::::: Tópico Dos Radares :::::

Mas ainda há pessoal que não sabe o código, por isso é que as estradas portuguesas são como são.

Fiquem lá com a vossa caça à multa e aproveitem, façam uma manifestação, se estão assim tão indignados.

Mas diz-me se achas que a presença de radares vai alterar o comportamento dos condutores nas estradas?

Vai fazer com que eles sejam mais respeitadores ou estudem mais o código?

Fez-te alterar a tua maneira de conduzir?

Eu concordava com os radares se eles estivessem correctamente colocados, como por exemplo colocar os radares um pouco antes de ambas as descidas na Av. EUA. Ou nisso também não podemos dizer mal e mostrar indignação.

O ser humano é um homem de hábitos e neste caso o hábito não será alterado, conduzir da mesma maneira de sempre até ao radar e diminuir velocidade e após radar conduzir da maneira habitual.

Se a minha análise estiver errada os dados da sinistralidade dos próximos anos vão-se confirmar ou desmentir, mas se forem iguais aos dados do Reino Unido não vão alterar quase nada a partir do primeiro impacto.

Mas diz-me se achas que a presença de radares vai alterar o comportamento dos condutores nas estradas?

Eu concordava com os radares se eles estivessem correctamente colocados, como por exemplo colocar os radares um pouco antes de ambas as descidas na Av. EUA. Ou nisso também não podemos dizer mal e mostrar indignação.

O ser humano é um homem de hábitos e neste caso o hábito não será alterado, conduzir da mesma maneira de sempre até ao radar e diminuir velocidade e após radar conduzir da maneira habitual.

Se a minha análise estiver errada os dados da sinistralidade dos próximos anos vão-se confirmar ou desmentir, mas se forem iguais aos dados do Reino Unido não vão alterar quase nada a partir do primeiro impacto.

Infelizmente tens razão......:sh)

.../...

.../....

Existem tantas coisas que se faziam e os hábitos foram-se alterando uns para melhor outros para pior, hoje em dia já não se fazem ou complementam-se

Como nesta questão, temos o factor €€€€€€ a funcionar, vais ver que depressa mundam os hábitos, ou então ...

CLIO_thoris, entao as camaras nao podem alterar os 50kms limite horario, excepto como dizes se pedirem autorizacao à DGV. Entao se nao podem vao pedir autorizacao pro que? É pq afinal podem??!!! Se a camara municipal quiser um limite de 80kmsh num determinado local por alguma razao valida pq é que a DGV haveria de vetar?
E depois dizes que o problema dos radares é as pessoas nao andarem de forma adequada. Entao pergunto-te eu, se os radares sao perigosos quando as pessoas conduzem mal, entao sao uteis qdo? Se as pessoas conduzissem bem? Se conduzissem bem nao eram precisos radares.
Pareces um doutorado do FMI a falar, dos 50 países africados que apoiaram todos ficaram mais pobres, e no fim a culpa n era do FMI.
Tem-se nesta página um exemplo práctico do que é andar a 50kmsh sempre no mesmo percurso. É perigoso! O resto é conversa.

Boas a todos!

Alguem me sabe responder á seguinte questao:

Os radares situados na avenida das indias funcionam apenas para um dos lados certo?

Sentido lx-Cascais?

A minha pergunta vai no seguinte sentido..sendo que a via tem 2 sentidos..so temos placard avisador no sentido que referi..no sentido contrario apenas existe um placard do outro la do de la da linha do comboio..mais ou menos junto ao belem terrace..

Assim a bela da maquina registadora...erhhh digo fotografica so funciona no sentido lx cascais?

O curioso desta situação, é que eu ouvi hoje uma notícia em que se dizia que os tribunais não têm capacidade para lidar com tantas multas diárias.

E então? Sorteiam-se alguns "felizardos" com o "prémio" da coima? Ou aumenta a tolerância?

O curioso desta situação, é que eu ouvi hoje uma notícia em que se dizia que os tribunais não têm capacidade para lidar com tantas multas diárias.

E então? Sorteiam-se alguns "felizardos" com o "prémio" da coima? Ou aumenta a tolerância?

Isso é no caso de serem todas contestadas... as coimas geralmente são passadas pela autoridade e para contestar tb não é em sede judicial, logo, podes primeiro expor ao Governador civil ou ao Director da DGv, nem sei bem, so vendo...

