Os 5% não são essenciais, não conseguiam fazer o cálculo pelo contribuinte que adquire 80%?
O IVA não é pago pelo adquirente do serviço?
Existem algumas duvidas aqui que no que eu sei quero ajudar. E aproveito e retiro uma duvida
- Ate 10000€ ou agora os 80% de 12000 pode-se (colocando a cruz no regi isencao 53) a opçao de nao pagar IVA
- Consideram 80% nos serviços e 20% nas vendas creio eu
- No que toca a SS nunca podes ultrepassar os 2500€ anuais. Se nao ultrepassares estas isento. Estas autumaticamente
isento e dos varias duvidas q tirei SEMPRE disseram isto. E É isto q esta na lei e em todos os websites com a lei.
A questao é qunado durante um ano ultrapassas (e pagas) e depois esqueces-te dos recibos verdes... Caso se mantenha a actividade aberta eles consideram q a partir do momento q ultrepassaste teras sempre q pagar, a nao ser q entres em contacto com eles para pagar menos ou pedir isencao (mas isso ja nao sei pormenores).
Outra coisa IMPORTANTE
A SS à uns anos andou a enviar dividas q pessoas tinham com taxas de juros.
Muitas dessas cartas eram BURLAS da SS. É duro dizer isto mas eles sabiam q
as pessoas nao precisavam pagar pq nunca tinham ultrepassados os 2500€. Falavam na alinea a) de isencao no primeiro ano mas esquecem-se de referir q estas automaticament isento (a nao ser q queiras pagar) caso nunca ultrapasses os 2500€ ate q a lei mude...Enqunato nao mudar esta-se isento...
E atencao q muito funcionario da SS nao conhece bem as leis. Existe por aqui no
forum autohoje pessoas do estado q sabem MESMO do assunto (davam pelo q entendi explicacoes aulas
aos funcionarios da SS) e deu para perceber q o q esta na lei é mesmo o q vale...
Infelizmente vivemos num sistema q tenta buscar dinheiro sempre q pode. Essa situacao
q aconteceu com amigos meus q pagaram com juros foi a primeira luz de como todos querem comer.
Se for um cidadao a tentar burlar vai preso... Tenho familiares q trabalham na SS e sabem menos do q eu... E eu nao sei nada de mais... Apenas sei o q encontro na lei...E a lei nisto e´ clara e percebe-se bem
Enfim.
Mas tirem minha duvida por favor
DUVIDA
Aproveito para perguntar se num recebi verde é possivel vender.
Ou seja passar um recibo verde de uma venda em vez de serviço.
Tenho ideia q sim... Porque no modelo B permite colocar vendas (para alem de serviços)
e nesse caso para os 10000€ consideram os tais 20% que falei...