vsfce
Banido
Já pedi a 2 pessoas que verificassem essa situação e ambas continuam a ter debitado os 186,13. De salientar que pelo menos em um dos casos os rendimentos de categoria B não chegaram a 5500 euros o ano passado, portanto parece-me que não deveria ter ficado nesse escalão... Do outro não sei os rendimentos.
Abraços
XO
Pois, eu também tenho contribuintes nessa situação e tenho outros que deveriam subir de escalão e continuam no mesmo, portanto, ou as contribuições foram mal lançadas ou o novo enquadramento só irá produzir efeitos a partir de Novembro.
E digo isto porque o código refere o seguinte:
Artigo 163.º
Base de incidência contributiva dos trabalhadores independentes
1 - Sem prejuízo do disposto nos artigos seguintes, constitui basede incidência contributiva o escalão de remuneração determinado por referênciaao duodécimo do rendimento relevante.
2 - Aoduodécimo do rendimento relevante, convertido em percentagem do IAS, correspondeo escalão de remuneração convencional cujo valor seja imediatamente inferior.
3 -Constituem escalões de base de incidência contributiva os seguintes escalões de
remuneraçãoconvencional determinados em função do valor do IAS:
4 - Sempre que o rendimento relevante tenha sido apurado nostermos do n.º 2 do artigo anterior, o limite mínimo de base de incidênciacontributiva corresponde ao segundo escalão. (Aditado pela Lei n.º55-A/2010, de 31 de Dezembro)
5 - A base de incidência contributiva é fixada anualmente emOutubro e produz efeitos nos 12 meses seguintes. (Renumerado pela Lei nº 55-A/2010, de31 de Dezembro,correspondendoao anterior nº 4)
6 - A actualização da base de incidência resultante da actualizaçãodo IAS produz efeitos a partir do 1.º dia do mês seguinte ao da publicação dodiploma que proceda àquela actualização. (Renumeradopela Lei nº 55-A/2010, de 31 de Dezembro, correspondendo ao anterior nº 5)
Ou seja, apesar de a base de incidência ser fixada em Outubro ela apenas produz efeitos nos 12 meses seguintes, sendo que, só em Novembro é que ficarão enquadrados no novo escalão (será que estou a ver bem a coisa
Liguei para a seg. social e eles dizem que não, que já ficam enquadrados no novo escalão a partir de Outubro (e tudo indicava que sim) mas não sabem dizer mais do que isto, enfim, engolem a cassete e colocam em repeat mode....FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
Enfim, já me estou a passar com isto e ninguém me sabe dizer nada[8b].
Mas obrigado por confirmares, queria mesmo saber se era o único a ter este dilema. [