SilverArrow
Moderador
Em ultima analise todos nos ganhamos à hora....
Como penso eu que vais passar um recibo ao fim do mês e não passar um por hora trabalhada, no final do mês recebes o valor do serviço menos os 21% ou 21,5% não sei qual a taxa hoje em dia...
Se tivesses o IVA no recibo que se passares os 10.000€ é obrigatório, ai recebias o bruto-irs+IVA. Mas depois de 3 em 3 meses tinhas que dar o IVA ao estado deduzido de algumas despesas que possas deduzir IVA.
Não é na área da saúde, mas estou na mesma situação que tu, e não faço retenção. Prefiro no final do ano pagar caso seja necessário, mas tento fazer as contas para ver se terei que pagar ou não. Por exemplo este ano penso que depois de Agosto digo para me fazerem a retenção na fonte, pq por este ultimo irs, vou precisar para o ano, mas até aqui nunca fiz retenção nos recibos... Edit: E alias o que vou fazer nem é fazer retenção nos recibos, mas sim aumentar a tx da retenção no rendimento dependente. Isto para não ter que ser tributado em 21% (ou os 21,5%) no rendimento do recibo, e aumentar para ai uns 4% a retenção do dependente, uma vez que assim ficam-me com menos euros. É a questão o recibo obrigatoriamente é essa taxa, se conseguires negociar com o patrão dos rendimentos dependentes a tx será menor. Depois temos as bases de incidência, mas a mim continua a compensar aumentar a retenção do dependente que fazer retenção no recibo...
Tens que ver isso.
Abraço
EDIT: Esquece a parte do IVA lá em cima... Não tinha em mente serem serviços de saúde...
Para "arriscar" não fazer retenção, só aconselho a valores muito baixos e/ou pessoas bem organizadas. O que não falta é malta pensar que a isenção de retenção é igual a isenção de pagar... E depois chegam ao final do ano e têm surpresas, ainda para mais com a taxa extra de 3,5% que é aplicada directamente sobre o total dos rendimentos de independente.