Agora não falando para ti mas no geral, neste fórum existem muitos falsos moralismos em vários temas não só este.
Não deve haver nem o 8 nem o 80, deve haver a tolerância necessária, vindo do senso comum de cada um.

Tens razão infelizmente, mas mudar mentalidades e hábitos leva gerações e, sabemos bem o facilitismo que existe por cá, é que ao fim do primeiro ano de carta, já todos vamos na onda... do incumprimento, do desrespeito pelo condutor do lado, etc...

Como já disse não considero caça à multa uma situação totalmente clara, sobre a localização dos mesmos. Mas admito que alguns podiam ter outra localização e outros limites de velocidade.

Hoje os painéis dos radares não estavam a funcionar ás 12h e picos, quando por lá passei...Será que os radares estavam a funcionar?

Mas eu não percebo o pessoal, aquilo o limite é 80 km/h, eu preparo-me para passar a 70 km/h certinhos e não é que mesmo assim tenho que travar a fundo quase, pois a maior parte do pessoal passa a 40!![8b]

E nem faço como alguns que vêm lançados do IC 19 ( mas esses também vêm a velocidades mais altas que 120 km/h não permitidos num IC ), e depois quase que se espetam na traseira dos outros que travam para os 40 km/h.:sh)

Ah...estou de acordo com a existência destes radares, é bem melhor que a caça à multa às escondidas, nestes só cai quem quer. Não estou de acordo é com o modo de pensar do pessoal que trava o raio do carro para menos de metade do limite e aí sim, ao fim de 6, 7 carros há fila de novo.

Mais do que estar a falar se é certo ou não e de caças às multas, queria saber qual a vossa impressão. Quem passa lá diariamente nota que a fluidez do tráfego melhorou ou piorou com os radares? ou talvez será cedo para se ter ainda essa percepção.
Este aspecto é o que mais me interessa pois se o trânsito já caótico de Lisboa piorar com estas medidas, então é mais um problema...

António Ribeiro

Até algumas multas chegarem a tribunal vai uma distância muito grande.

Eu também ouvi a entrevista com o representante dos funcionários judiciais, mas não passam de declarações oportunistas de que os sindicatos infelizmente usma para gerar alarme.

Segundo o indivíduo, ao ritmo de 2000 multas diárias os tribunais não têm capacidade para as processar.

Isto está errado logo à partida. Uma multa por excesso de velocidade devidamente documentada não chega a tribunal. Quantas pessoas irão para um processo em tribunal, com todos os custos que isso acarreta, quando não há dúvidas que vai perder?

Exceptuando casos de erro grosseiro da autoridade, que à partida garante que se ganha, raramente alguém se mete nisso.

O entrevistado falou como se todas as multas originadas peos radares fossem todas contestadas e levadas até ao fim. Possivelmente nem a 1% acontecerá isso e acho que já estou a ser exagerado.

Gostava de ver um dia, toda a gente andar em Lisboa a 50kmh, nem mais um km. Bastava um dia inteiro para ver o efeito.

Nem mais. Era "Tiro e Queda"! [:)]

Quanto ao facto de os tribunais não terem capacidade para lidar, até acredito. Basta olhar ao que aconteceu aos pedidos das operadoras de telemóveis que entupiram completamente os tribunais e que grande parte não é cobrado. Mas como a camara está sedenta de dinheiro, até se abre uma "porta" para ajudar...

CLIO_thoris, entao as camaras nao podem alterar os 50kms limite horario, excepto como dizes se pedirem autorizacao à DGV. Entao se nao podem vao pedir autorizacao pro que? É pq afinal podem??!!! Se a camara municipal quiser um limite de 80kmsh num determinado local por alguma razao valida pq é que a DGV haveria de vetar?
E depois dizes que o problema dos radares é as pessoas nao andarem de forma adequada. Entao pergunto-te eu, se os radares sao perigosos quando as pessoas conduzem mal, entao sao uteis qdo? Se as pessoas conduzissem bem? Se conduzissem bem nao eram precisos radares.
Pareces um doutorado do FMI a falar, dos 50 países africados que apoiaram todos ficaram mais pobres, e no fim a culpa n era do FMI.
Tem-se nesta página um exemplo práctico do que é andar a 50kmsh sempre no mesmo percurso. É perigoso! O resto é conversa.

