
"Os critérios que estiveram na base da escolha destas 14 vias foram o elevado índice de sinistralidade, a inexistência de semáforos e serem saídas de túneis."
Tretas! A radial de benfica é um dos locais de lisboa com menos sinistralidade. Segundo a PSP em 2006 ocorreu num ano 1 acidente com um ferido ligeiro, de resto não tinham registos de mais nenhum acidente. Este não me convencem que não foi para ganharem mais uns trocos.

Se é para por radares onde nao haja semáforos pq é que nao se ve nenhum radar nas zonas históricas de pouco transito?
E depois que teoria é essa da 2ª circular nao ter condicoes de AE? Explica-me qual é a diferenca fisica entre a A1 a 2ª circular e o IC19? Da ultima vez que vi eram tudo a continuacao da mesma estrada.
Depois que afirmacao é essa que a maioria dos acidentes é nas vias rapidas? Está a ser feito um estudo profundo aos ultimos 3 anos de acidentes em Lisboa e ele nem sequer está concluido
http://www.destak.pt/artigos.php?art=2218

Last edited:
existem muitas mais razões para o limite de circulação nas localidades ser 50 km/h, para além das potencialidades dos veiculos e das vias por si só.

Eu acho uma vergonha os radares instalados em Lisboa. Ainda para mais em zonas que existem para escoar o transito de e para fora de Lisboa. Agora ir a 100 km/h ...e travão até aos 45 e voltar a acelerar????

Se o IVA aumentar para os 25% como certos sábios apregoam (devem ser os mesmo da ideia dos radares) eu pessoalmente arranco um dos radares com um martelo que tenho aqui na empresa e o atiro à cabeça do nosso f** (não posso dizer o resto, posso ser suspenso)[:)] PM!

Tenho dito! e faço!!!

Não sou de Lisboa, mas já lá fui antes dos radares estarem em funcionamento, e digo-vos... andar a 50 km/h em algumas das estradas assinaladas é um horror. Não me importava de andar a 70, mas 50?

Eu por norma em estradas nacionais que dizem 50, ando no máximo a 65 por causa da tal "tolerância" dos 20 km/h. Penso que se todos fizessem assim não havia problemas de maior nas estradas.

Penso que 70 é uma velocidade adequada para se andar dentro das localidades em estradas largas e sem passadeiras (com passagens superiores para peões). Se as estradas têm passadeiras, seja 50 o limite então.

Dá que pensar... agora até há Ligeiros de Mercadorias com 150 cv de potência, para uso profissional. Com 50 km/h de limite de velocidade, está-se mesmo a ver a utilidade de tanta potência num carro de transporte de mercadorias que circula sobretudo em cidade. Daqui a uns tempos vai o pessoal todo comprar carros antigos, que andam menos depressa e que circulam "confortavelmente" a 50km/h em vez dos carros modernos "poderosos" que a 50 estão a "morrer".

Volto a dizer, 70 sim (sem passadeiras), 50 com passadeiras, 90 para estradas de 3 ou mais vias (tipo VCI do Porto... circula-se perfeitamente a 90 km/h), 120 em Auto-Estradas (ou 130 para Auto-Estradas com mais de 2 vias).

jccgold

Que grande confusãoque vai por aí.

A chamada 2.ª Circular é constituída por várias vias assim:

Do IC19 até ao Campo Grande é a Av. General Norton de Matos.

Do Campo Grande à Av. de Berlim é a Av. Marechal Craveiro Lopes.

Da Av. de Berlim até à A1 é a Estrada de Sacavém.

Como vias citadinas que são, têm paragens de autocarros, tem entradas e saíde em quantidade, têm entroncamentos com ruas transversais, etc.

Por fim até ser autoestrada vai uma distância muito grande.

Não sou de Lisboa, mas já lá fui antes dos radares estarem em funcionamento, e digo-vos... andar a 50 km/h em algumas das estradas assinaladas é um horror. Não me importava de andar a 70, mas 50?

Eu por norma em estradas nacionais que dizem 50, ando no máximo a 65 por causa da tal "tolerância" dos 20 km/h. Penso que se todos fizessem assim não havia problemas de maior nas estradas.

Penso que 70 é uma velocidade adequada para se andar dentro das localidades em estradas largas e sem passadeiras (com passagens superiores para peões). Se as estradas têm passadeiras, seja 50 o limite então.

Dá que pensar... agora até há Ligeiros de Mercadorias com 150 cv de potência, para uso profissional. Com 50 km/h de limite de velocidade, está-se mesmo a ver a utilidade de tanta potência num carro de transporte de mercadorias que circula sobretudo em cidade. Daqui a uns tempos vai o pessoal todo comprar carros antigos, que andam menos depressa e que circulam "confortavelmente" a 50km/h em vez dos carros modernos "poderosos" que a 50 estão a "morrer".

Volto a dizer, 70 sim (sem passadeiras), 50 com passadeiras, 90 para estradas de 3 ou mais vias (tipo VCI do Porto... circula-se perfeitamente a 90 km/h), 120 em Auto-Estradas (ou 130 para Auto-Estradas com mais de 2 vias).

Não podes ver as coisas só assim, ok a estrada tem bom alcatrão, não há passadeiras, mas há trasnportes publicos e respectivas paragens, há passeios com crianças, idosos, animais, há grande intensidade de trafego diverso, a propria intensidade de trafego coloca outro problema, que é a capacidade de escoamento das vias, por exemplo um determinado cruzamento tem capacidade para escoar x veiculos por minuto, se os veiculos circularem a 50 km/h chegam ao cruzamento n veículos por minuto em que n < x, a 70 km/h chegam n+y em que n+y > x e tens um engarrafamento desnecessário...

a questão é estremamente complexa, já ouviram falar do sistema "gertrudes" ????

Existem aqui post's que demonstram claramente que os seus autores não sabem o que dizem....

Ah e tal, só reclamam..... Quando é um radar escondido, reclamam porque é caça a multa....blablalbla, agora existem bem visíveis e reclamam a mesma....

A desculpa da existência dos radares foi a da sinistralidade, que existiam uma grande taxa de mortos nos ditos locais. Agora o curioso é que eu nao vi anunciar/divulgar essas taxas/estatísticas, é que era interessante, é que passo todos os dias na radial e não vejo os acidentes que eles tanto apregoam.... O que vejo é um acumular de transito perto dos radares, travagens fortes ( até do pessoal que vai dentro do limite da via, mas tem medo que aquilo tenha erro e dispare.... logo o que a a fazer? travões...).
Outra muita boa é a câmara já ter vindo dizer que devia receber uma maior taxa do valor das coimas do que esta a receber...... Então mas como é que é? O objectivo era baixar a sinistralidade ou receber dinheiro???

ps1: ah e tal o pessoal só reclama patati patata....
ps2: eles(políticos) gostam é gajos do tipo que cometam aqui. Espetam umas petas, e depois vão-vos aos bolsos...

eu acho que na 2a circular foi bom os radares! o trânsito flui melhor!

mas 50 na av. da índia? plo - 80

80 na radial de benfica e 2a circular? 100 para a 1ª 90 para a 2a

av. marechal gomes da costa 50? plo - 80 (tem passagens desniveladas)

av das descobertas 50? aquilo tem bue semafros 80 ali era fine!

av de brasília 50? LOL tão a brincar? semafros... sabem o que é?

Como eu disse, há sitios onde é absurdo o limite de velocidade..

Caça á multa, quando estão identificados [:)]

Baixar sinistralidade, quando menor a velocidade, menor a probablidade de acidente com consequências graves

Tentar diminuir as emissões de CO2, quanto menor o consumo de combustivel, menor a emissão de CO2

Tens de arranjar outros argumentos[;)]

Clio_thoris ainda dás conversa a pessoal que fala sem saber rigorosamente nada do assunto? Basta dizerem que é caça à multa para verem que tipo de espécie são..

O radar disparou mais vezes do que o previsto na Avenida da Índia, em Lisboa, por causa dos comboios que circulam na linha de Cascais.

Entre as estações de Belém e de Algés, à passagem dos transportes ferroviários, a mais de 50 quilómetros por hora, o equipamento de controlo de velocidade detectou as supostas infracções e o flash disparou.
A situação ficou resolvida durante, esta terça-feira à tarde, depois de ter sido feita a afinação do radar. A Polícia Municipal garante que não há prejuízos para os condutores detectados nas fotografias.

[:D]

[:)]

Essa está fantástica. Prisão para esses maquinistas!

Back