Artigo 1.º
Natureza
1 - A Direcção-Geral de Viação, abreviadamente designada por DGV, é o organismo do
Estado responsável pela administração do sistema de trânsito e segurança rodoviária,
cabendo-lhe estudar, promover e executar medidas adequadas à sua operacionalidade e
aperfeiçoamento, bem como à uniformização e coordenação da acção fiscalizadora.
etc...etc...etc...

Mais do que estar a falar se é certo ou não e de caças às multas, queria saber qual a vossa impressão. Quem passa lá diariamente nota que a fluidez do tráfego melhorou ou piorou com os radares? ou talvez será cedo para se ter ainda essa percepção.
Este aspecto é o que mais me interessa pois se o trânsito já caótico de Lisboa piorar com estas medidas, então é mais um problema...

Melhorou?
Se calhar é cedo demais para se tirarem muitas conclusões.
Faço a 2ª circular todos os dias, sempre hora de ponta. Os pontos onde paro continuam a ser os mesmos ou então quando surge um acidente.
Esta semana penso que foi a EDP ou EPAL estiveram a fazer umas obras numa das faixas e todos sabem como foi aquilo.

Em fila, os radares pouca diferença fará.
Com acidentes, idem idem aspas aspas.
Já reparei no entanto que mesmo indo no limite de velocidade, existe sempre alguém com mais pressa ou que arrisca mais um pouco.
Outras alturas e por meia duzia de kms tenho reparado que o transito vai todo por ali, a rodar... pode ser só impressão.

Estamos em periodo de férias, quando chegar o periodo de aulas e emprego, iremos ver que resultado dará isto tudo, no entanto enquanto o transito for imenso os congestionamentos irão sempre continuar.

São milhares de carros que por dia aí passam em plenas horas de ponta.

Bom seria era um posto permanente da PSP alí e arriscaria a dizer em ambos os sentidos, por forma a que quando existisse um acidente, as forças policiais se pudessem deslocar rapidamente ao local e em vez de apenas tomarem contar da ocorrencia, etc, pudessem obrigar os condutores a seguirem em frente permitindo assim uma maior fluidez de transito ao contrário das tipicas filas de "mirones" que atravancam ainda mais o trânsito. Tipo aqueles policias sinaleiros que existiam há alguns anos atrás?

EDIT:
A CMLisboa poderia até criar umas equipas de policia municipal para esse efeito, contribuindo para a regulação do trânsito em algumas zonas da 2ª circular.

Last edited:
Boas a todos!

Alguem me sabe responder á seguinte questao:

Os radares situados na avenida das indias funcionam apenas para um dos lados certo?

Sentido lx-Cascais?

A minha pergunta vai no seguinte sentido..sendo que a via tem 2 sentidos..so temos placard avisador no sentido que referi..no sentido contrario apenas existe um placard do outro la do de la da linha do comboio..mais ou menos junto ao belem terrace..

Assim a bela da maquina registadora...erhhh digo fotografica so funciona no sentido lx cascais?

Ninguem consegue esclarecer a minha duvida?

Anyone?:(

Supostamente.

Na Av da India (Junto ao CCB) há radar no sentido LX- Cascais!

Na AV BRASILIA (Junto ao Rio) há painel e radar em Frente a Estação de Belém no sentido Cascais - LX!

Isto pq no meio está o comboio e não há espaço para os radares nos outros sentidos!

Obrigado pelo esclarecimento Silver![;)]

pacxito, agradeço tambem a tua concisa explicaçao...ehehe

Acho que é tudo pessoal muito apressado. Só paga quem quer... Na VCI os radares estão lá há alguns anos e mesmo assim há quem se deixe apanhar. Uns queixam-se porque escondem os radares atrás de pilares ou carros parados a simular avaria... outros queixam-se porque os avisam... Acho que nos mentalizamos que podíamos andar mais depressa do que o que está estipulado no código e agora querem fazer cumprir a lei e está tudo contra? Os radares visam regular o trânsito, reduzir emissões gasosas e ruído. Há quantos anos existem semáforos reguladores de velocidade na marginal cascais - lisboa? Cada vez que aí passo sou obrigado a parar porque quase ninguém se digna a cumprir e são muitos os que passam no vermelho. Com radares pode ser que se tendam a mudar comportamentos. Custa assim tanto cumprir o limite e andarmos todos +/- a "passo certo" do que andar aos "solavancos"?

Back